Arquitetura e Urbanismo
10 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
MATUTINO
NOTURNO
Quer projetar, criar e ser atuante na cultura e na história da humanidade? Arquitetura e Urbanismo é pra você!
Nosso curso é nota 4 pelo MEC e conta com:
- Laboratório de informática e de realidade virtual;
- Laboratório de conforto, ateliês e maquetaria;
- Projetos de extensão, como a Casa do Estudante e a UNIGRAN Decor;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN forma profissionais com uma visão abrangente da área, conectado com as tendências contemporâneas, mas sem perder o elo com a essência deste ofício milenar. A grade curricular é abrangente. Durante todo o curso, os acadêmicos conectam teoria e prática de forma paralela, utilizando o amplo acervo disponível na biblioteca, aliado aos laboratórios práticos e ao corpo docente com experiência de mercado.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Cezar Augusto Faria e Silva
(67) 3411-4120
arquiteturaeurbanismo@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 08:00 às 11:00
Terça-Feira 08:00 às 11:30
Quarta-Feira 08:00 às 11:30
Sexta-Feira 09:30 às 11:00
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 17:30 às 22:00
Terça-Feira 17:30 às 22:00
Quarta-Feira 17:30 às 22:00
Quinta-Feira 17:30 às 22:00
sobre o curso
Conceitos de desenho arquitetônico. Representação dos elementos arquitetônicos. Vocabulário técnico. Projeções ortogonais. Projeto arquitetônico. Projeções de escadas. Taxas e cálculos arquitetônicos. Normas Técnicas vigentes.
Estudo do fenômeno arquitetônico do ponto de vista teórico: a interdisciplinaridade dos conteúdos abordados e conceitos fundamentais, elementos intervenientes e componentes do espaço arquitetônico. Formação acadêmica, exercício profissional, campos de atuação e ética profissional do arquiteto. Introdução à teoria do projeto: partido arquitetônico, metodologia de projeto, dimensão funcional e etapas do projeto. Ética e legislação profissional. Desenho Universal, acessibilidade, ergonomia e mobilidade urbana.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
Fundamentos de Matemática. Funções de 1º e 2º graus. Função exponencial. Função logarítmica. Funções trigonométricas. Ângulos. Triângulos. Áreas de polígonos.
Introdução ao conhecimento da expressão e representação. Elementos de desenho e modalidades da linguagem visual plástica, e análise da imaginação e de técnicas de expressão e composição. A cor como elemento de expressão e representação, Conceito, definições, classificação, percepção e propriedades da cor na comunicação visual. Desenho como ferramenta determinante do espaço arquitetônico e sua contribuição na metodologia de composição visual. Identidade visual. Comunicação e linguagem na edificação e seu entorno.
Noções gerais de topografia. Levantamento topográfico. Métodos de cálculo de áreas. Planimetria e altimetria. Aerofotogrametria. Fotointerpretação. Sensoriamento remoto. Normas Técnicas vigentes.
Elementos da antropometria. Normas Técnicas de ocupação dos espaços. Referenciais básicos de sistemas construtivos. Ênfase em estudos preliminares. Normas Técnicas vigentes. A função social da arquitetura. Desenvolvimento de projetos através do estudo das relações do sítio, do entorno construído e natural em programas de pequena complexidade. Análise e aplicação das condicionantes projetuais na determinação do objeto arquitetônico. Programa e dimensionamento. Conceituação e partido. Enfoque estético e plástico: forma, conteúdo e proporção. Organizações espaciais. Noções de linguagens arquitetônicas e sistemas construtivos aplicáveis. Ênfase em estudos preliminares. Normas Técnicas vigentes.
Introdução ao conhecimento da expressão e representação. Elementos de desenho e modalidades da linguagem visual plástica, e análise da imaginação e de técnicas de expressão e composição. A cor como elemento de expressão e representação, Conceito, definições, classificação, percepção e propriedades da cor na comunicação visual. Desenho como ferramenta determinante do espaço arquitetônico e sua contribuição na metodologia de composição visual. Identidade visual. Comunicação e linguagem na edificação e seu entorno.
Conceitos básicos e finalidades das maquetes físicas - transposição de um espaço arquitetônico e apresentação sob a forma tridimensional. Etapas de desenvolvimento: representação dos elementos e cálculos arquitetônicos. Materiais e ferramentas para produção.
Conceito e definições da arte, da arquitetura e da estética. O conceito e os domínios da estética. O desenvolvimento do pensamento estético no Ocidente. A crítica de arte e a história da arte. Arte e arquitetura pré-histórica. Arte e arquitetura pré-hispânica. Arte e arquitetura na Antiguidade. Arte e arquitetura na Idade Média. Arte e arquitetura no Renascimento. Arte e arquitetura barroca. Arte e arquitetura rococó. Arte e arquitetura neoclássica. O Romantismo. O Realismo e a arte moderna. A arquitetura industrial, o “Art. Nouveau” e o Simbolismo.
Introdução ao Processo, metodologia e prática de projeto. Estudos e análise preliminares. Desenvolvimento do programa e do partido arquitetônico, ênfase em estudos preliminares.
Fundamentos e metodologia: cálculo de estruturas isostáticas e cálculo de estruturas hiperestáticas. Tipo de sistemas: Sistemas Estruturais de Forma Ativa, Sistemas Estruturais de Vetor Ativo, Sistemas Estruturais de Secção Ativa, Sistemas Estruturais de Superfície Ativa, Sistemas Estruturais de Altura Ativa e Sistemas Estruturais Híbridos. Normas Técnicas vigentes.
Estudo de um referencial teórico-metodológico crítico para a compreensão do homem como um ser social, histórico, político e cultural na busca por um diálogo equilibrado entre proteção ambiental e desenvolvimento socioecômico a partir da perspectiva sociológica acerca de temas como: natureza, trabalho, cidade, cultura, desenvolvimento sustentável, valores humanos e os instrumentos informais e regulatórios na gestão participativa e ética da vida. Apresentar e discutir modelos, materiais e técnicas contemporâneas de construções de baixo impacto ambiental. Padrões nacionais e internacionais de certificação de edificações sustentáveis
Definições e generalidades sobre construção civil. Administração e Planejamentos de Pequenas obras. Relações com o cliente e com o usuário. Taxas e Impostos. Locações de obras. Noções de canteiro das pequenas obras. Serviços em terra e execuções das Fundações. Impermeabilizações. Estudos sobre execução e lançamento dos Concretos. Levantamentos de quantitativos e volumetria, utilizando a geometria e matemática básica. Normas Técnicas vigentes.
Fundamentação, definições e conceitos de paisagem, paisagismo e a compreensão da paisagem e o ambiente construído. Paisagem, conceitos e métodos de leitura. Planejamento e infraestrutura do desenho na paisagem. Normas Técnicas vigentes.
Análise de iniciação projetual. Análise do sítio e entorno. Análise física espacial, bi e tridimensional e técnicas construtivas. Desenvolvimento de projetos arquitetônicos de uso coletivo e de média complexidade. Ênfase em estudos preliminares e anteprojeto. Normas técnicas vigentes necessárias.
Introdução à teoria e história da arquitetura e do urbanismo: pressupostos teóricos do fazer arquitetônico; fatores funcionais, técnicos e estéticos; interpretação do espaço arquitetônico. Estudo do desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo no contexto histórico da produção espacial, socioeconômica, política, cultural e filosófica. As principais manifestações, tratados e expoentes da produção arquitetônica e urbana de cada período a partir do Neoclassicismo até o Contemporâneo.
Conceituação e discussão de sistemas BIM (Building Information Modeling) utilizando o software ARCHICAD. Interface e personalização. Principais comandos para desenvolvimento dos elementos construtivos do projeto e representação arquitetônica. Documentação e arquivos base. Interoperabilidade entre softwares. Finalização e exportação de pranchas digitais.
