ISSN 2316-3992
VOLUME: 1
NÚMERO: 1
JANEIRO/JUNHO 2012
TÍTULO:
STARBUCKS: um fenômeno mercadológico em dose diária / Un fenômeno de marketing en dosis diaria
AUTOR (ES):
Adolpho Queiroz; et al.
Resumo: O café é um produto originado na Etiópia e conquistou todo o mundo, sendo apreciado por inúmeras pessoas. Ele já faz parte dos usos e costumes de muitos países e regiões, sendo uma bebida de forte sabor, aromática e estimulante do sistema nervoso. A comercialização deste tem um peso muito marcante na economia já que é muito solicitado pelo mundo todo e aqui no Brasil. No Século XVIII, foi precedido pela fama de “provocar idéias”, conquistando, desde logo, o gosto de escritores, artistas e pensadores. Atualmente, o café se tornou um hábito mundial, e o seu consumo é algo totalmente cultural. Assim, as pessoas não procuram tomar sua dose diária de café por que são fervorosamente adeptas a ele e sim, pelo fato que esse produto representa um meio de convívio social. Algo que se aplica a esse conceito é a grande marca Starbucks, que pegou um produto comum, quase banal, e o transformou em extraordinário sucesso empresarial. Isso porque associado a esse fenômeno está a cultura, a marca e a excelência de seu produto.

Palavras-chave: café; hábitos de consumo; fenômeno cultural.

Resumen: El café es un producto originado en Etiopía y conquisto a todo el mundo por su rico sabor. Tomar café hace parte del dia a dia de muchos países y regiones por su fuerte gusto, aroma y estimulante del sistema nervioso Su comercio tiene un peso marcante en la economia debido a su grande solicitación por Brasil y todo el mundo. En el séc XVIII fue marcado por la fama de “provocar ideas” conquistando desde siempre, el gusto de escritores, artistas y pensadores. Hoy en dia, el café es un hábito mundial y su consumo es totalmente cultural. Es una bebida que representa un medio de socialización. Un ejemplo de ese concepto es Starbucks que hizo de un producto común, un extraordinário éxito empresarial. Es por ello que este fenómeno está asociado con la cultura, la marca y la excelencia de su producto.

Palabras- clave: café; hábito de consumo; fenómeno cultural

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019