Agronomia
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 867.00
Duração e Periodo NOTURNO|INTEGRAL
10 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
Indo ao encontro das necessidades de um dos maiores motores da economia brasileira, o curso de Agronomia da UNIGRAN concede aos estudantes uma infraestrutura sem paralelo na região, com 21 áreas utilizadas durante a formação destes futuros profissionais.

São diversos laboratórios, como os de Fitopatologia, Entomologia, de Solos e de Sementes e áreas experimentais. O acesso a essas áreas também é facilitado, já que a uma das fazendas está à margem da Avenida Guaicurus, para onde há linha de ônibus permanente.

Há também a estrutura laboratorial e experimental dos cursos de engenharia, o ‘Cantão do Bosque’, que encontra-se a pouco mais de 500 metros das salas de aula, para onde os estudantes podem ir a pé, tanto durante o dia, quanto à noite. Neste espaço, visando anular qualquer eventual ônus na formação daqueles que estudam no período noturno, as plantações são todas iluminadas.

Mas não são apenas os fatores infra estruturais que fazem a UNIGRAN merecer destaque dentre os cursos de ciências agrárias. O corpo docente é composto por 86% de doutores e mestres. Os alunos contam com uma vasta quantidade de livros à disposição, são ao todo 29 mil exemplares de mais de 11 mil títulos diferentes, número superado por poucas instituições no país. Além disso, participam de diversos projetos sociais, com a doação de hortaliças para instituições de caridade, desenvolvimento de dias de campo, dentre outros programas.
Importância da agricultura. História dos processos agrícolas e agrários. Ciência e agricultura. Atribuições do Engenheiro agrônomo e legislação profissional. O papel do Engenheiro agrônomo no processo de extensão. Agricultura e meio ambiente. A realidade rural brasileira. Pesquisa e tecnologia.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
Unidades de medidas. Grandezas proporcionais. Logaritmos. Sistemas lineares. Geometria plana. Geometria espacial. Trigonometria básica.
Importância da Sistemática e Taxonomia, Classificação das plantas. Nomenclatura Botânica. Surgimento e evolução das grandes divisões vegetais. Características fundamentais e taxonômicas dos principais grupos vegetais. Técnicas de coleta dos principais grupos vegetais. Estudos morfológicos de raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes. Estudo geral das inflorescências, polinização e fecundação.
Estrutura atômica e periodicidade química. Ligação química. Interações intermoleculares. Classificação e nomenclatura de substâncias químicas. Reações químicas. Estequiometria. Soluções. Nomenclatura de compostos orgânicos. Segurança e equipamentos básicos de laboratório. Operações de medida e notação científica. Processos de separação e purificação.
Estudos morfofisiológicos das células procariontes, eucariontes, vírus e células incompletas: origem e evolução, estrutura e função e componentes químicos da célula e seu metabolismo; estudo detalhado da célula e seu metabolismo: envoltório celular, sistema de endomembranas, organelas e atividade metabólica da célula, transporte de macro e micromoleculas, núcleo: ciclo celular e divisão celular.
Métodos de estudo da célula. Célula vegetal. Meristemas. Sistemas de tecidos: dérmico, fundamental e vascular. Estruturas secretoras. Anatomia dos órgãos vegetativos e reprodutivos.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
Funções do 1º grau e do 2º grau. Limites. Derivadas. Integrais.
Soluções. Noções de equilíbrio químico. pH. Solução Tampão. Volumetria de neutralização. Volumetria de precipitação. Volumetria de complexação. Volumetria de óxido-redução. Análise gravimétrica. Atividades de laboratório.
Noções gerais de topografia. Medições de ângulos e distâncias. Levantamentos topográficos. Planimetria. Altimetria. Curvas de nível. Uso da informática na topografia. Levantamento e representação gráfica. Leitura e interpretação de cartas topográficas. Cortes e aterros.
Desenho técnico. Desenho arquitetônico. Desenho topográfico. Normas.
Conceitos básicos e Grandezas Físicas. Cinemática. Dinâmica (Leis de Newton). Energia e Trabalho. Termologia e termometria. Termodinâmica.
Água no sistema solo-planta-atmosfera. Nutrientes. Transporte de solutos orgânicos e elementos minerais. Fotossíntese. Respiração. Fotoperiodo. Reguladores de crescimento: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno, inibidores de crescimento. Fisiologia do estresse.
Introdução à Geologia. Origem do Universo e da Terra. Constituição interna e externa da Terra. Litologia da crosta terrestre. Mineralogia. Introdução a gênese do solo. Processos pedogenéticos. Fatores de formação do solo. Intemperismo . Morfologia do solo: características morfológicas, densidade, resistência à penetração e cor. Principais tipos de formação do solo. Classificação do solo.
Genética molecular: estrutura e função dos ácidos nucleicos, replicação, transcrição e tradução. Genética mendeliana. Alelos múltiplos. Interações Gênicas. Ligação gênica e mapeamento. Determinação do sexo. Herança citoplasmática. Variações numéricas e estruturais dos cromossomos.
A metodologia científica e o conhecimento científico. A Importância da metodologia científica para a eficiência nos estudos e na elaboração de trabalho científico. A pesquisa científica. A importância do método científico. Como realizar a comunicação do conhecimento científico. Normas Gerais para publicação científica.
Evolução e importância dos microrganismos. Características gerais de fungos, bactérias e vírus. Fisiologia, metabolismo, nutrição e cultivo de microrganismos. Efeito dos fatores físicos e químicos sobre a atividade dos microrganismos (controle). Relações ecológicas dos microrganismos entre si e com plantas e animais. Noções sobre microbiologia do solo e água. Preparações microscópicas. Métodos de esterilização. Meios de cultura para cultivo artificial.
Sistemática Zoológica. Taxonomia Zoológica. Morfologia e Fisiologia dos grupos de protozoários, nematoides, anelídeos, artrópodos e vertebrados.
Origem e Evolução dos seres vivos. Origem e histórico da ecologia. As grandes divisões da Ecologia. Ciclos Biogeoquímicos. Biomas. Agroecologia.
Biomoléculas. Aminoácidos e proteínas. Carboidratos. Lipídeos. Vitaminas. Minerais.
Princípios básicos de entomologia geral. Coleção Entomológica. Importância dos insetos. Morfologia externa, anatomia, fisiologia, reprodução e desenvolvimento dos insetos. Ordens de interesse econômico. Ecologia dos insetos.
Estatística básica. População e amostra. Gráficos e tabelas. Distribuição de frequência. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Correlação e regressão linear. Probabilidade e distribuição de probabilidades.
Introdução à fertilidade do solo. Trocas iônicas do solo. Acidez do solo e calagem. Matéria orgânica do solo. Nitrogênio. Fósforo. Potássio. Nutrientes secundários. Micronutrientes. Amostragem de solo. Análise química de solo.
Introdução à hidráulica agrícola. Princípios fundamentais de hidrostática, hidrodinâmica, hidrometria. Captação de água (barragem). Condução de água (condutos livres e forçados). Estações de bombeamento. Orifícios e Bocais. Vertedores. Uso da água racional e sustentável.
Biologia das plantas daninhas. Sistemas de controle. Herbicidas: grupos químicos, mecanismos de ação, absorção, translocação, metabolismo, seletividade, formulações, misturas. Herbicidas no solo e aspectos toxicológicos. Tecnologia de aplicação de herbicidas.
Introdução à Agrometeorologia. Definições e escalas dos fenômenos atmosféricos. Climatologia. Atmosfera terrestre. Radiação solar. Balanço de energia. Temperatura do ar e do solo. Unidades térmicas. Precipitação pluvial. Umidade relativa do ar. Geadas. Ventos. Zoneamento agrícola de risco climático. Agrometeorologia de cultivos.
Conceitos básicos e questões introdutórias a respeito das Ciências Econômicas. Noções de microeconomia: teoria do consumidor e da firma. Estruturas de mercado. A oferta e demanda de bens e serviços. Noções de macroeconomia. Os agregados macroeconômicos. Noções de economia monetária. Inflação e suas diferentes interpretações. Políticas de estabilização. Tópicos especiais em economia rural. Administração: conceitos e aplicação no setor agrícola. Complexo Agroindustrial e Agribusiness. Fundamentos de Marketing. Teoria dos Custos e os Custos de Produção Agrícola. Indicadores de Preços na Agropecuária. Deflacionamento e Números-Índices.
Insetos de interesse agronômico. Identificação de pragas e inimigos naturais. Noções de acarologia. Manejo integrado de pragas. Controle de pragas, limitações e suas interações. Caracterização e recomendação de produtos fitossanitários. Aspectos toxicológicos. Tecnologia de aplicação.
Conceito de doença de plantas. Importância das doenças. Conceitos de diagnose, etiologia, epidemiologia e controle de doenças de plantas. Sobrevivência e disseminação de fitopatógenos. Medidas gerais de controle. Reconhecimento e identificação das principais doenças das grandes culturas. Controle de doenças em Sistema Plantio Direto (SPD).
Plantas Forrageiras mais utilizadas no Brasil. Morfologia e fisiologia de forrageiras. Implantação de pastagens. Consórcio gramínea-leguminosa. Degradação de pastagens. Recuperação e renovação de pastagens degradadas. Manejo de pastagens. Plantas invasoras em pastagens. Pragas de pastagens. Integração AgriculturaxPecuária. Capineiras. Sistemas de produção de silagem e feno.
Fundamentos da mecanização agrícola. Estudo das maquinas agrícolas. Análise operacional em mecanização agrícola. Estudo das operações agrícolas. Análise econômica em mecanização agrícola. Planejamento da mecanização agrícola. Motores. Tratores agrícolas. Tipos de tração. Estudo de máquinas e implementos agrícolas.
Culturas florestais e silvícolas: espécies e cultivares. Preparo do solo. Propagação por sementes. Crescimento e desenvolvimento. Técnicas de cultivo. Controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Adubação especifica. Espécies nativas e exóticas.
Introdução à agricultura de precisão: gerenciamento das culturas e variabilidade espacial de atributos do solo. Conceitos de geoestatística. Introdução ao sensoriamento remoto e sensoriamento proximal. Interação da energia com a superfície da terra. Satélites observadores da terra. Sistemas sensores. Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS). Monitores de rendimento. Atributos do solo e plantas para a agricultura de precisão. Aspectos econômicos em agricultura de precisão. Amostragem para agricultura de precisão. Medições de áreas e determinações de pontos. Malha amostral para coleta de dados. Sensores de planta. Aplicações da agricultura de precisão.
Princípios básicos da experimentação. Delineamentos experimentais. Experimentos fatoriais. Análise de variância. Testes para comparação de médias. Análise de regressão. Informática agrícola. Uso de software estatístico.
Introdução à diagnose e ao controle de doenças de plantas. Diagnose e controle de doenças causadas por fungos. Diagnose e controle de doenças causadas por bactérias. Diagnose e controle de doenças causadas por nematoides. Diagnose e controle de doenças causadas por vírus. Detecção de patógenos em sementes. Novas tecnologias para diagnose de doenças de plantas.
A importância da fruticultura: aspectos econômicos, sociais e nutricionais. Propagação de espécies frutíferas. Crescimento e desenvolvimento de espécies frutíferas. Fisiologia da produção frutífera. Instalação de pomares comerciais. Manejo de pomares comerciais.
Estudo da nutrição e utilização dos nutrientes (proteína e aminoácidos, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais) nas diferentes espécies de interesse zootécnico. Principais alimentos e análise bromatológica. Exigência nutricional das diferentes espécies de interesse zootécnico. Formulação de dieta balanceada.
Histórico e evolução da nutrição mineral de plantas. Absorção de elementos pelas raízes, transporte e redistribuição, Absorção iônica foliar e princípios de adubação foliar. Exigências nutricionais e funções dos nutrientes. Elementos úteis e tóxicos. Avaliação do estado nutricional das plantas. Cultivo de plantas em ambiente controlado. Importância dos corretivos e dos fertilizantes. Características de qualidade dos fertilizantes. Uso eficiente de fertilizantes e corretivos agrícolas. Adubos orgânicos. Adubos verdes. Calagem e adubação para as principais culturas. Amostragem de fertilizantes. Cálculo de formulações. Avaliação da necessidade de adubação. Regulagem de implementos aplicadores de calcário e fertilizante.
A ciência e a contribuição da sociologia. Objeto da sociologia rural, contexto histórico e principais abordagens. Histórico da questão agrária, agrícola e social no Brasil. O estado e as políticas para a agricultura. Movimentos e organizações sociais e perspectivas para o campo. Novas ruralidades e a reconstrução dos espaços rurais. Estudos de situações da realidade local e regional. Histórico da Extensão rural. Comunicação rural. Fundamentos de Extensão Rural e desenvolvimento. Processo de aprendizagem, comunicação e difusão de inovações. Metodologia e programação em extensão. Racismo, Pluridade cultural e legislação.
Conceitos básicos de geoprocessamento. Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS). Princípios e aplicações do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Satélites observadores da terra. Componentes do sistema GNSS. Fontes de erro. Softwares para processamento de dados georreferenciados. Conversão e manipulação digital de dados.
Técnico-econômico. Fenologia. Características morfofisiológicas. Exigências edafopedoclimáticas. Manejo de cultivares. Metodologias e épocas de semeadura. Nutrição e manejo. Problemas fitossanitários e de plantas daninhas.
Introdução. Ciclo hidrológico e bacias hidrográficas. Precipitação. Erosão hídrica. Controle de erosão. Aporte de sedimentos e assoreamento. Ciclagem de nutrientes em bacias. Qualidade da água em bacias. Manejo sustentável de bacias. Legislação das águas.
Introdução. Solo, água, clima, planta e suas interações com a irrigação. Armazenamento de água no solo. Métodos de irrigação pressurizada: irrigação localizada e aspersão. Métodos de irrigação por superfície: inundação, sulcos e faixas. Manejo da irrigação. Sistemas de drenagem do solo.
Horticultura e floricultura. Viveiros e estufas. Substratos. Luz. Temperatura. Propagação. Irrigação. Adubação. Controle fitossanitário. Podas ornamentais. Paisagismo: conceitos, estilos de jardins, projetos de parques e jardins públicos e privados. Projeto paisagístico.
Planejamento do uso e manejo do solo. Degradação física, química e biológica do solo. Conservação do solo. Recuperação de áreas degradadas. Erosão e sedimentação. Práticas de controle da erosão. Qualidade do solo. Sistemas de manejo do solo. Rotação de culturas. Solo e o desenvolvimento sócio-econômico. Sustentabilidade do sistema de produção. Capacidade de uso das terras. Aptidão agrícola. Sistema plantio direto (SPD).
Introdução ao estudo da Olericultura. Classificação de hortaliças. Propagação sexuada e assexuada de hortaliças. Planejamento e instalação de horta. Introdução ao cultivo de hortaliças herbáceas: repolho, couve-flor, alface e chicória. Introdução ao cultivo de hortaliças bulbares: alho e cebola. Introdução ao cultivo de hortaliças tuberosas: cenoura e beterraba. Introdução ao cultivo de hortaliças de frutos: tomateiro, pimentão, morangueiro, melancia, pepino, moranga e abóbora. Introdução ao cultivo de hortaliças condimentares: salsa, cebolinha verde e manjerona.
Noções gerais de cálculos de volumes e áreas de figuras geometricamente conhecidas. Noções gerais de construções de obras rurais. Técnicas construtivas aplicadas às construções rurais em Concreto Armado, Madeiras e Aço. Noções gerais empíricas de volumetria de armazenagem das produções agrícolas, execução de pequenas barragens rurais e noções gerais de construção de estradas e acessos rurais.. Planejamentos e noções de custos de obras básicas rurais.
Sistemas de produção das grandes culturas: trigo, mandioca, aveia preta e plantas condicionadoras do solo. Origem e descrição botânica. Aspectos sociais e econômicos. Desenvolvimento de novas cultivares. Crescimento e desenvolvimento. Condições edafoclimáticas. Plantio convencional e em SPD. Tratos culturais. Recomendações de cultivares. Calagem e adubação. Pragas e doenças e seus controles. Integração lavoura-pecuária. Colheita, secagem, armazenamento e beneficiamento.
Recursos genéticos. Sistemas Reprodutivos. Variabilidade genética de novo. Interações gênicas. Interação genótipo x ambiente. Estrutura genética de populações. Endogamia e Heterose. Cultivares. Hibridação. Métodos de seleção. Métodos de melhoramento de espécies de propagação vegetativa. Métodos de melhoramento de plantas autógamas. Métodos de melhoramento de plantas alógamas. Marcadores moleculares em plantas. Registro e proteção de cultivares.
Planejamento agrícola. Níveis e tipos de planejamento. Elaboração de projetos. O instrumental de planejamento. Análise de viabilidade. Elaboração de planejamento e de projetos agropecuários. Avaliação e perícia rural. Níveis e tipos de avaliações. Elaboração de laudos. O instrumental de avaliação.
Importância das sementes. A formação das sementes. Composição química de sementes. Maturação de sementes. Germinação de sementes. Dormência de sementes. Deterioração de sementes. Produção de sementes. Avaliação do potencial fisiológico de sementes. Análise de sementes. Lei e Classes de Sementes.
Apresentação da disciplina, orientações quanto ao tema, escolha do orientador e normatização da disciplina de TCC. O trabalho científico acadêmico. Produção do texto cientifico: a linguagem da redação cientifica. Técnicas para elaboração da monografia. O emprego correto das normas da ABNT para citações e referências bibliográficas. Apresentação gráfica e verbal da monografia.
Introdução a zootecnia. Importância econômica e social da produção animal. Conceitos básicos de anatomia (aparelho digestório e aparelho reprodutor feminino e masculino). Melhoramento genético animal. Medição de características quantitativas. Sistemas de acasalamento. Herdabilidade e repetibilidade. Seleção de características quantitativas. Métodos de seleção. Estudo do ambiente e seus efeitos sobre as características fisiológicas e produtivas dos animais domésticos. Produção animal: caracterização de raças e tipos; melhoramento e reprodução; alimentação; manejo nas diferentes fases de criação; instalações; controle sanitário; planejamento da criação.
Estrutura mundial e brasileira de armazenagem de grãos. Constituição e propriedades físicas dos grãos. Métodos de determinação de umidade. Psicrometria. Higroscopia. Secagem de grãos. Secadores. Beneficiamento. Armazenamento e armazéns. Pragas de armazenamento. Aeração. Movimentação de ar e de grãos. Qualidade do produto armazenado.
Biotecnologia clássica - Organismos do solo. Nutrição, respiração e crescimento dos microrganismos. Ciclo do carbono no solo. Transformações biológicas do nitrogênio. Transformações biológicas do fósforo e enxofre. Interrelação entre plantas e microrganismos. Micorrizas. Fixação biológica de nitrogênio. Poluição orgânica e seu controle. Defensivos agrícolas e sua interação com a microbiota do solo. Biotecnologia moderna - Conceitos básicos de biotecnologia e aplicações na agricultura. Introdução à biologia molecular. Transformação genética de plantas. Posicionamento e manejo de transgênicos. Biossegurança e aspectos sociais, morais e éticos da transgenia. Cultura de tecidos vegetais.
Culturas agroenergéticas: cana de açúcar, girassol, amendoim, crucíferas e pinhão manso. Origem e descrição botânica. Aspectos sociais e econômicos. Desenvolvimento de novas cultivares. Crescimento e desenvolvimento. Condições edafoclimáticas. Plantio convencional e direto. Tratos culturais. Recomendações de cultivares. Calagem e adubação. Pragas e doenças e seus controles. Colheita.
Conceito e importância da gestão ambiental em projetos agropecuários. Educação ambiental. Poluição ambiental. Agricultura de baixo carbono (ABC). Novo Código Florestal. Cadastro Ambiental Rural – CAR. Legislação ambiental. Crimes ambientais. Conceitos básicos, modelos conceituais e ferramentas para a formulação de cenários ambientais. Metodologias utilizadas e procedimentos quantitativos e qualitativos usados na estimativa de impactos ambientais. Licenciamento ambiental: PCA - RCA - EIA - RIMA e PRAD.
Conceito, definições e bibliografia. Receituário agronômico. Semiotécnica agronômica. Limitações do uso de inseticidas para o MIP. Agrotóxicos e o meio ambiente. Tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Manejo integrado de doenças. Manejo integrado de pragas. Manejo integrado de plantas invasoras. Deontologia. Exercício profissional. Legislação profissional.
Tecnologia de transformação e conservação de produtos agropecuários - carnes, laticínios e produtos de origem vegetal. Classificação, terminologia, composição, microbiologia, bioquímica, bioquímica e fermentações de produtos alimentícios. Beneficiamento, equipamentos, processos industriais, higiene, controle de qualidade, conservação e armazenamento.
Apresentação da disciplina, orientações quanto ao desenvolvimento da pesquisa científica, normatização da disciplina de TCC II. O trabalho científico acadêmico. Produção do texto cientifico: a linguagem da redação cientifica. Técnicas para elaboração do artigo científico. O emprego correto das normas da ABNT para citações e referências bibliográficas. Técnicas para apresentação oral.
Bovinocultura de corte e leite. Avicultura. Suinocultura. Estrutura de produção da pecuária brasileira. Técnicas e gerenciais dos sistemas de produção animal no Brasil. Importância da produção e do uso eficientes de insumos na produção de alimentos para o rebanho bovino. Aspectos técnico-econômicos da produção de carne e de leite. Índices e metas sob enfoque empresarial. Problemas da pecuária de corte, avicultura, suinocultura e produção de leite. Fatores zootécnicos e econômicos que afetam a produção e a produtividade da exploração animal.
Significado e a importância da LIBRAS, Código de ética do intérprete. Intérprete e o professor regente. LIBRAS e seus parâmetros. Surdez, tipos e graus de perda auditiva. Diagnóstico precoce. Surdo e sua cultura. Datilologia; Legislação específica de LIBRAS. Abordagens educacionais. Principais estudiosos da área.
Conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Agronomia, relacionados às habilidades e competências para a atualização permanente a respeito dos assuntos estudados durante o curso e complementação de áreas afins.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

A crescente evolução tecnológica da agricultura e a expressão que o estado e o país possuem nesse setor, fazem o mercado demandar profissionais cada vez mais habilitados, aptos para atuar nas mais diversas áreas. Desta forma, mesmo estando geograficamente em uma região predominantemente agrícola, o curso da UNIGRAN entrega ao mercado agrônomos com conhecimento prático e teórico em amplos segmentos, como na pecuária, na horticultura, produtos orgânicos e afins.

Em qualquer um dos setores da agronomia, este profissional sempre irá contribuir para maximizar a produção com o mínimo de investimento, ou seja, o investimento neste tipo de mão de obra aumenta de maneira significativa a lucratividade de qualquer propriedade/empresa. O engenheiro agrônomo sabe equilibrar todos os fatores produtivos, para que não haja escassez e nem excesso, considerando todas as variáveis envolvidas na dinâmica produtiva.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Com possibilidades de atuação tanto dentro, quanto fora da porteira, o engenheiro agrônomo possui vastas atribuições no campo, como também em atribuições administrativas e no setor de pesquisa e desenvolvimento. Este profissional, além de maximizar a produção, é capaz de recuperar áreas degradadas e desenvolver trabalhos diretamente na pecuária, que graças ao conhecimento zootécnico, pode ter função primordial na adequada alimentação dos rebanhos.

No que tange a infraestrutura agrícola, o agrônomo tem papel essencial, ao possuir uma ampla visão do campo e poder mensurar com grande precisão, por exemplo, de que tipo de silo determinada propriedade necessita, assim como de que tamanho este deve ser. Em suma, as competências deste profissional são demandas em todos os setores da agricultura, assim como em todas as fazes do processo produtivo.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Mateus Secretti

6734114196

agronomia@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran