Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, por email: interbio@unigran.br

Interbio v.7 n.2 2013 - ISSN 1981-3775

Editorial

Conhecendo a Osteopatia

A Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença.

Osteopatia Estrutural: É a osteopatia articular, a parte que ocupa-se do aparelho músculo-esquelético e da postura, incide em toda a estrutura: osteotendinosa, muscular e fascial e que nos permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios harmonizando as estruturas do corpo humano. Todas as estruturas do corpo têm mobilidade própria. Devem estar livres. Os movimentos devem respeitar regras precisas: eixos, amplitude, ritmo. Se um destes elementos falta, o conjunto da mecânica será perturbado até ao nível da célula.

Osteopatia Visceral: É o ramo da Osteopatia que se ocupa do tratamento de órgãos e vísceras, melhorando a função deles. A indicação das manipulações sobre o sistema visceral é principalmente libertar aderências de podem dificultar a irrigação sanguínea dos mesmos, sequelas de cirurgias, sequelas de infecções e ptoses. Sobre a caixa torácica trabalha-se, principalmente, a mecânica respiratória, e as relações que esta tem com a coluna dorsal e cervical. A vida e o movimento estão intimamente ligados. Todo o ser vivo está em movimento. São de especial importância os movimentos geralmente não visíveis que têm lugar dentro do corpo humano. Estão relacionados com muitos níveis de atividade, desde pulsações celulares de origem desconhecida até contrações rítmicas do coração e do diafragma, o ritmo crânio-sacral, etc. O sistema visceral depende da sincronização entre os movimentos de todos os órgãos e as demais estruturas corporais. Quando a saúde está no seu nível ótimo, esta relação harmoniosa mantém-se estável dentro da grande variedade de movimentos do corpo. Como consequência da perda de mobilidade reduz-se a circulação sanguínea do tecido afetado. Esta hipoemia pode chegar a converter-se em isquemia. Desta forma, podem aparecer irritações, inflamações e infecções produzidas por problemas de irrigação.

Osteopatia Craniana: As emoções marcam o corpo. Quando não podem ser integradas ou transferidas, somatizam-se e alojam-se, em forma de quistos energéticos, em determinados tecidos do organismo, provocando mudanças tanto físicas como comportamentais na pessoa que os tem. Esta terapia está baseada na escuta e localização destes pontos, ajudando a sua libertação espontânea por parte do paciente. A Libertação Somato-Emocional é um processo terapêutico que ajuda a libertar a mente e o corpo dos efeitos residuais causados por traumas passados.

Segundo as investigações do Dr. John E. Upledger e o biofísico Zvi Karni, o corpo por vezes, em vez de dissipar, retém e isola numa zona corporal o dano produzido por um acidente ou trauma emocional. A isto chamamos "Quisto energético". O fator mais determinante para que se forme um quisto energético é o estado emocional da pessoa no memento do trauma. Ainda que um corpo razoavelmente saudável pode trabalhar e adaptar-se a um quisto energético, requer energia extra para levar a cabo as funções corporais normais. Conforme os anos passam, a capacidade de adaptação do corpo vai perdendo efetividade e os sintomas e as disfunções começam a aparecer, sendo cada vez mais difícil de ignorar e suprimir. Um quisto energético pode conter no seu interior uma emoção. As emoções e os sentimentos afetam-nos mental e fisicamente. Mediante a Libertação Somato-Emocional e toda uma série de recursos apropriados, o terapeuta ajuda o paciente a libertar essas emoções e recordações que estavam a provocar-lhe a "doença".


Ft. Me. Rommel Padovan Branquinho
(Crefito 13/85741-F)


Mestre em Fisioterapia pelo UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba/SP)
Formado em Osteopatia pelo IDOT (Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual)
Formação Internacional em Leitura Biológica (Escola de Terapia Manual e Postural)