VOLUME: 5
NÚMERO: 12
(jan-jun)
TÍTULO:
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL PARA O FINANCIAMENTO DE PROJETOS EM CROWDFUNDING: UM ESTUDO SOBRE PROJETOS BEM-SUCEDIDOS DA PLATAFORMA CATARSE1
AUTOR (ES):
Nair Prata2
Yasmim Moreira Martins3
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo de compreender e analisar as estratégias de comunicação digital realizadas
pelas organizações que utilizam as plataformas de crowdfunding para financiarem seus produtos, serviços
e projetos. Para atingir este fim, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando sua essência
descritiva e exploratória, utilizando de técnicas de coleta de dados e o estudo multicasos e entrevistas estruturadas
para a análise de conteúdo. A unidade empírica desta pesquisa foram 24 projetos bem-sucedidos, dentre o
período de 1º/08/2014 e 23/10/2014, nas maiores categorias da plataforma de financiamento coletivo brasileiro,
o Catarse: Música, Cinema e Vídeo e Teatro. A partir do referencial teórico e pela pesquisa realizada, foi
possível concluir que a utilização das ferramentas digitais (Facebook, Twitter e e-mail) foram essenciais para a
realização destes projetos. Dentre todas as ferramentas estudadas, foi possível elencar o Facebook como aquela
mais utilizada pelos organizadores para a divulgação e promoção do projeto.
Palavras- chave:
Marketing Digital, Estratégias De Comunicação, Crowdfunding
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019