Enfermagem
10 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer atender, cuidar, reabilitar e ser essencial na área da saúde? Enfermagem é pra você!

Nosso curso é nota 4 pelo MEC e conta com:
- Laboratórios práticos de Semiologia e Semiotécnica, Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico;
- Laboratório de Saúde da Mulher e Saúde da Criança;
- Consultório de Enfermagem;
- Ambientes equipados com os mais modernos simuladores, com manequins de trauma, patologia e peças anatômicas;
- Ampla variedade em estágios supervisionados para todas as áreas de atuação;
- Além de um corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O curso de Enfermagem da UNIGRAN forma profissionais enfermeiros generalistas, éticos humanísticos e com capacidade crítica reflexiva na área. Por meio de uma abordagem atual e com as mais variadas tecnologias de aprendizagem, o curso possibilita a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para que estes profissionais se insiram no mercado de trabalho.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Me. Ubiratan Ribeiro Martins Neto
(67) 3411-4264
enfermagem@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 07:30 às 09:30
Quarta-Feira 07:30 às 11:30
Sexta-Feira 07:30 às 11:00
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 20:30
Terça-Feira 20:30 às 22:00
Quarta-Feira 18:30 às 22:00
Quinta-Feira 17:30 às 19:00
Sexta-Feira 18:00 às 19:00
sobre o curso
Introdução ao estudo anatômico. Sistema Ósseo. Sistema Articular. Sistema Muscular. Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Autônomo. Sistema Circulatório.
Diferenciação celular. Estrutura, constituição e fisiologia dos componentes celulares e organelas citoplasmáticas. Biomembranas, Divisão celular: mitose e meiose. Transmissão e manifestação genética. Clonagem, transgenia e células tronco. Gametogênese. Desenvolvimento da vida embrionária. Anexos embrionários. Teratologia. Genética e câncer; Expressão e alterações relacionadas às patologias humanas herdadas
Aspectos conceituais. O processo saúde / doença. Necessidades humanas básicas. História natural das doenças (período pré-patogênese e patogênese). Noções de educação em saúde. Evolução histórica da saúde no Brasil. Movimento da reforma sanitária. Sistema Único de Saúde - SUS – princípios e diretrizes. Estratégia Saúde da Família. PSF - Programa Saúde da Família; PAISC - Programa de assistência integral a saúde da criança; Polínica Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem; Programa de Eliminação da Hanseníase; Programa de Controle da Tuberculose.
A disciplina abordará a história da enfermagem nos primórdios, Florence e a enfermagem moderna, a história da enfermagem no Brasil, atuação enfermeiros, seu contexto social e profissional dentro da história da humanidade, bem como os temas comuns da vivencia diária, além da contextualização histórica da ética. Situação do mercado de trabalho. Relação enfermeiro/paciente. Privacidade e confidencidade. Deontologia. Legislação da enfermagem.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Estudar os diversos órgãos, aparelhos e sistemas do organismo humano, observando suas formas, localização e nomenclatura anatômica, verificando, ainda, as relações entre as partes.
Conhecimentos histológicos fundamentais teórico e práticos sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular, órgãos dos sistemas circulatório do corpo humano.
Noções sobre a organização e funcionamento dos sistemas reprodutores masculino e feminino. Gametogênese; Fecundação; Clivagem e Nidação; Formação do disco embrionário didérmico e tridérmico; Formação do tubo neural; Sistema cardiovascular; Arcos branquiais e formação de face; Sistema digestivo; Sistema respiratório; Sistema urogenital.
Política Nacional da Atenção Básica; PROSAD - Programa saúde do adolescente; Programa Saúde da Mulher: -Programa de prevenção do câncer cérvico - uterino (PCCU) - Programa de prevenção de câncer de mama; -Programa de Planejamento familiar; - Programa SIS Pré - Natal - Programa de aleitamento materno; - Climatério; Programa de hipertensão e diabetes (HIPERDIA); Programa Saúde do Trabalhador; Programa do idoso; Programa DST/HIV/AIDS; Programa nacional de Imunização; Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Programa Bolsa Família; Rede Cegonha; SISVAN; Programa Saúde na Escola.
Introdução á Sistematização da Assistência de Enfermagem e as Teorias em Enfermagem. Instrumentos básicos necessários ao desenvolvimento das ações. Iniciação prática no laboratório das práticas de Enfermagem. Introdução a Semiologia e Semiotécnica.
A composição química das células. Biomoléculas e os papéis desempenhados no metabolismo celular. A água e sua importância no metabolismo. A importância do pH no metabolismo. Os eletrólitos e o papel metabólico desempenhado. Os ácidos nucléicos e o controle do metabolismo. Aminoácidos, peptídios e as proteínas. Enzimas e o controle do metabolismo. Biomoléculas e os papéis desempenhados no metabolismo celular. Os ácidos nucléicos e o controle do metabolismo. A estrutura e função metabólica dos carboidratos e lipídeos. Metabolismo energético e suas principais vias metabólicas.Vitaminas e seu papel regulador.
Introdução à fisiologia celular. Fisiologia do Sistema Nervoso. Fisiologia muscular. Fisiologia Cardiovascular. Fisiologia Respiratória. Fisiologia Renal. Fisiologia do Sistema Endócrino. Fisiologia do Sistema Reprodutor. Fisiologia do Sistema Digestivo.
Introdução em bacteriologia geral, metabolismo bacteriano, genética bacteriana, procedimentos de esterilização e desinfecção, microbiota normal e patogênica, quimioterapia, virologia e micologia de interesse médico.
Estudo dos protozoários, helmintos e artrópodes: ciclo evolutivo, morfologia, patogenia, diagnóstico e tratamento. Noções básicas de técnicas em exames parasitológicos (coleta e conservação do material biológico, métodos específicos que permitam o diagnóstico laboratorial de protozoários e helmintos intestinais, teciduais e sanguíneos)
O Homem. O complexo Saúde-Doença. Higiene, Vida Humana e Meio Ambiente. Micro e Macro organismos. Recursos hídricos - O uso múltiplo da água. Saneamento. Dinâmica Ambiental. Poluição Atmosférica. Habitação Saudável. O Lixo – Geração, Gerenciamento e Processamento. Legislação Ambiental. Toxicologia. Biossegurança. Desenvolvimento sustentável.
Calculo de Medicamentos II, Aparelho digestório: Semiologia Abdominal; (Sondagem nasogástrica e nasoenteral., Administração de dietas por sondas, Lavagem gástrica, Clister (fleet enema), Enteroclisma (lavagem intestinal); Semiologia Genital; Sondagem vesical (masculino e feminino); Higiene do paciente Limpeza e arrumação da unidade, Sistema Neurológico, Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Introdução ao Estudo da Filosofia. Os Diferentes Tipos de Conhecimento. As Etapas da Evolução da Consciência Humana. As Diferentes Abordagens da Realidade. Tendências Filosóficas Atuais. Ética A Evolução humana na perspectiva da Antropologia. Os principais Antropólogos. Antropologia Física. Antropologia Etnológica ou Cultural. Antropologia Filosófica.
Historia e definição da epidemiologia. Processo saúde-doença e Modelos assistenciais. História Natural da Doença. Epidemias no Brasil. Medidas de frequência e indicadores de saúde. Sistemas de Informação. Métodos em epidemiologia. Vigilância epidemiológica. Serviços de Saúde e a Enfermagem.
Conceitos de imunidade, componentes do sistema imune, receptores de antígeno, processamento e apresentação de antígenos, doenças auto-imunes, resposta imune contra microrganismos, sistema complemento, imunização, técnicas de diagnóstico sorológico e alterações na resposta imunológica.
Conceitos básicos de Nutrição. Nutrientes. Alimentação Saudável. Nutrição nas Diferentes Etapas da Vida. Avaliação Nutricional. Educação Nutricional.
Introdução a Patologia; saúde e doença; métodos de análise; lesão, adaptação, crescimento e diferenciação celulares; causas; evolução; distúrbios hídricos, hemodinâmicos e funcionais; alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas, circulatórias; regeneração e reparo; neoplasia; doenças nutricionais.
Avaliação do paciente; Introdução a administração de medicamentos; sistema tegumentar; tratamento de feridas, adnistração de medicamentos por via tópica, intradérmica, subcutânea e intramuscular; cabeça e pescoço, administração de medicamentos por via oral, sublingual, ocular e auricular; tórax, sistema respiratório e mamas, administração de medicamentos por via inalatória; oxigenoterapia; coração e sistema vascular; cateterismo venoso, administração de medicamentos por via endovenosa/intravenosa.
O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Método e técnica de leitura. Normas de citação bibliográfica. Relatórios de pesquisa. A coleta de dados em pesquisa de campo. A análise dos resultados alcançados em pesquisas teóricas e de campo. Bioestatística: Conceitos básicos, tabela de frequência e gráficos; Medidas de tendência central (média e moda).
Conceitos básicos em doenças transmissíveis, perfil epidemiológico das doenças transmissíveis no Brasil e no estado, os tipos de precauções, o sistema de notificação e a abordagem teórico/ prático – assistencial das principais doenças transmissíveis.
Diretrizes operacionais: pacto pela vida, pacto em defesa do Sistema Único de Saúde e pacto de Gestão; Implantação e monitoramento dos pactos pela vida e de Gestão: Direção e articulação do SUS; Diretrizes operacionais dos pactos pela vida e de gestão ? Portaria nº. 699/GM de 30 de março de 2006; Portaria nº 2.669, de 3 de novembro de 2009; Termos de compromisso de Gestão Municipal, Estadual, do Distrito Federal e da Gestão Federal; Termos de limites financeiros global Municipal, Estadual, do Distrito Federal e da Gestão Federal; Política Nacional de Atenção Básica: Portaria nº. 648/GM de 28 de março de 2006; Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017.
Conceitos e princípios básicos em Farmacologia, Farmacocinética, Farmacodinâmica, Fatores que alteram a ação dos fármacos, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e autônomo, Antiinflamatórios não-esteroidais, antipiréticos e analgésicos de ação periférica, Antiinflamatórios esteroidais, Antibióticos e quimioterápicos, microbianos, Mecanismo de ação e uso de hormônios, Farmacologia dos anti-ácidos, Fármacos cardiovasculares e renais, Farmacologia dos principais medicamentos utilizados em UTI.
Aulas práticas: História e identificação processo saúde / doença. Noções de educação em saúde; Necessidades humanas básicas (período de pré-patogênese e patogênese); Evolução histórica da saúde no Brasil; Movimentos da reforma sanitária; Sistema Único de Saúde – SUS – Princípios e diretrizes; Estratégia de Saúde da Família; Política Nacional da Atenção Básica; Programa de Saúde da Criança e do Adolescente; Programa de Saúde da mulher; Programa de Saúde do Idoso; Programa Nacional de Saúde do Homem. Programa de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA); Programa de tuberculose e Hanseníase; Programa DST/ HIV/AIDS; SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica).
Aspectos jurídico-políticos de proteção aos povos indígenas no Brasil. Panorama das sociedades indígenas no Brasil. Política de saúde indígena: Histórico e situação atual. Modelo de atenção e organização do subsistema de saúde indígena. Epidemiologia em saúde indígena. Concepções indígenas sobre saúde-doença e cuidados.dos.
A disciplina consiste em proporcionar ao estudante conhecimento dos aspectos teóricos e práticos para implementação da sistematização da assistência de enfermagem. Requer oferecer subsídios para o desenvolvimento do raciocínio critico por meio de situações de ensino-aprendizagem nas diversas fases da vida, bem como de experiências vivenciadas com enfoque na interdisciplinaridade.
A construção histórica do ensino e da didática e suas abordagens; técnicas de ensino, relação aluno-professor, a função da educação para a sociedade e a relação na prática do enfermeiro; a formação do enfermeiro educador e seu compromisso político face à realidade de saúde; análise do procedimento de aprendizagem e sua fundamentação teórica, elaboração do plano de ensino, do plano de aula e a importância do projeto político pedagógico.
Administração do serviço de enfermagem; documentos fundamentais para o serviço de enfermagem; estrutura organizacional do serviço de enfermagem; dimensionamento de pessoal; recrutamento e dispensa de pessoal; avaliação de desempenho do pessoal de enfermagem; educação continuada; supervisão e gerenciamento de enfermagem; auditoria em enfermagem; o enfermeiro e as comissões; CCI, CIPA, revisão de prontuário, óbitos, padronização de medicamentos e materiais; marketing e empreendedorismo; planejamento estratégico em enfermagem.
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso em unidade clinica médica a nível hospitalar e/ou ambulatorial, nas patologias do Sistema Respiratório, Sistema Cardiovascular, Sistema Neurológico, Sistema Musculoesquelético, Sistema Endócrino, Sistema Tegumentar, Sistema Gastrintestinal, Sistema Hematológico e Sistema Renal.
Promoção da saúde da criança e do adolescente (Avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança; Avaliação antropométrica em consulta de enfermagem pediátrica e com adolescente; Avaliação física e neurológica da criança; Avaliação física do adolescente; alimentação no primeiro ano de vida); Aspectos psicossociais do desenvolvimento da criança e do adolescente; Doenças prevalentes na infância e na adolescência; O processo de enfermagem centrado no paciente pediátrico e sua família.
Estudo da ação de drogas sobre diferentes sistemas do organismo de modo a obter elementos que oriente seu uso incluindo origem, preparação, administração, método e excreção, cálculos matemáticos aplicados na dosagem de fármacos. Abordagem dos principais fármacos e os cuidados de enfermagem em Maternidades, Clínica Médica e Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro. Preparo da medicação (reconstituição, diluentes/diluição, materiais, custo), efeitos terapêuticos e adversos, interações medicamentosas e característica farmacocinéticas das drogas. Considerações gerais para administração de medicamentos em crianças, gestante e lactantes, e idosos. Estudo da relação medicamento, paciente e família.
Aulas práticas, abordando anamnese e histórico, preparação do cliente, exame físico por sistemas, Diagnóstico de enfermagem. Higienização simples das mãos; Calçar e descalçar luvas estéreis; Punção venosa; Preparo e administração de medicamentos; Curativos; Oxigenoterapia; Preparo de materiais; Limpeza e arrumação da unidade; Higiene do paciente; Movimentação do paciente; Aparelho digestório: (Sondagem nasogástrica e nasoenteral., Administração de dietas por sondas, Lavagem gástrica, Clister (fleet enema), Enteroclisma (lavagem intestinal); Sondagem vesical (masculino e feminino); Controles (Balanço hídrico, Intestinal, Diurese); Coleta de exames, Anotações de Enfermagem.
Tipos de formatação ABNT e Vancouver, Tipos de citações, Importância da pesquisa para a sociedade, O trabalho acadêmico, Elementos pré-textuais, Elementos textuais, Elementos pós-textuais, Referencias Bibliográficas.
O Hospital no contexto da rede de serviços SUS, portarias, normatizações, credenciamentos e programas. Introdução a administração hospitalar e suas teorias. O multiprofissionalismo hospitalar. A gestão das finanças hospitalares, de medicamentos, materiais, equipamentos, ambientes e pessoas. Fundamentos trabalhistas. Administração estratégica hospitalar.
Abordagem dos aspectos históricos da Enfermagem Psiquiátrica no mundo e no Brasil; Legislações em Psiquiatria e Saúde Mental, Abordagens teóricas; Abordagens terapêuticas; Comunicação e relacionamento terapêutico; Terapêutica de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem em situações de: esquizofrenia e transtornos delirantes, transtornos de humor, transtornos orgânicos, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de personalidade e uso de substâncias psicoativas e emergências psiquiátricas.
Introdução ao Sistema Centro Cirúrgica (CC) no âmbito hospitalar: planta física, aspectos organizacionais humanos e materiais: pessoal, material, fluxo e área de risco. O Centro de Material Esterilizado (CME) em relação ao CC e demais unidades. Nomenclaturas e Classificações Cirúrgicas. Equipe Cirúrgica. Assistência de Enfermagem Sistematizada ao paciente no transoperatório, recepção e recuperação pós-anestésica. Anestesiologia, Noções Básicas para Enfermagem. Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). Biossegurança e Bioética.
Estudo dos fundamentos da Geriatria e Gerontologia. Aspectos gerais e relevantes do Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de vida. Teorias do envelhecimento; histórico e desenvolvimento da geriatria e gerontologia. Atuação da equipe multiprofissional em instituições asilares, hospitalares e centros-dia. Envelhecimento Populacional e Políticas de Saúde para o Idoso: o processo da transição demográfica no Brasil, o seu envelhecimento populacional e individual, o impacto epidemiológico da transição demográfica e seus reflexos. A organização e administração de instituições que prestam assistência ao idoso. Legislação e políticas nacionais que visam o bem estar do público geriátrico.
Comportamento, percepção, personalidade, desenvolvimento individual, formação do grupo social, comunicação e relacionamento. Fundamentos da comunicação intrapessoal, interpessoal, grupal e de massa. Relacionamento efetivo do enfermeiro com a clientela assistida e com as equipes de enfermagem e de saúde. Exercícios práticos de dinâmica de grupo e de relações humanas. O doente e seu universo pessoal. Relação paciente x profissional Contexto social da saúde. Mudanças conceituais dos termos saúde e doença. Aspectos culturais do estresse. Sistema interdisciplinar. Acompanhamento psicológico a pessoa portadora de doença crônica. A perda e a família: uma abordagem sistêmica. A enfermagem diante do paciente terminal.
Atribuições de enfermagem, Consulta de Enfermagem Resolução Cofen 359/200, Sistema gástrico, hemodinâmica, Sistema tegumentar, Medicamentos, Sistema respiratório, Preparo do corpo, Mapa de risco ambiental.
Trajetória de investigação. Orientações do Trabalho de Campo. Orientações ao trabalho de Revisão Bibliográfica. Ética em pesquisa e na elaboração dos resultados. Normas da ABNT. Definição e Estrutura do artigo. Elaboração de Painel e preparação para apresentação (oral e slides). Definição e Estrutura do Relatório Final (Monografia / TCC). Elaboração de Artigo Científico. Normas de Publicação. A importância da publicação.
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso em clinica cirúrgica, no período peri-operatório, em âmbito hospital. Compreendendo os seguintes tratamentos cirúrgicos: vias respiratórias, cirurgias cardíacas, neurocirurgias, cirurgias reprodutoras e geniturinárias, cirurgias gastrintestinais e cirurgias nas disfunções musculoesqueléticas.
Características e história dos serviços de Terapia Intensiva. O ser humano e sua família e a equipe de enfermagem na UTI. A morte e o morrer na óptica da enfermagem. Sistematização da assistência de Enfermagem em situações clínicas graves e de riscos: cardíacos, respiratórios, desequilíbrios ácidos-básicos, distúrbios neurológicos. Citar as situações agudas de Angina, I.A.M. e Arritmias Cardíacas.
Sistematização da assistência de enfermagem ginecológica: Assistência de enfermagem na prevenção e tratamento do câncer de colo de útero; assistência de enfermagem na prevenção e tratamento do câncer de mama; assistência à mulher no período do climatério; assistência de enfermagem ao planejamento familiar; assistência de enfermagem ao pré-natal de baixo risco; assistência de enfermagem a parturiente; assistência de enfermagem no puerpério sadio; assistência de enfermagem no puerpério patológico; assistência de enfermagem ao trabalho de parto prematuro; assistência de enfermagem à gestante com HIV positivo; assistência de enfermagem em urgências obstétricas.
Estruturação de uma unidade neonatal; Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido; Assistência de Enfermagem ao Recém-nascido no Método Mae Canguru; Assistência de Enfermagem ao RN no Centro Obstétrico e em Unidade neonatal ; Assistência de Enfermagem ao binômio mãe-filho em alojamento conjunto; Assistência de Enfermagem ao aleitamento materno ; Assistência de Enfermagem ao RN prematuro ; Assistência de Enfermagem na profilaxia das infecções neonatais; Assistência de Enfermagem nas patologias mais comuns do recém-nascido.
Aulas práticas, abordando anamnese e histórico, preparação do cliente, exame físico por sistemas, Diagnóstico de enfermagem. Higienização simples das mãos; Calçar e descalçar luvas estéreis; Punção venosa; Preparo e administração de medicamentos; Curativos; Oxigenoterapia; Preparo de materiais; Limpeza e arrumação da unidade; Higiene do paciente; Movimentação do paciente; Aparelho digestório: (Sondagem nasogástrica e nasoenteral., Administração de dietas por sondas, Lavagem gástrica, Clister (fleet enema), Enteroclisma (lavagem intestinal); Sondagem vesical (masculino e feminino); Controles (Balanço hídrico, Intestinal, Diurese); Coleta de exames, Anotações de Enfermagem.
Assistência de enfermagem aos indivíduos em situações de urgências e emergências, através de suportes básicos e avançados de vida, Intervenção da Enfermagem em situações críticas. Políticas nacionais de atenção às urgências e emergências, os novos modelos e diretrizes de atendimento, o sistema de avaliação com classificação de risco, e a inserção dos serviços de urgência e emergência dentro do sistema de saúde.
Teorias administrativas e sua relação com o serviço de enfermagem e a estrutura organizacional; Estabelecimento de saúde.; Documentos fundamentais da equipe de enfermagem, da instituição, organogramas e fluxogramas; Relacionar a microorganização; hospitalar com o serviço de enfermagem; Estrutura física hospitalar com base na rdc nº 50/200; Gestão de materias, equipamentos e insumos no âmbito da enfermagem; Gestão sobre os resíduos sólidos em saúde; Auditoria e sua relação com o trabalho de enfermagem.
Assistência de enfermagem aos indivíduos em situações de urgências e emergências, através de suportes básicos e avançados de vida, Intervenção da Enfermagem em situações críticas. Políticas nacionais de atenção às urgências e emergências, os novos modelos e diretrizes de atendimento, o sistema de avaliação com classificação de risco, e a inserção dos serviços de urgência e emergência dentro do sistema de saúde.
Abordagem aos aspectos históricos da enfermagem psiquiátrica no Brasil; legislações psiquiátricas e saúde mental. Sistematização da assistência de enfermagem aos pacientes com transtornos mentais e relacionados a substâncias psicoativas
Estagio Supervisionado em Clinica Cirurgica: Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso em clinica cirúrgica, no período peri-operatório, em âmbito hospital. Compreendendo os seguintes tratamentos cirúrgicos: vias respiratórias, cirurgias cardíacas, neurocirurgias, cirurgias reprodutoras e geniturinárias, cirurgias gastrintestinais e cirurgias nas disfunções musculoesqueléticas.
Estágio supervisionado em centro cirúrgico (Fundamentos da Anestesiologia; tipos de anestesia, farmacologia dos anestésicos, Estrutura física e organizacional de uma unidade de bloco operatório; Recursos Humanos na unidade cirúrgica: enfermagem, cirúrgica, anestesiologia; Posições cirúrgicas; Escovação cirúrgica das mãos, paramentação, tempos cirúrgicos; Fios de sutura, Eletrocautério; Instrumentação cirúrgica: Montagem das mesas de instrumental; Enfermagem na central de material esterilizado (CEMAT);enfermagem na unidade de recuperação pós-anestésica (URPA).
Estágio Supervisionado em Clínica Médica: Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso em unidade clinica médica a nível hospitalar e/ou ambulatorial, nas patologias do Sistema Respiratório, Sistema Cardiovascular, Sistema Neurológico, Sistema Musculoesquelético, Sistema Endócrino, Sistema Tegumentar, Sistema Gastrintestinal, Sistema Hematológico e Sistema Renal.
Revisão de conteúdos específicos de cada disciplina a seguir: Português I, Anatomia Humana, Primeiros Socorros, Clínica Médica, Centro Cirúrgico E Clínica Cirúrgica, Administração Hospitalar, Administração Em Saúde, Saúde Mental.
Características e história dos serviços de Terapia Intensiva. O ser humano e sua família e a equipe de enfermagem na UTI. A morte e o morrer na óptica da enfermagem. Sistematização da assistência de Enfermagem em situações clínicas graves e de riscos: cardíacos, respiratórios, desequilíbrios ácidos-básicos, distúrbios neurológicos. Citar as situações agudas de Angina, I.A.M. e Arritmias Cardíacas.
Administração do serviço de Enfermagem é parte dos serviços da unidade hospitalar responsável por parte da qualidade dos serviços de assistência a saúde. Ao acadêmico será ofertado conhecimentos sobre documentos fundamentais para a gestão de pessoas dimensionamento, recrutamento e dispensa, avaliação, auditoria, supervisão, markening e a ferramenta de planejamento estratégico para que o enfermeiro possa responder diante dos desafios apresentados.
Diagnóstico situacional, da população feminina adscrita na área de abrangência do ESF, para que seja identificado as necessidades do grupo; Sistematização da Assistência de Enfermagem através de estágio supervisionado com Mulheres na consulta de enfermagem na coleta de papa Nicolau, na consulta a gestantes, a puérperas, e atenção ao planejamento familiar. Visitas domiciliares a puérperas e gestantes; em todas as fases citadas a cima prestar todas as orientações devidas.
Estágio Supervisionado em Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido; Assistência de Enfermagem ao RN no Centro Obstétrico; Assistência de Enfermagem ao binômio mãe-filho em alojamento conjunto; Assistência de Enfermagem ao aleitamento materno; Assistência de Enfermagem ao RN prematuro; Assistência de Enfermagem na profilaxia das infecções neonatais; Assistência de Enfermagem na profilaxia mais comuns do recém-nascido (Icterícia neonatal, Problemas respiratórios, Distúrbios metabólicos, Anomalias Congênitas).
Promoção da saúde da criança e do adolescente (Avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança; Avaliação antropométrica em consulta de enfermagem pediátrica e com adolescente; Avaliação física e neurológica da criança; Avaliação física do adolescente; alimentação no primeiro ano de vida); Aspectos psicossociais do desenvolvimento da criança e do adolescente; Doenças prevalentes na infância e na adolescência; O processo de enfermagem centrado no paciente pediátrico e sua família através de estágio supervisionado.
Estágio supervisionado: Assistência de Enfermagem aos principais problemas decorrentes do envelhecimento com enfoque nos fundamentos de Geriatria e Gerontologia; Teorias do envelhecimento; História e desenvolvimento da geriatria e gerontologia no Brasil. Atuação da equipe multiprofissional em instituições asilares, e centro de convivência de idosos. Envelhecimento populacional e políticas para a saúde do idoso, principais patologias relacionadas a pessoa idosa e novo estatuto do idoso.
Gestão e Políticas de Saúde e de Enfermagem: SUS; políticas Públicas de Saúde (Rede Cegonha, Atenção Psicossocial e Dependência Química, Urgência e Emergência, Pactos pela Saúde); estratégia de Saúde da Família; política Nacional de Humanização; programas de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde; gestão do processo de trabalho em equipes de saúde/enfermagem; gestão do sistema e de organizações de saúde; gerência de serviços em saúde e do cuidado de enfermagem; Educação em Enfermagem: ações de educação em saúde para a criança, o adolescente, a mulher, o homem, o idoso, a família, o trabalhador e as pessoas em situações de vulnerabilidades; metodologias de ensino-aprendizagem; tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à Educação; educação permanente.
As atividades complementares devem atender, em geral os objetivos do ensino, da pesquisa e os da ética profissional, objetivar a flexibilização do currículo pleno e a contextualização do ensino e aprendizagem, propiciando ao aluno a ampliação epistemológica, a diversificação temática e o aprofundamento interdisciplinar como parte do processo de individualização da sua formação acadêmica. Para fins de integralização da carga horária do curso, são atividades complementares: atividades de pesquisa e de iniciação científica; atividades de ensino e aprendizagem; serviços e/ou atividades prestados à comunidade e/ou empresas; seminários, cursos de extensão e de atualização; disciplinas extracurriculares; participação de eventos diversos.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
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Perfil Profissional
É dedicado e paciente, trabalha bem em equipe, mantendo-se atualizado e focado, se conectando com pessoas, com preparo emocional para situações frágeis e aptidão para trabalhar sob pressão.
Atuação
Enfermagem geral; Enfermagem Estética; Atendimento Clínico em Consultórios de Enfermagem; Home Care; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermagem Obstétrica; Enfermagem de Resgate; Enfermagem do Trabalho; Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares; Saúde da Família; Docência e Gestão.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
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