VOLUME: 6
NÚMERO: 14
JANEIRO - JULHO (2019)
TÍTULO:
COMUNICAÇÃO NA NOVA MÍDIA: O FENÔMENO DOS FÃ-CLUBES NA
CONSTRUÇÃO DE CÓDIGOS LÍNGUISTICOS EM REDES SOCIAIS.
AUTOR (ES):
Larissa Santos Silva1
Luana Caroline Silva Costa2
Lucas Jorge Garcia3
Resumo:
Em um contexto de nova mídia, de propagação de informações e de interatividade,
se tornou possível uma maior consolidação da cultura de fãs ao se inserirem nas
mídias digitais e atuarem de forma produtiva e participativa. Com o
estabelecimento de interações e laços sociais entre usuários de fã-clubes agrupados
em um mesmo fandom, essa pesquisa visa compreender a comunicação existente
entre esses atores ativos dentro de sites de redes sociais, por meio de abordagem
qualitativa, estudo descritivo e exploratório, além de pesquisa bibliográfica e
netnográfica. Com isso, resulta-se no deslocamento do conceito de código restrito,
um tipo de código linguístico classificado por Basil Bernstein, para a aplicação de
expressões, ideias ou termos que surgem e se compartilham entre os fã-clubes, se
caracterizando como parte da identidade do fandom.
Palavras- chave:
Comunicação, fã-clubes, redes sociais, códigos linguísticos.
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019