Engenharia Mecânica
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 923.00
Duração e Periodo MATUTINO|NOTURNO
10 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
Na UNIGRAN os cursos de engenharia possuem um campus específico, o ‘Cantão do Bosque’, localizado a pouco mais de 500 metros dos demais blocos da Instituição. No local há uma rica infraestrutura, com amplos e completos laboratórios, onde os acadêmicos desenvolvem experimentos nos diversos ramos da Engenharia Mecânica, sempre acompanhados pelo corpo docente e respeitando todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Durante a formação o aluno adquire conhecimento prático e teórico para projetar, desenvolver e inspecionar a fabricação de maquinários para a indústria, automóveis, implementos agrícolas e demais manufaturados. Mesmo em produtos totalmente eletrônicos, há a mão do engenheiro mecânico em alguma fase do processo produtivo, como ao projetar e realizar a manutenção de robôs e outros equipamentos eletromecânicos utilizados durante a produção.

Além das disciplinas especificas, a grande curricular da UNIGRAN imerge o acadêmico em diferentes, porém, correlatas áreas do conhecimento, necessárias para a adequada assimilação dos conceitos mecânicos, como física, termodinâmica, mecânica de fluídos, transmissão de calor, entre outros.
Conjuntos numéricos e os números reais. Tópicos de álgebra. Funções. Limites.
1. Introdução ao Desenho Técnico; 2. Teoria do Desenho Projetivo; 3. Laboratório (Informática AutoCAD); 4. Sistemas de Projeções Ortogonais; 5. Perspectiva Isométrica; 6. Escalas, Cotas e Dimensionamento; 7. Vistas em Cortes; 8. Vistas Auxiliares e Outras Representações;
Movimento unidimensional e bidimensional. Os princípios da dinâmica. Leis de Newton e aplicações. Trabalho e energia mecânica. Centro de massa. Colisões. Rotações.
Introdução a profissão engenharia mecânica, introdução às prerrogativas do sistema CONFEA/CREA, Comunicação em Engenharia, Introdução a Mecânica e Forças, Introdução à tensões e Engenharia de Materiais, Introdução à Mecânica dos Fluidos, Sistemas Térmicos e de Energia, Transmissão de movimento e potência, Introdução ao projeto mecânico.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Derivadas; Aplicações de Derivadas; Derivada de funções logarítmicas; Integral indefinida e integral definida; O teorema fundamental do cálculo; Aplicações da integral; Técnicas de integração.
Normas aplicáveis ao Desenho Técnico Mecânico; Técnicas de Representação; Indicação de Rugosidade; Tolerâncias Dimensionais e Geométricas; Simbologia de Soldagem; Elementos de Fixação, Vedação e Transmissão; Desenhos de Conjunto e Detalhes; Fundamentos de Desenhos Auxiliados por Computador.
Oscilações. Sistemas oscilantes. Movimento ondulatório. Termologia e Termodinâmica. Teoria cinética dos gases.
Vetores no plano e no espaço tridimensional; Sistema de Coordenadas; Retas; planos; perpendicularismo e ortogonalidade; Ângulos e Distâncias; Matrizes; Sistemas de equações lineares; Determinante; Espaços vetoriais; Transformações lineares; Autovalores e Autovetores; Operadores lineares.
Introdução à Química e Estudo da matéria e cálculos químicos. Estrutura Atômica. Histórico da teoria atômica. Ligação química. Polaridade das ligações químicas e o estudo de combustíveis.
Técnicas de integração; Funções de duas ou mais variáveis; Limite e continuidade; Derivadas parciais; Funções diferenciáveis; Regra da Cadeia; Gradiente e Derivada Direcional; Máximos e Mínimos.
Carga Elétrica. O Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial Elétrico. Capacitância. Corrente e Resistência. Circuitos Elétricos em corrente contínua. O Campo Magnético. A indução Magnética. Indutância. Magnetismo em meios materiais.
Grandezas Elétricas; Elementos de Circuitos Elétricos; Circuitos de Corrente Contínua; Circuitos de Corrente Alternada; Medição Elétrica e Magnética; Circuitos monofásicos e trifásicos; Equipamentos Elétricos; Noções de Sistemas de Distribuição Industrial; Motores: princípio de funcionamento e ligações; Noções de Manutenção Elétrica.
Introdução à química dos materiais. Classificação dos materiais. Polímeros. Corrosão de materiais metálicos. Passividade dos metais. Proteção contra corrosão. Teoria da Oxidação e redução
Coleta de dados, Técnica de Amostragem, Distribuição de Frequência, gráficos, tabelas, medidas de posição e dispersão, medidas de assimetria, Introdução à probabilidade, Distribuições Contínuas e Análise de variância.
Integrais duplas; integrais triplas; equações diferenciais e aplicações.
Conceitos e definições de gestão ambiental. Normas ambientais. Aspectos e impactos ambientais. Ferramentas da gestão ambiental. Implementação do sistema de gestão ambiental. Família ISO 14000. Estratégias de Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social.
Componentes Ativos e Passivos; Circuitos Integrados; Elementos Sensores; Circuitos Eletrônicos de Aplicação Industrial; Dispositivos de Disparo e Controle de Potência; Circuitos de Controle de Potência; Controle de Velocidade de Motor C.C.; Circuitos Impressos; Elementos de Eletrônica Digital; Noções de Manutenção Eletrônica Industrial; Atividades de Laboratório.
Princípios Básicos de Computação; Conceitos de Algoritmos; Conceitos sobre linguagens de Programação, Variáveis; Comandos de Atribuição; Estruturas de Controle; Estruturas de Dados; Modularização; Dados Estruturados.
Forças no plano; forças no espaço; sistema equivalente de forças. Estática dos corpos rígidos em duas dimensões; estática dos corpos rígidos em três dimensões. Forças distribuídas. Estruturas; vigas; cabos. Atrito. Momento de inércia.
A organização do trabalho acadêmico, A Ciência, Natureza do conhecimento e tipos de conhecimentos e como elaborar um seminário, Leitura, Resumo e resenha, fichamento e citações. O projeto de pesquisa: como escolher um tema, Citações, Trabalho científico: parte do processo científico.
Metrologia Dimensional; Erros Geométricos de Fabricação (forma, medida, posição, rugosidade); Tecnologia de Medição (mecânico, óptico, elétrico, pneumático); Blocos Padrão; escalas e Nônios; Paquímetros; Micrômetros; Medidores de Deslocamento; Instrumentos Auxiliares de Medição; Calibradores; Máquinas de Medir por Coordenadas; Princípios e Instrumentos para Determinação de Superfícies. Laboratório com tarefas práticas paralelas.
Noções Básicas sobre Erros. Zeros Reais de Funções Reais. Resolução de Sistemas de Equações Lineares. Interpolação. Ajuste de Curvas. Integração Numérica. Solução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias.
Conceitos Fundamentais. Modelos Matemáticos de Sistemas Dinâmicos. Análise de Sistemas Dinâmicos. Ações de Controle Básicas. Princípios de Estabilidade de Sistemas. Projetos de Controladores. Controle de Posição e Trajetória de Robôs Manipuladores: Controladores PID. Processamento de Sinais. Aplicação de Softwares no Estudo de Controle de Sistemas Mecânicos. Introdução a Sensores Industriais.
Aços e suas Ligas. Alumínio e suas Ligas. Ferro Fundido. Ligas Especiais. Tratamentos Térmicos: Tipos de Tratamentos e suas Aplicações. Diagramas de Fases. Materiais Cerâmicos. Metalurgia do Pó. Polímeros Aplicados na Engenharia. Materiais Compósitos. Análise Laboratório.
Conceitos Fundamentais. Estática dos Fluidos. Forças Hidráulicas em Superfícies Submersas. Balanço Global de Massa. Cinemática dos fluidos. Equações Integrais para: Massa, Conservação da Energia e Quantidade de Movimento. Formulação Integral para um Volume de Controle. Perda de Carga de Escoamentos. Análise Diferencial dos movimentos dos fluidos. Dinâmica do Escoamento Incompressível não Viscoso; Noções de Escoamento Compressível.
Leis de Newton (Tensão e Deformação). Esforços Longitudinais (Tração e Compressão). Equilíbrio Externo e Esforços Internos. Esforços Transversais (Cisalhamento e Torção). Vasos de Pressão. Flambagem. Esforços Combinados. Dimensionamento de Vigas e Eixos.
Introdução à Administração da Produção. Layout e Fluxo. Modelos de Produção. PCP, Planejamento e Aplicações. Cálculo de Necessidades (MRP). Programação da Produção Intermitente. Planejamento e Aplicação de Projetos. Balanceamento de Linhas Industriais. Logística, Distribuição e Suprimentos. Gestão de Estoques. Gestão da Capacidade e Previsão. Modelos de Gestão de Qualidade, Implantação, Sistematização e métodos.
Princípios de Dinâmica. Cinética dos Sistemas de Pontos Materiais. Cinemática dos Corpos Rígidos. Movimentos Absolutos. Movimentos Relativos. Cinemática dos Corpos Rígidos. Momentos de Inércia. Força, Massa e Aceleração. Trabalho e Energia. Impulso e Quantidade de Movimento. Dinâmica dos Sistemas não Rígidos. Escoamento Permanente de Massa. Escoamento com Massa Variável.
Processos de Usinagem, Torneamento, Furação, Fresamento, Retificação e Processos Especiais. Classificação e Geometria das Ferramentas de Corte. Parâmetros de Corte. Materiais para Ferramentas. Usinabilidade dos Materiais. Força e Potência de Corte. Qualidade Superficial. Análise de Custos de Usinagem. Noções Gerais de Comando Numérico. Processos de Soldagem, Parâmetros de Solda. Consumíveis. Soldagem de Aço. Soldagem de Aços de Baixa Liga e Alta Liga (Inoxidáveis). Soldagem de Não-Ferrosos. Qualificação na Soldagem. Especificações e Procedimentos de Soldagem. Inspeção e Análise de Solda. Atividades de Laboratório.
Análise de Tensões e Deformações para Problemas Tridimensionais. Estado Plano de Tensão e de Deformação. Aplicação da Análise de Tensões a Problemas de Elasticidade. Métodos Energéticos (Trabalho de Deformação e Princípio do Trabalho Virtual). Estabilidade Elástica. Deflexão de Vigas e Eixos. Elementos da Teoria de Flexão de Placas.
Conceitos Fundamentais. Propriedades de uma Substância Pura. Trabalho e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. Entropia. Análise Combinada da Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica.
Fundamentos de Conformação. Classificação dos Processos de Conformação Mecânica, Forjamento, Laminação, Extrusão, Trefilação e Estampagem. Tratamento Térmico: Elaboração de Procedimentos e Aplicações. Fundição: Tipos de Processos, Produção de Ligas de Aços, Ferro Fundido, Ligas de Alumínio, Sistemas de Alimentação, Técnicas de Moldagem, Análise de Defeitos, Fornos de Fusão e Regras para Projeto de Fundidos. Laboratório.
Distribuição de Medidas: Precisão, Dispersão e Combinação de Medidas. Erros de Medição. Conceitos Básicos Sobre Sensores: Tipos de Sensores, Sinais de Saída, Faixa de Utilização, Resolução, Sensibilidade e Histerese. Sensores de Presença: Fim de Curso, Óptico, Indutivo, Capacitivo, Ultrassônico e Magnético. Sensores de Aceleração: Piezelétrico e Acelerômetro. Sensores e Instrumentos de Medição de Força, Torque e Pressão. Sensores de Temperatura: Termo Resistor, Termopar e Pirômetro. Sensores e Instrumentos de Medição de Vazão. Medidores de Nível e Espessura.
Classificação e Nomenclatura dos Mecanismos. Conceito de Grau de Liberdade. Análise Cinemática de Mecanismos com Um e com Vários Graus de Liberdade. Solução Fechada e Numérica. Classificação dos Cames, Função Deslocamento, Projetos Gráfico e Analítico. Modelagem Cinemática e Dinâmica por Coordenadas Generalizadas. Análise de Engrenagens, Relação de Transmissão, Propriedades da Envolvente Aplicada às Engrenagens, Interferência, Trens de Engrenagens Simples, Compostos e Planetários. Projeto de Sistemas de Engrenagens. Laboratório.
Conceituação de Segurança na Engenharia. Normatização e Legislação de Segurança e Higiene no Trabalho. Análise Estatística e de Custos de Acidentes. Órgãos Relacionados com Segurança no Trabalho e Organização Empresarial. Segurança nos Projetos de Engenharia Mecânica. Sistema de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual. Riscos Inerentes a Profissão de Engenheiro Mecânico. Controle de Agentes Agressivos. Ergonomia. Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios. Seleção, Treinamento e Motivação de Pessoal. Controle de Perdas e Produtividade.
Mecanismos Básicos de Transferência de Calor. Condução de Calor em Regime Permanente. Condução de Calor em Regime Transiente. Leis Básicas de Troca de Calor por Radiação. Métodos de Cálculo da Radiação Térmica. Convecção Térmica, Escoamento Externo e Interno. Convecção Natural. Noções de Transferência de Massa.
Análise de Vibrações, Modelos Físicos e Matemáticos. Vibrações de Sistemas Contínuos. Sistemas com 1 Grau de Liberdade (1 GDL). Sistemas com 2 Graus de Liberdade (2 GDL). Sistemas com Múltiplos Graus de Liberdade (MGDL). Absorvedores Dinâmicos, Sistemas Livres e Excitados, Estabilidade. Vibração de Rotores e Balanceamento. Técnicas Experimentais e Aplicações. Laboratório.
Conceitos Gerais de Economia. Análise de Mercado e Formação de Preços. Produção e Custos. Estruturas Econômicas de Mercado. Políticas Econômicas. Inflação. Engenharia Econômica: Viabilidade Econômica e Análise de Mercado. Administração Financeira. Orçamento Empresarial. Demonstrativos Financeiros. Gestão de Fluxo de Caixa. Análise de Custo. Depreciação. Empreendedorismo.
Critérios de Resistência e Análise de Falhas. Eixos e Componentes de Eixos. Mancais de Rolamento. Parafusos e Elementos de Fixação. Transmissão por Elementos Flexíveis. Engrenagens e sua Cinemática. Freios e Embreagem. Laboratório.
Introdução à Hidráulica. Características Gerais dos Sistemas Hidráulicos. Fluidos Hidráulicos. Bombas e Motores Hidráulicos. Válvulas de Controle Hidráulico. Técnicas de Comando Hidráulico e Aplicações a Circuitos Básicos. Introdução à Pneumática. Características dos Sistemas Pneumáticos. Geração de ar comprimido. Especificação de Compressores. Distribuição de Ar Comprimido. Dimensionamento de Redes de Distribuição de Ar Comprimido. Controles e Válvulas Pneumáticas. Atuadores Pneumáticos. Circuitos Pneumáticos Básicos. Comandos Sequenciais. Dispositivos mistos.
Noções Básicas de Manutenção. Tipos de Manutenção. Aplicação dos Conceitos de Confiabilidade à Manutenção. Manutenção de Componentes Mecânicos. Lubrificação. Manutenção Preditiva Baseada em Análise de Vibrações. Gerência de Manutenção. Elaboração e Controle de Plano de Manutenção. Atividades de Laboratório.
Introdução aos Processos de Fabricação Automatizados. Estrutura e Linguagem de Programação Para Comando Numérico Computadorizado, CNC. Sistemas Integrados de Fabricação. Análise e Desenvolvimento de Projetos Utilizando Softwares de Apoio à Modelagem, Projeto e Simulação Computacional de Processos de Fabricação CAD/ CAM/CAE.
Pré-requisito: Estar matriculado a partir do 8° período e ter cursado a disciplina de Segurança do Trabalho. Será desenvolvido conforme Artigo 6º da Resolução 4/77 do CFE, Artigo 7º da Resolução 11/2002 do CNE/CES e Normas de Procedimentos para o desenvolvimento da disciplina de estágio supervisionado dos cursos superiores de graduação do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Estágio deve ser realizado em empresas do ramo da engenharia mecânica, sob a supervisão de um engenheiro. O acadêmico apresentará relatórios sobre as atividades desenvolvidas na empresa ao longo do período de estágio, quais as atividades que realizou e qual foi sua experiência durante esse processo.
Processos Básicos da Gestão de Pessoas. Motivação e Interação Interpessoal. Liderança e Inteligência Emocional. Comunicação Empresarial. Gestão e Atuação em Equipe. Estratégias de Desenvolvimento Organizacional e Individual.
Melhores Práticas e Modelos de Projeto. Análise de Produto e Requisitos de Projeto. Projeto Preliminar. Análise de Informação e Demanda. Aspectos Econômicos. Gerência de Escopo, Tempo, Risco, Integração, Comunicação, Recursos Humanos e Qualidade.
Conceitos Matemáticos Aplicados à Engenharia. Modelagem Geométrica, Cinemática e Dinâmica de Manipuladores Mecânicos. Geração de Trajetória, Controle em Posição e Controle em Força. Métodos e Linguagens de Programação de Controle de Robôs Industriais. Sensores e Atuadores. Controle Adaptativo e Inteligente. Laboratório.
Ciclos Motores Ideais. Ciclos Motores Ar-Combustível. Motores de Ignição por Centelha. Motores de Ignição por Compressão. Compressores a Pistão. Turbinas Térmicas. Geradores de Vapor: Fornalhas, Super-Aquecedores, Economizadores e Pré-Aquecedores de Ar, Utilização e Distribuição de Vapor. Trocadores de Calor. Projeto de Trocadores de Calor, Instalação e Manutenção. Noções de Conforto Térmico, Psicrometria, Refrigerantes, Ciclos Frigoríficos e seus Componentes. Refrigeração Industrial. Carga Térmica. Sistema de Ar Condicionado e Distribuição de Ar. Laboratório.
Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC1): Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico (Pré-Projeto), envolvendo temas de abrangência do curso. Desenvolvimento do projeto proposto segundo a sequência definida pelo orientador, conforme cronograma previamente discutido. Redação de monografia de caráter científico e/ou tecnológico. Apresentação dos trabalhos acadêmicos para uma banca avaliadora, para validar a sequência do trabalho para o TCC2.
Automação de Manufatura. Sistemas de Máquinas. Estruturas Cinemáticas Abertas e Fechadas. Elementos Terminais. Atuadores. Portas Lógicas, Funções Lógicas e Circuitos Lógicos. Álgebra de Boole. Diagrama de Veitch-Karnaugh. Lógica Combinacional. Lógica Sequencial. Programação de Controladores Lógicos Programáveis e Aplicações. Software de Projeto e Simulação de Automação Industrial. Laboratório.
Conceitos Fundamentais de Elementos Finitos. Álgebra Matricial e Eliminação de Gauss. Introdução aos métodos de Diferenças Finitas e Volumes Finitos. Introdução ao Método dos Elementos Finitos. Problemas Unidimensionais e Bidimensionais. Análise Estrutural e Aplicações. Problemas Tridimensionais na Análise de Tensão. Métodos Numéricos para Soluções da área Térmica e de Escoamento. Laboratório.
Pré-requisito: Estar matriculado a partir do 8° período e ter cursado a disciplina de Segurança do Trabalho. Será desenvolvido conforme Artigo 6º da Resolução 4/77 do CFE, Artigo 7º da Resolução 11/2002 do CNE/CES e Normas de Procedimentos para o desenvolvimento da disciplina de estágio supervisionado dos cursos superiores de graduação do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Estágio deve ser realizado em empresas do ramo da engenharia mecânica, sob a supervisão de um engenheiro. O acadêmico apresentará relatórios sobre as atividades desenvolvidas na empresa ao longo do período de estágio, quais as atividades que realizou e qual foi sua experiência durante esse processo.
Legislação Profissional. Atribuições Profissionais. O Código de Ética Profissional. Responsabilidade Técnica. Integração Ética: Engenheiro e o Mercado.
Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC2): Desenvolvimento e finalização do trabalho iniciado na disciplina de projeto de graduação 1, conforme cronograma previamente aprovado. Redação de monografia de caráter científico e/ou tecnológico. Apresentação final para uma banca avaliadora, para avaliar o trabalho desenvolvido.
Introdução a Métodos de Projeto. Análise de Viabilidade de Projeto. Desenvolvimento de Projeto Mecânico. Projeto de Máquinas: Desenvolvimento de Produto, Soluções e Otimização de Equipamentos. Memorial Descritivo. Desenho e Especificações de Projeto de Conjuntos Mecânicos.
Controle de Qualidade Total. Análise de Linhas Produtivas. Implementação de Manufatura e Integração Produtiva. Controle de Produtividade e Aplicação do PCP. Análise e Otimização de Custos Produtivos. Sistemas Logísticos. Software de Desenvolvimento e Gerenciamento de Produção. Atividades de Laboratório.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

O engenheiro mecânico é um profissional muito abrangente no espectro da engenharia. Sua mão de obra é requisitada em indústrias de diversos segmentos, como automobilística, aeronáutica, de autopeças, naval, entre outras.

Assim, precisa estar apto para seguir carreira em qualquer das segmentações. Ao contrário do que se pensa, este profissional não tem atuação restrita ao setor manufatureiro, muito pelo contrário, é necessário também no campo da manutenção, planejamento, etc. De modo geral, tem papel crucial na maximização dos resultados, ao garantir que se produza o máximo, da melhor forma, com o menor custo possível. As competências do engenheiro mecânico, aliada e de outros profissionais, é essencial para o sucesso de qualquer empresa deste ramo.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Como dito anteriormente, as atribuições do engenheiro mecânico são vastas. Sendo assim, para citar alguns exemplos, no segmento de ‘máquinas e equipamentos’ é responsável por elaborar e coordenar a produção de moldes para máquinas diversas e ferramentas. No que diz respeito ao ‘desenvolvimento’, é capaz de criar protótipos para variados fins, como também avaliar produtos e sugerir maneiras de aprimorá-lo. Já no setor de ‘projeto’, atua, entre outras coisas, na elaboração e instalação de linhas de montagem. Contudo, estas são apenas algumas das possibilidades de atuação deste profissional.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Alisson Lemos

(67) 3411–4270

engenhariamecanica@unigran.br

Horário de atendimento

MATUTINO

Terça-feira 07:40 às 11:30

Quinta-feira 09:50 às 11:30

Sexta-feira 07:40 às 09:50

VESPERTINO

Terça-feira 13:00 às 16:30

NOTURNO

Segunda-feira 18:40 às 21:40

Quarta-feira 18:40 às 21:30

Quinta-feira 21:00 às 21:30

Sexta-feira 18:40 às 20:50

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran