Engenharia Civil
10 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer construir, projetar e liderar no mercado de trabalho? Engenharia Civil é pra você!

Nosso curso é nota 4 pelo MEC e conta com:
- O ‘Cantão do bosque’, complexo laboratorial e experimental para as práticas dos cursos de engenharia da UNIGRAN, com todos os EPI’s necessários;
- Laboratórios de solo, asfalto, concreto, hidráulica, entre outros. Além disso, há um pórtico para ensaios de compressão em diversos tipos de materiais, como prensas de rompimento e demais equipamentos necessários para o desenvolvimento prático;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
A UNIGRAN oferece aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil infraestrutura completa, com laboratórios e demais equipamentos necessários para o desenvolvimento prático. Durante a graduação, os estudantes aprendem não só os conteúdos específicos da engenharia civil, como também todas as demais disciplinas complementares necessárias para a devida compreensão das atribuições da profissão.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Luiz Henrique Moreira de Carvalho
(67) 3411-4284
engenhariacivil@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 08:00 às 11:00
Terça-Feira 08:00 às 11:00
Quarta-Feira 08:00 às 11:00
Quinta-Feira 08:00 às 11:00
Sexta-Feira 08:00 às 11:00
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 19:00
Terça-Feira 18:00 às 19:00
Quarta-Feira 18:00 às 19:00
Quinta-Feira 18:00 às 19:00
Sexta-Feira 18:00 às 19:00
sobre o curso
Medição; Vetores; Movimento em uma dimensão; Movimento em um plano; Dinâmica de uma partícula I; Dinâmica de uma partícula II; Trabalho e energia; Conservação de energia; Conservação do momento linear; Colisões.
Alfabetos técnicos; Escalas e Cotas; Perspectivas; Sistemas Projetivos; Plantas; e Vistas Ortográficas.
Planejamento de obras e serviços, praticas gerais de locação de obras, administração de canteiros de obras, oficinas de formas em madeiras , armaduras, argamassas, concretos e seus traços, alvenarias, , revestimentos, volumetria em maciços de terra e serviços em terra. Analogias e introdução ao controle e qualidade das obras civis. Levantamentos empíricos de quantidades e serviços em linha de montagem.
Estrutura do átomo; Propriedades periódicas dos elementos químicos; Ligações químicas; Teoria da oxidação e redução; Soluções; Termoquímica; Equilíbrio Químico; Eletroquímica; Cinética química; e Experimentos relativos à disciplina, ciências do ambiente.
Derivada de funções logarítmicas, integral indefinida, integral definida, o teorema fundamental do cálculo, aplicações da integral, técnicas de integração.
Vetores no plano e no espaço tridimensional. Sistema de Coordenadas. Retas, planos, perpendicularismo e ortogonalidade. Ângulos. Distâncias. Translação e rotação de eixos. Cônicas. Superfícies. Matrizes; Sistemas de equações lineares; Determinante; Espaços vetoriais; Transformações lineares; Autovalores e Autovetores; Vetores no espaço multidimensional; Espaços vetoriais e operadores lineares; Sistemas lineares, matrizes e suas operações; Subdivisão de matrizes. Determinantes e inversão de matrizes; Transformações lineares; Espaço dual; Problema de autovalor: autovetores e transformações ortogonais; e Interpretação física do problema de autovalor.
Oscilações; Ondas; Termologia e Termodinâmica; Gases; e Mecânica Quântica.
Alfabetos técnicos; Escala e Cotagem; Perspectivas; Sistemas Projetivos; Plantas; Vistas Ortográficas; Tipos de softwares utilizados em desenho técnico; software AutoCad: introdução e utilização para desenhos de projetos de engenharia.
Forças no plano. Forças no espaço. Sistema equivalente de forças. Estática dos corpos rígidos em duas dimensões. Estática dos corpos em três dimensões. Forças distribuídas. Estruturas. Vigas. Cabos. Atrito, Momento de inércia.
Princípios Básicos de Computação; Conceitos de Algoritmos; Conceitos sobre linguagens de Programação, Variáveis; Comandos de Atribuição; Estruturas de Controle; Estruturas de Dados; Modularização; Dados Estruturados.
Avaliação de impactos ambientais. Legislação ambiental. Tecnologias limpas aplicadas à indústria de alimentos. Sistemas de gestão ambiental. Análise de gestão ambiental. Análise do ciclo de vida de produtos alimentícios e embalagens. Tratamento de resíduos na indústria da construção civil.
Estatística Descritiva; Conceitos básicos de probabilidade; Variáveis Aleatórias; Principais leis de distribuição; Teste de hipótese e intervalo de confiança para médias, proporções e variâncias; Regressão e correlação linear.
Conjuntos abertos, fechados, conexos por poligonais em R2 e R3; Funções de duas ou mais variáveis, limite e continuidade; Derivadas parciais; Funções diferenciáveis; Regra da Cadeia; Gradiente e Derivada Direcional; Máximos e Mínimos.
Carga Elétrica; O Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Capacitância; Corrente e Resistência; Circuitos Elétricos em corrente contínua; O Campo Magnético; A indução Magnética; Indutância; Magnetismo em meios materiais; e Atividades de Laboratório.
Regulamentação da Profissão; Legislação Profissional e Atribuições Profissionais; Legislação ambiental: Estudo de impacto ambiental; Licenciamento; Estatuto da cidade; Lei das Licitações; Direito Urbanístico; Direito do Consumidor. Relações sociais e diversidades. Processos sociais que levam à compreensão do papel e do comportamento do homem na sociedade; O conceito de cultura. Multiculturalismo, diversidade e xenofobia. Etnocentrismo. Preconceito. Racismo. Relações étnico-raciais. Aspectos da cultura afro-brasileira e indígena. Características da sociedade multirracial brasileira. Desigualdades raciais e Educação Étnico-racial. O direito da maioria e o direito das minorias; direitos coletivos e direitos individuais; discriminação racial; direitos sexuais e reprodutivos; a discriminação com base no gênero e os direitos dos povos indígenas. A Constituição brasileira de 1988: uma Constituição cidadã e os direitos humanos. A redefinição da cidadania no Brasil. A dignidade da pessoa humana, a isonomia, a liberdade de manifestação religiosa, de opinião e de orientação. O meio ambiente e sustentabilidade como direitos humanos.
Importância da ciência dos materiais e níveis de estudo; propriedades dos materiais de construção: mecânicas, térmicas, ópticas e elétricas, arranjos atômicos e estrutura dos materiais, estudo dos materiais de construção e aço, técnicas avançadas de caracterização dos materiais.
Conceitos básicos de administração de empresas. Estrutura Organizacional. Departamentalização. Conceito bens e serviços, objetivos de desempenho. A função Produção e sua inter-relação com a estrutura da empresa. Administração sinérgica; conceitos de liderança. Sistemas de Gestão integrada; planos de gestão. Administração por objetivos; conceitos de visão, missão, políticas e indicadores de desempenho. Administração participativa. Visão sistêmica da empresa. Administração estratégica; planejamento empresarial. Qualidade na empresa, relação com a produtividade, normas de qualidade. Ciência Econômica: comportamento dos agentes econômicos e dos princípios básicos da Ciência Administrativa. Desenvolvimento econômico sustentável.
Mecânica dos Fluidos; Conceitos fundamentais; Estática dos fluidos; Forças hidráulicas em superfícies submersas; Balanço global de massa; Equação do momentum para o volume de controle inercial; Dinâmica de fluxo incompressível não viscoso; Transferência de massa; Escoamento de fluidos ao redor de corpos submersos; Introdução à Transferência de calor. Equações Integrais para: Massa, Conservação da Energia e Quantidade de Movimento; Formulação Integral para um volume de Controle; Perda de Carga de Escoamentos; Análise Diferencial dos movimentos dos fluidos; Dinâmica do Escoamento Incompressível não Viscoso; Noções de Escoamento Compressível; Transmissão de calor; Transmissão de massa.
Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. O Experimento. A organização de texto científico (Normas ABNT).
Conceitos e Legislação de Segurança do Trabalho. Análise de Riscos. Acidentes e Doenças do Trabalho: Princípios, Regras e Métodos de Prevenção. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva. Prevenção e Combate a Incêndio. Sinalização de Segurança. Serviços em Eletricidade. Segurança em Máquinas, Equipamentos e Ferramentas. Organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Elaboração de Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT). Ergonomia.
Equilíbrio externo e esforços internos em elementos estruturais; Propriedades mecânicas dos materiais; Tensões e deformações em elementos estruturais submetidos à ação de esforço normal; Esforços em vigas com carregamento transversal; Tensões em vigas; e Cisalhamento puro e estudo de uniões. Análise de Tensões e Deformações; Deformações de Vigas; flambagem de Colunas; Métodos de Energia; e Critérios de Ruptura.
Introdução à geologia de engenharia; Minerais, rochas e solos; Intemperismo; Geologia e mineralogia do Brasil; Rochas como materiais de construção; Geologia, geotecnia e o meio ambiente; Água subterrânea; Movimentação de materiais; e A geotécnica em projetos especiais de engenharia.
Morfologia das estruturas; ações em estruturas; diagramas de estado para estruturas isostáticas: vigas Gerber, pórticos planos, arcos e treliças planas; deslocamentos em estruturas isostáticas; linhas de influência e cargas móveis.
Conceitos sobre Topografia. Aplicação da Norma da ABNT, NBR 13.133/94 (Execução de levantamento topográfico). Noções básicas de Geodésia. Noções básicas de Cartografia. Planimetria. Utilização e manuseio de instrumentos topográficos. Unidades topográficas. Ângulos topográficos. Orientação magnética e verdadeira. Declinação magnética. Teoria e prática dos métodos de levantamento topográfico. Planta topográfica. Altimetria. Métodos de nivelamento. Topologia. Desenho de perfil topográfico e interpretação sobre curvas de nível; Taludes; Áreas; Volumes.
Tipos de concretos. Materiais constituintes dos concretos. Aditivos. Propriedades no estado fresco e endurecido. Métodos de dosagens. Ensaios físicos e mecânicos em concretos. Controle de qualidade de concretos. Conceitos, classificação, controle tecnológico, ensaios e normalização de materiais metálicos.
Escoamento permanente forçado. Máquinas hidráulicas. Instalações de recalque. Escoamento laminar e turbulento hidraulicamente liso e rugoso. Escoamento permanente livre. Escoamento transitório livre. Medidor Venturi. Medidor Parshall. Tubo de Pitot. Orifícios bocais e vertedores. Escoamento ondulatório livre. Escoamento
permanente em canais. Vertedores de soleira espessa. Ressalto hidráulico. Dissipadores de energia. Chaminé de equilíbrio.
Introdução ao Projeto Arquitetônico: Conhecimento básico dos meios de expressão e representação de projetos de arquitetura; O processo de projeto; normas técnicas para elaboração de projetos de edificações: atividades técnicas e de arquitetura; levantamento de dados; programa de necessidades; estudo de viabilidade; estudo
preliminar; anteprojeto de arquitetura ou de pré-execução. Representação de projetos de engenharia e arquitetura utilizando sistemas computacionais. Projeto de edificações unifamiliares de um e dois pavimentos. Projeto de edificações de múltiplos pavimentos. Código de Postura e Obras. Detalhes construtivos. Projeto legal de arquitetura e compatibilidade com os projetos complementares de estrutura, elétrica, hidráulico e obra; Meio ambiente artificial; Introdução ao Urbanismo: Instrumentos de controle, Plano Diretor, Lei de Zoneamento e Código Geral de Edificações.
Instalações elétricas prediais: normas técnicas; equipamentos elétricos e dispositivos de controle de circuitos; dimensionamento dos condutores, proteção e eletrodutos. Projetos: instalação elétrica residencial; instalação elétrica predial. Luminotécnica: grandezas e unidades. Fontes de luz: lâmpadas; aparelhos de iluminação; iluminação de interiores; iluminação por projetores; iluminação pública. Métodos de cálculo de iluminação: método dos lúmens; método das cavidades zonais; método do ponto por ponto. Conservação de energia na iluminação. Automação residencial; Sistemas fotovoltaicos; Fontes de energia: Aquecimento solar de água.
O ciclo hidrológico; Características das bacias hidrográficas. Precipitação, infiltração, evaporação e evapotranspiração, águas subterrâneas; Escoamento superficial: grandezas características, estimativa de vazões, características dos cursos; água e previsão de enchentes; Aplicações dos sistemas de informações geográficas emhidrologia; Drenagem superficial: elementos constitutivos dos sistemas de micro e macrodrenagem e parâmetros de projeto; Drenagem subterrânea: rebaixamento do lençol freático, sistemas de poços, sistemas de ponteiras, galerias de infiltração, drenos transversais, drenos longitudinais e critérios de dimensionamento de filtros de proteção. Impacto ambiental. Equação de chuvas intensas. Inundações urbanas. Sistema de drenagem de águas pluviais. Elementos constitutivos da micro e macrodrenagens urbana. Impacto da urbanização no escoamento. Planejamento de sistemas de Drenagem Urbana. Emprego de técnicas compensatórias em drenagem urbana. Gerenciamento do Controle de Inundações. Medidas de Controle do Escoamento. Métodos Determinísticos e Probabilísticos para a Previsão de Vazões de enchentes urbanas. Erosão urbana e produção de sedimentos. Projeto de Micro e Macrodrenagens.
Estudo dos princípios teóricos e fundamentais do estudo dos solos aplicado à engenharia civil; Origem e formação dos solos; Solos grossos; Solos finos; Hidráulica dos solos; Força de percolação. Tensões; Compressão unidimensional; Analogia mecânica; Teoria do adensamento de Terzaghi; Resistência ao cisalhamento; Resistência das areias; e Resistência das argilas. Impacto ambiental.
Introdução ao concreto armado. Propriedades do concreto. Propriedades do aço para o concreto armado. Ações e segurança nas estruturas. Qualidade e durabilidade das estruturas. Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Hipóteses de cálculo: estádios e domínios. dimensionamento e detalhamento de lajes e vigas à flexão normal simples. Dimensionamento e detalhamento de vigas ao cisalhamento. Estado limite de utilização: abertura de fissuras e deformações excessivas. Detalhamento das ferragens.
Elementos estruturais: tipos de carregamento, binário, classificação das estruturas; Vínculos: tipos, reações de apoio. Sistema estrutural: classificação das estruturas e seus esforços internos. Deformação estrutural: longitudinal e transversal, rotação, flecha; Módulo de elasticidade; e Estudo da seção transversal da estrutura. Vigas Hiperestáticas Simples; Vigas Contínuas; Equação dos 3 Momentos; Projeto: Cálculo Estático de um Pavimento; Linhas de Influência de Vigas Contínua.
Estudos teórico e prático básicos para o desenvolvimento das atividades profissionais do engenheiro civil em relação ao planejamento, gestão, projeto, segurança, sustentabilidade e à operação do tráfego urbano.
Materiais empregados e sistema de montagens; Instalações prediais de água fria; Instalações prediais de água quente; Instalações prediais de esgotos sanitários; Instalações prediais de águas pluviais; e Instalações prediais de gás.
Dimensionamento e detalhamento de pilares. Flexão normal composta. Paredes estruturais. Estabilidade global de edifícios. Dimensionamento de elementos especiais em concreto armado: escadas e reservatórios. Ensaios em laboratório de elementos estruturais. Fundações; Estruturas especiais; Projetos; Noções de recuperação de
estrutura.
Legislação e normas brasileiras relativas à proteção contra incêndio e explosões. Programas de proteção contra incêndio. Teoria do fogo. Classes de fogo. Métodos de extinção. Agentes extintores. Equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio. Iluminação de emergência, portas corta-fogo, escada de emergência. Sistema de
detecção e alarme. Plano de Abandono. Equipamentos fixos e móveis de combate a incêndio. Sistema de hidrantes. Spriklers. Brigada de incêndio. Explosivos. Segurança no Transporte, Manuseio e Armazenagem de Substâncias Químicas e Inflamáveis.
Determinação dos efeitos eólicos nas edificações, segundo a NBR 6123 / 88; Segurança nas estruturas; Métodos de dimensionamento; Sistemas estruturais e seus contraventamentos; Combinações das ações de cálculo em estados limites, segundo a NBR 7190/97; A madeira como matéria prima na engenharia e suas propriedades físicas e mecânicas. Dimensionamento de ligações e elementos estruturais sujeitos a tração, compressão, flexão e cisalhamento e seus efeitos combinados de flexão composta e flexão composta oblíqua, segundo a NBR 7190/97; Verificação de flechas nas vigas.
Abastecimento de água: captação superficial, captação de lençol, tomada d´água, adução, tratamento, reservação, distribuição; e Sistemas de esgoto: coleta, tratamento, disposição final. Noções sobre política nacional de recursos hídricos. Tratamento de água para abastecimento público; Tratamentos preliminares; Coagulação e floculação; Sedimentação; Filtração; Desinfecção; Reservação; Distribuição; Materiais e equipamentos. Tratamentos especiais.
Projeto de barragens de terra e enroncamento. Métodos executivos de barragens de terra. Instrumentação e análise de desempenho durante o período de operação. Aspectos gerais de segurança de barragens de terra.
Propriedades físicas e mecânicas dos aços estruturais. Normas de projeto e de execução. Composição das estruturas. Dimensionamento. Comportamento de ligações. Ligações soldadas. Ligações parafusadas. Fadiga. Comportamento de peças tracionadas. Comportamento de peças comprimidas. Comportamento de vigas contidas e sem contenção lateral. Comportamento de peças com esforços combinados de flexão e solicitações axiais de compressão e tração. Vigas compostas de aço e concreto. Disposições construtivas. Contraventamento.
Serão comentados os assuntos pertinentes aos sistemas prediais de instalações, de agua potável, aguas servidas, esgotamento residencial e urbano, aguas pluviais, agua quente, gás, instalações elétricas de alta e baixa tensões, segurança e lógica, domotica, elevadores, GLP, Sistema de combate e prevenção de incêndio, Para Raio, Caixas de escadas, drenagens subterrâneas, Sistemas alternativos de energias ,solar e eólica, acessibilidades e coleta de lixo .
Especificações de materiais, equipamentos e mão-de-obra. Pesquisa de mercado de materiais e de mão-de-obra. Custos diretos de materiais, de mão-de-obra e de equipamentos. Custos indiretos da obra e da administração. Composição dos custos unitários. Orçamento: cálculo das quantidades de serviços. Organização de orçamento de custo. Lucro e preço. Curva ABC de insumos. Análise de custo versus tempo. Orçamento informatizado.
Conceito de concreto protendido. Propriedades do concreto: resistências, fluência, retração e efeitos da temperatura. Aços para concreto protendido: características, propriedades mecânicas, relaxação e efeitos da temperatura. Processos e equipamentos de protensão, ancoragem, emenda de cabos, grau de protensão, injeções. Perdas de protensão. Análise de tensões no regime elástico em vigas isostáticas e contínuas. Dimensionamento à flexão nos estados limite último e de utilização. Cisalhamento. Estruturas hiperestáticas protendidas. Lajes protendidas.
Introdução à engenharia de transportes. O transporte e a sociedade. Planejamento de transportes. Modalidades de transportes. Características geométricas de vias de transportes. Características de operações das principais modalidades de transporte. Instalações e aparelhamento. Avaliação econômica de projetos de transporte.
Sondagens. Interpretação de investigações de solo para projetos de fundação. Tipos de fundação e normas técnicas aplicáveis. Escolha do tipo de fundação: critérios técnicos e econômicos. Fundações superficiais: capacidade de suporte e previsão de recalque. Fundações profundas. Escoramentos flexíveis e rígidos. Provas de carga em fundações. Controle de água nas escavações. Estudo de caso. Fundações diretas: análise e dimensionamento de blocos de fundação, sapatas (isoladas, associadas, contínuas e em
divisas), vigas de equilíbrio, radier. Ruptura externa e interna de fundações diretas. Fundações profundas: blocos de coroamento. Estacas inclinadas. Distribuição de cargas
em estacas e tubulões. Cálculo estrutural de fundações profundas. Soluções especiais para fundações: substituição do solo, jet-grouting, estacas tracionadas e reforço de
fundações. Estruturas de contenção: cálculo estrutural de muros de concreto. Projeto de muros de solo reforçado com geotêxteis. Análise dos esforços e cálculo estrutural de estruturas de contenção flexíveis: cravadas, atirantadas, estroncadas e paredes diafragma.
Objetivos, características, política, economia, localização, projeto e operação de sistemas de transportes. Projeto e construção de rodovias e ferrovias: reconhecimento, anteprojeto, estudos geotécnicos e geo-hidrológicos, projeto definitivo, plantas da faixa explorada, conformação e seleção da diretriz, concordância, superelevação, superlargura, visibilidade, concordância em perfil, seções transversais, áreas de terraplenos, volumes, transporte e distribuição de terra, obras de arte, orçamento e relatórios de engenharia. Comparação de traçados e análise das características do tráfego. Locação. Superestrutura ferroviária: elementos de projeto, dimensionamento, serviços complementares, projeto geométrico, orçamento. Uso de programas de computador e de computação gráfica no projeto de estradas. Execução de projeto.Impacto ambiental. Materiais de Construção Civil B, Mecânica dos Solos. Generalidades sobre os pavimentos. Infra-estrutura dos pavimentos. Materiais para
pavimentação. Geotecnia dos solos tropicais. Superestrutura dos pavimentos. Dimensionamento dos pavimentos. Princípios da gerência dos pavimentos. Parte prática: classificação TRB dos solos, classificação MCT dos solos tropicais. Ensaios de compactação, CBR e expansão. Controle de compactação em campo. Misturas de
agregados. Materiais betuminosos para pavimentos.
Introdução e contexto do gerenciamento de projetos: definições e objetivos, o gerente de projetos, as fases do projeto; Principais processos e áreas de conhecimento da gestão de projetos: gestão de escopo; gestão de tempo; gestão de custos; gestão da qualidade; gestão de pessoas; gestão de comunicação; gestão de riscos; gestão de aquisições; gestão da integração.
A infra-estrutura da via férrea. A superestrutura da via férrea. A via elástica. Aparelho de via. A curva ferroviária. Caminhamento (arrastamento) dos trilhos. Trilho longo soldado (TLS). Serviços usuais de conservação da via permanente. Material rodante ferroviário. Estações, pátios e terminais. Operação dos trens. Importância da
aviação civil; Serão apresentadas as principais características do controle de tráfego aéreo; Noções gerais sobre aeronaves e aeroportos; Diretrizes para o planejamento aeroportuário; Geometria do lado aéreo; Localização aeroportuária; Zonas de proteção; Área terminal; Noções sobre sinalização aeroportuária; e Avaliação de impactos e pavimentos aeroportuários.
Planejamento e desenvolvimento de projeto referente a uma das ênfases da Engenharia Civil ou desenvolvimento de trabalho de pesquisa de caráter teórico, numérico ou experimental em Engenharia sob a supervisão de um professor orientador. Elaboração do projeto de monografia composto de: título, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma de execução e bibliografia e entrega do relatório parcial sobre o desenvolvimento da monografia, contendo informações detalhadas da pesquisa e do estudo realizado nesta primeira etapa.
O estágio supervisionado na formação do engenheiro civil. Documentação formal para a realização do estágio. Condutas e procedimentos na realização do estágio. Participação do acadêmico em atividades profissionalizantes de estágio desenvolvido em empresas. Participação do acadêmico em atividades práticas de estágio nos programas, projetos ou atividades de extensão universitária.
Projeto de Pontes em Lajes Maçiças. Projeto de Pontes com duas Vigas Retas: Lajes e Vigas Transversais. Projeto de Pontes com Vigas Tipo I Pré-Moldadas. Projeto de Pontes Mistas Aço-Concreto. Fundamentos do Projeto de Pontes Estaiadas. Impacto ambiental.
Introdução e Histórico das construções pré-moldadas. Pré-moldagem, pré-fabricação. Elementos estruturais pré-moldados, vigas, pilares e lajes. Noções básicas de protensão. Dimensionamento de lajes pré-moldadas. Dentes Gerber e consolos. Aparelhos de apoio. Juntas. Cálices dos elementos de fundações e grouteamento.
Sistema Tilt-up. Transporte e montagem das construções pré- moldadas. Industrialização da construção; Produção de estruturas de concreto pré-moldado; Ligações dos elementos; Elementos compostos.
Introdução. A Indústria da Construção Civil no Brasil. O sistema tradicional de Construção Civil. Noções sobre projetos e aprovações. Serviços preliminares. Preparo e investigação do terreno. Sistemas de suprimentos. Equipamentos de construção. Transporte de materiais. Instalação do canteiro. Locação da obra. Fundações. Obras de contenção. Estrutura de concreto armado. Introdução. Alvenaria de vedação. Revestimentos (argamassados, cerâmicos, madeira, sintéticos, gesso, etc.). Pintura. Impermeabilização. Coberturas. Isolamento Térmico e Acústico. Esquadrias. Vidros. Racionalização e industrialização da construção. Novas tecnologias e tecnologias alternativas. Noções de desempenho das edificações. Noções de construção pesada.
Discussão e aprofundamento de questões relativas aos conteúdos de Vigas paredes e consolos; Lajes nervuradas; Lajes cogumelo e punção; Vigas furadas; Região de introdução de esforços; Articulações de concreto; Nós de pórticos; Deformações na estruturas de concreto; Cálculo de lajes pela teoria das linhas de ruptura; Projetos de caixa d’água; Projetos de muros de arrimo; e ainda a indicação dos alunos.
Planejamento e desenvolvimento de projeto referente a uma das ênfases da Engenharia Civil ou desenvolvimento de trabalho de pesquisa de caráter teórico, numérico ou experimental em Engenharia sob a supervisão de um professor orientador. Apresentação e defesa do trabalho final; linhas de pesquisa; preparação da pesquisa, fases, tipos e execução. Estrutura, Etapas, Apresentação gráfica do Trabalho monográfico. Empregos das Normas da ABNT no texto monográfico. Formatação. Critérios de avaliação. Comunicação oral perante a banca examinadora.
Infiltrações. Recalques de fundação. Defeitos em alvenarias de blocos. Defeitos em telhados. Problema de isolamento térmico e acústico. Vibrações nos edifícios industriais. Análise de projeto para recuperação, reformas e ampliações. Patologia das estruturas. Corrosão de armaduras. Reforço de pilares, vigas e lajes de concreto armado. Metodologia de análise de patologias. Componentes do canteiro; logística para instalação de canteiros; Mobilização e desmobilização; projetos. Tipo de estruturas de concretagem; controle da execução. Formas e escoramentos; execução; controle de qualidade; Indicadores; Padrão para liberação da concretagem. Tipos e alternativas.
O estágio supervisionado e o mundo do trabalho. Estágio em empresa de engenharia, conforme condições e critérios estabelecidos pela comissão de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Civil.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Tem afinidade com matemática e física. Disposição em desenvolver habilidades com métricas e cálculos. Comprometido em propor ideias criativas, com espírito cooperativo e de liderança. Além disso, tem senso ético-profissional, associado à responsabilidade social e ambiental.
Atuação
Construção Civil; Cálculo Estrutural; Geotecnia; Saneamento; Hidráulica; Estradas e Transportes; Materiais de Construção.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

