Odontologia
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 1835.00
Duração e Periodo INTEGRAL
10 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
O curso de Odontologia da UNIGRAN possui uma infraestrutura excepcional e incomparável no estado do Mato Grosso do Sul. As Clínicas Odontológicas Multidisciplinares possuem 700 m2 com 43 equipos individuais necessários para a realização dos estágios supervisionados onde os acadêmicos vivenciam as mais diversas situações práticas e atendimentos clínicos considerados essenciais para o exercício da profissão.

O curso tem duração de dez semestres com aulas em período integral pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, reconhecido pelo MEC e com uma proposta inovadora fundamentada em investimentos contínuos e na capacitação.
Introdução ao estudo da anatomia humana. Sistema osteoarticular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema respiratório. Sistema cardiovascular. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema reprodutor. Sistema endócrino.
Estudo da estrutura, ultraestrutura, constituição química, função e origem das organelas celulares. Estudo da estrutura, ultraestrutura, constituição química e função do núcleo, cromatina, nucléolo, membrana nuclear. O material genético: origem e evolução. Ciclo celular: mitose e meiose. O código genético. Estrutura do gene. Regulação da ação gênica. Constituição estrutural e química, função, origem e destino das células envolvidas no processo de odontogênese: odontoblasto, ameloblasto e cementoblasto. O material genético: origem e evolução. Genética molecular: DNA, RNA, mutações. Hereditariedade. Genética do desenvolvimento dentário. Doenças hereditárias do complexo craniofacial: herança multifatorial. Genética de populações.
Conhecimentos histológicos fundamentais, teóricos e práticos, sobre os tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano.
Introdução à Odontologia. Histórico da Odontologia no Brasil e no mundo. Conhecendo um consultório odontológico: equipamentos, periféricos, instrumentais. Princípios básicos de controle de infecção na odontologia. Princípios éticos na profissão. Recursos Humanos em Odontologia. Métodos de prevenção primária da doença cárie e periodontal. Técnicas de escovação, uso do fio dental e aplicação de flúor. Nomenclatura dentária. Cronologia de erupção.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
Anatomia e análise funcional geral dos ossos do crânio. Musculatura da cabeça e pescoço. Articulação têmporo-mandibular (ATM). Vascularização da cabeça e pescoço. Sistema linfático da cabeça e do pescoço. Neuroanatomia geral. Nervos cranianos. Anatomia topográfica aplicada do Nervo Trigêmeo. Anatomia da cavidade oral e suas vísceras. Sistema orofaríngeo.
Biomoléculas. Aminoácidos e proteínas. Carboidratos. Lipídeos. Minerais. Bioquímica da saliva. Aspectos bioquímicos dos biofilmes dentais, cárie e doença periodontal.
Conceitos e mecanismos fisiológicos em fisiologia da dor (sensorial). Mecanismos fisiológicos que transmitem as sensações da gustação, sua regulação e a importância do conteúdo na Odontologia. Conceitos e mecanismos fisiológicos do sistema digestóri. Mecanismos fisiológicos renais (eliminação de drogas). Mecanismos de comunicação celular e integração: homeostasia e sistema de feedback. Fisiologia do músculo. Fisiologia do sangue: células sanguíneas e cascata de coagulação.
Conceito de saúde. Saúde, sociedade e cidadania. Determinação social do processo saúde-doença. Indicadores sociais e condições de saúde. Epidemiologia: Conceituação e histórico. O método epidemiológico: Variáveis de estudo. Vigilância epidemiológica. Sistema Único de Saúde: Princípios e Diretrizes, Hierarquização, Política Nacional de Humanização (acolhimento, acessibilidade, linha de cuidados, tecnologias aplicadas, níveis de prevenção). Atenção Primária à Saúde: Estratégia Saúde da Família. Q2.
Conhecimentos histológicos fundamentais, teóricos e práticos, sobre os tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano, com ênfase à cavidade oral.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
Conceitos de Anatomia Dental (generalidades e nomenclatura). Técnicas de Enceramento Progressivo e Negativo. Morfologia dos dentes permanentes. Enceramento progressivo do Incisivo Central Superior, Incisivo Lateral Superior, Canino Superior, Primeiro Pré-Molar Superior, Primeiro Molar Superior. Enceramento negativo do Primeiro Molar Inferior. Enceramento Molar inferior Caixa MOD . Sistema Estomatognático, Posições e Movimentos Mandibulares.
Propriedades gerais dos materiais odontológicos. Gessos de uso odontológico. Polímeros de uso odontológico. Cerâmicas de uso odontológico. Metais e ligas metálicas utilizadas em odontologia. Ceras de uso odontológico. Amálgama odontológico. Resinas compostas. Materiais para a prevenção da cárie dentária e da doença periodontal.
Conceitos e princípios básicos em Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Fatores que alteram a ação dos fármacos. Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Autônomo. Farmacologia e toxicologia dos anestésicos locais. Anti-inflamatórios não esteroidais, antipiréticos e analgésicos de ação periférica. Anti-inflamatórios esteroidais. Antibióticos e outros quimioterápicos. Interações Medicamentosas.
Etiologia e diagnostico da doença cárie: Aspectos clínicos. Epidemiologia da cárie no Brasil e no mundo. Tratamento preventivo da cárie em Saúde Pública: Métodos para prevenção da cárie e doença periodontal. A prevenção da cárie dentária como meta prioritária da Odontologia: Perspectivas. Conceitos de cariologia empregados no tratamento clínico da doença cárie. Aspectos culturais e sociais associados à cárie dentária: Prevenção da cárie dentária em Clínica Particular, em Domicílios, em Serviços Sociais e em Comunidades. História Natural da Cárie Dentária: Níveis de Prevenção e de Aplicação. Prevenção da cárie dentária através da fluoretação da água de abastecimento público, domiciliar e escolar. Prevenção da cárie dentária através das Aplicações Tópicas de Flúor, vernizes fluoretados, soluções fluoretadas e dentifrícios fluoretados. Prevenção da cárie dentária avaliando o Risco de Cárie do indivíduo e Associação de Métodos Preventivos.
Morfologia. Fisiologia e genética bacteriana. Noções de isolamento, identificação de bactérias, vírus e fungos de importância para a Odontologia. Métodos físicos e químicos de controle de microorganismos aplicados a Odontologia. Microbiota da cavidade bucal. Mecanismos de ação aos antimicrobianos e resistência bacteriana. Microorganismos de interesse em Odontologia. Conceitos de imunidade, componentes do sistema imune, receptores de antígeno, processamento e apresentação de antígenos, doenças auto-imunes, resposta imune contra microrganismos, sistema complemento, imunização, técnicas de diagnóstico sorológico e alterações na resposta imunológica.
Ciência Psicológica. Psicologia do desenvolvimento e Teorias da personalidade. Psicologia da saúde e Odontologia. Saúde mental do profissional da saúde.
Normas de prescrição. Controle da ansiedade e medo. Controle de dor e edema. Controle e prevenção de infecções. Interações medicamentosas de interesse ao cirurgião dentista. Suporte Básico de Vida. Vias de administração e Medicamentos utilizados nas emergências médicas em consultório odontológico. Avaliação clínica e psicológica do paciente que será submetido à anestesia local odontológica. Complicações locais e sistêmicas do uso de anestésicos locais. Critérios de escolha dos anestésicos locais em Odontologia. Farmacologia e Toxicologia dos vasoconstritores. Considerações anatômicas nas anestesias odontológicas. Técnica básica de injeção. Conceitos e classificação sobre as técnicas anestésicas de uso odontológico. Técnicas intra-orais para a maxila. Técnicas intra-orais para a mandíbula. Anestesias complementares. Considerações sobre anestésicos locais nas diversas especialidades odontológicas. Noções de anestesia geral e aplicada à Odontologia.
Biocompatibilidade e técnicas de proteção do complexo dentino-pulpar: a. verniz cavitário convencional; b. produtos à base de hidróxido de cálcio; c. cimento de óxido de zinco e eugenol; d. cimento de ionômero de vidro. Adesivos dentinários. Afastamento dental e sistema de matrizes e cunhas. Ultra e alta velocidades. Nomenclatura e classificação das cavidades. Instrumentos rotatórios e cortantes manuais. Isolamento do campo operatório. Princípios gerais do preparo cavitário. Fotoativação e unidades fotoativadoras. Técnica de preparo cavitário e restaurações para amálgama de dentes posteriores em manequim (Classe I e II). Técnica de preparo cavitário e restaurações para materiais adesivos (resina composta e cimento de ionômero de vidro) de dentes anteriores (Classe III, IV e V) e posteriores (Classe I, II e V) em manequim. Preparo em dentes naturais para resina composta, cimento de ionômero de vidro e amálgama dental. Materiais para acabamento e polimento de restaurações.
Níveis e Normas de biossegurança. Tipos de materiais. Precauções padrão e riscos ocupacionais. Imunização dos profissionais da saúde. Acidente de trabalho e condutas após exposição de material biológico. Higienização das mãos. Equipamentos de proteção individual. Fluxo e processamento de artigos. Descontaminação, Desinfecção e Esterilização. Plantas e instalações laboratoriais. Normas de vigilância sanitária. Aspectos importantes de ergonomia. Postura do paciente e do profissional no tratamento odontológico. Montagem e distribuição dos equipamentos de maneira racional e segura. Profi¬laxia das doenças profissionais. Ginástica Laboral.
Promoção de saúde, prevenção e recuperação das doenças: cárie e periodontal. Abordagem em educação popular na saúde bucal, remoção mecânica do biofilme, fluoretação tópica e introdução ao tratamento restaurador atraumático.
Introdução a Patologia: saúde e doença. Métodos de análise. Lesão, adaptação, crescimento e diferenciação celulares. Causas, evolução, distúrbios hídricos, hemodinâmicos e funcionais. Alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas. Alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas circulatórias. Regeneração e reparo. Neoplasia.
Anatomia e histofisiologia do periodonto de proteção e sustentação. Etiologia da doença periodontal. Epidemiologia da doença periodontal. Controle químico e mecânico do biofilme dental. Patogênese da doença periodontal. Classificação atual das doenças periodontais. Tratamento da superfície radicular. Instrumentais e instrumentação periodontal. Diagnóstico diferencial em periodontia. Agentes antimicrobianos locais e sistêmicos. Doenças periodontais agudas. Periodontite agressiva
Histórico, conceito e importância dos raios-X. Receptores da imagem radiográfica, filmes e processamento radiográfico. Princípios físico-químicos na produção dos raios-X. Princípios da formação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e higiene das radiações. Conceitos e técnicas radiográficas intraorais. Erros na obtenção das imagens radiográficas. Interpretação radiográfica.
Noções sobre moldes, modelos e moldeiras. Godivas. Pasta Zinco-eugenólica. Materiais para moldagem e obtenção de moldes – Parte I: hidrocolóides irreversíveis (alginatos) e elastômeros (poliéteres). Materiais para moldagem e obtenção de moldes – Parte II: siliconas de condensação e de adição.
Princípios de técnica cirúrgica. Avaliação pré-operatória do paciente. Técnicas cirúrgicas. Processo de reparo alveolar. Acidentes e complicações em exodontia. Tratamento cirúrgico dos dentes não irrompidos. Acidentes e complicações relacionados aos dentes não irrompidos.
Planejamento e plano de tratamento. Selamento de cicatrículas e fissuras. Restaurações estéticas de dentes anteriores (Classe III, IV e V). Restaurações estéticas de dentes posteriores (Classe I, II e V). Restaurações com amálgama odontológico (Classe I, II e V). Restaurações extensas com amálgama odontológico. Manutenção periódica preventiva em Dentística. Reconhecimento das estruturas periodontais de sustentação e proteção. Exame clínico e radiográfico dos tecidos periodontais. Diferenciação dos aspectos de normalidade e anormalidade periodontal. Distinção de fatores locais, iatrogênicos e doenças sistêmicas que favorecem ou modificam a ocorrência das doenças periodontais. Diagnóstico diferencial entre as patologias periodontais. Uso clínico do instrumental de Periodontia. Controle das doenças periodontais e manutenção da saúde do periodonto. Raspagem e alisamento coronorradicular. Ambiente cirúrgico, instrumental cirúrgico e técnicas assépticas. Avaliação pré-operatória. Processo de reparo pós-exodontia. Tratamento dos processos infecciosos de origem dental. Atendimento a periodontopatias e pulpopatias agudas.
Exame clínico - A primeira consulta; Anamnese - História Médica; Exame físico - Inspeção, palpação, auscultação, olfação; Sinais vitais - Pressão arterial, pulso, respiração, temperatura; Exame físico da ATM, dos linfonodos e das glândulas salivares. Exames complementares. Lesões fundamentais da mucosa bucal - linguagem semiológica. Semiologia da mucosa oral, ossos maxilares. Diagnostico e tratamento das principais lesões buco-faciais.
Lesões vesiculobolhosas, ulcerativas, brancas, vermelhas, pigmentadas e verrucosas, lesões cancerizáveis. Cistos e tumores odontogênicos. Patologias ósseas e das glândulas salivares. Alterações do tecido dentário, do periápice e periodonto.
Fatores modificadores da doença periodontal. Periodontite agressiva. Doenças Gengivais descamativas. Cirurgias periodontias ressectivas. Cirurgias periodontais com finalidades protéticas. Cirurgias mucogengivais. Princípios de Regeneração periodontal com enxertos ósseos e biomateriais. Tumores e cistos do periodonto. Papel da oclusão sobre o periodonto. Inter-relação da periodontia com as demais especialidades odontológicas. Medicina periodontal. Características dos tecidos peri-implantares. Halitose.
Estudo radiográfico das lesões e alterações do órgão dentário, processo alveolar e periápice, anomalias dento-maxilares. Fraturas e corpos estranhos. Métodos de localização radiográfica. Radiografias Panorâmicas. Radiografias extra-orais. Recentes avanços em radiologia, radiologia digital, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Sociologia e ciência. Sociologia e sociedade moderna. Organização social. Expectativa social em relação à Odontologia. A evolução humana na perspectiva da Antropologia. Antropologia e Odontologia. Antropologia Física. Antropologia Cultural. Antropologia Filosófica.
Planejamento e plano de tratamento. Selamento de cicatrículas e fissuras. Restaurações estéticas de dentes anteriores (Classe III, IV e V). Restaurações estéticas de dentes posteriores (Classe I, II e V). Restaurações com amálgama odontológico (Classe I, II e V). Restaurações extensas com amálgama odontológico. Manutenção periódica preventiva em Dentística. Reconhecimento das estruturas periodontais de sustentação e proteção. Exame clínico e radiográfico dos tecidos periodontais. Diferenciação dos aspectos de normalidade e anormalidade periodontal. Distinção de fatores locais, iatrogênicos e doenças sistêmicas que favorecem ou modificam a ocorrência das doenças periodontais. Diagnóstico diferencial entre as patologias periodontais. Uso clínico do instrumental de Periodontia. Controle das doenças periodontais e manutenção da saúde do periodonto. Raspagem e alisamento coronorradicular. Ambiente cirúrgico, instrumental cirúrgico e técnicas assépticas. Avaliação pré-operatória. Processo de reparo pós-exodontia. Tratamento dos processos infecciosos de origem dental. Atendimento a periodontopatias e pulpopatias agudas.
Recursos semiotécnicos e métodos de exame: exame clínico, exames complementares, diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento. Semiologia do hálito. Punção aspirativa, citologia esfoliativa e biópsia. Semiologia e patologia das lesões buco-faciais: Lesões vésico-bolhosas, Lesões ulcerativas, Lesões brancas, Lesões pigmentadas, Processos proliferativos não-neoplásicos, Lesões ósseas, Tumores benignos e malignos não odontogênicos e odontogênicos.
Introdução à endodontia, aspectos da anatomia interna dental aplicada à Endodontia, abertura coronária, instrumentos endodônticos, preparo biomecânico, odontometria, técnicas de instrumentação, obturação dos canais radiculares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações patológicas pulpares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações periapicais de origem inflamatória, medicação intra-canal, tratamento conservador da polpa dental, tratamento de dentes com rizogênese incompleta, orientação para a clínica.
Ética e Bioética. Conceitos e princípios de Bioética. Códigos, leis, declarações e recomendações nacionais e internacionais sobre os Comitês de Ética ou Comitês de Bioética e dos Comitês de Ética em Pesquisa. Código de Ética Odontológica. Conceitos básicos de organização e operacionalização de consultório ou clínica odontológica. O consultório como empresa: capital e trabalho. Montagem de consultório. Escolha de equipamentos. Montagem de arquivo. Fichamento do paci-ente. Livro-horário. Livro-ponto. Controle de laboratório e de¬mais serviços terceirizados. Honorários profissionais: critérios de cálculo e cobrança. Remuneração profissional.
Facetas estéticas (diretas e indiretas). Restaurações estéticas de dentes anteriores. Fundamentos de estética e cosmética. Acabamento, polimento e texturização de restaurações e dentes. Pinos (estéticos e anatômicos) e núcleos de preenchimento. Diagnóstico e tratamento de hipersensibilidade dentinária e lesões não-cariosas. Restaurações estéticas de dentes posteriores.
Elementos unitários. Noções de Prótese parcial fixa de vário elementos. Preparo de dentes com finalidade protética. Retentores Intraradiculares. Coroas provisórias. Técnicas de moldagem em prótese fixa. Prova das infraestruturas metálicas e não metálicas. Seleção de cor. Cimentação provisória e definitiva. Higienização das próteses fixas. Oclusão. Sistemas Cerâmicos.
a) Dentística Restauradora: Planejamento e plano de tratamento. Núcleos de preenchimento e restauração de dentes tratados endodonticamente. Colagem dentária e tratamento de dentes anteriores fraturados. Diagnóstico e tratamento de hipersensibilidade dentinária e lesões não-cariosas. Clareamento dental. Microabrasão e soluções para manchas brancas. Restaurações estéticas de dentes anteriores. Restaurações estéticas de dentes posteriores. Facetas estéticas. Fundamentos de estética e cosmética. Oclusão aplicada à Dentística. Manutenção periódica preventiva em Dentística. b) Periodontia: Anatomia e histofisiologia do periodonto de proteção e sustentação. Etiologia da doença periodontal. Controle químico e mecânico da placa bacteriana. Patogenia da doença periodontal. Classificação da doença periodontal. Tratamento da superfície radicular. Instrumentos periodontais. Afiação do instrumental. Diagnóstico diferencial em Periodontia. Agentes antimicrobianos. Técnicas de cirurgia periodontal. Controle e manutenção. c) Cirurgia: Ambiente cirúrgico, instrumental cirúrgico e técnicas assépticas. Avaliação pré-operatória. Diérese. Hemostasia. Síntese. Exodontia via alveolar. Processo de reparo pós-exodontia. Acidentes e complicações com exodontia. Tratamento dos processos infecciosos de origem dental. Atendimento a periodontopatias e pulpopatias agudas e fraturas dentais. d) Endodontia: Introdução à Endodontia, aspectos da anatomia interna dental aplicada à Endodontia, abertura coronária, instrumentos endodônticos, preparo biomecânico, odontometria, técnicas de instrumentação, obturação dos canais radiculares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações patológicas pulpares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações periapicais de origem inflamatória, medicação intra-canal, tratamento conservador da polpa dental, tratamento de dentes com rizogênese incompleta, orientação para a clínica. e) Prótese I: Elementos unitários, prótese parcial fixa, prótese fixa adesiva, preparo de dentes com finalidade protética, núcleos, coroas provisórias, moldagem, prova dos elementos protéticos, seleção de cor, cimentação provisória e definitiva e higienização das próteses fixas, oclusão e próteses metal free: novos sistemas. f) Urgência Odontológica: Atendimento de urgência (alívio da dor, controle de hemorragias e das infecções da região buco-maxilar, atendimento imediato dos traumatismos dento-alveolares, colagem de fragmento dental), na clínica odontológica, seguindo-se de escala de plantões semanais pelos discentes, sob orientação do professor responsável.
Anatomia e fisiologia do sistema estomatognático. Patologias de origem oclusal - diagnóstico e tratamento. Ajuste oclusal: indicações e técnicas. Reabilitação oral: aspectos oclusais. Placas anteriores: indicações. Disfunções temporomandibulares: etiologia e epidemiologia. Disfunções de origem muscular. Disfunções de origem articular da ATM. Farmacologia aplicada à DTM. Características miofuncionais orofaciais, auditivas e vocais em indivíduos com DTM. Atuação fonoaudiológica integrada à Odontologia em casos com DTM.
O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Pesquisa Científica. Método e técnica de leitura. Noções básicas de informática. Pesquisa em base de dados. Normas de citação bibliográfica. Relatórios de pesquisa. Resumos. Resenhas. Elaboração de Projeto de pesquisa. Elaboração de monografias. A coleta de dados em pesquisa de campo. A análise dos resultados alcançados em pesquisas teóricas e de campo. Apresentação gráfica de trabalhos acadêmicos nas Normas da ABNT.
Noções gerais de Medicina Legal aplicada à Odontologia. Estudo pormenorizado da identificação através da arcada dentária. Perícias. Antropologia e traumatologia forense aplicada. Bioética. Discutir princípios sobre comportamento humano. Início da vida do ser humano e seu direito à vida. Reprodução assistida. Experimentação em seres humanos. Transplante de órgãos. Engenharia genética. Tratamento de pacientes terminais e a eutanásia.
A hereditariedade como fator predisponente das maloclusões dentárias. Fatores pré-natais determinantes de maloclusões. Fatores pós-natais de interesse para a Ortodontia Preventiva. Fatores extrínsecos determinantes de maloclusões. Aspectos típicos e atípicos no desenvolvimento da oclusão na dentadura decídua, mista e permanente. Diagnóstico e plano de tratamento em Ortodontia Preventiva. Noções de cefalometria. Prevenção de má-oclusões e ortodontia preventiva. Confecção de aparelhos ortodônticos/ortopédicos preventivos.
Prótese Total: Introdução ao Estudo do paciente Totalmente Edêntulo. Exame clínico do paciente edêntulo. Anatomia dos Maxilares Edêntulos. Musculatura Paraprotética. Área Chapeável. Moldagem em Prótese Total. Relações Intermaxilares. Ajuste do Plano de cera e Registro intermaxilar. Montagem em Articulador Semi-ajustável. Seleção e montagem dos Dentes Artificiais. Prova clínica. Instalação das Próteses, Recomendações ao paciente e controle posterior. Reembasamento das Próteses. Prótese Total Imediata. Prótese Parcial Removível: Introdução ao Estudo do paciente Parcialmente desdentado e suas opções de Tratamento. Elementos constituintes da Prótese Parcial Removível. Classificação dos Arcos Parcialmente Desdentados. Elementos do delineador. Preparo prévio de boca. Preparos cavitários para Prótese Parcial Removível. Princípios de Biomecânica em Prótese Parcial Removível. Regras de Planejamento em Prótese Parcial Removível. Moldagem e modelos em Prótese Parcial Removível. Fases laboratoriais da execução da Prótese Parcial Removível. Instalação e controle posterior em Prótese Parcial Removível. Oclusão em Prótese Parcial Removível e Prótese Total.
Bioestatística: Conceitos básicos, tabela de frequência e gráficos; Medidas de tendência central (média e mediana) e medidas de variabilidade (variância, desvio padrão); Escore padronizado e percentil; Noções básicas de probabilidade, testes e diagnósticos; Distribuição de probabilidade.
a) Dentística Restauradora: Planejamento e plano de tratamento. Núcleos de preenchimento e restauração de dentes tratados endodonticamente. Colagem dentária e tratamento de dentes anteriores fraturados. Diagnóstico e tratamento de hipersensibilidade dentinária e lesões não-cariosas. Clareamento dental. Microabrasão e soluções para manchas brancas. Restaurações estéticas de dentes anteriores. Restaurações estéticas de dentes posteriores. Facetas estéticas. Fundamentos de estética e cosmética. Oclusão aplicada à Dentística. Manutenção periódica preventiva em Dentística. b) Periodontia: Anatomia e histofisiologia do periodonto de proteção e sustentação. Etiologia da doença periodontal. Controle químico e mecânico da placa bacteriana. Patogenia da doença periodontal. Classificação da doença periodontal. Tratamento da superfície radicular. Instrumentos periodontais. Afiação do instrumental. Diagnóstico diferencial em Periodontia. Agentes antimicrobianos. Técnicas de cirurgia periodontal. Controle e manutenção. c) Cirurgia: Ambiente cirúrgico, instrumental cirúrgico e técnicas assépticas. Avaliação pré-operatória. Diérese. Hemostasia. Síntese. Exodontia via alveolar. Processo de reparo pós-exodontia. Acidentes e complicações com exodontia. Tratamento dos processos infecciosos de origem dental. Atendimento a periodontopatias e pulpopatias agudas e fraturas dentais. d) Endodontia: Introdução à Endodontia, aspectos da anatomia interna dental aplicada à Endodontia, abertura coronária, instrumentos endodônticos, preparo biomecânico, odontometria, técnicas de instrumentação, obturação dos canais radiculares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações patológicas pulpares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações periapicais de origem inflamatória, medicação intra-canal, tratamento conservador da polpa dental, tratamento de dentes com rizogênese incompleta, orientação para a clínica. e) Prótese I: Elementos unitários, prótese parcial fixa, prótese fixa adesiva, preparo de dentes com finalidade protética, núcleos, coroas provisórias, moldagem, prova dos elementos protéticos, seleção de cor, cimentação provisória e definitiva e higienização das próteses fixas, oclusão e próteses metal free: novos sistemas. f) Prótese II: Considerações gerais sobre aparelhos parciais removíveis. Elementos constituintes do aparelho parcial removível. Classificação dos aparelhos parciais removíveis. Delineador, planejamento, desenho e preparo da boca. Fases de execução da estrutura metálica, da seleção de dentes e da montagem. Moldagens e modelos. Instalação de aparelhos. O Paciente Totalmente Edêntulo.Exame do Paciente Anatomia dos Maxilares Edêntulos.Músculos que Interferem na Retenção das Próteses Totais. Moldagem em Prótese Total. Relações Intermaxilares. Seleção dos Dentes Artificiais. Montagem dos Dentes Artificiais. Prova Clínica Enceramento Escultura Inclusão e Prensagem das Bases de Próteses.Remontagem das Próteses para a Correção Oclusal Instalação das Próteses e Recomendações ao Paciente. Atendimento Pós-Inserção - Adaptação das Próteses. Prótese imediata. Confecções de próteses em manequins e modelos. Montagem em articuladores semi-ajustáveis. g) Pacientes Especiais: Avaliação e tratamento dos pacientes que requerem cuidados especiais. h) Urgência Odontológica: Atendimento de urgência (alívio da dor, controle de hemorragias e das infecções da região buco-maxilar, atendimento imediato dos traumatismos dento-alveolares, colagem de fragmento dental), na clínica odontológica, seguindo-se de escala de plantões semanais pelos discentes, sob orientação do professor responsável.
Introdução ao estudo do paciente especial. Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Exame clínico. Terapêutica. Métodos de contenção. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Diagnóstico e tratamento odontológico transdisciplinar. Atendimento odontológico individualizado do paciente com necessidades especiais, sob uma abordagem multi e interdisciplinar, visando prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças bucais, a fim de promover a reintegração do paciente à sociedade.
Estudo das dentições. Conduta clínica e psicológica com relação à criança e seu núcleo familiar. Diagnóstico das patologias bucais mais freqüentes entre crianças e adolescentes. Promoção da saúde e prevenção de doenças bucais na infância e adolescência. Reabilitação bucal. Próteses em odontopediatria. Manejo cirúrgico infantil. Inter-relação com a fonoaudiologia, ortodontia e medicina.
Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Projeto de pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa (1ª versão). Emprego das Normas da ABNT no Projeto de Pesquisa.
Cirurgias Pré-Protéticas. Cirurgias com finalidade ortodôntica. Avaliação pré-operatória do paciente. Introdução à Implantologia. Princípios biológicos da osseointegração. Tipos, estruturas e fisiologia dos tecidos envolvidos com os implantes osseointegrados. Avaliação radiográfica. Procedimentos cirúrgicos (técnicas). Planejamento protético e cirúrgico. Considerações estéticas em prótese sobre implantes. Importância das coroas provisórias. Implantes com carga imediata. Tratamento cirúrgico das neoplasias benignas da cavidade oral.Tratamento cirúrgico dos cistos da cavidade oral. Tratamento cirúrgico e medicamentoso das comunicações buconasais e bucosinusais. Cirúrgia bucomaxilofacial. Enxertos ósseos. Diagnóstico diferencial das dores faciais.
Proporcionar ao aluno subsídios teóricos e simulações práticas para a compreensão do planejamento, organização e gerenciamento da prática profissional em Odontologia.
Atividades práticas de clínica odontológica para crianças e adolescentes. Noções básicas de pediatria com interesse odontológico. Lesões traumáticas em dentes anteriores. Cariologia. Flúor. Educação do núcleo familiar como método de prevenção e importância dos hábitos alimentares. Noções de biossegurança. Cirurgia pediátrica. Procedimentos clínicos modernos em odontopediatria. Fissuras labiopalatais. Ortodontia preventiva e interceptativa.
a) Dentística Restauradora: Planejamento e plano de tratamento. Núcleos de preenchimento e restauração de dentes tratados endodonticamente. Colagem dentária e tratamento de dentes anteriores fraturados. Diagnóstico e tratamento de hipersensibilidade dentinária e lesões não-cariosas. Clareamento dental. Microabrasão e soluções para manchas brancas. Restaurações estéticas de dentes anteriores. Restaurações estéticas de dentes posteriores. Facetas estéticas. Fundamentos de estética e cosmética. Oclusão aplicada à Dentística. Manutenção periódica preventiva em Dentística. b) Periodontia: Anatomia e histofisiologia do periodonto de proteção e sustentação. Etiologia da doença periodontal. Controle químico e mecânico da placa bacteriana. Patogenia da doença periodontal. Classificação da doença periodontal. Tratamento da superfície radicular. Instrumentos periodontais. Afiação do instrumental. Diagnóstico diferencial em Periodontia. Agentes antimicrobianos. Técnicas de cirurgia periodontal. Controle e manutenção. c) Cirurgia: Ambiente cirúrgico, instrumental cirúrgico e técnicas assépticas. Avaliação pré-operatória. Diérese. Hemostasia. Síntese. Exodontia via alveolar. Processo de reparo pós-exodontia. Acidentes e complicações com exodontia. Tratamento dos processos infecciosos de origem dental. Atendimento a periodontopatias e pulpopatias agudas e fraturas dentais. d) Endodontia: Introdução à Endodontia, aspectos da anatomia interna dental aplicada à Endodontia, abertura coronária, instrumentos endodônticos, preparo biomecânico, odontometria, técnicas de instrumentação, obturação dos canais radiculares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações patológicas pulpares, semiologia e diagnóstico clínico/radiográfico das alterações periapicais de origem inflamatória, medicação intra-canal, tratamento conservador da polpa dental, tratamento de dentes com rizogênese incompleta, orientação para a clínica. e) Prótese I: Elementos unitários, prótese parcial fixa, prótese fixa adesiva, preparo de dentes com finalidade protética, núcleos, coroas provisórias, moldagem, prova dos elementos protéticos, seleção de cor, cimentação provisória e definitiva e higienização das próteses fixas, oclusão e próteses metal free: novos sistemas. f) Prótese II: Considerações gerais sobre aparelhos parciais removíveis. Elementos constituintes do aparelho parcial removível. Classificação dos aparelhos parciais removíveis. Delineador, planejamento, desenho e preparo da boca. Fases de execução da estrutura metálica, da seleção de dentes e da montagem. Moldagens e modelos. Instalação de aparelhos. O Paciente Totalmente Edêntulo.Exame do Paciente Anatomia dos Maxilares Edêntulos.Músculos que Interferem na Retenção das Próteses Totais. Moldagem em Prótese Total. Relações Intermaxilares. Seleção dos Dentes Artificiais. Montagem dos Dentes Artificiais. Prova Clínica Enceramento Escultura Inclusão e Prensagem das Bases de Próteses.Remontagem das Próteses para a Correção Oclusal Instalação das Próteses e Recomendações ao Paciente. Atendimento Pós-Inserção - Adaptação das Próteses. Prótese imediata. Confecções de próteses em manequins e modelos. Montagem em articuladores semi-ajustáveis. g) Pacientes Especiais: Avaliação e tratamento dos pacientes que requerem cuidados especiais. h) Urgência Odontológica: Atendimento de urgência (alívio da dor, controle de hemorragias e das infecções da região buco-maxilar, atendimento imediato dos traumatismos dento-alveolares, colagem de fragmento dental), na clínica odontológica, seguindo-se de escala de plantões semanais pelos discentes, sob orientação do professor responsável.
Introdução à odontologia hospitalar. Importância da interdisciplinaridade. Infecção hospitalar: epidemiologia e controle. Processos infecciosos na cavidade bucal. Análise de exames complementares. Atuação do cirurgião dentista nos ambientes hospitalares. Cuidados com paciente oncológico. Odontologia em unidade de terapia intensiva. Noções de consulta conforme à especificidade da condição sistêmica do paciente.
Tópicos avançados multidisciplinares em Odontologia: desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
Construção e elaboração do Projeto de Pesquisa: estrutura e suas etapas (versão final). Apresentação Gráfica do Projeto de Pesquisa. Elaboração do Currículo Lattes. Definição de linha de pesquisa e orientador.
Avanços tecnológicos e procedimentos avançados em Cirurgia, Dentística, Endodontia, Periodontia e Prótese dental.
Atividades práticas de clínica odontológica para crianças e adolescentes. Noções básicas de pediatria com interesse odontológico. Lesões traumáticas em dentes anteriores. Cariologia. Flúor. Educação do núcleo familiar como método de prevenção e importância dos hábitos alimentares. Noções de biossegurança. Cirurgia pediátrica. Procedimentos clínicos modernos em odontopediatria. Fissuras labiopalatais. Ortodontia preventiva e interceptativa.
Significado e a importância da LIBRAS, Código de ética do intérprete. Intérprete e o professor regente. LIBRAS e seus parâmetros. Surdez, tipos e graus de perda auditiva. Diagnóstico precoce. Surdo e sua cultura. Datilologia; Legislação específica de LIBRAS. Abordagens educacionais. Principais estudiosos da área.
Epidemiologia de pacientes idosos; Etiologia, fisiopatologia e complicações do envelhecimento; Sistemas de Órgãos e Funções afetadas pelo envelhecimento, Sistema Cardiovascular do idoso; Sistema Respiratório do idoso; Sistema Gastrointestinal do idoso; Sistema Renal do idoso; Sistema Hepático do idoso; Sistema Endócrino do idoso; Sistema Imunológico do idoso; Sistema Hematopoiético do idoso; Sistema Nervoso do idoso; Sistema músculo-esquelético do idoso; Tratamento Odontológico do paciente idoso.
Saúde Bucal e Trabalho. Políticas Públicas de Saúde Bucal e Odontologia do Trabalho. Planejamento em Saúde Bucal. Programação a clientelas específicas. Gestão em saúde coletiva. Educação popular em saúde bucal. Auditoria em Odontologia.
Tópicos avançados multidisciplinares em Odontologia: desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
A construção: artigo científico. Estrutura do artigo científico: 1. Título; 2. Autor (es); 3. Epígrafe (facultativa); 4. Resumo e Abstract; 5. Palavras-chave; 6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão) e 7. Referências; Cronograma de entrega dos artigos. Normas de avaliação e versão final.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

O odontológo da UNIGRAN deve possuir conhecimento técnico científico e estar capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal da população pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A proposta do curso possibilita uma sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

O cirurgião dentista pode atuar em clínica odontológica de âmbito público e/ou privado, de forma individual e/ou compor equipes multidisciplinares nas mais diversas áreas da Odontologia, como: Odontopediatria, Ortodontia, Implantodontia, Prótese Dental, Dentística Restauradora e Estética, Periodontia, Imaginologia, Endodontia, Odontologia Hospitalar, Odontologia do Trabalho, Odontologia Legal, Estomatologia.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Camila Estarópoli Ramos Zeuli

(67) 3411-4144

odontologia@unigran.br

Horário de atendimento

MATUTINO

Terça-feira 07:30 às 12:10

Quinta-feira 07:30 às 12:10

Sexta-feira 07:30 às 12:10

VESPERTINO

Segunda-feira 14:00 às 17:00

Segunda-feira 14:00 às 17:10

Quarta-feira 14:00 às 17:10

Quinta-feira 14:00 às 17:00

Sexta-feira 14:00 às 16:00

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran