VOLUME: 4
NÚMERO: 10
JUN/OUT 2015
TÍTULO:
FACEWORK COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL EM LUANDA: REFRIANGO
AUTOR (ES):
Flávio Tadeu Kahótio Tchivela 1 Gislaine Barbosa Zaneti 2
Resumo:
Facework enfatiza a comunicação interna para gerar resultados organizacionais. O objetivo desta pesquisa é
apresentar um estudo sobre como o facework é estrategicamente importante para as organizações, apresentando
abordagens teóricas sobre comunicação, facework e estratégia competitiva. Para analisar a aplicabilidade da
pesquisa, foi utilizado o estudo de caso na empresa Refriango, uma empresa de bebidas, localizada em Luanda,
capital de Angola. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível verificar que é necessário melhorar a comunicação
interna para que o relacionamento nas organizações seja sadio, resultando no aumento da produtividade
e na fidelização do consumidor final, e por meio do estudo de caso apurou-se que há relacionamentos favoráveis
entre a empresa estudada e seus colaboradores, permitindo a esses estarem comprometidos com a empresa,
para que trabalhem mais motivados, a fim de otimizar os processos internos, e alcançar vantagem competitiva.
Palavras- chave:
Comunicação. Facework. Relacionamento.
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019