Ciências Contábeis
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 633.00
Duração e Periodo NOTURNO
8 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
Desde o surgimento do comércio entre os homens surgiu a necessidade de registros neste setor. Assim, a profissão foi acompanhando a modernização da economia, surgindo posteriormente o conhecido ‘guarda livros’, até chegar ao moderno cientista contábil de hoje.

O avanço da economia, ao contrário do que faz supor o senso comum, aumentou vertiginosamente a necessidade desse tipo de profissional, cuja demanda está crescendo nos últimos anos, de forma que os novos bacharéis terão ao seu dispor uma vasta gama de possibilidades.

O curso da UNIGRAN acompanha as tendências e também as normas nacionais e internacionais da contabilidade, com uma grade curricular inicialmente composta por disciplinas básicas, que servem de base para o conhecimento introduzido posteriormente, de cunho específico na formação técnica e gerencial, teoria contábil, planejamento e contabilidade financeira, etc.

Atualmente, apenas os que possuem o diploma de nível superior em ciências contábeis, estão aptos a prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil, obrigatório desde 2011, que garante aos aprovados a popular ‘carteira do CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Introdução a Administração; O que é o Administrador; O Processo de Administração; O Aspecto Humano; As Cinco Habilidades Administrativas; Histórico e os Pilares do Pensamento Administrativo.
A Contabilidade e sua Aplicação. O Patrimônio. Contas. As Variações Patrimoniais. Escrituração. Desenvolvendo a Escrituração. Monografia: Prática de Escrituração.
Linguagem como representação da realidade. Estratégias discursivas para a produção de textos orais e escritos. Teoria da comunicação. Funções da linguagem. Estrutura e funcionamento da comunicação. Tipos textuais e gêneros textuais. A coerência e a coesão textual. Artigos científicos: leitura , análise, divulgação oral e conclusões a partir de tema que mobilize pesquisa.
Raciocínio lógico. Proporções. Divisão proporcional. Operações sobre mercadorias. Juros e descontos simples. Juros compostos.
Psicologia enquanto Ciência. Atitudes, psicologia social. Personalidade. Inteligência e criatividade. Comunicação. Motivação. Liderança e poder nas organizações. Grupos e equipes de trabalho.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
Noções Preliminares. O Patrimônio. Conceito e Classificação das Contas. Escrituração Contábil. Plano de Contas. Contabilização das Operações. Operações com Mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado. Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício.
Introdução a economia .Introdução a microeconomia. Demanda , oferta e equilíbrio de mercado. Estruturas de mercado. Introdução a macroeconomia. Determinação da renda e do produto nacional. O setor externo. Crescimento e desenvolvimento econômico.
Raciocínio lógico. Proporções. Divisão proporcional. Operações sobre mercadorias. Juros e descontos simples. Juros compostos.
Noções preliminares ao estudo do direito. Fontes do direito positivo. Breve apanhado sobre a lei de introdução ao código civil. Da aplicação da lei no tempo. Da pessoa natural. Da Capacidade Jurídica. Dos bens jurídicos. Da relação jurídica. Da prescrição. Dos fatos jurídicos. Dos atos jurídicos. Nulidade do ato jurídico. Direitos da personalidade.
Introdução a contabilidade de custos. Custeio direto ou absorção. Classificações dos custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Materiais diretos. Mão-de-obra direta. Departamentalização. Critérios de rateio dos custos indiretos.
O balanço patrimonial e o DRE. Introdução aos postulados, princípios e convenções contábeis. Problemas contábeis diversos. Operações com mercadorias. Avaliação de Ativos. Estudo do Ativo.
Teoria geral do Direito Comercial. Direito Industrial. Direito Societário.
A organização do trabalho acadêmico, A Ciência, Natureza do conhecimento e tipos de conhecimentos e como elaborar um seminário, Leitura, Resumo e resenha, fichamento e citações, O projeto de pesquisa: como escolher um tema, Citações, Trabalho científico: parte do processo científico.
A Natureza da Estatística; População e Amostra; Séries Estatísticas; Gráficos Estatísticos; Distribuição de Frequência.
Introdução a Administração; O que é o Administrador; O Processo de Administração; O Aspecto Humano; As Cinco Habilidades Administrativas; Histórico e os Pilares do Pensamento Administrativo - Teorias da Administração.
Custos para tomada de decisão. Alguns problemas encontrados em custos. Gestão estratégica de custos. Sistema estratégico global de custos.
Conhecimentos básicos de Matemática Atuarial. Teoria Geral do Seguro e da Previdência. Cálculo e contabilização de provisão para riscos.
Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Passivo Exigível em Curto Prazo, Passivo Exigível em Longo Prazo, Patrimônio Líquido, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração das Origens e Aplicação de Recursos.
O Estado e o poder de tributar. O direito tributário. Legislação tributária. Vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. Obrigação tributária. Crédito tributário. Administração tributária. Competência tributária. Impostos federais, estaduais e municipais. Contribuições sociais. Taxas. Contribuição de melhoria.
Noções de ciências sociais. Sistema social. Instituições sociais. Desigualdade na sociedade. Organizações formais. Mudança social. Cultura. Estudo de Antropologia. Evolução humana na perspectiva da Antropologia. Antropologia Filosófica. Problemas Teoréticos.
