Engenharia de Software
8 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer desenvolver, resolver, inovar e ser um profissional disputado no mercado de trabalho? Engenharia de Software é pra você!
Nosso curso é nota 5 pelo MEC e conta com:
- Ampla infraestrutura para o desenvolvimento de práticas específicas do curso;
- Laboratórios de informática, robótica, metodologias ativas, redes de computadores e acervo amplo na Biblioteca;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O curso de Engenharia de Software da UNIGRAN proporciona aos seus acadêmicos uma formação profissional voltada ao planejamento, construção, gestão e manutenção de sistemas de software. No decorrer da formação, o curso proporciona amplos conhecimentos em Banco de Dados; Redes de Computadores; Robótica; Desenvolvimento Web, Desktop, Mobile e jogos; entre outros.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Marcos Alves Mariano
(67) 3411-4127
marcosm@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 07:30 às 11:00
Terça-Feira 07:30 às 11:00
Quarta-Feira 07:30 às 11:00
Quinta-Feira 07:30 às 11:00
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 19:00 às 20:30
Quarta-Feira 19:00 às 22:00
Sexta-Feira 19:00 às 20:30
sobre o curso
Bases em Sistemas de Computação. Arquitetura e Organização de Computadores. Organização de Memória. Barramento. Mecanismos de Interrupção e Exceção. Dispositivos de Entrada e Saída. Ciclo de Instruções. Processadores Hipotéticos: NEANDER e RAMSES. Comunicações.
Aspectos de segurança e auditoria de sistemas. Problemas que impactam a segurança. Mecanismos de garantia de segurança. Plano de contingência organizacional. Aplicação de software para auditoria de sistemas.
Fundamentação para desenvolvimento do front-end de aplicações para cliente Web. Linguagem de marcação HTML. Linguagem de estilo para web CSS, Javascript, Ajax, JSON, JQuery e APIs de HTML5.
Desenvolvimento de back-end de aplicações web com manipulação de banco de dados. Linguagem PHP: características, elementos da linguagem, sintaxe básica, tipos de dados, variáveis, funções, classes e objetos, estruturas de controle, cookies, seções e acesso ao banco de dados.
Modularização. Variáveis compostas heterogêneas (Registros). Manipulação de arquivos. Recursividade.
Introdução a algoritmos. Conceituação. Variáveis. Comandos de atribuição. Estruturas de controle. Variáveis compostas homogêneas: vetores e matrizes.
Introdução ao Node.js. Sintaxe JavaScript. NPM. Http Server. WebSocket. Node.js. MySQL.
Conceitos: classes, objetos, atributos, métodos, instância e princípios da orientação a objeto. Métodos construtores e destrutores. Modificadores de acesso. Herança. Polimorfismo. Classes abstratas. Classes parametrizadas.
Manipulação de cadeias de caracteres. Modularização. Variáveis compostas heterogêneas (registros). Manipulação de arquivos. Recursividade.
Técnicas de renderização em tempo real: pipeline gráfico, métodos de culling, iluminação, níveis de detalhes (LOD). APIs gráficas. Programação de GPUs. Motores de física. Técnicas de inteligência artificial em jogos digitais 3D. Modelagem de ambientes virtuais 3D. Desenvolvimento de jogos digitais 3D.
Requisitos de software. Tipos de requisitos. O processo da engenharia de requisitos. Técnicas de levantamento de requisitos. Análise de requisitos e modelagem conceitual. Métodos e técnicas para a modelagem de sistemas. Documentação de requisitos. Verificação e validação de requisitos. Gerência de requisitos. Reutilização de requisitos.
Desenvolvimento de atividades supervisionadas, visando o aprimoramento e a prática dos conhecimentos adquiridos pelo aluno no decorrer do curso.
Fundamentos da Ética. Ética Profissional. Legislação Profissional. Direitos Autorais. Lei de Propriedade Intelectual de Programa de Computador (LEI Nº 9.609, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998). Código de Defesa do Consumidor. Preservação do Meio Ambiente. Direitos Humanos e Igualdade Étnico-Racial.
Sistemas gerenciadores de banco de dados: arquitetura, gerenciamento de transações, controle de concorrência, recuperação, processamento e otimização de consultas. Bancos de dados distribuídos. Tecnologias e aplicações emergentes de banco de dados.
Introdução a engenharia de software: principais conceitos, histórico da engenharia de software e modelos de processo de desenvolvimento de um software. Visão geral do SWEBOK. Mercado de trabalho. Palestras de especialistas da área.
Apresentação de gerencia de projetos. Metodologia de gerencia de projetos ciclo de vida da gestão de projetos. As práticas de gerencia apresentadas no PMBOK. PMI, MPS.BR. Estimativa de projeto de software (custo, risco e tempo). Uso de ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. MS Project. Pratica da gerencia motivação de equipes e a gestão de pessoas. Administração do tempo e reuniões. Gerência por processos.
Análise orientada à objetos. Introdução aos métodos ágeis. Principais práticas dos métodos ágeis: desenvolvimento dirigido por testes, programação pareada, refatoração e integração contínua. Exemplos de métodos ágeis: Programação Extrema (XP), Scrum e RUP. Prática em desenvolvimento de um sistema utilizando métodos e práticas ágeis.
Modelos de computação paralela. Modelo de memória compartilhada. Modelo de memória distribuída. Modelos realísticos. Medidas de desempenho. Algoritmos básicos. Algoritmos de ordenação. Algoritmos de operações em matrizes. Algoritmos avançados. Programação realística paralela.
Temas específicos e contemporâneos de Engenharia de Software e áreas relacionadas.
Conceitos básicos sobre a linguagem de programação. Uso de variáveis. Comandos de atribuição. Estruturas de controle: sequencial condicional e repetição. Variáveis compostas homogêneas: vetor e matriz. Estudo dos recursos da linguagem para manipulação de entrada e saída de dados. Recursos visuais.
Terminologia e fundamentos de gerência de configuração de software. Identificação da configuração. Controle de mudanças. Contabilidade do estado da configuração. Verificação e auditoria da configuração. Desenvolvimento concorrente e geograficamente distribuído. Planejamento da gerencia de configuração. Gerencia de configuração no contexto das normas e dos modelos de melhoria de processo de software. Ferramentas de apoio a gerencia de configuração de software.
Introdução a redes de computadores: terminologia, protocolos, serviços e modelos de referência. Protocolos de enlace e tecnologia de redes locais. Comutação por pacotes. Interconexão de redes. Roteamento. Protocolo IP (IPv4 e IPv6). Funções da camada de transporte e protocolos UDP e TCP. Funções da camada de aplicação e protocolos de aplicação TCP/IP. Noções de segurança e autenticação. Noções de redes sem fio. Programação de aplicações em redes.
Complexidade de algoritmos. Notações assintóticas. Algoritmos de ordenação. Ponteiros. Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Tabelas de dispersão. Árvores e suas generalizações: árvores binárias de busca, árvores balanceadas (AVL), árvores B e B+.
Prática em linguagens de descrição e manipulação de banco de dados. Entendimento da descrição de esquemas e de visões. Prática com atualização da base de dados. Aprofundamento em experimentos práticos com consultas de bancos de dados. Ferramentas e técnicas utilizadas na solução de problemas de sistemas de informação utilizando bancos de dados. Desenvolvimento de aplicações.
Linguagem verbal e não-verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Introdução à robótica. Hardware de Robôs. Planejamento do Movimento. Aplicações Práticas com Lego e Programação de Robôs.
Conceito de governança corporativa e de TI. Governança de TI e objetivos estratégicos. Responsabilidade e estruturas de decisão. Ferramentas, técnicas e processos da governança de TI. Fundamentos de COBIT e ITIL. Aplicação das metodologias COBIT e ITIL no contexto das unidades de informação. Inovação em automação e informatização de processos.
Conceitos básicos de banco de dados. Componentes de sistemas de bancos de dados. Modelagem conceitual. Modelo relacional. Álgebra e cálculo relacional. Mapeamento de esquema conceitual para esquema relacional. Restrições de integridade. Dependências funcionais e formas normais. Projeto físico: mapeamento do esquema relacional, índices e linguagem de definição de dados (DDL). SQL: comandos para criação, inserção, alteração e exclusão de dados e consultas simples.
Fundamentos de qualidade de processo de software. Garantia da qualidade. Modelos e normas de qualidade de processo de software (CMMI, MPS.BR, ISO/IEC 15504, outros). Métodos ou abordagens de melhoria de processo (IDEAL, PDCA, ISO/IEC 15504, outros). Métodos de avaliação de processo (SCAMPI, MA-MPS, outros).
Desenvolvimento de atividades supervisionadas, visando o aprimoramento e a prática dos conhecimentos adquiridos pelo aluno no decorrer do curso.
Sintaxe da linguagem de programação. Ambiente de programação visual. Utilização de biblioteca de componentes visuais. Processo de desenvolvimento de software Desktop. Criação de interfaces gráficas. Acesso a base de dados utilizando componentes de persistência. Desenvolvimento de relatórios e gráficos.
Estrutura e conceitos básicos de sistemas operacionais. Processo: conceitos, sincronização, comunicação, escalonamento. Monoprocessamento e multiprocessamento. Memória virtual. Gerenciamento de memória. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de sistemas de arquivos. Noções de proteção e segurança. Tolerância a falhas em sistemas operacionais.
Conceitos fundamentais da interação humano-computador. Áreas de aplicação. Ergonomia, usabilidade e acessibilidade. Aspectos tecnológicos. Paradigmas de comunicação humano-computador. Interação com sistemas hipermídia. Métodos e técnicas projeto, implementação e avaliação. Ferramentas de suporte. Padrões para interfaces.
Definição e principais características: RMI, RPC, Sockets, Websockets, webservices e threads. Desenvolvimento de aplicações distribuídas com aspectos de heterogeneidade, abertura, segurança, escalabilidade, tolerância a falhas, replicação, concorrência e transparência.
Projeto de redes estruturadas. Tipos projetos. Levantamento das necessidades do cliente e viabilidade do projeto. Projeto lógico e físico da rede. Virtualização e emulação de rede. Testes e documentação do projeto. Criação e manipulação de servidor web.
Conjunto. Funções. Funções do 1° e 2° grau. Módulo. Função exponencial e logarítmica. Trigonometria. Limites. Derivadas.
Representação de dados e sistemas de numeração. Álgebra booleana, portas lógicas, tabela verdade, implementação de funções lógicas e minimização por Mapa de Karnaugh. Circuitos combinacionais básicos: multiplexadores, decodificadores e circuitos aritméticos. Sinal do clock. Circuitos sequenciais básicos: latches, flip-flop tipo D e registradores. Uso de ferramentas de projeto e simulação de circuitos digitas.
Introdução a verificação e validação de software. Teste no ciclo de vida. Técnicas de teste de software. Estratégias de teste de software. Planejamento de teste. Depuração, manutenção e teste de regressão. Teste e validação do aspecto comportamental de sistemas. Ferramentas de teste de software. Conceitos de qualidade de produto. Dimensões de qualidade de Garvin. Fatores de qualidade de McCall. Normas ISO/IEC 9126 e ISO 2500. Garantia de qualidade.
Conceito e aplicações. Eletrônica. Microcontroladores. Eletrônica Digital. Desenvolvimento de projetos de robótica com o Arduino na linguagem C.
Temas específicos e contemporâneos de Engenharia de Software e áreas relacionadas.
Conceitos de dispositivos móveis e versões da plataforma Android. Componentes, Layouts e Recursos de textos e Imagens. Persistência e comunicação de dados. Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
Fundamentos da metodologia científica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientadores e orientandos. O pré-projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa. O experimento. A comunicação científica. A organização do texto científico. Normas ABNT. Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso. Qualificação do Trabalho.
Redação e implementação de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso. Defesa do Trabalho.
Desenvolvimento de atividades complementares, de acordo o Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Engenharia de Software/UNIGRAN.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Possui habilidades com o raciocínio lógico e matemático. Devido à constante evolução da área, precisa ter gosto pela inovação e capacidade de atualizar-se continuamente. Bom entrosamento para trabalhar em equipe e visão holística do mundo, sociedade e suas dinâmicas. Organização e persistência, além da capacidade para enfrentar novos desafios e expandir as fronteiras do mundo do conhecimento na área.
Atuação
Desenvolvimento de Softwares Desktop, Web e Mobile; Jogos Digitais; Gestão de Projetos; Administração de Redes; Administração de Banco de Dados; Segurança da Informação; Qualidade de Software e Design de Softwares.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

