Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, por email: interbio@unigran.br

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE LEITE CRU E AS INTERFERÊNCIAS DEVIDO AS PRÁTICAS DE MANEJO

MICROBIOLOGICAL ANALYSIS OF RAW MILK AND INTERFERENCES DUE TO MANAGEMENT PRACTICES

Autores:

TUTIJA, Juliane F.1; BIER, Daniele2; LEAL, Cássia R. B.3

Baixe o Artigo aqui (pdf)

Resumo:

O leite está entre os alimentos mais consumidos no Brasil devido, principalmente, ao seu alto valor nutritivo, sendo, portanto, necessário ser produzido em alta escala, atendendo os parâmetros de qualidade. Porém, uma das dificuldades dos produtores é devido à mastite, que é um processo de inflamação da glândula mamária e é classificada como clínica ou subclínica e de acordo com o tipo de agente causador. Desta forma, realizou-se um estudo com 11 vacas do rebanho da Fazenda Escola da Universidade Católica Dom Bosco e com os ordenhadores para contagem bacteriana total e identificação dos microrganismos presentes no leite e nas mãos dos ordenhadores. O estudo foi dividido em duas etapas: do modo habitual em que a Fazenda escola realizava a ordenha e após a utilização de pré-dipping e pós-dipping. Após as análises, foram identificados os seguintes microrganismos: Enterobacter aerogenes, Staphylococcus aureus, Actinomyces sp., Streptococcus, Bacillus sp., Rhodococcus equi, Candida sp, Bacillus sp. Em relação a contagem bacteriana total, esta diminuiu significativamente após a realização do pré e pós-dipping. Com a identificação bacteriana foi realizado o antibiograma e passado ao responsável quais os melhores antibióticos para o tratamento. Constatou-se que a implantação de um manejo de ordenha correto é de extrema importância para o controle da mastite, pois houve eficiência na higienização adotada.