PROJETOS

PROJETO CASTRAÇÃO

A ocorrência de diversas doenças no homem tem sido correlacionada ao crescimento descontrolado da população canina e felina, como é o caso da leishmaniose e toxoplasmose, algumas das mais importantes zoonoses, colocadas em evidência nos últimos anos em nossa região.

Atualmente no Brasil, esse controle populacional de cães errantes é realizado pelo CCZ, através de campanhas educativas sobre posse responsável de animais de estimação; campanhas de adoção/doação e prática da eutanásia. Algumas ONGs, como Clube do Vira Lata de Dourados, também contribuem para esse controle, mantendo animais não domiciliados em albergues e custeando campanhas de castração para posterior doação de animais esterilizados.

Apesar das atividades desenvolvidas pelos CCZs e ONGs, a população canina e felina brasileira continua crescendo ano após ano, indicando a necessidade de outras medidas para controlar esse crescimento. Assim, tendo em vista a problemática exposta, e orientando-se pelo Projeto Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN, configura-se uma excelente oportunidade para a inserção dos acadêmicos em um Projeto de Extensão Universitária, no qual ele poderá aplicar, em situações reais, os seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica.

O projeto tem objetivos:

- Propiciar aos acadêmicos a aplicação de conhecimentos e práticas científicas adquiridas no curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN no atendimento clínico/cirúrgico de animais provenientes de famílias de baixa renda do município de Dourados em procedimentos de castração;

- Introduzir os acadêmicos no Projeto de Extensão Universitária e iniciação científica, estimulando a produção de artigos científicos a partir de casuísticas encontradas na população canina e felina atendida;

- Contribuir socialmente para o controle populacional canino e felino em Dourados, atendendo famílias comprovadamente carentes, despertando nos acadêmicos envolvidos a prática da cidadania;

- Auxiliar no controle do crescimento populacional de animais de companhia errantes;

- Diminuir a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas à estes animais;

- Preparar o acadêmico para exercer a profissão com segurança, competência e ética nas mais variadas áreas da Medicina Veterinária, sempre preservando o sigilo profissional.

- Desenvolver o espírito crítico e de responsabilidade que permita uma atuação preventiva, dirigida para a melhoria da qualidade de vida animal e da população humana, e um raciocínio rápido e preciso na solução de problemas apresentados;

- Fornecer subsídios para o acadêmico realizar ações de planejamento, organização e gestão de serviços, realizando trabalho em equipe, com organização e competência, assumindo responsabilidades e iniciativas no âmbito da pesquisa e conhecimento.

- PROJETO "PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS AO MÉDICO VETERINÁRIO: FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO"

Com o intuito de formar o Médico Veterinário generalista, assume-se a função de promover o desenvolvimento de competências gerais e específicas para o desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente, estimular a criatividade e análise crítica, desenvolver dimensões éticas e humanísticas promovendo atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade.

O Curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN busca, desta forma alcançar esta formação e para isso necessita da realização de estudos práticos com observação das situações clínicas rotineiras envolvendo exames clínicos, complementares, cirurgias e terapêutica, atender a auto-estima de acadêmicos, visando alcançar as competências e habilidades exigidas pela atual formação profissional.

Em função das diversas atividades já implantadas no projeto pedagógico do curso, existe a necessidade da abertura de oportunidades para a inserção do acadêmico desde o inicio do curso em atividades teóricas e práticas, garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção, qualidade e humanização do atendimento prestado á comunidade, possuindo importância não só econômica, mas também social.

- PROJETO INSEMINA FÁCIL UNIGRAN

A técnica da Inseminação Artificial, apesar de ser utilizada em apenas 7% do rebanho bovino brasileiro é a biotécnica que apresenta maior impacto no melhoramento genético do rebanho e é a ferramenta mais eficaz para massificação destes. Para a implantação de programas de IA e IATF, faz-se necessário o perfeito conhecimento da técnica, bem como do manejo de todos os fatores inerentes.

Este projeto de pesquisa é de suma importância, uma vez que o mesmo dá origem a demais projetos como de IATF, Ultrassonografia reprodutiva em bovinos e Transferência de embriões. Tendo como objetivos:

- Propiciar aos acadêmicos a aplicação de conhecimentos e práticas científicas adquiridas no Curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN nas biotecnologias da reprodução;

- Introduzir os acadêmicos no Projeto de Extensão Universitária e iniciação científica, estimulando a produção de artigos científicos a partir dos estudos realizados;

- Auxiliar nas estações de monta dentro da fazenda escola;

- Contribuir na orientação de produtores sobre as biotecnologias da reprodução;

- Preparar o acadêmico para exercer a profissão com segurança, competência e ética nas mais variadas áreas da Medicina Veterinária, sempre preservando o sigilo profissional;

- Desenvolver o espírito crítico e de responsabilidade que permita uma atuação preventiva, dirigida para a melhoria da qualidade de vida animal e da população humana, e um raciocínio rápido e preciso na solução de problemas apresentados;

- Fornecer subsídios para o acadêmico realizar ações de planejamento, organização e gestão de serviços, realizando trabalho em equipe, com organização e competência, assumindo responsabilidades e iniciativas no âmbito da pesquisa e conhecimento.

- PROJETO "APOIO PLANTÃO VETERINÁRIO AOS ANIMAIS DURANTE AS FEIRAS EXPOAGRO DE DOURADOS"

É deslocado ao parque de exposições todo o suporte técnico e ambulatorial para o atendimento de animais. Dentre os equipamentos destaca-se aparelho de raios-X e ultrasonografia, microscópios, medicamentos e materiais de atendimento cirúrgico e terapêutico. Participação dos professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN.

ENDEREÇO

R. Passo Fundo, 55
Jardim Universitario 79823-211 Dourados

LOCALIZAÇÃO
CONTATO

(67) 3411-4199

(67) 99961-3312

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC