Psicologia
10 SEMESTRES
BACHAREL
LICENCIATURA
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
MATUTINO
NOTURNO
Se você quer atender, analisar, promover e ressignificar vidas: Psicologia é pra você!

Nosso curso é nota 4 pelo MEC e conta com:
- Núcleo de Psicologia com mais de 400m² que atende a comunidade;
- Amplo acervo de livros na Biblioteca;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado;
- Dupla habilitação profissional, saindo graduados em bacharelado e licenciatura, ou seja, estarão credenciados tanto para lecionar quanto atuar como psicólogo em hospitais, clínicas, empresas públicas e privadas, entre outros locais.
Apresentação
De perfil generalista, o curso de Psicologia tem sua doutrina voltada para a formação de um profissional que possa compreender os seres humanos na totalidade de sua complexidade. A estrutura curricular da UNIGRAN forma um profissional capaz de trabalhar com as inúmeras linhas ideológicas da Psicologia, de modo a encontrar a que melhor se adapte à sua forma de ver o mundo.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Carlos Arturo Valiente Filho
(67) 3411-4109
psicologia@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 11:00 às 12:00
Terça-Feira 07:30 às 08:00
Terça-Feira 09:20 às 12:00
Quarta-Feira 11:00 às 12:30
Quarta-Feira 07:30 às 09:40
Quinta-Feira 07:30 às 12:30
Sexta-Feira 07:30 às 12:30
VESPERTINO
Quarta-Feira 13:00 às 17:30
Sexta-Feira 13:00 às 17:30
NOTURNO
Terça-Feira 20:20 às 22:00
Terça-Feira 18:00 às 19:00
Quarta-Feira 18:00 às 20:40
Sexta-Feira 18:00 às 21:00
sobre o curso
Introdução à Anatomia e aos diversos sistemas do organismo (esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, digestório, urinário, reprodutor e endócrino). Fisiologia de todos os sistemas do corpo humano.
Introdução às Ciências Sociais. O homem, origens e formação cultural. Sociologia como ciência. O Pensamento sociológico clássico. Capitalismo e transformações no trabalho, sociais, políticas e culturais. Questões urbanas sob o capitalismo e Movimentos Sociais e Direitos humanos.
Psicologia, Ciência e profissão. Epistemologia da Psicologia Perspectiva histórica. Escolas e pensadores da Psicologia. Áreas de estudo da Psicologia. História da Psicologia no Brasil. Perspectivas múltiplas da Psicologia hoje. Principais campos de atuação do psicólogo e o mercado de trabalho atual. Perspectivas múltiplas da Psicologia hoje.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Teorias e pesquisa na área de processos cognitivos. Histórico e definições. Processos básicos de percepção. Processos complexos de resolução de problemas. Tomada de decisões e raciocínio. Linguagem, cultura e cognição.
A Ciência e a pesquisa científica. Tipos de conhecimentos e de pesquisa. Pesquisa em base de dados. Normas de citação bibliográfica. Resumos simples e resumos expandidos. Formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos. Normas das Referências Bibliográficas. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Noções iniciais do projeto de pesquisa. A coleta de dados em pesquisa de campo. A análise dos resultados alcançados em pesquisas teóricas e de campo. Bioestatística: Conceitos básicos, tabela de frequência e gráficos; Medidas de tendência central (média e moda).
A ciência do Desenvolvimento. Teorias Psicológicas do Desenvolvimento. Pesquisa sobre Desenvolvimento. Fases do desenvolvimento: psicologia da gravidez, vida pré-natal e infância.
Pressupostos da abordagem comportamental. O condicionamento clássico e operante. Os processos de aprendizagem e análise do Comportamento e Controle. Método experimental e registro de comportamento. Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. O comportamento e o contexto de interação. Comportamento respondente e comportamento operante. Reforçamento e controle aversivo. Discriminação, generalização, modelagem e esquemas de reforçamento. Análise funcional de estados motivacionais e estados subjetivos.
Ética e conceitos fundamentais. Aspectos éticos do exercício profissional. Formação do psicólogo, perfil atual da categoria e suas entidades. Organização Política da profissão. Código de Ética do Profissional de Psicologia, Resoluções do CFP e orientações sobre o exercício profissional.
Anatomia da célula nervosa e transmissão sináptica. Neurotransmissores e neurorreceptores. Níveis funcionais do sistema nervoso central e periférico. Estudo de áreas de projeção e de associação do córtex cerebral. Sistema Nervoso Autônomo. Fisiologia do Sono e Sonho.
Conceitos básicos para o filosofar. Filosofia contemporânea e as ciências. Produção do conhecimento. Correntes filosóficas. Estudo dos principais filósofos. Abordagem das correntes filosóficas. Contextualização da Filosofia na Psicologia. Relação entre o pensamento filosófico e o psicológico. História da loucura.
A presente disciplina se propõe a apresentar ao aluno a Educação através do viés da Psicologia. Como essas áreas se relacionam e como se complementam. Como ocorrem as relações sociais no ambiente educacional, em especial a relação professor-aluno. Como é, ou deveria ser, a relação e participação da família com o contexto educacional. Educação inclusiva e classificação das deficiências. Como o psicólogo se posiciona, interage e contribui no processo de ensino-aprendizagem.
Características e determinantes do desenvolvimento na adolescência, fase adulta, terceira idade e morte. Principais teorias psicológicas. Dimensões cognitivas, afetivas, emocionais, sociais, físicas.
História e Antropologia da psicopatologia: campo e conceitos. Noções básicas das manifestações psicopatológicas. Análise dos aspectos psicopatológicos na formação da personalidade. Conceitos de normalidade, cura, anomalia e deficiência. Exame do estado mental.
Estudos das regras e normas: teórico–práticas e correção de testes Psicológicos psicométricos; sua validade; importância e indicação. Ética Profissional na Avaliação Psicológica. As técnicas de exame Psicológico as diferentes áreas de atuação. Utilização do teste na prática do psicólogo. Critérios para classificação, definição e escolha das diversas técnicas. Aulas práticas para treino de aplicação e avaliação das técnicas estudadas. Utilização do teste na prática do psicólogo: laudos, psicodiagnóstico. Reflexões acerca da redação interpessoal, intersubjetiva e os contextos em que ocorrem os exames psicológicos; possíveis interferências que comprometem a qualidade e prejudicam a coleta de dados, a interpretação e consequentemente a análise quantitativa – qualitativa dos resultados.
Conceitos fundamentais de Genética. Estrutura, função e mutações do DNA. A Ciência da Hereditariedade. Genética, Desenvolvimento, Personalidade e Psicopatologias. Genética do Comportamento. Interação genes x ambiente. Evolução e Comportamento Humano e Animal.
Direitos Humanos: conceito, evolução e características. A violação dos Direitos Humanos e sua relação com a saúde mental. Sistema de promoção e proteção dos Direitos Humanos. Marcadores sociais da diferença e a Dignidade da Pessoa Humana. O papel da psicologia na garantia dos Direitos Humanos.
O controle do comportamento. Modelagem do comportamento. A relação estímulo-resposta. A prática em laboratório.
Estrutura e Funcionamento dos Grupos: conceitos fundamentais, fenômenos e processos grupais, tipos de grupos e suas especificidades, abordagens teóricas dos grupos, atuação do psicólogo em grupos.
Psicologia na Escola. Psicólogo dentro da Comunidade Escolar como elemento participante e atuante na mesma. Como o psicólogo deve se posicionar e atuar na instituição escola viabilizando a excelência do processo de ensino–aprendizagem. Desenvolvimento psicológico e Educação. Abordagens Psicológicas e contribuições. Afetividade, Aprendizagem, Epistemologia Genética e Concepção sócio-histórica.
Abordagem dos aspectos históricos da Saúde Mental no mundo e no Brasil; A reformapsiquiátrica. Rede de atenção psicossocial (RAPS): componentes e pontos de atenção. Perspectiva multidisciplinar na promoção da saúde mental. A saúde mental e os modelos comunitários de atendimento psicológico. A função do psicólogo na comunidade. Manejo clínico da pessoa com transtorno mental. Vivência prática observacional da atuação psicológica na área da saúde em diferentes contextos (clínica psicológica, ambulatório de saúde mental, unidades básicas de saúde, hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, etc.)
Caracterização e análise crítica das principais tendências teóricas da Psicologia Social e suas categorias conceituais. História da Psicologia Social. A nova Psicologia Social. Micro Teorias da Psicologia Social, categorias da Psicologia Social: Papel Social, Identidade, Subjetividade, Atividade e Trabalho, Linguagem, Ideologia e Representação Social. Diversidade e direitos humanos. Novas perspectivas. Abordagem Transversal dos temas da Psicologia Social. Questões Metodológicas de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Social e políticas públicas.
Farmacologia e Psicologia. Toxicologia, Psicotrópicos. Mecanismos de ação dos antipsicóticos: hipnóticos, ansiolíticos, antidepressivos, psicoestimulantes e para-psicotrópicos. Drogas Lícitas e Ilícitas.
Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Principais transtornos psicopatológicos segundo critérios da CID-11 e do DSM-V-TR.