Introdução a Análise de Balanços. Estrutura do balanço patrimonial. Estrutura da demonstração de resultado do exercício – DRE. Estrutura da demonstração de fluxo de caixa – DFC. Estrutura da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados – DLPA e a estrutura da demonstração das mutações patrimoniais – DMPL. Análise contábil. Análise financeira. Análise econômica. Relatórios de análises. Discussão e estudos de casos. Análise dos prazos médios. Elaboração e análise do fluxo de caixa. Análise da gestão do lucro. Análise contábil, financeira e econômica e os efeitos inflacionários.
A contabilidade e o meio-ambiente. Os ativos ambientais. Os passivos ambientais. Custos de preservação do meio ambiente. Investimentos ambientais e sua composição e relevância. Visão geral de gestão ambiental.
Considerações Preliminares; Complexidade do Sistema Tributário Brasileiro; Princípios Gerais, vigência e aplicação da Legislação Tributária; Obrigação e Crédito Tributário; Classificação dos Tributos; Demonstrações Financeiras; Contabilidade e Planejamento Tributário.
A importância do conhecimento básico sobre a legislação trabalhista voltada para o administrador: Hierarquia das normas jurídicas trabalhistas. Eficácia da lei trabalhista no tempo. Eficácia da lei trabalhista no espaço. A formação da relação de emprego. Alteração das condições de trabalho. Extinção da relação de emprego. Dispensa do empregado. Justa causa do empregado. Justa causa do empregador. Salário. Equiparação salarial. Salário mínimo. Correção do valor do salário. Tipos especiais de remuneração. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Jornada diária de trabalho. Descanso semanal remunerado. Férias. Trabalho do menor. Trabalho da mulher. Empregado rural. Empregado doméstico. Representação comercial autônoma e vendedor empregado.
Laboratório de Informática; Obrigações assessórias das empresas; Trabalho em equipe em práticas contábeis.
Evolução, objetivos e abordagens da contabilidade. Os níveis da teoria contábil. Metodologia da geração do conhecimento contábil. A evolução dos princípios contábeis. Escrituração conceitual básica da contabilidade. Ativo, passivo e patrimônio líquido. Resultado, receita e despesas. Perspectivas e tendências da teoria da contabilidade e da contabilidade geral. Evidenciação e hierarquia de qualidades da contabilidade.
Capital de Giro, Conceito de Necessidade de Capital de Giro, Demonstração do Fluxo de Caixa, Análise da Gestão do Lucro, Alavancagem Financeira, Demonstração do Valor Adicionado, Estudo do Ativo Permanente e DLPA.
Objetivo da auditoria contábil. Normas de auditoria. Técnicas de trabalho. Avaliação dos controles. Papéis de trabalho a serem usados. Demonstrações contábeis a serem auditadas.
Noções preliminares da Contabilidade aplicada às empresas rurais; O Patrimônio da empresa rural; Formas jurídicas de exploração na atividade agropecuária; Gestão da empresa rural; Custo versus Despesas, Plano de Contas; Escrituração Contábil; Elaboração do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício; A Contabilidade da pecuária. Tratamento tributário na atividade rural.
Administração Pública, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, Regimes Contábeis, Orçamento Público, Receitas e Despesas Públicas, Licitações, Divida Pública, Balanço Público e Patrimônio Público.
Definição e interligação dos agregados macroeconômicos. Sistema de contas nacionais do Brasil. Modelo de insumo-produto e sistema de usos e fundos. Contabilidade a preços correntes e a preços constantes: índices de preços e quantidades. Balanço de pagamentos, indicadores fiscais, externos e sociais.
Trabalho em equipe; elaboração de plano de contas modelo; contabilização; relatórios contábeis; balancetes; DRE.
Contabilidade Internacional; Normas internacionais aplicadas ao Fluxo de Caixa, Consolidação das Demonstrações Contábeis, Contingências e Provisões Passivas e Ativas, Contabilização de Derivativos e outros instrumentos financeiros.
O papel da Controladoria, funções e perfil do controller, Sistemas de gestão, princípios fundamentais do orçamento, planejamento e controle, organização do controle.
Estudo de viabilidade econômica. Abertura da empresa. Estruturação do plano de contas.
Estudo de viabilidade econômica. Abertura da empresa. Estruturação do plano de contas. Movimentação contábil da empresa. Encerramento do exercício. Elaboração de relatório de estágio.
Fundamento da perícia contábil. Plano de trabalho em perícia contábil. Quesitos. Laudo pericial contábil. Perícia judicial. Honorários profissionais. Arbitragem.
A fim de alcançar os objetivos traçados ao aluno, serão revistos e praticados os principais conceitos sobre Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Administração Financeira, Contabilidade Geral e Societária, Demonstrações Contábeis e Ética Geral e Profissional.
A Função Financeira nas empresas, Métodos Avaliação de Investimentos, Avaliação e alternativas de investimentos. Planejamento, controle e uso de orçamentos.
Contabilidade gerencial: informação que cria valor. Informação e tomada de decisão. Decisões sobre preços e mix de produtos. Controle financeiro. Relatórios gerenciais de pessoal. Relatórios e gráficos demonstrativos.
Estudo de viabilidade econômica. Abertura da empresa. Estruturação do plano de contas. Movimentação contábil da empresa. Encerramento do exercício. Elaboração de relatório de estágio.
Elementos de ética. Ética e sociedade. Ética profissional. O código de ética profissional do contabilista.
Significado e a importância da LIBRAS, Código de ética do intérprete. Intérprete e o professor regente. LIBRAS e seus parâmetros. Surdez, tipos e graus de perda auditiva. Diagnóstico precoce. Surdo e sua cultura. Datilologia; Legislação específica de LIBRAS. Abordagens educacionais. Principais estudiosos da área.
A fim de alcançar os objetivos traçados ao aluno, serão revistos e praticados os principais conceitos sobre Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Administração Financeira, Contabilidade Geral e Societária, Demonstrações Contábeis e Ética Geral e Profissional.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

Em 2010 o Brasil passou a adotar as normas interacionais de contabilidade, o que passou a exigir novas habilidades dos profissionais que já estavam no mercado, como também alterou a maneira que esta ciência é ensinada aos novos contadores. Tais exigências, aliada a maior demanda de informações requisitadas pela Receita Federal e também pelos órgãos arrecadadores e fiscalizadores na esfera estadual e municipal, faz o mercado necessitar de um profissional com amplo conhecimento contábil e integrado às inclinações da economia globalizada.

Desta forma, dada essa sincronização da contabilidade brasileira com a aplicada no restante do mundo, o domínio de outros idiomas pode proporcionar aos novos bacharéis oportunidades que estão além das fronteiras do nosso país.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Escritórios de contabilidade são os locais mais conhecidos onde costumamos ver estes profissionais, contudo, contemporaneamente, o ramo da controladoria e da auditoria também ganharam importância e cada dia mais necessitam de mão de obra. A contabilidade gerencial é outro segmento em voga, no qual se avalia as operações de ordem financeira e patrimonial de determinada empresa, de modo a produzir dados que visam melhorar tomada de decisões.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Sérgio Almir Wachter

(67) 3411-4198

contábeis@unigran.br

Horário de atendimento

MATUTINO

Sexta-feira 13:00 às 18:00

VESPERTINO

Terça-feira 13:00 às 18:00

Quinta-feira 13:00 às 18:00

NOTURNO

Segunda-feira 19:00 às 22:40

Quarta-feira 21:00 às 22:40

Quinta-feira 19:00 às 21:00

Sexta-feira 21:00 às 22:40

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran