ISSN 2316-3992
VOLUME: 6
NÚMERO: 14
JANEIRO - JULHO (2019)
TÍTULO:
COMUNICAÇÃO NA NOVA MÍDIA: O FENÔMENO DOS FÃ-CLUBES NA CONSTRUÇÃO DE CÓDIGOS LÍNGUISTICOS EM REDES SOCIAIS.
AUTOR (ES):
Larissa Santos Silva1 Luana Caroline Silva Costa2 Lucas Jorge Garcia3
Resumo: Em um contexto de nova mídia, de propagação de informações e de interatividade, se tornou possível uma maior consolidação da cultura de fãs ao se inserirem nas mídias digitais e atuarem de forma produtiva e participativa. Com o estabelecimento de interações e laços sociais entre usuários de fã-clubes agrupados em um mesmo fandom, essa pesquisa visa compreender a comunicação existente entre esses atores ativos dentro de sites de redes sociais, por meio de abordagem qualitativa, estudo descritivo e exploratório, além de pesquisa bibliográfica e netnográfica. Com isso, resulta-se no deslocamento do conceito de código restrito, um tipo de código linguístico classificado por Basil Bernstein, para a aplicação de expressões, ideias ou termos que surgem e se compartilham entre os fã-clubes, se caracterizando como parte da identidade do fandom.

Palavras- chave: Comunicação, fã-clubes, redes sociais, códigos linguísticos.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019