Publicidade e Propaganda
8 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Se você quer atuar na comunicação através da criatividade, estratégia e tendências: Publicidade e Propaganda é pra você!

Nosso curso é nota 4 pelo MEC e conta com:
- Laboratórios de informática para as práticas de edição de vídeo e de imagem;
- Estúdio de rádio e podcast;
- Estúdio de fotografia e audiovisual;
- Sala de Criatividade;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado;
- Práticas acadêmicas, como a Mostra de Comunicação, dentre outros.
Apresentação
O curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN oferece uma formação que envolve a prática profissional assistida desde os primeiros anos e que prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Oseias Lapechino
(67) 3411-4173
publicidadeepropaganda@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
VESPERTINO
Segunda-Feira 16:00 às 18:00
Terça-Feira 17:00 às 18:00
Quarta-Feira 17:00 às 18:00
Quinta-Feira 17:00 às 18:00
Sexta-Feira 17:00 às 18:00
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 19:00
Segunda-Feira 20:40 às 22:00
Terça-Feira 18:00 às 20:40
Quarta-Feira 18:00 às 22:00
Quinta-Feira 20:40 às 22:00
Sexta-Feira 18:00 às 20:40
sobre o curso
Ementa: Esta disciplina busca despertar o espírito inovador dos alunos, partindo da aquisição de conceitos e técnicas de desenvolvimento de ideias para provocar a reflexão sobre o potencial criativo que existe cada ser humano, incentivando a interação entre pessoas, conceitos, materiais e tecnologias.
Ementa: Esta disciplina busca despertar o espírito inovador dos alunos, partindo da aquisição de conceitos e técnicas de desenvolvimento de ideias para provocar a reflexão sobre o potencial criativo que existe cada ser humano, incentivando a interação entre pessoas, conceitos, materiais e tecnologias.
Ementa: As primeiras formas de comunicação no mundo. As origens do papel, da escrita e da prensa. O surgimento e a evolução dos meios de comunicação: jornal, telégrafo, cinema, rádio, televisão, internet e outros. A origem da Publicidade. Todos esses temas serão contextualizados paralelamente com fatos históricos que marcaram a evolução humana, assim como a história do país e mais recentemente do Estado do Mato Grosso do Sul. Dessa forma os acadêmicos terão a competência de correlacionar e despertar o senso crítico para as questões relacionadas à comunicação e, mais especificamente, aos meios de comunicação de massa.
Ementa: Conceitos e princípios da publicidade e propaganda. O processo publicitário através da história. O mercado publicitário, sua evolução, transformações e seu impacto na economia. A compreensão do papel e funções da publicidade e propaganda e seus envolvidos (agências, anunciantes, veículos, etc.).
Ementa: Introdução ao pensamento visual e a imaginação através da Estética, conceitos e aproximações. O conceito e as definições da Comunicação e suas formas de expressões. A imagem como Representação visual e mental para as comunicações: a semiótica o texto e o contexto das palavras e o imaginário Simbólico como meios de expressões estéticas. O processo estético e criador em publicidade e propaganda.
Ementa: Redação e adequações da língua portuguesa ao texto publicitário. Redação texto/imagem, desenvolvimento e aplicação de técnicas, estilos e elementos da linguagem publicitária. Estudo dos títulos. Corpos de texto publicitário: rede semântica, poder de síntese, ciclo persuasivo. Análise crítica dos textos publicitários levando em consideração recursos estilísticos utilizados para desenvolver a linguagem publicitária. Os slogans - importância para o anúncio publicitário. Narração, descrição e dissertação. Aplicabilidade: produção. Tipos de texto publicitário: informativo, testemunhal recreativo, promocional e sua adequação à campanha desenvolvida. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário.
Ementa: Princípios do projeto gráfico. Processo histórico de impressão. Etapas da produção de impressos. Sistemas de impressão. Suportes para impressão: características e aproveitamento. Acabamento. Pré-impressão. Preparação e fechamento de arquivos para impressão. Tipografia. Padrões e sistemas de cores. Custos de produção.
Ementa: Desenvolvimento de competências comunicativas a partir da identificação e análise dos aspectos linguísticos, literários e estéticos da publicidade. Compreensão das múltiplas linguagens da comunicação para o consumidor multitelas. Reflexão sobre conceitos e técnicas narrativas que permeiam o fazer publicitário voltado para as especificidades de cada tipo de mídia (impressa, sonora, digital, audiovisual e mídias sociais). Aplicação de técnicas de storytelling. Produção de projetos criativos e persuasivos adequados ao público-alvo e aos meios de comunicação.
Ementa: A disciplina abordará os principais aspectos históricos e práticos da fotografia. Conceitos e técnicas fotográficas. Linguagem fotográfica: ângulos, planos e enquadramentos. Elaboração, manuseio de câmera, abordagem e direção de fotografia para publicidade. Recursos, composição, captura, iluminação natural e artificial, obturador, diafragma, regra dos terços, Stop Motion, foco (manual e automático) e edição básica.
Ementa: Levar os alunos e alunas a uma exploração do universo da criação publicitária, partindo da descoberta dos mecanismos para a criação de conceitos inovadores, e de como aplica-los sobre questões do cotidiano da profissão, passando pela introdução às normas do layout e pela compreensão do papel do criador dentro da cadeia de competências que formam a publicidade, para solidificar esses conhecimentos a partir da aplicação prática, através de uma experiência de transformação e amadurecimento de seu pensar-agir Profissional.
Ementa: Conceitos e princípios da Comunicação e do Marketing. Fundamentos e processos da Comunicação e do Marketing. Integração entre comunicação, cultura e comportamento. Agentes da Comunicação Mercadológica. A evolução contínua da Comunicação Publicitária. Aspectos contemporâneos do marketing e da comunicação integrada.
Ementa Noções Gerais do Direito. Das Pessoas. Direitos do Consumidor. Saúde e Segurança do Consumidor. Publicidade e Consumo. Da Publicidade Enganosa e suas Consequências. Dos Contratos Publicitários. Das Regras de Publicidades Específicas. O direito à informação. Princípios constitucionais e Direitos Fundamentais. A ética profissional: direitos e deveres do publicitário. Das Obrigações e da Responsabilidade social e civil do publicitário. CONAR - Conselho de Auto-regulamentação Publicitária. Políticas Brasileiras de Comunicação.
Ementa: Imagem digital e suas possibilidades comunicativas. Retoque de fotos, interferências gráficas, filtros e lentes para correção de fotos. Correções e retoques (brilho, contraste, cores). Níveis de cores, curvas tonais, brilho e contraste. Equilíbrio e saturação de cores, variações de matiz. Retoque em pele (básico).
Ementa: Conhecimentos teóricos e práticos sobre o perfil do profissional de atendimento publicitário. Suas funções e a prática de atendimento em agência e em outros modelos empresariais. Conhecimento, construção e análise do briefing bem como sua importância na condução das atividades em comunicação. A relação cliente/agência. Estratégias de relacionamento, éticas e operacionalidades deste setor. Estratégias de Marketing de Relacionamento dentro do contexto da gestão da comunicação e da marca.
Ementa: Compreender e estruturar campanhas publicitárias como ferramenta para alcançar os objetivos de comunicação e de marketing empresariais. Estudar os principais meios de ações e promoções de vendas dentro e fora do ponto-de-venda, bem como no ambiente digital, que visem dinamizar e desenvolver resultados práticos envolvendo a empresa e seu público de interesse nos meios midiáticos e de comunicação.
Ementa: A fotografia como meio de expressão e representação no contexto midiático. A linguagem fotográfica como instrumento de produção de mensagem transmitindo informações através das imagens. Produção fotográfica em estúdio. Pesquisa, planejamento, olhar fotográfico e construção de cenários. Análise das técnicas de fotografia, manuseio de câmeras e seus recursos, composição de imagem, exposição de luz e leitura crítica da fotografia.
Ementa: Esta disciplina visa refinar as técnicas criativas aplicadas à roteiros para audiovisuais, buscando tanto explorar as ferramentas narrativas próprias de cada tipo de mídia, quanto desenvolver as competências necessárias à correta transcrição das ideias criadas em peças publicitárias. Trabalhar os tipos e formatos de roteiros audiovisuais, tanto para peças publicitárias para vídeo, spot e ou produções para mídias digitais.
Ementa: Introdução à Filosofia e à Sociologia: definições, origem e principais pensadores. Importância da Filosofia e Sociologia para a comunicação. Filosofia e Sociologia como elemento de reflexão e análise da relação sujeito/mídia. Ideologia e hegemonia. Vida mediatizada. Capitalismo, democracia e pós-modernidade.
Ementa: Desenvolvimento da produção em audiovisual, compreendendo os equipamentos em um estúdio de rádio, podcast, de vídeo e gravações. Organização e aportes como diretor de gravações, estudando os aparelhos, equipamentos e softwares de captação de áudio e vídeo. Organização de iluminação, câmeras e cabos em ambientes controlados e externos. Calibragem de imagem e som.
Ementa: Contextualização marketing e marketing de experiência. Merchandising: conceito e técnicas. Ações e utilização de Merchandising. Visual Merchandising. Ponto de venda (PDV) e o papel do visual merchandising. Shopper X Consumidor.
Ementa: Princípios sobre boas práticas no design gráfico seja na mídia impressa, web ou em design de interação. Funções do design. Conhecimento da história, práticas e principais conceitos de design. Linguagem visual. Criação visual para mídia impressa. Criação visual para mídia eletrônica. Técnicas de elaboração de “layout” e design.
Ementa: Ciência Psicológica e Comportamento Humano. Psicologia aplicada à Comunicação. Elementos básicos do comportamento do consumidor em publicidade. Motivação e Personalidade. Consumismo - compulsão de compra. Meios de comunicação e relações interpessoais. Processo de compra.
Ementa: Compreensão dos aspectos fundamentais do copywriting. Reflexão sobre as boas práticas de copywriting adotadas por marcas e criadores de conteúdo (mídia on-line off-line). Desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, interpretação, análise crítica e avaliação, em especial, dos textos na área de marketing digital.
Ementa: Conjunto de valores, princípios, diretrizes normas e posturas que objetivam orientar o planejamento e a execução de ações, estratégias, canais de relacionamento e produtos de comunicação, tendo em vista a interação de uma organização com seus públicos estratégicos. Saber direcionar as informações para esses públicos. Relacionamento com a mídia e agências. Releases.
Ementa: Estudar os mecanismo de marketing de busca na internet. SEO e suas diretrizes para a construção de tráfego pago. Análise de métricas e indicadores no processo de mensuração de resultados pesquisados pelos consumidores na internet. Análise de tendências de mercado digital, visando compreender o comportamento do consumidor e composição de leds e soluções estratégicas no marketing digital.
Ementa: Funções do Diretor de arte. Concepção de conceitos de direção de arte e programação visual aplicado à propaganda. Aplicação de técnicas profissionais de design e arte através de diversas mídias. O uso de softwares gráficos juntamente com técnicas publicitárias.
Ementa: Reflexão sobre as novas possibilidades comunicacionais da internet, bem como uma contextualização ao modelo informacional de produção. A cultura no ciberespaço. Fases da cibercultura (Internet, Web 2.0, mobilidade). As diferenças entre redes e mídias sociais. A importância das redes sociais digitais para as marcas. A interação entre marcas digitais e o seu público. Ações de comunicação e relacionamento nas mídias sociais. Avaliação do desempenho de ações de publicidade nas redes sociais online. Estruturação das estratégias de comunicação e marketing digital.
Ementa: Pretende desenvolver o estudo da Mídia técnica, no meio social e no mercado de comunicação. Definições, teorias e conceitos sobre mídia. Os tipos e as características dos meios e veículos de comunicação, bem como análise dos meios e seu potencial na divulgação, destacando as principais características, formatos, condições comerciais, como também o relacionamento entre agência, cliente e veículos de comunicação. A importância da pesquisa no briefing para futuras decisões de mídia. Termologias específicas: veiculação: preço, espaço e relação custo/leitor na mídia impressa, frequência e intensidade, cobertura, frequência e GRP na mídia eletrônica. O departamento de mídia em uma agência de publicidade. O papel do profissional de mídia no mercado publicitário. Construção da estratégia do planejamento da mídia. Escolhas e determinação sobre a intensidade e de duração de campanhas publicitárias. Desenvolvimento do plano de mídia primária e das mídias secundárias. Novas mídias e o futuro midiático no meio social e no mercado de comunicação.
Ementa: Conceitos de edição e a tecnologia digital. Edição de vídeo com sonorização e sincronização de áudio. Títulos, legendas e créditos. Captura de áudio e vídeo, decupagem e pesquisa de imagem, sonorização, renderização e gravação.
Ementa: Estudar as diretrizes e ferramentas da comunicação e do marketing voltados para o agronegócio. Estruturar campanhas e estratégias para o mercado agro nacional e regional. Compreender as diretrizes da gestão voltada para o ESG (Environment Social Governance).
Ementa: Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial. Conceituar as ferramentas da comunicação e seus usos e procedimentos apropriados para os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos. Práticas de ativação de marcas através de eventos, comunicação cultural e social, esportes, além de marketing turístico e religioso.
Ementa: Apresentação dos principais métodos e técnicas de pesquisa. Discussão filosófica e epistemológica de pesquisa na área da Comunicação Social. Subsídios para a elaboração de projetos de pesquisa: os “paradigmas” em ciências sociais, a redação técnico-científica, os recursos metodológicos, a revisão bibliográfica, as pesquisas quantitativas e qualitativas, as pesquisas de opinião e recepção, a análise de conteúdo, o trabalho de campo, as entrevistas e os estudos de caso.
Ementa: Estudos de mercados. Tendências e hábitos dos consumidores. Comportamentos de consumo. Organização, apresentação e análise de dados. Planejamento de pesquisa, aplicação e mensuração do impacto estratégico. Tipos e metodologias de pesquisa: pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa. Técnicas e métodos de pesquisa e amostragem. Análise e aspectos da comunicação regional brasileira e sul-mato-grossense.
Ementa: Ampliação à visão sobre a aplicabilidade do marketing e sua importância nas campanhas eleitorais e gestões governamentais. História da política do Brasil. Conceitos e estudos básicos dos métodos e técnicas para propagação ideológica. Criação, organização e comunicação de uma campanha eleitoral, visando avaliar as principais etapas e ferramentas do seu planejamento estratégico.
Ementa: Gravação multipistas. Captação, gravação e edição de som multipistas. Mixiagem e Edição de som. Masterização para sistemas multicanais (2.0, 4.0, 5.1) e para sistemas de campo sonoro. Padrões técnicos mercadológicos. Formatos de arquivos audiovisuais e suas variações técnicas. Sonoplastia: criação de efeitos sonoros. Edição de vídeos para produtos digitais.
Ementa: Aplicação dos conceitos da sintaxe visual através do uso de processos digitais e softwares (Photoshop, Illustrator). Questão visual na criação de marcas e na identidade de produto e embalagens.
Ementa: Definições de marca e produtos. Classificação de Produtos e decisões sobre complementação do mix de produtos: extensão de linha e extensão de marca. Tipos de marca e registro de marca. Naming, branding, brand equity e posicionamento de marca.
Ementa: Aportes gerais sobre economia. Conceitos básicos de economia e economia política. Publicidade e o movimento econômico. Promoção de inovação por meio da publicidade e da propaganda. O incentivo a qualidade e preço. O estimulo do crescimento do mercado pela publicidade. A Televisão e o Rádio e seus reflexos econômicos. Jornais, Revistas e Mídia digital e a economia. Geração de emprego e renda. A arte, a cultura e a economia. Os esportes e a atividade publicitária. Educação pública e as causas sociais e o desenvolvimento. Regulação e autorregulamentação da publicidade brasileira.
Ementa: Contextualização histórica sobre o surgimento das teorias da comunicação. Abordagem de conceitos básicos para o entendimento da disciplina, tais como: comunicação; sociedade/cultura de massa; modernidade/pós-modernidade; mídia; entre outros. Reflexão sobre o papel da mídia na sociedade, especialmente nos últimos três séculos. Estudo das principais correntes teóricas da comunicação (escolas, autores, conceitos e tendências). A comunicação social no Brasil e no contexto latino-americano. A comunicação na contemporaneidade.
Ementa: Introdução de conceitos básicos e ferramentas de mídias digitais para o dia a dia. Capacitar tecnicamente estudantes, profissionais de agências, e anunciantes para: planejar, criar e gerenciar de forma plena campanhas de mídia em ambiente digital. Produção de conteúdo, processo de atendimento de clientes e rotinas de comunicação, além de ferramentas de comunicação e mídias sociais, bem como outros recursos do marketing digital.
Ementa: Entender as organizações e os diferentes tipos de negócio em comunicação. Como promover e gerenciar a inovação na comunicação e agências de publicidade. Conceitos essenciais da gestão empresarial. Endomarketing. Visões de empreendedorismo. Modelos de negócios para empresas de comunicação e modelos de freelancer.
Ementa: Novas tecnologias, novas mídias, novas tendências de marketing e planejamento para ser discutidos, e aplicados com os discentes. Esta disciplina busca despertar o espírito inovador dos alunos, partindo da aquisição de conceitos e técnicas de desenvolvimento de ideias para provocar a reflexão sobre o potencial criativo e planejador que existe cada ser humano, incentivando a interação entre pessoas, conceitos, matérias e tecnologias. Aprofunda e faz uma nova reflexão dos conceitos trabalhados durante o curso. Esta ementa está sujeita a alteração dependendo das necessidades de cada turma.
Ementa: O Estágio Curricular Supervisionado compreende diferentes etapas, ou seja, abrange desde as atividades de observações até a realização do confronto dos aspectos teóricos pertinentes às diferentes áreas da publicidade. Dessa forma, abre espaços para o desenvolvimento da interpretação e da reflexão do que foi aprendido, observado na esfera escolar e organizacional. O estágio supervisionado é um processo de interação técnica e pedagógica. Na realidade é um componente fundamental no processo educativo do acadêmico. O projeto de estágio e os projetos experimentais são oportunidades oferecidas para que o estudante demonstre os conhecimentos adquiridos no curso, conhecendo a realidade das organizações, investigando, comparando ideias e práticas adotadas, reorganizando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, refletindo sobre conceitos e princípios fundamentais para a prática publicitária.
Ementa: Mudanças de comportamento do consumidor. Reflexão sobre o mercado de comunicação e marketing contemporâneo. Inbound marketing. Marketing de Conteúdo. Valores e estratégias de comunicação e de marketing em meios esportivos e culturais.
Ementa: Novas tecnologias, novas mídias, novas tendências de marketing e planejamento. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs): conceito e aplicação na publicidade. Identificar as várias facetas do Marketing no mercado pós-moderno.
Ementa: Comunicação espaço e cultura urbana. Tendências de comportamento, estilo de vida e consumo. Sociedade do consumo. Consumo e Identidade. Ambientes, visualidades e seus subsídios em tendências e inovações no mercado. Espaços corporativos e Visual Merchandising comerciais.
Ementa: Novas tecnologias, novas mídias, novas tendências de marketing e planejamento para ser discutidos, e aplicados com os discentes. Esta disciplina busca despertar o espírito inovador dos alunos, partindo da aquisição de conceitos e técnicas de desenvolvimento de ideias para provocar a reflexão sobre o potencial criativo e planejador que existe cada ser humano, incentivando a interação entre pessoas, conceitos, matérias e tecnologias. Aprofunda e faz uma nova reflexão dos conceitos trabalhados durante o curso. Esta ementa está sujeita a alteração dependendo das necessidades de cada turma.
Ementa: O Projeto Experimental (PEX) do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN se constitui em um trabalho acadêmico, de caráter prático-experimental realizado nos dois últimos semestres em equipe, que tenha como parâmetro a pesquisa e análise das necessidades de um cliente real. No âmbito desta atividade serão aplicados os conhecimentos e as habilidades adquiridas ao longo do processo de formação dos conteúdos concentrados e serão desenvolvidas habilidades técnicas e humanísticas dos discentes, a partir de postura ético-profissional aprendidos no transcorrer do curso. Deverão se caracterizar pela qualidade, alto padrão acadêmico e metodológico, inovação e por sua contribuição para o desenvolvimento profissional e do campo da comunicação em Dourados e região. Um dos objetivos é que os alunos possam aplicar seus conhecimentos e habilidades e dar início a sua inserção no mercado de trabalho amparada pelos professores orientadores e pelo corpo docente do curso a fim de privilegiar a reflexão teórica-prática na busca de resultados inovadores.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Tende a ser crítico, curioso, reflexivo, livre de preconceitos e valoriza o trabalho em equipe. É atento às mudanças, tendências e aprecia o valor de uma ideia.
Atuação
Social Media; Marketing; Copywriting; Criação; Fotografia; Produção audiovisual e sonora; Mídia e Pontos de contato; Atendimento Publicitário; Planejamento; Direção de Arte; Criativo; Empreendedorismo; Pesquisas em Comunicação e Gestão de Marcas.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

