Psicologia
Habilitação BACHAREL|LICENCIATURA
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 877.00
Duração e Periodo MATUTINO|NOTURNO
10 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
De perfil generalista, o curso de Psicologia tem sua doutrina voltada para a formação de um profissional que possa compreender os seres humanos na totalidade de sua complexibilidade, formada por seus anseios, receios e dificuldades. Ao enxergar este horizonte repleto de obstáculos, o psicólogo poderá proporcionar a cada indivíduo uma melhor convivência consigo mesmo e, consequentemente, tornará o convívio com os outros muito mais harmonioso.

A estrutura curricular da UNIGRAN forma um profissional capaz de trabalhar com as inúmeras linhas ideológicas da psicologia, de modo a encontrar a que melhor se adapte para cada personalidade. Para garantir uma formação de excelência, a instituição possui ampla infraestrutura, como o Núcleo de Psicologia com mais de 400m², além do Laboratório de Psicologia Experimental e o Biotério.

Outra vantagem para os futuros psicólogos é que serão graduados em dois graus acadêmicos, bacharelado e licenciatura, ou seja, estarão credenciados tanto para lecionar quanto atuar como psicólogo em hospitais, clínicas, empresas públicas e privadas, etc.
Introdução à Anatomia e aos diversos sistemas do organismo (esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, digestório, urinário, reprodutor e endócrino). Fisiologia de todos os sistemas do corpo humano.
Introdução às Ciências Sociais. O homem, origens e formação cultural. Sociologia como ciência. O Pensamento sociológico clássico. Capitalismo e transformações no trabalho, sociais, políticas e culturais. Questões urbanas sob o capitalismo e Movimentos Sociais e Direitos humanos.
Psicologia, Ciência e profissão. Epistemologia da Psicologia Perspectiva histórica. Escolas e pensadores da Psicologia. Áreas de estudo da Psicologia. História da Psicologia no Brasil. Perspectivas múltiplas da Psicologia hoje. Principais campos de atuação do psicólogo e o mercado de trabalho atual. Perspectivas múltiplas da Psicologia hoje.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Teorias e pesquisa na área de processos cognitivos. Histórico e definições. Processos básicos de percepção. Processos complexos de resolução de problemas. Tomada de decisões e raciocínio. Linguagem, cultura e cognição.
Conceitos básicos, tabela de frequência e gráficos; Medidas de tendência central (média, moda e mediana) e medidas de variabilidade (variância, desvio padrão); Escore padronizado e percentil; Noções básicas de probabilidade; Testes.
Conceitos básicos para o filosofar. Filosofia contemporânea e as ciências. Produção do conhecimento. Correntes filosóficas. Estudo dos principais filósofos. Abordagem das correntes filosóficas. Contextualização da Filosofia na Psicologia. Relação entre o pensamento filosófico e o psicológico. História da loucura.
Linguagem e Comunicação. Funções da linguagem. Língua Padrão. Estudo e prática: leitura, análise, interpretação e produção de textos orais e escritos. Noção de “adequação comunicativa” em diferentes situações de interação verbal. Gêneros textuais - noções fundamentais sobre estrutura e conteúdo. Caracterização da transferência da linguagem oral para a escrita.
Anatomia da célula nervosa e transmissão sináptica. Neurotransmissores e neurorreceptores. Níveis funcionais do sistema nervoso central e periférico. Estudo de áreas de projeção e de associação do córtex cerebral. Sistema Nervoso Autônomo. Fisiologia do Sono e Sonho.
A ciência do Desenvolvimento. Teorias Psicológicas do Desenvolvimento. Pesquisa sobre Desenvolvimento. Fases do desenvolvimento: psicologia da gravidez, vida pré-natal e infância.
Pressupostos da abordagem comportamental. O condicionamento clássico e operante. Os processos de aprendizagem e análise do Comportamento e Controle. Método experimental e registro de comportamento. Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. O comportamento e o contexto de interação. Comportamento respondente e comportamento operante. Reforçamento e controle aversivo. Discriminação, generalização, modelagem e esquemas de reforçamento. Análise funcional de estados motivacionais e estados subjetivos.
Estrutura e Funcionamento dos Grupos: conceitos fundamentais, fenômenos e processos grupais, tipos de grupos e suas especificidades, abordagens teóricas dos grupos, atuação do psicólogo em grupos.
Consciência crítica e a profissão de psicólogo. Imagem social e pessoal. Formação do psicólogo, perfil atual da categoria e suas entidades. Organização Política da profissão. Código de Ética do Profissional de Psicologia e Resoluções do CFP. Prática profissional
O Conhecimento Científico. A Investigação Científica. Revisão, Organização, Elaboração e Apresentação. Formulação de Um Problema de Pesquisa. A Construção de Hipóteses. Técnicas Específicas de Investigação. Elaboração de um Projeto de Pesquisa.
Fundamentos da teoria freudiana. Organização dos princípios básicos que compõem a formação do aparelho psíquico. Dinâmica da personalidade.
Características e determinantes do desenvolvimento na adolescência, fase adulta, terceira idade e morte. Principais teorias psicológicas. Dimensões cognitivas, afetivas, emocionais, sociais, físicas.
O controle do comportamento. Modelagem do comportamento. A relação estímulo-resposta. A prática em laboratório.
História e Antropologia da psicopatologia: campo e conceitos. Noções básicas das manifestações psicopatológicas. Análise dos aspectos psicopatológicos na formação da personalidade. Conceitos de normalidade, cura, anomalia e deficiência. Exame do estado mental.
Testes psicométricos. Regras e normas de aplicação e correção de testes psicológicos psicométricos. Ética Profissional e Avaliação Psicológica. Técnicas de exame Psicológico e áreas de atuação. Critérios para classificação, definição e escolha dos instrumentos.
Aspectos teóricos e práticos do trabalho com grupos e das diversas abordagens grupais. Atividades vivenciais e treinamento de técnicas de dinâmica de grupo. Escolha e aplicação de dinâmicas de grupo. Leitura dos processos e papéis grupais. Fases de desenvolvimento do grupo.
Farmacologia e Psicologia. Toxicologia, Psicotrópicos. Mecanismos de ação dos antipsicóticos: hipnóticos, ansiolíticos, antidepressivos, psicoestimulantes e para-psicotrópicos. Drogas Lícitas e Ilícitas.
Psicologia da Educação. Processo ensino – aprendizagem. Desenvolvimento psicológico e Educação. Abordagens Psicológicas e contribuições. Afetividade, Aprendizagem, Epistemologia Genética e Concepção sócio-histórica.
Teorias de personalidade. Aparelho psíquico. Visão diferenciada do ser humano no contexto social.
Principais tendências teóricas da Psicologia Social e conceitos. História da Psicologia Social. Micro Teorias da Psicologia Social, categorias da Psicologia Social: Papel Social, Identidade, Subjetividade, Atividade e Trabalho, Linguagem, Ideologia e Representação Social. Diversidade étnica, políticas públicas e direitos humanos.
Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Principais transtornos psicopatológicos segundo critérios da CID-10 e do DSM-VI.
Regras e normas de aplicação e correção de testes psicológicos projetivos; Validade. Redação interpessoal, intersubjetiva e os contextos dos exames psicológicos. Interpretação e análise qualitativa dos resultados.
Educação, Didática e prática pedagógica. O planejamento educacional. Organização, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem. A formação do professor e a ação docente.
Psicologia e educação. Relações sociais e contexto educacional. Professor-aluno. Família e escola. Dificuldade de aprendizagem. Educação inclusiva e classificação das deficiências.
Teorias sobre construção do aparelho psíquico. Perspectivas sobre personalidade humana. Aspectos sociais, cognitivos, fenomenológicos e comportamentais.
A violação dos direitos humanos e a relação com produção de sofrimento mental. Conceituação sobre diretos humanos. Direitos humanos e a prática psicológica. Evolução histórica dos direitos humanos. Inclusão e exclusão social. O papel da Psicologia na luta por direitos humanos. A questão dos direitos humanos e as noções de igualdade e diferença. Atuação ética. Gênero.
Abordagem dos aspectos históricos da Saúde Mental no mundo e no Brasil; A reforma psiquiátrica. Rede de atenção psicossocial (RAPS): componentes e pontos de atenção. Perspectiva multidisciplinar na promoção da saúde mental. A saúde mental e os modelos comunitários de atendimento psicológico. A função do psicólogo na comunidade. Manejo clínico da pessoa com transtorno mental. Vivência prática observacional da atuação psicológica na área da saúde em diferentes contextos (clínica psicológica, ambulatório de saúde mental, unidades básicas de saúde, hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, etc.
Abordagem Transversal dos temas da Psicologia Social. Questões Metodológicas de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Social. Elaboração de Projetos de Pesquisa e Intervenção. Abordagem de Campo. Estágio supervisionado. Aplicação dos conceitos de Psicologia Social. Execução de Projetos de Intervenção e Pesquisa em instituições sociais.
Exame psicológico. Metodologia. Técnicas de avaliação afetiva e da personalidade. Técnicas projetivas.
Embasamentos teóricos da abordagem existencial/humanista. Teorias e técnicas. Aplicações clínicas.
Psicodiagnóstico e suas respectivas aplicações. Etapas e técnicas do psicodiagnóstico. Elaboração de relatório qualitativo. Histórico e classificação do psicodiagnóstico Elaboração de documentos de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
A história da educação no Brasil. Políticas e planos de educação no Brasil. Organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino. A educação básica: níveis e modalidades de ensino. Educação infantil. Ensino fundamental. Ensino médio. Educação de jovens e adultos. A Educação profissional. Educação a distância. Educação especial. Profissionais da educação.
Prática de ensino e estágio supervisionado. Prática docente- práxis. Função e importância social do professor.
Elaboração de Projetos de Pesquisa e Intervenção. Abordagem de Campo. Estágio supervisionado. Aplicação dos conceitos de Psicologia Social. Execução de Projetos de Intervenção e Pesquisa em instituições sociais.
Fundamentos históricos, filosóficos e teóricos da Terapia Comportamental e Comportamental Cognitiva. Processo de avaliação terapêutica na prática clínica. Técnicas utilizadas na prática clínica comportamental e comportamental cognitiva.
Diferença entre psicoterapia e psicanálise. Técnica psicoterápica psicanalítica freudiana e suas aplicações. Teorias psicoterápicas psicanalítica em sua prática. Perspectivas diferenciadas sobre o ser humano.
Métodos e técnicas de aconselhamento. Atuação do psicólogo no aconselhamento psicológico. Questões éticas na prática de aconselhamento psicológico. Aconselhamento Centrado no Cliente.
Entrevistas de triagem. O processo de Psicodiagnóstico. Etapas do Psicodiagnóstico: rapport, anamnese, entrevista, definição do objeto e os instrumentos, avaliação, devolutiva, encaminhamentos, orientações. Aplicação e correção dos testes psicológicos. Elaboração do documento de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
Elaboração de projeto, execução de pesquisa e relatório de produção científica. Orientação metodológica. Método de pesquisa em Psicologia.
Planejamento de ensino: objetivo, conteúdo programático, metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem. Estágio supervisionado.
Conceito de saúde/doença. Abordagens psicológicas a cerca da saúde, saúde mental e da doença. Sistema de Saúde como política-pública. Papel do psicólogo como profissional de saúde. Atuação do psicólogo em instituições de saúde, com grupos técnicos e clientela. Ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, família e comunidade. Aspectos psicológicos da prevenção e tratamento. Pratica profissional do psicólogo.
História do trabalho, identidade e contribuição para a administração dos problemas humanos. Novas tendências da Psicologia do Trabalho. Abordagens e metodologias de aferição do desempenho e dos processos comportamentais nas empresas; abordagens de desenvolvimento humano do trabalhador.
Prática em Aconselhamento Psicológico. Aplicação teórico e técnica de aconselhamento. Levantamento de hipótese diagnóstica. Fases do aconselhamento: acolher, orientar e encaminhar.
Histórico e conceitos. Aspectos contextuais da escolha profissional. Fatores que influenciam na escolha. Etapas da orientação profissional.
Orientação metodológica. Elaboração de artigo científico. Análise dos dados. Elaboração de banner. Publicação do artigo. Apresentação do Trabalho de graduação.
Aspectos sócio-históricos envolvidos na atuação do psicólogo hospitalar. A relação e diferença entre a psicologia clínica e hospitalar. O adoecer em seus aspectos individuais, familiares e sociais. A estruturação e funcionamento de um Serviço de Psicologia em hospital.
Principais teorias psicológicas sobre casal e a família. Dinâmica familiar Processo emocional de transição nos estágios no ciclo de vida familiar. Intervenção psicológica sistêmica nas disfunções familiares.
Pressupostos teóricos, metodologia e técnicas da Psicologia Institucional. Patológico, promoção de saúde e instituições
Investigação psicológica e intervenção sistêmica nas disfunções da dinâmica familiar. Psicologia, sistema jurídico brasileiro e sistemas de justiça. Sistema prisional, sistema de atendimento à criança, ao adolescente e à família.
Cultura, valores e organizações. Psicodinâmica. Estresse e Saúde e Qualidade de vida no trabalho. Atuação do psicólogo no ambiente organizacional.
Teorias e técnicas da psicologia científica: prática do diagnóstico. Modalidades de visitas. Diferentes modelos e fundamentos dinâmicos. Instrumentos de investigação, Papel do psicólogo em clínica. Processo psicoterápico conforme a abordagem teórica.
Processo educacional e perspectiva ideológica. Concepções de educação, de infância, de escola e de cultura. Realidade educacional e seus vários níveis e instituições. Análise das práticas produtoras ou não de educação e saúde. Projeto de intervenção escolar.
Desenvolver o papel profissional do aluno e o aprendizado prático através dos processos de diagnóstico organizacional e da elaboração do projeto de intervenção na organização, além da fundamentação teórica, do desenvolvimento da criticidade e de novas propostas de atuação.
Significado e a importância da LIBRAS, Código de ética do intérprete. Intérprete e o professor regente. LIBRAS e seus parâmetros. Surdez, tipos e graus de perda auditiva. Diagnóstico precoce. Surdo e sua cultura. Datilologia; Legislação específica de LIBRAS. Abordagens educacionais. Principais estudiosos da área.
Gestão do trabalho pedagógico na escola: concepções, bases teóricas e político-ideológicas. Unidades educacionais: identidade, cultura e autonomia. Gestão democrática. A dimensão político-pedagógica do trabalho pedagógico na escola. Projeto Pedagógico: elaboração, aplicação e avaliação.
Temas da Psicologia. Tópicos contemporâneos em Psicologia. Contribuições e atuação do profissional psicólogo.
Programa psicoterapêutico de saúde psíquica nas abordagens teóricas da Psicologia. Problematização dos fatores psicológicos e do processo de adoecimento. Devolutiva e encaminhamento conforme a abordagem teórica.
Estágio Supervisionado em Orientação Vocacional e Profissional: Teorias e técnicas. Processo de Escolha. Etapas da orientação profissional. Projeto de intervenção. Devolutiva. Estágio Supervisionado em Psicologia Familiar: Investigação psicológica e intervenção sistêmica nas disfunções da dinâmica familiar. Psicologia, atendimento à criança, ao adolescente e à família.
Estágio Supervisionado em Psicologia Jurídica: Investigação psicológica e intervenção sistêmica nas disfunções da dinâmica familiar. Psicologia, sistema jurídico brasileiro e sistemas de justiça. Sistema prisional, sistema de atendimento à criança, ao adolescente e à família. Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho: Diagnóstico organizacional. Elaboração do projeto de intervenção e execução na organização.
Estágio Supervisionado em Psicologia da Saúde: Psicologia no contexto hospitalar. Atuação do psicólogo nas instituições de saúde: intervenção, promoção de saúde, prevenção da doença, tratamento e reabilitação. Estágio Supervisionado em Psicologia Institucional : Identificação de problemas e estratégias no âmbito de atuação da psicologia nas comunidades. Concepção biopsicossocial e cultural do indivíduo. Promoção da saúde e da qualidade de vida.
Temas da Psicologia. Tópicos contemporâneos em Psicologia. Contribuições e atuação do profissional psicólogo.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

A sociedade almeja profissionais que interpretem de forma ampla e profunda o comportamento humano, ao passo que deve utilizar de maneira adequada os métodos científicos para conduzir o indivíduo rumo ao conhecimento de si próprio e naturalmente para a elucidação e solução dos seus conflitos.

Sua missão é auxiliar as pessoas no gerenciamento e na superação dos problemas, criando mecanismos para o controle racional da ansiedade, do medo, do estresse, entre outros fatores, que podem desencadear inúmeros distúrbios que geram efeitos nocivos em todas as esferas de convivência.

De forma resumida, o psicólogo é o elo entre o indivíduo e a maximização do seu autoconhecimento, que por sua vez é o passaporte para o equilíbrio emocional.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Comumente conhecemos melhor algumas áreas de atuação, como a psicologia clínica, contudo, a abrangência deste profissional é muito vasta. Na educação, por exemplo, o psicólogo pode ser uma ferramenta essencial na busca da eficiência na aprendizagem, auxiliando os professores a encontrar as melhores metodologias que contornem as dificuldades de cada aluno.

No segmento institucional, também pode contribuir para a melhoria do clima organizacional de empresas e órgãos públicos, ao atuar na seleção, elaboração e execução de programas de melhoramento da mão de obra, como também na prevenção de eventuais conflitos que possam prejudicar a qualidade do trabalho e a produtividade.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Ticiana Araujo da Silva

(67) 3411-4109

psicologia@unigran.br

Horário de atendimento

MATUTINO

Segunda-feira 08:00 às 11:30

Terça-feira 08:00 às 11:30

Sexta-feira 08:00 às 11:30

NOTURNO

Segunda-feira 19:00 às 22:40

Terça-feira 19:00 às 22:40

Quarta-feira 21:00 às 22:40

Quinta-feira 21:00 às 22:40

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran