VOLUME: 5
NÚMERO: 12
(jan-jun)
TÍTULO:
ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO: CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA PARA PEQUENOS PISCICULTORES
AUTOR (ES):
Fábio Mascarenhas Dutra1
Madalena Maria Schlindwein2
Juliana Rosa Carrijo Mauad3
Márcia Regina Russo4
Resumo:
O presente estudo foi desenvolvido na cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, a qual está situada
em uma região prospera no que se refere à produção de peixes, pois se beneficia de clima, solo e água adequados
ao desenvolvimento da atividade. O objetivo deste trabalho é discutir de que forma a Orientação para o
Mercado pode auxiliar os piscicultores a desenvolver com eficiência a comercialização do pescado, criando uma
Vantagem Competitiva para seus produtos. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa
exploratória descritiva com os piscicultores através da aplicação de um questionário semiestruturado. Observouse
que há relevante troca de experiência no quesito manejo entre os produtores, porém ainda não se dispõe de
assistência técnica adequada e eficiente que os apóie. Concluiu-se que diversos gargalos são encontrados e que
enfraquecem o setor como, a mencionada falta de assistência técnica, altos custos de produção, ineficiência
produtiva e informações, atraso na obra do frigorífico municipal entre outras, causando assim o extremo da desistência
em investir na atividade por parte de alguns dos produtores.
Palavras- chave:
Comercialização, Gestão do Conhecimento, Peixe.
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019