ISSN 2316-3992
VOLUME: 4
NÚMERO: 10
JUN/OUT 2015
TÍTULO:
A EAD E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRESENÇA DO TUTOR EM AMBIENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AUTOR (ES):
Mônica A. Prado Spinelli 1
Resumo: Este estudo aborda a construção do conhecimento através da presença do tutor em ambientes de ensino- -aprendizagem, a partir da afetividade despertada, mesmo em um ambiente de aprendizagem virtual. Nesse contexto, é possível afirmar que o profes-sor-tutor pode auxiliar no processo de aprendizagem na modalidade de ensinar à distância - EAD. Questiona-se, portanto, a respeito das ações dos professores-tutores em que se percebe que para a apren-dizagem ocorrer é necessário a afetividade de tutores e alunos na Educação a Distância. Para responder ao questionamento pretende-se como objetivo geral demonstrar a importância do professor-tutor na EAD, descrevendo suas funções e a relação destas com as teorias construtivista e sócio-interacionista. A metodologia para a execução do presente trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica e exploratória. Conclui-se que a aprendizagem e o desenvolvimento humano é de suma importância para a interação dos alunos com o seu meio, com os professores e com os seus pares e mais ainda num ambiente virtual, através da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), contribuindo de forma relevante na modalidade da educação à distância.

Palavras- chave: Afetividade; Aprendizagem; Educação à Distância; Tutoria.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019