Hércules Tolêdo Corrêa (UNI-BH)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (Tempos e espaços culturais - diferenças na produção e efeitos sobre a recepção). Mestre em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (Processos de leitura: a influência do título na construção de macroestruturas textuais). Professor Universitário dos Cursos de Graduação em Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH, de disciplinas relacionadas à Leitura e Produção de Textos, Lingüística, Literatura para crianças e jovens e Letramento e formação de leitores. Professor dos cursos de Pós-Graduação do Uni-BH nas áreas de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos (Gêneros literários na escola e Metodologia da Pesquisa); Lingüística aplicada ao ensino da gramática do português (Lingüística, alfabetização e letramento) e Psicopedagogia (Leitura e Produção de Textos e Literatura para Crianças e Jovens). Pesquisador do Centro Universitário de Belo Horizonte, com orientação de pesquisas na área de letramento literário e formação de leitores. Orientador de monografias de graduação (Trabalhos de conclusão de curso) e pós-graduação. Pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Parecerista e consultor do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte na área de livro didático, literatura para crianças e jovens e formação de leitores. Publicação de artigos científicos, de divulgação científica, textos pedagógicos e resenhas de livros para crianças e jovens em diversas publicações brasileiras e internacionais. Participação em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Letras e Educação.