Estudos das regras e normas: teórico–práticas e correção de testes Psicológicos psicométricos; sua validade; importância e indicação. Ética Profissional na Avaliação Psicológica. As técnicas de exame Psicológico as diferentes áreas de atuação. Utilização do teste na prática do psicólogo. Critérios para classificação, definição e escolha das diversas técnicas. Aulas práticas para treino de aplicação e avaliação das técnicas estudadas. Utilização do teste na prática do psicólogo: laudos, psicodiagnóstico.
Aspectos teóricos e práticos do trabalho com grupos e das diversas abordagens grupais. Atividades vivenciais e treinamento de técnicas de dinâmica de grupo. Escolha e aplicação de dinâmicas de grupo. Leitura dos processos e papéis grupais. Fases de desenvolvimento do grupo.
Educação, Didática e prática pedagógica. O planejamento educacional. Perspectiva histórica do pensamento didático. Teorias e metodologias pedagógicas da prática educacional. Processo de organização do trabalho docente: ação -reflexão – ação da formação docente direcionado à construção de aprendizagens. Avaliação do processo ensino-aprendizagem
Compreensão do papel e a atuação do psicólogo social e as abordagens teórico metodológicas da psicologia social e comunitária. Aproximação, pesquisa e estudo com as temáticas sociais: Gênero, raça, cultura, políticas de educação ambiental, movimentos sociais. Elaboração de Projetos de Intervenção. Abordagem de Campo e intervenção psicossocial. Estágio supervisionado. Aplicação dos conceitos da Psicologia Social. Execução de Projetos de Intervenção e Pesquisa em instituições sociais.
Exame psicológico. Metodologia. Técnicas de avaliação afetiva e da personalidade. Técnicas projetivas.
Introdução às teorias da personalidade. Surgimento das teorias. Dinâmica e desenvolvimento da personalidade. Constituintes biológicos e ambientais. Contribuições da teorias psicodinâmica, humanista, analítico-comportamental, cognitiva, de aprendizagem social e etológica.
Embasamentos teóricos das abordagens existenciais/humanistas. Teorias e técnicas. Aplicações clínicas.
Conceito de saúde/doença. Abordagens psicológicas acerca da saúde, saúde mental e da doença. Sistema de Saúde como política-pública. Papel do psicólogo como profissional de saúde. Atuação do psicólogo em instituições de saúde, com grupos técnicos e clientela. Ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, família e comunidade. Aspectos psicológicos da prevenção e tratamento. Pratica profissional do psicólogo.
A história da educação no Brasil. Políticas e planos de educação no Brasil. Organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino. A educação básica: níveis e modalidades de ensino. Educação infantil. Ensino fundamental. Ensino médio. Educação de jovens e adultos. A Educação profissional. Educação a distância. Educação especial. Profissionais da educação.
A prática de ensino. Prática da reflexão e realidade escolar. Função e importância do professor na sociedade. A prática docente/práxis.
Aspectos sócio-históricos envolvidos na atuação do psicólogo hospitalar. A relação e diferença entre a psicologia clínica e hospitalar. O adoecer em seus aspectos individuais, familiares e sociais. A estruturação e funcionamento de um Serviço de Psicologia em hospital.
Psicodiagnóstico e suas respectivas aplicações. Etapas e técnicas do psicodiagnóstico. Elaboração de relatório qualitativo. Histórico e classificação do psicodiagnóstico Elaboração de documentos de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
Diferença entre psicoterapia e psicanálise. Técnica psicoterápica psicanalítica freudiana e suas aplicações.
História do trabalho, identidade e contribuição para a administração dos problemas humanos. Novas tendências da Psicologia do Trabalho. Abordagens e metodologias de aferição do desempenho e dos processos comportamentais nas empresas; abordagens de desenvolvimento humano do trabalhador.
Significado e a importância da LIBRAS, Código de ética do intérprete. Intérprete e o professor regente. LIBRAS e seus parâmetros. Surdez, tipos e graus de perda auditiva. Diagnóstico precoce. Surdo e sua cultura. Datilologia; Legislação específica de LIBRAS. Abordagens educacionais. Principais estudiosos da área.
Planejamento de ensino: objetivo, conteúdo programático, metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem. Estágio supervisionado.
Entrevistas de triagem. O processo de Psicodiagnóstico. Etapas do Psicodiagnóstico: rapport, anamnese, entrevista, definição do objeto e os instrumentos, avaliação, devolutiva, encaminhamentos, orientações. Aplicação e correção dos testes psicológicos. Elaboração do documento de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
Fundamentos históricos, filosóficos e teóricos da Terapia Comportamental e Comportamental Cognitiva. Processo de avaliação terapêutica na prática clínica. Técnicas utilizadas na prática clínica comportamental e comportamental cognitiva.
Histórico e conceitos. Aspectos contextuais da escolha profissional. Fatores que influenciam na escolha. Etapas da orientação profissional e de carreiras.
Desenvolver o papel profissional do aluno e o aprendizado prático através dos processos de diagnóstico organizacional e da elaboração do projeto de intervenção na organização, além da fundamentação teórica, do desenvolvimento da criticidade e de novas propostas de atuação.
História e os desenvolvimentos atuais na teoria e prática do aconselhamento psicológico. Diferentes perspectivas teóricas do aconselhamento. A teoria e a prática da entrevista no processo de aconselhamento psicológico. Diversos tipos de aconselhamento. O desenvolvimento e os resultados do aconselhamento psicológico. Questões éticas envolvidas na prática do aconselhamento psicológico.
Elaboração de projeto, execução de pesquisa e relatório de produção científica. Orientação metodológica. Método de pesquisa em Psicologia.
Perspectivas da Psicologia Ambiental. Territorialidade e aspectos psicossociais. Cultura e territorialidade. Subjetividade e territorialidade.
Prática em Aconselhamento Psicológico. Aplicação teórico e técnica de aconselhamento. Levantamento de hipótese diagnóstica. Fases do aconselhamento: acolher, orientar e encaminhar.
Bases epistemológicas das neurociências e conceitos básicos. Bases biológicas do comportamento. Funcionamento neurobiológico do sistema cognitivo. Emoções e o sistema nervoso. Introdução à Neuropsicologia. Áreas de atuação em neuropsicologia. Neurobiologia dos transtornos mentais.
Perspectivas histórico-culturais acerca da deficiência. Psicologia, políticas públicas e inclusão. Contextos e populações vulneráveis. Pessoas com deficiência. Grupos vulneráveis: crianças, adolescentes, mulheres. Pessoa em situação de rua. População LTBTQIAPN+. População indígena. Atuação do psicólogo, equipe e família.
Pressupostos teóricos, metodologia e técnicas da Psicologia Institucional. Patológico, promoção de saúde e instituições.
Promover a compreensão e desenvolvimento de habilidades e competências dos acadêmicos na aplicação dos conhecimentos teóricos e técnicos da área da Psicologia no campo Jurídico.
Principais teorias psicológicas sobre casal e a família. Dinâmica familiar Processo emocional de transição nos estágios no ciclo de vida familiar. Intervenção psicológica sistêmica nas disfunções familiares.
Orientação metodológica. Elaboração de artigo científico. Análise e discussão dos dados. Elaboração de apresentação para defesa. Apresentação do Trabalho de Graduação. Publicação do artigo.
Gestão do trabalho pedagógico na escola: concepções, bases teóricas e político-ideológicas. Unidades educacionais: identidade, cultura e autonomia. Gestão democrática. A dimensão político-pedagógica do trabalho pedagógico na escola. Projeto Pedagógico: elaboração, aplicação e avaliação.
Teorias e técnicas da psicologia científica: prática do diagnóstico. Modalidades de visitas. Diferentes modelos e fundamentos dinâmicos. Instrumentos de investigação, Papel do psicólogo em clínica. Processo psicoterápico conforme a abordagem teórica.
Psicologia e cuidados de saúde geral. Diagnóstico de problemas epidemiológicos da comunidade assistida. Educação em Saúde. Promoção da saúde e prevenção de doenças com enfoque nos coletivos sociais.
Diagnóstico organizacional. Elaboração do projeto de intervenção na organização.
Temas da Psicologia. Tópicos contemporâneos em Psicologia. Contribuições e atuação do profissional psicólogo.
Atuação do psicólogo e contextos de trabalho. Empreendedorismo e Psicologia. Educação empreendedora. Mercado, inovação e criatividade. Plano de negócios. Ética e mercado de trabalho.
Programa psicoterapêutico de saúde psíquica nas abordagens teóricas da Psicologia. Problematização dos fatores psicológicos e do processo de adoecimento. Devolutiva e encaminhamento conforme a abordagem teórica.
Uso e/ou desenvolvimento de recursos, estratégias e insturmentos observacionais e avaliativos. Compreensão diagnóstica nas diversas dimensões e domínios.
Diagnóstico, planehamento, intervenção e avaliação de resultados. Gestão em contextos organizacionais públicos ou privados.
Elaboração e implementação de ações, individuais e coletivas, para prevenção do adoecimento e promoção da saúde. Capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para proteger e promover a saúde e a qualidade de vida.
Temas da Psicologia. Tópicos contemporâneos em Psicologia. Contribuições e atuação do profissional psicólogo.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
É essencial a empatia, o gosto pela observação, boa capacidade de análise e, principalmente, a sensibilidade na escuta para transformar vidas.
Atuação
Psicologia Clínica; Recursos Humanos; Neuropsicologia; Orientação Profissional; Psicologia Hospitalar; Psicologia Jurídica; Psicologia Social; Psicologia do Trânsito e Psicologia no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

