Magda Becker Soares (UFMG)

Magda Becker Soares (UFMG)

Professora Titular Emérita da UFMG. Graduação - Bacharel em Letras Neolatinas, UFMG, 1950-1953. Licenciada em Letras Neolatinas, UFMG, 1954. Pós-Graduação - Doutora em Didática, UFMG, 1962. Livre-Docente em Didática, UFMG, 1962. Consultora ad hoc: CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, FACEPE, FAPEAL.

Membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos:

- Revista Brasileira de Educação

- Leitura: teoria e prática, Revista da Associação de Leitura do Brasil

- Educação em Foco: revista de educação. Faculdade de Educação/Centro Pedagógico UFJF

- Linhas Críticas – Revista da Faculdade de Educação da UnB

- Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP

- Acta Scientiarum, revista da Universidade Estadual de Maringá

- Membro do Conselho Editorial da coleção Fronteiras da Educação da Editora UNIJUÍ

- Membro de Comissões de Avaliação departamental da USP

- Departamento de Métodos de Ensino e Educação Comparada

- Departamento de Psicologia e Educação (Campus de Ribeirão Preto)

- Membro da Comissão de Avaliação da Pós-Graduação da UFMG

- Membro do World Congress Committee da International Reading Association - 1993-1994

- Membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministro de Estado da Educação para análise dos livros didáticos de 1º grau distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático, FAE/MEC - agosto de 1994 a março de 1995.

- Membro do Grupo de Trabalho designado pela Presidência da Fundação de Assistência ao Estudante - FAE/MEC, para definição e proposta do Programa Nacional de Biblioteca do Professor. 1993-1994.
- Membro da Comissão de Publicações da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, ANPEd.

- Coordenadora do Grupo de Trabalho “Alfabetização”, da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, ANPEd, 1993-1994.

- Membro do Grupo de “Experts on Education Indicators” disignado pela UNESCO para avaliação e revisão do World Education Report-1993 (Paris, 1994) e para avaliação da versão preliminar do World Education Report-1995 (Paris, 1995).

- Coordenadora do Grupo de Especialistas de avaliação de cartilhas, MEC/SEF/FAE - 1997.

Linhas de pesquisa: Educação e Linguagem. Ensino da Língua Portuguesa. Alfabetização, Leitura e Escrita 

Produção científica:  

a) em termos quantitativos

Produção científica
Período
Total
Artigos publicados em periódicos científicos
16
52
Artigos de divulagação científica
05
18
Trabalhos apresentados em congressos
17
70
Trabalhos publicados em Anais
07
23
Livros publicados
11
24
Capítulos de livros publicados
21
35
Teses de doutorado orientadas e aprovadas
08
09
Participações em bancas de concurso
16
42
Participações em Bancas de Pós-Graduação
60
145

 

 

 b) trabalhos publicados no período

Artigos em periódicos científicos

- A pesquisa sobre alfabetização no Brasil. Revista da Educação da AEC. Brasília, v. 19, n. 76,
jul/set. 1990. p. 12-21.

- Alfabetização e Escola. Tempo e Presença. São Paulo, v. 12, n. 251, 1990. p. 13-14.

- Universidade, cidadania e alfabetização. Caminhos. Belo Horizonte, n. 1, 1990. p. 37-41.

- Alfabetização: em busca de um método? Educação em Revista . Belo Horizonte , n. 12, 1990.
p. 44-50. Publicado também em : Tecnologia Educacional
, Rio de Janeiro, n. 20, 1991.
p. 7-13.

- Novas perspectivas no ensino da Língua Portuguesa. Idéias. São Paulo, n.11, 1991. p. 117-128.

- As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. Cadernos ANPEd . v. 1, n. 5, set. 1993. p. 103-118.

- Fracasso escolar: diferença ou deficiência? Jornal da alfabetizadora. Porto Alegre, v. 1, n. 30, out. 1994. p. 12-13.

- Língua escrita, sociedade e cultura: relações, dimensões e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Revista da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd. São Paulo, n. 0, set/dez. 1995. p. 5-16.

- Letramento/Analfabetismo. Presença Pedagógica. v. 2, n.10, jul/ago. 1996. p. 83-89.

- Português na escola: história de uma disciplina curricular. Revista de Educação da AEC. Ano 25,
n. 101, out/dez. 1996. p. 9-26.

- Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica. v. 2, n.12, jul/ago. 1996. p. 53-63.

- Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método. Presença Pedagógica. v. 4, n. 21, maio/jun 1998. p. 98-104.

- História e Linguagem: uma perspectiva discursiva. Educação em Revista, n. 27, jul. 1998.
p. 29-34.

- Transformações e movimentos da escola no mundo atual. Caderno Temático nº 3 do Ciclo de Conferências da Constituinte Escolar, SMEd-BH, maio de 2000. p. 6-11.

- Que professores de português queremos formar? Movimento; revista da Faculdade de Educação da UFF. n. 3, maio de 2001. p. 149-155. Publicado também em: Boletim da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). Fortaleza: Imprensa Universitária/UFC, 2001. p. 211-218.

- Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

- Alfabetização: a ressignificação do conceito. Alfabetização e Cidadania – Revista de Educação de Jovens e Adultos, n. 16, julho de 2003, p. 9-17.

- A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica. v. 9, n. 52, jul./ago. 2003, p. 15-21.

- Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio, Ano VIII, n. 29, fev/abr 2004, p. 18-22.

- Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan/fev/mar/abr 2004, p. 5-17.

Artigos em Anais

- Um olhar acadêmico sobre o livro didático. Anais da 48ª Reunião Anual da SBPC, PUC/SP, 7 a 13 julho de 1996. v. 1, p. 282-283 (publicado em 1997).

- Produção e socialização do conhecimento. Anais da 48ª Reunião anual da SBPC, PUC/SP, 7 a 13 julho de 1996. v. 1, p. 282-283 (publicado em 1997).

- Diversidade lingüística e pensamento. Anais do Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: linguagem, cultura e cognição. UFMG/FAE - UNICAMP/FE, 1997. p. 25-32.

Capítulos de livros

- Em busca da qualidade em alfabetização: em busca de quê? In: SOARES, M. B. et alii. Escola Básica. Campinas: Papirus, 1992. p. 45-53.

- Metodologias não-convencionais em teses acadêmicas. In: FAZENDA, I. (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992. p. 119-128.

- Comunicação e Expressão: o ensino da leitura. In: ABREU, M. (Org.). Leituras no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 47-50.

- Natureza interdisciplinar da leitura e suas implicações na metodologia do ensino. In: ABREU, M. (Org..). Leituras no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 87-98.

- Sobre os PCN de Língua Portuguesa: algumas anotações. In: Elizabeth Marcuschi e Edla de Araújo Lira Soares (Org.). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1997. p. 113-121.

- O acesso ao livro no limiar de um novo milênio. In: Graça Paulino (Org.). O jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Dimensão, 1997. p. 11-14.

- Concepções de linguagem e o ensino da Língua Portuguesa. In: Neusa Barbosa Bastos (Org.).
Língua Portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998. p.53-60.

- A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: Aracy Alves Martins Evangelista et alii (Org.).
A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 17-48.

- Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: Edwiges Zaccur (Org..). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 1999. p. 49-73.

- 20 anos de Endipe: uma tentativa de compreensão do campo. In: Vera Maria Candau (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 177-186.

- O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor-leitor. In: MARINHO, Marildes (Org.). Ler e navegar: espaços e percursos de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 2001. p. 31-76. (capítulo de livro)

- Português na escola: história de uma disciplina escolar. In: RÖSSING, Tânia M. K. e BECKER, Paulo (Org.s). Ensaios. Passo Fundo, RS: UPF, Edelbra, 2001. p. 201-221. (Jornadas literárias de Passo Fundo: 20 anos de história).

- Para quem pesquisamos, para quem escrevemos. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001. p. 65-90. (Coleção Questões da nossa época; v. 88).

- As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Série Prática Pedagógica). p. 91-105.

- Diversidade lingüística e pensamento. In: MORTIMER, Eduardo Fleury & SMOLKA, Ana Luiza Bustamante (Org.s.) Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 51-62.

- Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org..) Lingüística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 155-177.

- Analphabétisme. In: FOUCHÉ, Pascal, PÉCHOIN, Daniel, SCHUWER, Phillippe (Ed.). Dictionnaire encyclopédique du livre. Paris: Éditions du Cercle de la Librairie, 2002. p. 90-92.

- Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org..). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.

Artigos e entrevistas na mídia

- Livro didático: uma história mal contada. Jornal O Tempo, suplemento Engenho e Arte, 22/06/97. p. 5.

- Entrevista à revista ADUSP, da Associação dos Docentes da USP, n. 17, junho 1999, p.38-43.

- É preciso formar professores que ensinem o aluno a aprender a aprender, entrevista à revista Pátio, Ano 3, n. 11, novembro 1999/janeiro 2000, p. 31-33.

- A necessidade de ler, entrevista à revista TV Escola, n. 24, setembro 2001, p. 35-39.

- Alfabetização: acesso ao código ou acesso à leitura? na Internet, site Leia Brasil: www.leiabrasil.Org..br abril, 2001

- Ler, verbo transitivo. na Internet, site Leia Brasil: www.leiabrasil.Org..br março 2002

- Entrevista à revista Pensar BH/Política social, n. 5, dezembro 2002/março 2003. p. 5-7.

- Entrevista ao jornal Bolando Aula, Santos, SP: Gruhbas, Ano 7, n. 53, fevereiro de 2003, p. 4-7 e n. 54, março de 2003, p. 4-7.

- Entrevista ao suplemento Educação do jornal Folha Dirigida, 15 a 21 de maio de 2003, p. 16.

- Entrevista à revista Nós da escola, Prefeitura do Rio de Janeiro, Educação MULTIRIO, Ano 1, n. 12, 2003.

- Alfabetização e Letramento, entrevista à revista Caderno do Professor, Centro de Referência do Professor da SEE/MG, n. 12, dezembro 2004, p. 6-11.

Prefácios

- Prefácio. In: COSTA, D.A.F. Fracasso escolar: diferença ou deficiência? Porto Alegre: Kuarup, 1993. p. 11-13

- Letra viva: um método? uma cartilha? In: SETUBAL, M. A. et alii. Letra viva: programa de leitura e escrita. Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 43-44.

- Prefácio. In: MIRANDA, R.L.F., SANTOS, P.D.G. & LACERDA, N. G. A língua portuguesa no coração de uma nova escola. São Paulo. Ática, 1995. p. 13-14.

- Prefácio. In: GONZÁLEZ, A. I. A escola em cena: revólver sob bombons - análise da escola sob a ótica do teatro. Belo Horizonte: Editora Gráfica da Fundação Cultural de Belo Horizonte, 1995. p. 7-9.

- Prefácio. In: KRAMER, S. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso . Rio de Janeiro: Papéis e Cópias da Escola de Professores, 1995. p. 9-10.

- Apresentação à Edição Brasileira. In: CHARTIER, A. M., CLESSE, C. & HÉBRARD, J.. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Trad.. Carla Valduga. Porto Alegre: Artes Médicas,1995. p. 7-9.

- Prefácio. In: BATISTA, Antônio Augusto G. Aula de Português - discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. VII-XV.

- Apresentação. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo, 1876-1994. São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000. p. 13-15.

- Apresentação. In: GALVÃO, Ana Maria. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 11-13.

- Prefácio. In: PRADO, Ceres e CUNHA, José Carlos (Org.). Língua materna e língua estrangeira na escola – o exemplo da Bivalência. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

- Prefácio. In: CAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva. Por uma escola do sujeito: o método (con)texto de letramentos múltiplos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.

Livros

- Português através de textos. Coleção didática. São Paulo: Moderna, 1990. 4 volumes.

- Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.

- Literacy Assessment and its implications for statistical measurement. Paris: UNESCO, 1992. Traduções para o francês e o espanhol.

- Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

- Português:uma proposta para o letramento. Coleção didática para as quatro primeiras séries do
ensino fundamental: 4 volumes para o aluno, 4 volumes para o professor. São Paulo: Moderna,
1999.

- Português:uma proposta para o letramento. Coleção didática para as quatro últimas séries do
ensino fundamental: 4 volumes para o aluno, 4 volumes para o professor. São Paulo: Moderna,
2002.

- Alfabetização. (co-autoria com Francisca Maciel). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001. Série Estado do Conhecimento).

- Alfabetização e Letramento. São Paulo:Contexto, 2003.  

Pesquisas desenvolvidas no período:

- A formação da professora alfabetizadora: análise integrativa na produção científica e acadêmica. Fianciamento: CNPq e INEP.
- Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento, 1987-2003. Financiamento: FAPEMIG, FINEP, CNPq

Atividades administrativas desenvolvidas no período:

- Diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e escrita - CEALE, 1990-1995.

- Membro do Colegiado de Pós-Graduação em Educação, FaE/UFMG - 1990-1998.

- Membro da Congregação da FaE/UFMG, como representante dos professores titulares - 1990-1995.

- Membro da Câmara Departamental do Departamento de Métodos e Técnicas de ensino da FaE/UFMG, como representante dos professores titulares - 1990-1998.

Condecorações

- Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Cavaleiro – 1972 (Presidência da República)

- Medalha de Honra da Inconfidência – 1977 (Governo do Estado de Minas Gerais)

- Honra ao Mérito da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais – 1981

- Medalha do Mérito na Assistência ao Estudante – 1985 (Ministério da Educação e Cultura)

- Prêmio “Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa” – 1989 (UFMG)

- Título de Professora Emérita – 1998 (Faculdade de Educação da UFMG)

- Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Comendador – 2000 (Presidência da República)