Fisioterapia
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 923.00
Duração e Periodo NOTURNO|INTEGRAL
10 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
A fisioterapia é uma ciência que forma um profissional capaz de tratar e prevenir os problemas relacionados às funções motoras do corpo humano. Para tal utiliza diversas técnicas, como exercícios e terapias manuais, ambos adaptados para a necessidade de cada paciente. Atua não só no tratamento, mas também na prevenção, ao realizar terapias que restauram e mantém a plena capacidade física das pessoas.

Com duração de oito semestres, o curso da UNIGRAN garante uma formação ampla e completa, tanto do ponto de vista teórico quanto do prático. Para tal disponibiliza na biblioteca uma extensa gama de títulos e também a ‘Clínica de Fisioterapia’, uma infraestrutura com mais de 2.000m2 equipada com piscina terapêutica, laboratório de cinesioterapia, eletroterapia, etc.

A fim de colocar no mercado um fisioterapeuta com todas as principais competências compreendidas e desenvolvidas, a grade curricular inclui aproximadamente 800 horas de estágios supervisionados nas áreas de: Fisioterapia Hospitalar; Fisioterapia na Saúde da Criança; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neuro Funcional; Fisioterapia em Saúde Coletiva; Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e Fisioterapia Traumato-ortopedica Funcional.
Introdução ao estudo anatômico. Sistema ósseo. Sistema Articular. Sistema muscular.
Introdução. Estrutura e função celular. Ciclo celular. Biotecnologia genética. Padrões de transmissão e manifestação genética. Sistema reprodutor feminino e masculino. Desenvolvimento humano- primeira semana. Segunda semana. Terceira semana. Quarta à oitava semana. Placenta e membranas fetais. Teratologia.
Sistematização das Habilidades Interpessoais e Práticas Integradas na prática da Fisioterapia. Levantamento de problemas. Elaboração de projeto de pesquisa e extensão na comunidade. Elaboração de estratégia de intervenção. Análise dos resultados obtidos. Elaboração de relatório final e prontuário.
História da saúde e da fisioterapia. Contextualização histórica da ética, dilemas éticos e bioética. Representação e fiscalização profissional, assim como seu código de ética, leis e atos normativos. Situação do mercado de trabalho. Relação fisioterapeuta/paciente. Privacidade e confidencialidade. O papel do fisioterapeuta nos três níveis de atenção à saúde. Especialidades profissionais do fisioterapeuta. Recursos fisioterápicos
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Sistema Respiratório, Sistema Digestório; Sistema Urinário, Sistema Genital (Masculino e Feminino); Sistema Endócrino; Sistema Sensorial e Sistema Tegumentar.
A bioquímica e a organização celular, água, pH e tampões, proteínas, carboidratos e lipídeos.
O homem, origens e formação cultural do pensamento ocidental. O homem: um ser em relação. Revolução Industrial: inovações tecnológicas, transformações econômicas, sociais e culturais e suas implicações na saúde. O processo de Globalização, implicações e os desafios a para o sistema de Saúde Pública.
Aspectos gerais do conceito de saúde e doença. Níveis de prevenção e atenção à saúde. Organização do Sistema Único de Saúde no Brasil. Legislação da Fisioterapia na saúde coletiva. O papel do Fisioterapeuta em Atenção à saúde no SUS. O papel do Fisioterapeuta nos programas de saúde do SUS. Introdução às práticas fisioterapêuticas aplicadas à educação, prevenção, promoção e proteção da saúde no contexto coletivo. Conceito de epidemiologia. Principais tipos de estudos epidemiológicos. Principais tipos de medidas empregados em epidemiologia. Introdução à epidemiologia de doenças crônicas não transmissíveis e doenças infecciosas emergentes, reemergentes e negligenciadas.
Conhecimentos histológicos fundamentais teórico e prático sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, adiposo, cartilaginoso, ósseo, nervoso, muscular, sangue, hemocitopoese, órgãos dos sistemas circulatório, tegumentar, digestório, respiratório, imunitário, urinário e endócrino do corpo humano.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
Leis da física que interferem no movimento humano. Alavancas. Equilíbrio. Centro de Gravidade. Base de sustentação. Artrocinemática. Planos e eixos dos movimentos articulares. Sistema Muscular. Articulações e amplitude de movimento das articulações do corpo humano. Cinesiologia e Biomecânica dos membros inferiores.
Introdução à cinesioterapia. Aspectos da fisiologia e neurofisiologia muscular. Avaliação funcional. Exercícios de amplitude de movimento. Exercícios resistidos. Alongamento muscular. Exercícios Abdominais.
Fisiologia da dor. Os Mecanismos da Inflamação. Eletrofisiologia. Fototerapia. Eletroterapia. Recursos elétricos aplicados a dermato-funcional. Efeitos Fisiológicos do Frio e do Calor. Termoterapia. Crioterapia. Mecanoterapia.
