VOLUME: 5
NÚMERO: 12
(jan-jun)
TÍTULO:
O RETRATO DA FELICIDADE FEMININA NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES REALIZADAS PELA BRASTEMP
AUTOR (ES):
Keynayanna Fortaleza1
Larissa Bortoluzzi Rigo2
Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar como a imagem da mulher é construída e transmitida nas campanhas
publicitárias da Brastemp no Brasil. Para tanto, abordamos os conceitos sobre felicidade, a felicidade no universo
feminino e ainda, essa relação com o contexto histórico que acabou por interferir nesta realidade. Para subsidiar
essas reflexões utilizamos Freire Filho (2015) e Freire Filho e Leal (2015). O recorto metodológico da análise de
conteúdo ancorado em Bardin (1977) e Herscovitz (2007), está relacionado a abordagem da imagem feminina
divulgada em duas campanhas publicitárias da Brastemp, uma de 1960 e outra de 2008. O estudo aponta que
a Brastemp criou um discurso publicitário que alia a imagem da mulher como ?a rainha do lar? em suas produções,
a praticidade da vida moderna e a mobilidade social.
Palavras- chave:
Felicidade; Campanhas Publicitárias; Universo Feminino.
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