Educação Física
8 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer promover saúde, empreender e ser destaque no mercado de trabalho? O Bacharelado em Educação Física é pra você!
Nosso curso é nota 4 pelo MEC e conta com:
- Complexo esportivo com mais de 8.000m², com quadras cobertas, campos de futebol, estúdio de pilates, piscina semiolímpica, academia com equipamentos modernos e sala de dança;
- Laboratórios práticos de anatomia e fisiologia;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado;
- Práticas acadêmicas como a Oligran, em que os acadêmicos promovem a participação, o movimento, a socialização e a interação universitária por meio de competições desportivas.
Apresentação
A UNIGRAN possui uma estrutura olímpica de ponta que, juntamente com os laboratórios de anatomia, formam um profissional com pleno conhecimento da dinâmica e das necessidades e possibilidades do corpo humano no que diz respeito à atividade física.
São oferecidas duas possibilidades de grau acadêmico: licenciatura e bacharelado.
O bacharel em Educação Física têm espaço garantido no crescente mercado da vida saudável. Atuando principalmente no condicionamento físico de pessoas comuns ou de atletas, seja em assessoramento particular, ou em clubes e academias, o profissional desempenha papel crucial nesta cruzada contra a obesidade e as patologias que esta acarreta. Há oportunidades também na área médica pois, juntamente com outros profissionais, auxilia pacientes em recuperação pós-cirúrgica. O turismo é outro que demanda cada vez mais esse tipo de mão de obra, com resort, hotéis e navios de cruzeiro, que buscam constantemente maneiras de se diferenciar no mercado, precisam criar atividades recreativas em seus espaços.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Robson Barbosa de Oliveira
(67) 3411-4276
educacaofisica@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
VESPERTINO
Segunda-Feira 18:00 às 19:00
Terça-Feira 17:00 às 19:00
Quarta-Feira 14:00 às 18:00
Quinta-Feira 17:00 às 19:00
NOTURNO
Segunda-Feira 19:00 às 22:00
Terça-Feira 19:00 às 22:00
Quinta-Feira 19:00 às 20:30
Sexta-Feira 18:00 às 22:00
sobre o curso
Introdução ao estudo anatômico. Sistema ósseo. Sistema Articular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema Nervoso Autônomo. Sistema circulatório.
Introdução da História da Educação Física. Bases da Educação Física Moderna. História da Educação Física e do Esporte no Brasil. Organização esportiva. Esquematização para Organização Geral de Eventos Esportivos. Sistemas de Disputa para Competições Esportivas. Principais Processos para realizar uma Competição Esportiva. A Educação Física como atividade profissional. Regulamentação da profissão. O perfil do profissional de Educação Física. Atuação e produção do conhecimento em Educação Física. Ética Profissional. Bioética.
Conhecimento da evolução histórica da ginástica e sua conceituação no tempo presente. Análise da ginástica como proposta viável nos processos formativo e educativo que colaborem com a efetivação de uma pedagogia de movimentos na Educação Física Escolar. Entendimento da postural correta na execução dos exercícios ginásticos. Planejamento de exercícios físicos considerando os aspectos: fisiológicos, sociológicos e os fundamentos didático-pedagógicos na orientação da prática da ginástica. Refletir de forma crítica, sobre o papel da ginástica na formação do aluno, para se ter qualidade de vida e para a saúde. Elaborar e ministrar uma aula de ginástica em diferentes níveis de ensino a partir da análise crítica da realidade.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
História e evolução do handebol no Brasil, técnicas, direção e organização do jogo. Fundamentos básicos, arremessos e tiro a gol. Regras oficiais do jogo. Mini-hand.
Conceitos básicos para o filosofar. Origens dos Pensamentos. As Dimensões da Vida Humana.
A disciplina estuda as várias possibilidades de sua utilização como instrumento da Educação Física, na promoção da saúde, da qualidade de vida e na formação do cidadão consciente dos seus deveres e direitos. Assim como as diferentes habilidades motoras específicas do voleibol, e as formas metodológicas para o ensino e aplicação das mesmas. Estuda a história e evolução do esporte, assim como suas características gerais como esporte coletivo e sua utilização no processo pedagógico dos diferentes níveis escolares. Processo ensino-aprendizagem da técnica esportiva relacionada ao voleibol, sistema de recepção, sistema de defesa e sistema de ataque. Regras oficiais atualizadas e as variações do esporte.
Observação crítica das características gerais e específicas da Ginástica Olímpica, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e nas associações esportivas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática em aparelhos, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares.
Sistema Respiratório, Sistema Digestório; Sistema Urinário, Sistema Genital (Masculino e Feminino); Sistema Endócrino; Sistema Sensorial e Sistema Tegumentar.
Diferenciação celular. Estrutura, constituição e fisiologia dos componentes celulares e organelas citoplasmáticas. Biomembranas, Divisão celular: mitose e meiose. Base da informação genética. Transmissão e manifestação genética. Fundamentos teórico e práticos sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular.
Observação crítica das características gerais e específicas do Atletismo, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e nas associações atléticas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares.
Histórico. Regras. Técnicas de execução dos fundamentos individuais. Jogos pré-desportivos, Súmulas, Iniciação no Basquetebol.
Conhecimentos básicos acerca da natação, apresentação histórica procedimentos pedagógicos de ensino – aprendizagem, como deslocamento no meio líquido e adaptação a ele. Conhecimentos das propriedades físicas da água e seus aproveitamentos nas questões didáticas e pedagógicas das aulas de natação. A natação como desenvolvimento motor e das funções psicomotoras (sensório-motor). Processos metodológicos de ensino, regras e fundamentos relacionados aos nados crawl, costas, peito e borboleta, natação para bebes, modalidades abrangidas pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), técnicas de salvamento aquático.
Características gerais do Futebol e do Futsal. Fundamentos técnicos do Futebol e do Futsal. Processo ensino-aprendizagem da técnica esportiva. Jogos pré-desportivos. Regras oficiais do Futebol e do Futsal. Funções e posicionamento dos jogadores. Sistemas referenciais. Sistemas de marcação (tática defensiva) e tática ofensiva.
Homeostase no corpo humano. Fisiologia muscular. Fisiologia do sistema nervoso. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia respiratória.
Importância de estudos sobre o crescimento e desenvolvimento humano. Crescimento, desenvolvimento, maturação e experiência. Desenvolvimento motor. Influência da maturação biológica. Influência dos aspectos genéticos e do meio ambiente. Associação entre prática da atividade física e aspectos morfológicos e funcionais.
Estudo bioquímico da célula. Bioquímica de aminoácidos e Proteínas. Enzimas. Bioquímica de Carboidratos. Bioquímica de Lipídios. Integração e controle do Metabolismo. Bioquímica aplicada ao exercício físico.
Aprendizagem e desenvolvimento da Dança e suas diferentes modalidades, oferecendo subsídios para o trabalho coreográfico por meio da exploração de movimentos, capacitando e respeitando as habilidades motoras individuais, integrando sua atuação no grupo e oportunizando as diferentes experiências de movimentos ritmados e expressões corporais, seja no âmbito da escola ou em instituições específicas de Dança.
Observação crítica das características gerais e específicas e culturais das “lutas”, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e entidades esportivas, o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Estudo dos diferentes tipos de Lutas.
Introdução à Recreação; Recreação Educativa; Recreacionistas; Organização das Atividades Recreativas; Dinâmicas Recreativas; Novas perspectivas para a atuação na prática escolar.
Introdução ao estudo da biomecânica aplicada ao profissional licenciado em educação física. Aspectos fisiológicos aplicados à biomecânica. Biomecânica do Tronco. Biomecânica dos membros superiores. Biomecânica dos membros inferiores.
Introdução ao Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Estrutura da Ciência. Planejamento de Pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa.
Teorias da Psicologia. Conhecimento psicológico sobre o funcionamento e desenvolvimento humano. Relações humanas e processos grupais. Psicologia do esporte. Aspectos emocionais e comportamentais nos contextos de atuação.
Conceitos sobre nutrição. Processo de digestão e absorção dos alimentos. Nutrição e atividade física. Macronutrientes e Micronutrientes na atividade física. Água: hidratação e desidratação. Guias alimentares. Transtornos alimentares. Suplementos ergogênicos. Anabolizantes: ações e efeitos colaterais.
Propostas rítmicas as quais possibilitem a compreensão dos elementos associados ao ritmo e ao movimento como suporte estrutural para conscientização do fenômeno educacional; vivência do corpo no espaço e reconhecimento da expressão corporal como meio de comunicação; entendimento da Ginástica Rítmica (GR), enquanto disciplina curricular, na formação profissional da área de Educação Física; possibilidade de aprendizagem a nível teórico, prático e metodológico, bem como, de construção de movimentos adaptados aos diferentes campos de trabalho, seja no lazer, na atuação com terceira idade, no treinamento esportivo ou na escola.
Estudo histórico dos esportes de raquete com a apresentação das diferentes modalidades praticadas com Raquete e das diferentes metodologias para o ensino dos fundamentos técnicos e táticos, trabalhando a técnica das empunhaduras e diferentes golpes e formas de jogo. Noções de regras dos esportes de raquete, bem como identificar as diferentes modalidades esportivas dos Esportes de Raquete e suas manifestações nas atividades esportivas e recreativas.
Importância do estudo da musculação e sua aplicação no campo profissional para saúde, qualidade de vida, estética e atletas. Análise de exercícios e aparelhos de musculação, bem como a metodologia e sistemas de treinamento da musculação.
Cineantropometria. Avaliação Antropométrica. Medidas antropométricas. Avaliação Somatotipológica. Avaliação da aptidão cardiorrespiratória. Avaliação das Valências Físicas Avaliação neuromuscular. Avaliação Postural. Aplicação das medidas antropométricas. Prescrição de Exercícios Físicos.
Concepções sobre a surdez e sua língua natural, Libras. A importância do diagnóstico precoce e o papel da família e dos educadores. Educação de surdos no Brasil. Métodos de ensino: oralísmo, comunicação total e bilinguismo. Políticas Públicas Educacionais. Educação de Surdos na Educação Especial: primeiros passos. Aspectos gramaticais básicos: parâmetros do sinal. O Intérprete Educacional. Mercado de trabalho como alvo dos movimentos surdos. Sinais e formulações de frases com aulas práticas na Língua Brasileira de Sinais.
Saúde coletiva e inclusão do profissional de Educação Física nos atuais modelos de saúde, como pesquisador e ator fundamental na equipe multiprofissional. Conceitos básicos e principais tendências em: Saúde e Doença; Indicadores de Saúde; Temas sobre Saúde Pública; Epidemiologia; Epidemiologia e Planejamento de Saúde.
Elaboração do Projeto de Pesquisa. Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Estrutura do Artigo Científico.
Observação e participação em atividades desenvolvidas em clubes e academias. Promoção de atividades para portadores de Hipertensão Arterial. Orientação de atividade física para a manutenção da saúde. Recomendações sobre os procedimentos do profissional de Educação Física na atenção básica à saúde. Promoção e realização de grande evento esportivo: OLIGRAN. Promoção de atividades de esportes e lazer na comunidade, através de projeto de extensão: UNIGRAN vai à comunidade. Construção de projetos, Atividade Física para pessoas dos NASFs.
Noções gerais de administração. O que é um administrador e o processo de administração. As cinco habilidades administrativas e os pensamentos administrativos. O Empreendedorismo. O que é Marketing?. Conceitos e nomenclaturas utilizadas no Marketing. O Marketing e o Profissional de Educação Física.
Abordagem de temas e execução de procedimentos relacionados à socorros imediatos às vítimas de parada cardiorrespiratória, acidentes com traumatismos musculoesquelético, sangramentos com ou sem hemorragias, asfixia, picadas de animais peçonhentos, afogamentos e outros acidentes possíveis de ocorrer nas práticas esportivas, enfatizando medidas de prevenção e socorro extra hospitalar. Relacionar a higiene pessoal, alimentar e do ambiente a prevenção de doenças, e formação de hábitos e atitudes que promovam a saúde individual e coletiva.
Organização do trabalho acadêmico; Prática da Pesquisa Científica; Elaboração do Artigo Científico; Produção do artigo final.
Estudo de temas vigentes à área da saúde. Abordagem teórico-prática sobre organização, planejamento de eventos esportivos e Fitnes. Participação na organização e aplicação de projetos de extensão desenvolvidos pela UNIGRAN. Participação supervisionada em programas de gestão e animação de lazer e cultura existentes na comunidade.
Atuação do profissional de Educação física. Palestras que abordem assuntos atuais em pesquisas com evidências na área da saúde nos diferentes níveis de atenção à saúde. Atualização e a intervenção do profissional de Educação física nas diversas áreas de atuação, desde a escolar até a hospitalar. Abordagem de temas atuais e avançados relacionados à Educação Física.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
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Perfil Profissional
Tem afinidade com atividades físicas, facilidade em ensinar e gosta do contato interpessoal. Além de disposição para aprender sobre o funcionamento do corpo humano, buscando a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Atuação
Esportes, Saúde, Lazer, Reabilitação, Ginástica Laboral e Gestão.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
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