Noções Gerais de Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo. Farmacologia da Junção Neuromuscular. Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Farmacologia do Sistema Respiratório. Analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios. Farmacologia do sistema cardiovascular, renal. Farmacologia do Trato Gastrintestinal. Antibióticos.
Introdução à biofísica. Água e soluções em biofísica. Membranas biológicas. Bioeletrogênese. Biofísica da contração muscular. Biofísica dos sistemas orgânicos humanos. Neurofisiologia. Fisiologia muscular. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia respiratória.
Visão geral do mundo microbiano: Bactérias, fungos e vírus. Fundamentos de Microbiologia: características morfológicas, citologia, nutrição, metabolismo, crescimento, genética, controle do crescimento microbiano e antimicrobianos. Infecções hospitalares. Interação entre microorganismos e hospedeiro: mecanismos microbianos de patogenicidade, microbiota normal do hospedeiro, defesas inespecíficas do hospedeiro, defesas específicas do hospedeiro abrangendo a resposta imune. Distúrbios do sistema imune.
Organização do sistema nervoso. Anatomia da célula nervosa e sinapse. Anatomia da medula espinhal, nervos espinhais e nervos cranianos. Anatomia do sistema nervoso autônomo. Anatomia do tronco encefálico e cerebelo. Meninges, líquor e vascularização do encéfalo. Anatomia do telencéfalo e estudo das áreas corticais.
Histórico da massagem. Aspectos éticos. Anatomia superficial. Requisitos para o fisioterapeuta. Cuidados com o paciente, local e material de trabalho. Preparo das mãos. Relação terapeuta-paciente. Técnicas de massagem: Massagem clássica, Massagem reflexa, Drenagem linfática manual, Pompage.
Cinesiologia e biomecânica do tronco. Cinesiologia dos membros superiores. Análise biomecânica dos movimentos no corpo humano.
Treino de Marcha. Reeducação postural. Hidroterapia. Reeducação funcional. Percepção corporal.
Produção e utilização do Raio-X, identificação de estruturas, planos e eixos de incidência radiológica. Estudo anatômico radiológico regional. Tomografia computadorizada das diferentes regiões corporais. Sistemática e documentação radiológica. Ressonância magnética e suas aplicações e princípios. Análise dos diferentes planos de cortes. Ultrassonografia bidimensional. Análise em tempo real de órgãos e sistemas. Exames laboratoriais.
Estudo da fisiologia do exercício, desempenho e adaptações fisiológicas para a manutenção do equilíbrio do meio interno. Fisiologia do exercício aplicada à prática clínica fisioterapêutica.
Fisiologia renal. Equilíbrio ácido-base. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do aparelho digestório. Fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino. Fisiologia do sangue
Introdução à fisioterapia na saúde da mulher. Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino. Avaliação e atuação fisioterápica nas modificações orgânicas no período gestacional e gestações de alto risco. Aleitamento materno. Fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e reabilitação em oncologia mamária e ginecológica. Fisiologia e fisiopatologia do sistema linfático, avaliação e tratamento de linfedema. Avaliação de assoalho pélvico. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de doenças urinárias e ginecológicas. Sexualidade. Climatério.
Introdução a Patologia; saúde e doença; métodos de análise; lesão, adaptação, crescimento e diferenciação celulares; causas; evolução; distúrbios hídricos, hemodinâmicos e funcionais; alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas circulatórias; regeneração e reparo.
Avaliação em Fisioterapia. Anamnese. Sinais Vitais. Avaliação da Dor. Diagnóstico Cinético Funcional. Exame físico/ Inspeção/ Palpação. Perimetria /Discrepância. Avaliação da Sensibilidade. Reflexos. Coordenação e Equilíbrio. Goniometria. Avaliação da Marcha. Testes Especiais. Avaliação Respiratória Básica. Instrumentos Padrões de Mensuração.
Introdução e Histórico em Clínica Médica. Conceitos básicos e terminologias – Cardiologia. Gastroenterologia. Nefrologia. Neurologia. Obstetrícia. Oncologia. Ortopedia. Pneumologia. Pediatria. Introdução e Histórico da Cirurgia. Punções venosas centrais e periféricas. Noções de anestesia. Biologia das feridas. Cicatrização. O ato cirúrgico. Trauma cirúrgico – resposta metabólica ao trauma. O Pós-operatório. Cirurgia Cardíaca. Cirurgia Neurológica. Cirurgia Ortopédica. Cirurgia torácica. Cirurgia Abdominal Alta e Cirurgia Obstétrica. Conceitos básicos em patologia aplicada às grandes áreas de atuação da fisioterapia. Distúrbios Neurológicos, Ortopédicos, Cardiológicos e Respiratórios. Aspectos Etiológicos, Morfológicos, Histopatológica, Patogenia, Distúrbios Metabólicos, Neoplasias. Diagnóstico Clínico e Tratamento.
Biomecânica dos membros inferiores e superiores, atendimento de primeiros-socorros em atletas, formas de reabilitação desportivas e patologias associadas ao esporte.
Normas regulamentadoras do trabalho; História da Fisioterapia do Trabalho; Ergonomia: definição, conceito e aplicação com ação direta e indireta, antropometria estática e dinâmica; Patologias do trabalho: diagnóstico cinesiológico-funcional, prevenção e tratamento; Ferramentas de analise de risco músculo-esqueléticos; Ferramentas para analise da postura laboral; Intervenções ergonômicas preventivas; Ginástica Laboral; Fisioterapia na promoção da saúde do trabalhador; Perícias ocupacionais.
Fisiologia do controle motor. Avaliação do paciente neurológico adulto. Doenças vasculares do sistema nervoso. Neoplasias do sistema nervoso. Trauma crânio-encefálico. Doenças infecciosas do sistema nervoso. Doenças do sistema extra-piramidal. Recursos terapêuticos aplicados e exames complementares.
Anatomia e fisiologia do sistema respiratório; Semiologia do sistema respiratório; Exames complementares; Obstrução brônquica; Manobras e técnicas de higiene brônquica; Técnicas de aspiração traqueal; Manobras e técnicas de reexpansão pulmonar; Técnicas de fortalecimento muscular respiratório; Doenças obstrutivas; Doenças restritivas; Doenças da pleura; Doenças vasculares; Doenças supurativas; Doenças infecciosas; Insuficiência respiratória; Oxigenoterapia; Suporte ventilatório não invasivo; Via aérea artificial e intubação traqueal; Suporte ventilatório invasivo.
Revisão anatômica dos sistemas articular e muscular dos membros inferiores e superiores; Patologias mais frequentes nos membros inferiores e membros superiores; formas de tratamentos ortopédicos; métodos de avaliação; métodos de diagnósticos.
A Organização do Trabalho Acadêmico. Leitura. Resumo e Resenha, Fichamento e Citações. Fichamento. A Ciência. Natureza e Tipos de Conhecimentos. O Projeto de Pesquisa. Como Escolher um Tema. Citações. Trabalho Científico: Parte do Processo Científico. Introdução à bioestatística. Conceitos básicos. População e amostra. Distribuição de frequência. Medidas de posição. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Testes. Probabilidade. Gráficos estatísticos.
Conceito de órtese e prótese. Órteses para membros superiores e inferiores. Prótese de membros superiores e inferiores. Amputações e suas causas.
Definições em Pediatria e Neonatologia. Semiologia Pediátrica. Desenvolvimento Motor. Fatores de Riscos para Atraso no Desenvolvimento Motor. Prematuridade. Patologias do Aparelho Locomotor. Abordagens Fisioterápicas nas Patologias do Aparelho Locomotor. Patologias do Aparelho Respiratório. Abordagens Fisioterápicas nas Patologias do Aparelho Respiratório.
Avaliação em geriatria, marcha e postura senil, instabilidade, quedas e fraturas em idosos. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das principais doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento. Abordagem fisioterapêutica em doentes terminais. Introdução à reumatologia. Estudo das doenças reumáticas inflamatórias; articulares degenerativas; de origem desconhecida; doenças associadas às alterações ósseas e doenças reumáticas metabólicas. Recursos de tratamento e prática baseada em evidências.
Atendimento pré-hospitalar na urgência: Aspectos clínicos do paciente politraumatizado, Assistência em trauma cranioencefálico e raquimedular, Assistência torácico e abdominal, Assistência em trauma de extremidades. Assistência às urgências no pronto socorro: Trauma cranioencefálico e raquimedular, Trauma torácico e abdominal, Trauma de extremidades, distúrbios cardiovascurlares.
Avaliação do paciente neurológico adulto. Trauma raquimedular. Doenças do sistema nervoso periférico. Doenças degenerativas do sistema nervoso central. Miopatias. Neuroplasticidade. Recursos terapêuticos aplicados e exames complementares.
Abordagem do paciente com distúrbios respiratórios em nível ambulatorial e domiciliar. Aspectos da mecânica e biomecânica respiratória no paciente com afecções do sistema respiratório. Principais distúrbios ventilatórios e pulmonares associados às afecções do sistema respiratório. Métodos e técnicas de avaliação e monitorização de pacientes com afecções do sistema respiratório. Aplicação de técnicas manuais e recursos de fisioterapia respiratória em pacientes com afecções respiratórias em nível ambulatorial e domiciliar. Métodos e técnicas fisioterapêuticas em Reabilitação Pulmonar em nível ambulatorial e domiciliar. Suporte ventilatório e via aérea artificial em pacientes ambulatoriais e domiciliares. Aspectos gerais das afecções do sistema respiratório no envelhecimento. Fisioterapia Respiratória em atenção primária à saúde e saúde coletiva.
Introdução à ortopedia e traumatologia. Revisão anatômica da coluna vertebral e do crânio. Clinica nas desordens crânio-mandibulares. Fisioterapia aplicada nas afecções das desordens crânio-mandibulares. Clinica aplicada nas afecções posturais. Fisioterapia aplicada nas afecções posturais da coluna em geral.
Estudo da reabilitação cardíaca com princípios na fisiologia do exercício, desempenho funcional e adaptações fisiológicas para a manutenção do equilíbrio do meio interno no pré-operatório, pós-operatório, condições clínicas agudas e crônicas em cardiologia. Fisiologia do exercício aplicada à prática clínica fisioterapêutica. Anatomia e fisiologia cardíaca-vascular. Semiologia cardio-vascular. Exames complementares. Monitorização hemodinâmica, Mecanismos agressões aos sistemas em Cirurgia cardíaca, Recursos e técnicas para cuidados para pacientes cardiológicos críticos. Reabilitação cardiovascular fase I, II e III.
Protocolo de envio do projeto ao comitê de ética em pesquisa. Orientações do Trabalho de Campo. Definição e Estrutura do Relatório Parcial. Definição e Estrutura do artigo científico.
Semiologia do aparelho locomotor em adultos e crianças (ortopedia e neurologia). Semiologia dos sistemas vitais (pneumologia e cardiologia). Semiologia em urologia, ginecologia e obstetrícia. Métodos para a realização do diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares. Fisiopatologia das disfunções e doenças do aparelho locomotor, sistemas vitais e uroginecológicos e obstétricos de caráter agudo ou crônico. Planejamento e realização de condutas fisioterapêuticas aplicadas ao paciente em nível ambulatorial nas disfunções e patologias pertinentes à atuação do fisioterapeuta. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias e prevenção secundária. Atendimento diário supervisionado.
Fisioterapia aplicada em Atenção Primária e Secundária à Saúde. Fisioterapia em Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde do trabalhador e do Homem. Fisioterapia em Saúde coletiva. Organização do Sistema Único de Saúde do Brasil.
Semiologia do paciente não crítico adulto e pediátrico. Métodos para o diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares adultos e pediátricos. Fisiopatologia de doenças do adulto, pediátrico e complicações relacionadas à procedimentos cirúrgicos. Planejamento e realização de condutas aplicadas ao paciente não crítico. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias.
Fundamentos da Psicologia. Personalidade. Psicologia do desenvolvimento. Enfoque psicológico na reabilitação. Aspectos psicológicos das enfermidades. A morte. Aspectos psicológicos das relações humanas. Os fenômenos psicológicos nos grupos.
Atuação fisioterapêutica em tópicos contemporâneos. Desenvolvimento de ações de pesquisa e prática baseada em evidências na área da saúde e da fisioterapia nos diferentes níveis de atenção à saúde. Atualização de processos de avaliação e intervenção em Fisioterapia.
Definição e Estrutura do Relatório Parcial. Definição e Estrutura da Monografia / TCC. Elaboração de um artigo científico.
Noções gerais de administração. O que é um administrador e o processo de administração. As cinco habilidades administrativas os pensamentos administrativos. O empreendedorismo. O que é marketing? Conceitos e nomenclaturas utilizadas no marketing.
Semiologia do aparelho locomotor em adultos e crianças (ortopedia e neurologia). Semiologia dos sistemas vitais (pneumologia e cardiologia). Semiologia em urologia, ginecologia e obstetrícia. Métodos para a realização do diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares. Fisiopatologia das disfunções e doenças do aparelho locomotor, sistemas vitais e uroginecológicos e obstétricos de caráter agudo ou crônico. Planejamento e realização de condutas fisioterapêuticas aplicadas ao paciente em nível ambulatorial nas disfunções e patologias pertinentes à atuação do fisioterapeuta. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias e prevenção secundária. Atendimento diário supervisionado.
Fisioterapia aplicada em Atenção Primária e Secundária à Saúde. Fisioterapia em Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde do trabalhador e do Homem. Fisioterapia em Saúde coletiva. Organização do Sistema Único de Saúde do Brasil.
Semiologia do paciente crítico adulto e pediátrico. Métodos para o diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares adultos e pediátricos. Fisiopatologia de doenças do adulto, pediátrico e complicações relacionadas à procedimentos cirúrgicos. Planejamento e realização de condutas aplicadas ao paciente crítico. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias.
Histologia do sistema tegumentar; Cosmetologia; Atuação fisioterapêutica no(a): Envelhecimento; Obesidade; Flacidez; Fibro Edema Gelóide; Estrias; Cicatriz Hipertrófica; Pré- e Pós-operatório de Cirurgia Plástica; Mastectomias; Queimaduras; Úlceras.
Atuação fisioterapêutica em tópicos contemporâneos. Desenvolvimento de ações de pesquisa e prática baseada em evidências na área da saúde e da fisioterapia nos diferentes níveis de atenção à saúde. Atualização de processos de avaliação e intervenção em Fisioterapia.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

Naturalmente, à medida que a população brasileira se torna cada vez mais velha a demanda por este profissional aumenta proporcionalmente. Os hábitos sedentários também são outra fonte de problemas desta natureza, principalmente devido a erros de postura.

Seja no interior ou nas regiões metropolitanas, o fisioterapeuta tem um grande leque de opões. Além de hospitais (públicos e privados) e clínicas especializadas, também tem espaço no mercado corporativo, haja vista que muitas empresas atualmente investem forte no bem estar dos funcionários ao incentivar a prática de ginástica laboral.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

A profissão de fisioterapeuta garante ao bacharel uma extensa gama de campos de atuação, tais como: Fisioterapia esportiva (responsável por prevenir lesões em atletas, como também reabilitá-los); Grupos especiais (estimular a movimentação e o fortalecimento muscular de indivíduos com limitações motoras); Terapia intensiva (auxilia no tratamento de pacientes internados em UTIs, ao contribuir com a reabilitação respiratória, neurológica e muscular); Neurologia pediátrica (contribui com a reabilitação e desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especiais); Neurologia adulta (ajuda pacientes que sofreram traumas em virtude de acidentes de trânsito, por exemplo, ou que foram acometidos por AVCs), entre outras especialidades.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Simone de Sousa Elias Nihues

(67) 3411-4111

fisioterapia@unigran.br

Horário de atendimento

MATUTINO

Segunda-feira 07:00 às 11:20

Terça-feira 08:00 às 09:50

Quarta-feira 08:00 às 11:20

Quinta-feira 08:00 às 11:30

Sexta-feira 07:00 às 11:20

NOTURNO

Segunda-feira 19:00 às 21:00

Terça-feira 19:00 às 21:00

Quinta-feira 19:00 às 22:40

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran