Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, por email: interbio@unigran.br

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL DO CARDÁPIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL _CEI_ DO MUNICÍPIO DE DOURADINA

EVALUATION OF THE NUTRITIONAL QUALITY OF THE MENU OF THE CENTER OF INFANTILE EDUCATION (CIE) IN THE MUNICIPALITY OF DOURADINA- MS

Autores:
OLIVEIRA, Jocikeli Franco; MENDES, Rita de Cássia Dorácio

Baixe o Artigo aqui (pdf)


Resumo:

Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade nutricional do cardápio consumido por crianças, de 2 a 6 anos, matriculados na creche municipal de Douradina. Os dados foram obtidos durante um dia de funcionamento do Centro de Educação Infantil. Foi adotado como método de quantificação de nutrientes o volume ingerido em média por cada criança. A presença de todos os grupos alimentares do cardápio foi avaliado segundo a pirâmide alimentar infantil, e sua variedade de acordo com a técnica de planejamento de cardápios. Para a análise de adequação nutricional, utilizou-se as médias do consumo de energia e nutrientes, comparadas as RDA (1989) e DRIs (2000 e 2002). O estudo revelou oferta insuficiente em energia, ferro, cálcio e vitamina C. Os carboidratos contribuíram com 61,9% da energia total, as proteínas com 10% e os lipídios com 27,4%. A insuficiência de energia e demais nutrientes confirmam a necessidade de um contínuo monitoramento da alimentação infantil, visando à melhoria da qualidade das dietas, com especial atenção ao atendimento das recomendações nutricionais.

 

Palavras-chave: qualidade nutricional, cardápio, creche, pré-escolar, consumo de alimentos.


Abstract:

This paper aimed to evaluate the nutritional quality of the menu consumed by children, from 2 to 6 years old, registered in the municipal nursery school of Douradina. The data were obtained during an operation day at the Center of Infantile Education. It was adopted as method of quantification of nutrients the volume ingested on average by each child. The presence of all food groups of the menu was evaluated according to the infantile FOOD pyramid, and its variety in agreement with the technique of menu planning. For the analysis of the nutritional adaptation, the averages of the consumption of energy and nutritients were used, comparison of the RDA (1989) and DRIs (2000 e 2002). The study revealed insufficient offer in energy, iron, calcium and vitamin C. The carbohidrates contributed with 61,9% of the total energy, the proteins with 10% and the lipids with 27,4%. The inadequacy of energy and other nutrients confirm the need to continuously monitor infantile feeding, seeking the improvement of the quality of the diets, with special attention to the attendance of the nutritional recommendations.

 

Key-Words: nutritional quality, menu, nursery school, preschool, food consumption.