Publicidade e Propaganda
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 5
Investimento R$ 500.00
Duração e Periodo NOTURNO
8 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
A Publicidade e Propaganda é uma das ramificações da Comunicação Social, da qual também fazem parte o jornalismo, o cinema e as relações públicas. Assim, o publicitário é o profissional capaz de desenvolver peças publicitárias e campanhas de divulgação de produtos, serviços, ideias, etc.

Na UNIGRAN o curso conta com uma completa infraestrutura que possibilita desenvolver todas as habilidades requeridas a este profissional. São laboratórios de informática, estúdios de rádio, televisão e fotografia, sala de edição de vídeo e de criatividade, além da Agência Júnior de Publicidade. A biblioteca também conta com uma infinidade de títulos nas mais diversas áreas da comunicação.

Para que seu trabalho atinja os objetivos, o publicitário precisa compreender bem o público-alvo, considerando as variáveis como idade, poder aquisitivo, nível de conhecimento, religião, cultura e demais características. Após se debruçar sobre esses fatores, terá em mãos o caminho que deve seguir, ao determinar, por exemplo, qual o tipo de meio mais adequado para atingir determinado público, como rádio, TV, jornal, internet ou então uma mescla de todas essas mídias.
Conceitos e técnicas de desenvolvimento de ideias para provocar a reflexão sobre o potencial criativo que existe cada ser humano, incentivando a interação entre pessoas, conceitos, materiais e tecnologias. Compreender o processo criativo, dotando-o do instrumental técnico-teórico-prático tanto para o desenvolvimento de ideias criativas quanto para sua organização na forma de projetos inovadores.
Introdução ao pensamento visual e a imaginação através da Estética. O conceito e as definições da Comunicação e suas formas de expressões. A imagem como Representação visual e mental para as comunicações: a semiótica, o texto, contexto das palavras e o imaginário simbólico como meios de expressões estéticas. O processo estético e criador em publicidade e propaganda.
Os primeiros registros históricos da comunicação no mundo e na América pré-colombiana. As formas de comunicação utilizadas pelo homem até a prensa. As origens do papel, da tinta e da prensa. A conjuntura em que os meios de comunicação surgiram e sua evolução: jornal, telégrafo, cinema, rádio, satélite, televisão, internet e outros. As tecnologias da informação. A origem da Publicidade em cada meio. Todas as temáticas serão contextualizadas paralelamente com fatos históricos que marcaram a evolução humana, assim como com a história do país e mais recentemente do estado do Mato Grosso do Sul, principalmente no que diz respeito a publicidade. Dessa forma, os acadêmicos terão condições fazer correlações e despertar o senso crítico para as questões relacionadas à história da comunicação.
Conceitos e princípios básicos da publicidade e propaganda. Contextualizar o processo publicitário através da história, teoria, técnica, prática e tendências da publicidade e propaganda. A compreensão do papel e funções da publicidade e propaganda e seus envolvidos (agências, anunciantes, veículos, consumidor).
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Noções de produção gráfica – formatos, cortes, dobras e acabamentos. Orienta para execução de atividades práticas da publicidade e propaganda – os tipos de campanha publicitária. Leitura do briefing.
Abordagem histórica e evolução da fotografia. Estudo da introdução ao ato fotográfico. Conceitos, leitura fotográfica e elementos da imagem. Câmera fotográfica: manuseio geral. Operação de câmeras e seus acessórios. Iluminação: luz natural e flash. Técnicas fotográficas: dia-fragma, foco e profundidade de campo; obturador, congelamento ou mobilidade do tema. Linguagem fotográfica: ângulos, planos e enquadramentos. Recursos de composição e captura.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
A organização do trabalho acadêmico, A Ciência, Natureza do conhecimento e tipos de conhecimentos e como elaborar um seminário, Leitura, Resumo e resenha, fichamento e citações, O projeto de pesquisa: como escolher um tema, Citações, Trabalho científico: parte do processo científico.
Ciência Psicológica. Elementos básicos do comportamento humano. Teorias Psicológicas. Motivação e Personalidade. Comportamento do Consumidor. Psicologia social. Elementos e conceitos da psicologia aplicados à Comunicação.
Redação e adequações da língua portuguesa ao texto publicitário. Redação texto/imagem, desenvolvimento e aplicação de técnicas, estilos e elementos da linguagem publicitária. Estudo dos títulos. Corpos de texto publicitário: rede semântica, poder de síntese, ciclo persuasivo. Análise crítica dos textos publicitários levando em consideração recursos estilísticos utilizados para desenvolver a linguagem publicitária. Os slogans – importância para o anúncio publicitário. Narração, descrição e dissertação. Aplicabilidade: produção. Tipos de texto publicitário: informativo, testemunhal recreativo, promocional e sua adequação à campanha desenvolvida. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário.
Transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre o perfil do profissional de atendimento. Atribuições do Atendimento publicitário. Suas funções e a prática de atendimento na agência. Construção e análise de briefing. Relação cliente/Agência. Pretende-se também, expor técnicas de relacionamento com o cliente.
Retoque de fotos, interferências gráficas, filtros e lentes para correção de fotos. Correções e retoques (brilho, contraste, cores). Níveis de cores, Curvas tonais, Brilho e contraste. Equilíbrio e saturação de cores, Variações de matiz. Retoque em pele (básico).
Estudo da linguagem, dos equipamentos, dos materiais e dos processos fotográficos básicos, valorizando o aluno como agente criador. A fotografia como instrumento de estimulação, sensibilização e desenvolvimento do potencial de observação/percepção visual. Produção, análise e conceituação da imagem fotográfica.
A língua e a Comunicação dirigidas aos discursos da publicidade e da propaganda.
Esta disciplina visa refinar as técnicas criativas aplicadas à roteiros para audiovisuais, buscando tanto explorar as ferramentas narrativas próprias de cada tipo de mídia, quanto desenvolver as competências necessárias à correta transcrição das ideias criadas em peças publicitárias.
Introdução geral aos conceitos de Marketing. Marketing e comunicação com orientação para o consumidor. Teorias sobre fidelização de clientes e satisfação do cliente. Análise do mercado de serviço e comportamento do consumidor. Estratégias de marketing. Contextualização e prática do marketing de relacionamento: origem, influências e evolução. Conceitos e elementos do marketing de relacionamento. O valor do cliente ao longo do tempo. A relação entre o marketing a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. Relacionamento na internet (marketing de conteúdo e direto, social media).
Contextualização histórica sobre o surgimento das teorias da comunicação. Abordagem de conceitos básicos para o entendimento da disciplina, tais como: comunicação; sociedade/cultura de massa; modernidade/pós-modernidade; mídia; entre outros. Reflexão sobre o papel da mídia na sociedade, especialmente nos últimos três séculos. Estudo das principais correntes teóricas da comunicação (escolas, autores, conceitos e tendências). A comunicação social no Brasil e no contexto latino-americano. A comunicação na contemporaneidade.
Conjunto de valores, princípios, diretrizes normas e posturas que objetivam orientar o planejamento e a execução de ações, estratégias, canais de relacionamento e produtos de comunicação, tendo em vista a interação de uma organização com seus públicos estratégicos. Saber direcionar as informações para esses públicos. Relacionamento com a mídia e agências. Releases.
Assimilar conceitos que permitam a compreensão da segmentação em Publicidade e Propaganda e suas diversas características. Analisar e identificar mudanças nos hábitos dos consumidores de acordo com características culturais analisando mudanças econômicas e sociais em escala global, nacional regional e local. Regionalização.
Funções do design. Conhecimento da história, práticas e principais conceitos de design. Linguagem visual. Criação visual para mídia impressa. Criação visual para mídia eletrônica. Técnicas de elaboração de “layout” e design.
Introdução à Filosofia e à Sociologia: definições, origem e principais pensadores. Importância da Filosofia e Sociologia para a comunicação. Filosofia e Sociologia como elemento de reflexão e análise da relação sujeito/mídia. Ideologia e hegemonia. Vida mediatizada. Capitalismo, democracia e pós-modernidade.
Principais termos e técnicas: Audiência, Penetração, Cobertura, Alcance, Frequência, Índice de Afinidade, CPM, CPP, GRP. Planejamento de mídia – importância estratégica do planejamento e principais componentes. Desenvolvimento: Objetivo, estratégias e táticas. Mapas de mídia. Principais tendências/perspectivas.
Política, Estado, Governo e Sociedade Civil. O Estado e os Meios de Comunicação. Teoria, conceitos e práticas de Políticas de Comunicação. Comunicação e Democracia. Políticas Regionais de Comunicação. Os desafios da Comunicação Social no Brasil e no mundo: TV por assinatura, radiodifusão comunitária, convergência tecnológica, televisão digital, combate à pirataria, ética nos meios de comunicação e outros.
Compreensão da linguagem publicitária utilizada em rádio: história, particularidades, importância, limitações e possibilidades como veículo de comunicação de massa diante dos avanços das demais mídias eletrônicas. O rádio no contexto da convergência midiática. Redação e produção de formatos radiofônicos (spot, jingle). Sonoplastia nos roteiros de radio. Instrumentalizar o aluno para a produção de peças publicitárias voltadas ao meio radiofônico, com acerto e criatividade.
Convergência das mídias on e off. O papel e a gestão da marca no ambiente digital. Desenvolvimento de conteúdo e publicação de conteúdos na web. (redes sociais on-line. animações, blogs, banners, web sites e hot sites).
Funções do diretor de arte. Planejamento e Criação. Linguagem visual. Criação visual para mídia impressa. Criação visual para mídia eletrônica. Técnicas de elaboração de layout e arte final. Técnicas de direção de arte. Principais softwares utilizados em direção de arte.
Conceitos de edição, diferenças entre a tecnologia analógica e a tecnologia digital. Edição de vídeo com sonorização e sincronização de áudio, tanto em ilhas de edição lineares como não-lineares. Títulos, legendas e créditos. Captura de áudio e vídeo, decupagem e pesquisa de imagem, sonorização, renderização e gravação.
Preparar os alunos para gerir campanhas políticas. Estudar o perfil e a trajetória das campanhas políticas no país, analisar as especificidades do Mato Grosso do Sul. Incentivar os estudos sobre o tema em cidades do interior, valorizando as questões profissionais, o papel dos veículos locais e a sensibilidade dos candidatos que criam aportes profissionais para estas ações. Realizar planos comunicacionais de campanhas políticas. Entender a questão da oratória e o discurso político. E criar uma visão sistêmica do marketing pós-eleitoral.
A importância das pesquisas em comunicação. Pesquisa de mercado; pesquisa de opinião; tipos de pesquisa: pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa; técnicas de pesquisa. Processo de desenvolvimento de pesquisa e opinião pública. Técnicas de amostragem.
Identificar e analisar as mudanças econômicas em escala global, nacional, regional e local que influenciem o ambiente publicitário.
O enfoque está no entendimento da gestão ambiental como elemento direcionador de tendências em empresas preocupadas com o meio ambiente. Contextualização sobre marketing verde. Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Corporativa. Crise ambiental e o papel da mídia (caráter e tratamento de dados aos fatos ambientais). Resultados para empresa que investe em marketing verde.
Branding. Conceitos de marca. Tipos de produtos e linhas de produto. Ciclo de vida dos produtos. Estratégias para cada ciclo. Desenvolvimento de novos produtos e inovação. Lançamento de novos produtos.
A disciplina contemplará a importância da utilização da estratégia de promoções de vendas e ações de merchandising no mercado para diferentes segmentos com base em análises de cenários e ambientes; Os tipos de Promoção/ações de Merchandising; A promoção de vendas como estratégia; Utilização de técnicas de merchandising dentro do composto de marketing; O novo papel do visual merchandising e as reações do consumidor diante dessa estratégia complementar a formação da imagem/marcas das empresas.
Análise. Implementação e Controle. Objetivos do cliente e análise de mercado. Diagnóstico e Prognóstico. Estratégias de comunicação. Realização de planejamento publicitário.
Principais métodos e técnicas de pesquisa. Discussão filosófica e epistemológica de pesquisa na área da Comunicação Social. Subsídios para a elaboração de projetos de pesquisa: os “paradigmas” em ciências sociais, a redação técnico-científica, os recursos metodológicos, a revisão bibliográfica, as pesquisas quantitativas e qualitativas, as pesquisas de opinião e recepção, a análise de conteúdo, o trabalho de campo, as entrevistas e os estudos de caso.
Introdução à televisão. Linguagem audiovisual. Formatos publicitários para televisão. Técnica de Produção, Interpretação e Seleção de Imagens aplicadas a peças e campanhas publicitárias.
Ativações da marca através do marketing de eventos. Experiências. Marketing cultural. Marketing Esportivo. Marketing Institucional. Marketing Turístico e Religioso.
CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Código defesa do consumidor. Direito de imagem.
Mudanças de comportamento do consumidor. Identificar descontentamentos e adaptar estratégias para que o cliente esteja plenamente satisfeito com a oferta apresentada pela empresa antes, durante e depois da venda. Porque a empresa deve procurar desenvolver estratégias para encantar o cliente. Atendimento, relacionamento e posicionamento. Estudos de caso.
Entender as organizações e os diferentes tipos de negócio. Imagem corporativa. Conceitos essenciais da gestão empresarial. Endomarketing e os participantes do mundo corporativo. Visões de empreendedorismo. Gestão e plano de negócios.
Novas tecnologias que estruturam os processos de comunicação. Móbile – a mobilidade proporcionando diversos níveis de interatividade e imersão em conteúdos informativos nos campos da relevância social e entretenimento. Realidade virtual.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

Independente do momento econômico, do período ou do lugar, a publicidade sempre é promissora. Seja para ajudar a vender mais ou evitar que estas venham a cair em virtude de alguma intempérie financeira. As grandes agências publicitárias nas regiões metropolitanas são as que mais demandam por estes profissionais, porém, cada dia a necessidade por campanhas profissionais em regiões interioranas aumenta significativamente o horizonte do publicitário.

Para cada produto, serviço, ideia ou conceito que se queira vender ou atrair adeptos, há a necessidade de uma divulgação feita com profissionalismo. Em muitos casos, um produto bom pode fracassar no mercado simplesmente por equívocos de uma divulgação realizada de forma amadora. Além disso, por mais que determinado serviço, por exemplo, tenha ótimos índices de venda, sempre há espaço para melhor, pois o muito nunca é demais.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

O setor de ‘criação e produção’ é o que mais atrai e emprega publicitários, que produzem campanhas publicitárias, fazem jingles, comerciais para rádio de TV, jornais, outdoors, revistas e sites. A área de ‘pesquisa’ também é outra muito promissora, já que o profissional escalado para esta missão trabalha “garimpando” necessidades e hábitos de determinado público, de modo a encontrar produtos ou serviços que possam ser consumidos por estes.

A assessoria em comunicação é outro segmento que pode ser explorado, principalmente com o advento das redes sociais, que se tornou uma ferramenta muito abrangente para a divulgação. Assim, o publicitário não precisa ficar restrito às grandes agências, podendo atuar por conta própria, prestando orientação para profissionais liberais e pequenas empresas.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Lana Guedes

(67) 3411-4173

publicidadeepropaganda@unigran.br

Horário de atendimento

VESPERTINO

Terça-feira 13:00 às 17:00

Quinta-feira 13:00 às 17:00

NOTURNO

Segunda-feira 19:10 às 22:40

Terça-feira 20:50 às 22:40

Quinta-feira 19:10 às 22:40

Sexta-feira 20:50 às 22:40

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
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