Lançamento da estrutura em um projeto de arquitetura. Fundamentos do concreto armado: características mecânicas e tecnológicas do concreto; tipos e características mecânicas dos aços empregados no concreto armado. Dimensionamento e verificação de seções de concreto armado sujeitas a flexões simples no estado limite de utilização. Lajes maciças de concreto armado; classificação; vinculação; espessura; cargas; solicitações; dimensionamento. Vigas: dimensionamento a flexão e cisalhamento. Pilares: flambagem, pilares esbeltos e não esbeltos. Normas Técnicas vigentes
Elementos formadores da paisagem urbana. Arquitetura da paisagem. Sistema de espaços livres urbanos. História dos jardins. Plano de massa. Forma e espaço, o uso de malhas na concepção projetual. Composição vegetal com uso de maquetes volumétricas. Normas Técnicas vigentes.
Visão conjunta dos aspectos ambientais, sociais, construtivos, de estética, funcionais e culturais do edifício com seu tempo e entorno. Desenvolvimento da prática metodológica de elaboração de projetos arquitetônicos em temas complexos, com ênfase na relação com os projetos complementares, equipamentos e instalações; assim como em relação à legislação urbanística vigente. Projeto de edifício cultural teatral de amplo raio de abrangência. Ênfase em estudos preliminares e anteprojeto. Normas Técnicas vigentes.
Antecedentes da arquitetura e do urbanismo brasileiro: vertentes de uma arquitetura espontânea e sustentável. Evolução da arquitetura e do urbanismo brasileiro a partir do século XVI até o século XIX e sua relação com o desenvolvimento socioespacial, político e econômico brasileiro. Introdução à crítica arquitetônica brasileira a partir dos antecedentes do movimento moderno: as várias linhas de pensamento, as metodologias e os principais representantes.
Conceitos gerais de instalações de hidráulica, esgoto sanitário, águas pluviais, prevenção de combate e incêndio e gás aplicados às instalações residenciais e prediais. Representação gráfica específica (simbologia) e roteiro dos projetos complementares em foco. Elementos constituintes e dimensionamento. Normas Técnicas vigentes.
Estabelecer critérios e métodos analíticos para definição de parâmetros climáticos de conforto ambiental adequados aos climas tropical, equatorial, semiárido, temperado, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical, capazes de auxiliar e possibilitar, na prática, o processo de elaboração dos projetos arquitetônicos.
Definições e generalidades sobre estruturas diversas. Alvenarias. Lajes. Revestimentos de paredes. Noções de execuções de pisos e forros, coberturas, aberturas e pinturas. Noções de instalações elétricas e hidrossanitárias. Levantamentos de quantitativos e volumetria para orçamentos e planejamentos. Normas Técnicas vigentes.
Visão conjunta dos aspectos ambientais, construtivos, de estética, funcionais e culturais do edifício com seu tempo e entorno, bem como as influencias psicológicas do espaço construído. Desenvolvimento da prática metodológica de elaboração de projetos arquitetônicos em temas complexos, com ênfase na relação com os projetos complementares, equipamentos e instalações; assim como em relação à legislação urbanística vigente. Projeto de uma Unidade de Saúde com pavimentos. Ênfase em estudos preliminares e anteprojeto. Normas Técnicas vigentes.
Introdução aos Materiais. Revestimentos. Concreto. Madeira. Metais. Vidros. Gesso. Tijolos Modulares. Poliestireno Expandido(EPS). Policloreto de polivinila (PVC). Materiais Alternativos. Processo Construtivo Convencional. Processo Construtivo Racionalizado. Processo Construtivo Industrializado. Análise dos Processos Construtivos. Normas Técnicas vigentes.
Antecedentes e a mudança do pensamento brasileiro: tendências, metodologias e principais vertentes modernistas. A crise da arquitetura moderna, a recuperação dos valores históricos e o espaço da cidade. Principais tendências da arquitetura e do urbanismo brasileiro na atualidade.
Fundamentação. Iluminação natural. Iluminação artificial. Conforto térmico. Insolação. Acústica. Bioclimatologia. Sustentabilidade. Normas Técnicas vigentes.
Conceitos gerais de instalações de elétrica, telefonia, lógica e ar condicionado aplicados às instalações residenciais e prediais. Representação gráfica específica (simbologia) e roteiro dos projetos complementares em foco. Elementos constituintes e dimensionamento. Normas Técnicas vigentes.
Visão conjunta dos aspectos urbanísticos, construtivos, de estética, funcionais e culturais do edifício com seu tempo e entorno. Desenvolvimento da prática metodológica de elaboração de projetos arquitetônicos em temas complexos, considerando aspectos estético-construtivos e a relação entre o edifício e a cidade, dando destaque ao conforto ambiental e na relação com os projetos complementares, equipamentos e instalações prediais; assim como em relação à legislação urbanística vigente. Ênfase em estudos preliminares (conceito), anteprojeto e projeto executivo (técnico). Normas técnicas vigentes.
Visão conjunta sobre teorias e práticas dos projetos urbanos e sua relação com a paisagem urbana e natural com ênfase na sustentabilidade e capacidade de resiliência do território. Estudo dos principais instrumentos urbanísticos com vistas à viabilização e gestão de projetos na escala urbana, ambiental e regional. Ênfase em estudos preliminares (conceito) e anteprojeto (técnica). Normas técnicas vigentes.
ASPECTO GERAL: Definição de Tema de Pesquisa e Plano de Trabalho. Levantamento Bibliográfico e Documentação. Regras e Prática de Bibliografia. Análise e Interpretação de Textos Científicos. Busca Sistemática por Informações. ASPECTOS ESPECÍFICOS: Reflexão prévia fundamental ao projeto arquitetônico e/ou urbanístico a ser desenvolvido como Trabalho de Curso (TC) enquanto exercício de retroversão por meio do qual se deve aferir o domínio dos conhecimentos necessários ao desempenho das atividades e atribuições adquiridas pela regulamentação profissional. A partir de um tema escolhido livremente pelo Acadêmico, este deverá desenvolver exercício projetual que conceba as condições reais e as particularidades do projeto arquitetônico e/ou urbanístico como parte das competências deste profissional.
ASPECTO GERAL: Técnicas de Escrita de Relatórios e Monografia. Apresentação da Proposta Projetual por meio de Pranchas. Levantamento Bibliográfico e Documentação. Regras e Prática de Bibliografia. Busca Sistemática por Informações. ASPECTOS ESPECÍFICOS: Reflexão prévia fundamental ao projeto arquitetônico e/ou urbanístico a ser desenvolvido como Trabalho de Curso (TC) enquanto exercício de retroversão por meio do qual se deve aferir o domínio dos conhecimentos necessários ao desempenho das atividades e atribuições adquiridas pela regulamentação profissional. A partir de um tema escolhido livremente pelo Acadêmico, o exercício projetual que conceba as condições reais e as particularidades do projeto arquitetônico e/ou urbanístico como parte das competências deste profissional. Elaborar a monografia, resultado da parte textual e propositiva do Trabalho de Curso, como trabalho científico, ou seja, segundo as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e segundo o Regulamento e Orientações do Trabalho de Curso do Curso de Arquitetura e Urbanismo desta Instituição de Educação Superior (IES).
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Criativo, detalhista, que acompanha as tendências e tem sensibilidade para planejar ambientes com senso de organização, capacidade de observação, além de afinidade com os números.
Atuação
São quase 200 atribuições, dentre elas: estruturas, paisagismo, interiores e móveis, planejamento urbano, gerenciamento de obras, comunicação visual e luminotécnica.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

