VOLUME: 5
NÚMERO: 12
Caderno Especial Politicom (jan-jun)
TÍTULO:
CRISE DE IMAGEM E GESTÃO DA VISIBILIDADE: PORQUE DILMA ROUSSEFF NÃO SE PRONUNCIOU PELA TV NO DIA DO TRABALHADOR DE 2015
AUTOR (ES):
Fernando de Resende Chaves1
Gustavo Fernandes Paravizo Mira2
Luiz Ademir de Oliveira3
Resumo:
O presente artigo examina a conexão entre visibilidade midiática e capital político, observando a estratégia
de comunicação empregada pelo Governo Federal na ocasião do Dia do Trabalhador de 2015, quando a presidente,
quebrando uma tradição do governo do PT, não se pronunciou em Cadeia Nacional de Televisão, numa
demonstração de prevenção à superexposição. Num momento em que Dilma Rousseff começava a enfrentar
uma intensa crise de popularidade, a estratégia foi evitar a visibilidade excessiva, se pronunciando apenas via
Internet, meio que atinge um público segmentado e que ainda possui alcance bem menor que a TV no Brasil.
A partir da análise de conteúdo são estudados os quatro pronunciamentos feitos por Dilma na ocasião do Dia
do Trabalhador e veiculados pela televisão (primeiro mandato) com o pronunciamento de 1º de maio de 2015,
divulgado via Internet. Além disso, o trabalho sugere categorizações preliminares para o estudo de pronunciamentos
presidenciais.
Palavras- chave:
Dilma Rousseff; Marketing Político; Crise de Imagem; Visibilidade.
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