Estética e Cosmética
Habilitação TECNÓLOGO
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 500.00
Duração e Periodo MATUTINO|NOTURNO
6 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
O crescimento da indústria da beleza como um todo naturalmente fez o mercado consumidor subir vários níveis no quesito padrão de qualidade, assim, aquele salão de beleza nos moldes que éramos acostumados a ver nos anos 80, 90 e começo de 2000, estão em avançado processo de extinção. Atualmente a complexibilidade dos procedimentos estéticos exige além da experiência, profissionalismo. Para ir ao encontro desta necessidade do mercado, a UNIGRAN oferece o curso de Estética e Cosmética, com duração de seis semestres com aulas no período noturno.

A Instituição possui uma Clínica de Estética com mais de 250m2, onde são realizadas as aulas práticas. Neste espaço os alunos desfrutam da mais avançada tecnologia em termos de equipamentos para este nicho, que juntos com o auxílio e acompanhamentos dos professores, proporcionam o desenvolvimento de inúmeros tratamentos para o rosto, cabelos, pés, mãos e demais partes do corpo.

Além de capacitar os alunos do ponto de vista técnico e teórico, ao oferecer uma grade curricular ampla e uma completa infraestrutura, o curso também inclui disciplinas na área de marketing e gestão empresarial, que auxiliam os futuros profissionais que queiram montar o próprio negócio.
Introdução ao estudo anatômico. Sistema esquelético. Sistema articular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema endócrino. Sistema genital feminino. Sistema genital masculino. Sistema sensorial. Sistema tegumentar.
Estudo e análise facial; Preparação da pele; Design de sobrancelhas; Modelagem em Henna; História da Maquiagem; Introdução à maquiagem, Técnicas de maquiagem.
História da estética. Fundamentos da estética. Áreas de atuação. Deontologia estética. Formação profissional. Biossegurança em estética. Fundamentos da semiologia estética.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
Introdução à terapia manual. História da massagem. Requisitos para o esteticista. Técnicas de massagem corporal. Técnicas de massagem facial. Técnicas de massagem da cabeça. Terapia manual em spa.
Anatomia e fisiologia do Sistema Circulatório e Linfático; Histórico da Drenagem Linfática; Técnicas de Drenagem Linfática; Efeitos da Drenagem Linfática; Indicações e Contraindicações da Drenagem Linfática.
Introdução ao Estudo da Pele e Anexos. Princípios de Biossegurança. Técnicas de Higienização e Finalização Capilar. Técnicas de Depilação e Epilação. Cuidados e Estética das Unhas. SPA dos Pés e das Mãos. Profilaxia e preparação Corporal e Descoloração dos pelos.
Introdução à fisiologia humana e à Biofísica. Fisiologia celular. Unidade neuromuscular. Sistema nervoso central. Fisiologia da Pele e anexos. Temperatura corporal e regulação térmica. Sistema circulatório. Células sanguíneas, imunidade e coagulação do sangue. Sistema renal. Sistema respiratório. Sistema digestivo e metabólico. Endocrinologia e reprodução.
Introdução à patologia. Lesão celular. Inflamação. Reparação tecidual. Distúrbios hemodinâmicos. Distúrbios endócrinos. Neoplasias. Dermatoses infecciosas. Dermatoses inflamatórias.
Princípios de Química Geral. Substâncias puras e compostas. Misturas. Funções inorgânicas. Potencial Hidrogeniônico (pH). Noções de Química Orgânica. Compostos orgânicos aplicados à estética e cosmética. Química dos cosméticos. Bioquímica. Bioquímica do cabelo.
Introdução à cosmetologia. Formulação de produtos cosméticos. Matérias-primas utilizadas em produtos cosméticos. Produtos cosméticos para higienização pessoal. Produtos cosméticos para tonificação. Produtos cosméticos para hidratação. Máscaras faciais. Produtos cosméticos para esfoliação. Produtos cosméticos para fotoproteção.
Anatomia, fisiologia e histologia da pele; Imunologia cutânea; Cicatrização; Classificação, cronologia e etnia da pele; Discromias; Acne; Envelhecimento; Fibro edema geloide; Estrias atróficas; Estética e gestação; Queimaduras.
Princípios básicos da eletricidade, Corrente galvânica e suas diferentes formas de uso, Microcorrente, Alta frequência e ozonioterapia, Fundamentos de Eletrolipoforese e Recursos térmicos crioterapêuticos aplicados à estética.
Estudo dos princípios gerais sobre os microrganismos. Microbiota humana normal. Controle do crescimento de microorganismos de importância para a área da estética (métodos químicos e físicos). Classificação de Artigos médico-hospitalares. Introdução aos mecanismos imunes inatos e adaptativos. A pele como mecanismo imunitário. Resposta inflamatória cutânea e imunidade. Noções básicas sobre órgãos e células linfoides, linfócitos T e B, anticorpos e sistema complemento. Reações de hipersensibilidade ou alergias com manifestações cutâneas. Dermatites de contato imunológicas e não imunológicas. Agentes alergênicos em produtos cosméticos.
Prática assistida e clinica-escola em Técnicas de Recursos Manuais e Elétricos, em Estética Capilar, Corporal e Facial.
Histologia da pele do couro cabeludo, folículo piloso e haste. Estudo do ciclo capilar, haste e suas alterações. Distúrbios compulsivos relacionados aos cabelos. Nutrição capilar. Alopecias não cicatriciais, secundárias e distúrbios do couro cabeludo.
Cosméticos para uso corporal. Cosméticos para Hidrolipodistrofia ginóide. Cosméticos para estrias. Tratamento para Acne e Rosácea. Cosméticos para discromias. Cosméticos utilizados no envelhecimento. Cosméticos para gestantes. Formulações para cabelo. Cicatrizantes. Pré e pós peeling. Cosméticos orais. Cosméticos coloridos.
Eletroestimulação Muscular, Ultrassom terapêutico, Vacuoterapia, Peeling de diamante, cristal e ultrassônico, Radiofrequência, Fototerapia por Led, Terapia estética por Heccus e Manthus.
Estágio supervisionado no atendimento ao cliente da Clínica-Escola de Estética do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, nos setores de Estética Capilar, Corporal e Facial, através de tratamentos realizados com recursos manuais e elétricos com suporte técnico dos professores supervisores.
Introdução às técnicas em terapias capilares. Avaliação Capilar. Abordagem complementar dos cuidados do cabelo (couro cabeludo, folículo piloso e haste). Introdução à técnica e prática de finalização com uso de secador, prancha e materiais auxiliares. Introdução à técnica e prática de tratamento estético da haste-Reestruturação Térmica Capilar (queratinização).
Revisão Anatômica e Histológica dos Principais Sistemas Relacionados à Estética Corporal; Revisão das Principais Técnicas de Massagem Utilizadas nos Tratamentos Estéticos Corporais; Preparação da Pele para os Procedimentos Estéticos Corporais; Métodos e Técnicas de Avaliação Corporal; Técnicas para Avaliação da Composição Corporal; Obesidade e Lipodistrofia Localizada; Fibro Edema Geloide; Flacidez; Bandagens Terapêuticas Utilizadas nos Tratamentos das Disfunções Estéticas Corporais; Gestação.
Classificação dos Biotipos cutâneos de Pele. Limpeza de Pele. Acne. Hidratação Cutânea. Nutrição Cutânea. Documentação Fotográfica. Métodos e Técnicas de Avaliação estética da Face. Ficha de Avaliação e elaboração de Planos de Tratamentos.
Estagio supervisionado no atendimento ao cliente da Clínica-Escola de Estética do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, nos setores de Estética Capilar, Corporal e Facial, através de tratamentos realizados com recursos manuais e elétricos com autonomia de elaboração dos procedimentos pelos alunos com atendimento supervisionado do professor.
Anammese. Técnica e prática de tratamentos estéticos do couro cabeludo. Técnica e prática de tratamentos estéticos da haste Hidratação. Técnica e prática da massagem capilar. Introdução às técnicas de Finalização.
Métodos e técnicas para reavaliação corporal; Estrias atróficas; Cicatrizes inestéticas; Procedimentos para hidratação corporal; Chocolaterapia corporal; Vinhoterapia corporal; Cafeterapia corporal; Foliculite pós-depilação; Discromias pós-depilação; Revisão dos recursos elétricos utilizados nas principais disfunções estéticas corporais; Elaboração de planos de tratamento individualizados de acordo com as disfunções estéticas corporais estudadas.
Métodos e Técnicas para avaliação facial; Envelhecimento Cutâneo; Flacidez Cutânea; Chocolaterapia facial; Vinhoterapia facial; Cafeterapia facial; Discromias; Área dos Olhos; Elaboração de Planos de Tratamento individualizados de acordo com as Disfunções Estéticas Faciais.
Introdução ao conceito de medicina estética. Preenchimentos biodegradáveis e não biodegradáveis. Fios de sustentação Mesoterapia. Dermoabrasão Profunda Cirúrgica. Laser de alta potência. Peeling químico profundo. Carboxiterapia.
Fundamentos da psicologia. Aspectos psicológicos das enfermidades. Enfoque psicológico das disfunções estéticas. Fenômenos psicológicos nos grupos e suas relações.
Abordar temas relacionados às novas tecnologias em estética e suas aplicações. Discutir a profissão do esteticista nas politicas de educação ambiental. Abordar educação em Direitos Humanos.
Constituem fazer a complementação da formação acadêmica, ao longo de todo o período do curso, por meio da participação em atividades extraclasse, buscando o enriquecimento do perfil do formando ampliando a capacidade de aprendizagem continuada em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Estagio supervisionado no atendimento ao cliente da Clínica-Escola de Estética do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, nos setores de Estética Capilar, Corporal e Facial, através de tratamentos realizados com recursos manuais e elétricos com autonomia de elaboração dos procedimentos pelos alunos com avalição do professor supervisor.
O trabalho científico acadêmico. Produção do texto científico acadêmico. A tarefa de redigir. A linguagem da redação científica. A estrutura do texto científico: o projeto de pesquisa. Fases da pesquisa. Tipos de pesquisa. Tipos de métodos de pesquisa. Técnicas para elaboração de monografia. A ciência e a pesquisa científica na sociedade contemporânea. A pesquisa científica e a capacitação acadêmica. Métodos e técnicas de pesquisa nas ciências da saúde. O processo da pesquisa científica. O produto da pesquisa científica. A ética no contexto da pesquisa em estética.
Administração: conceito e importância. Áreas funcionais da organização. Os pilares do pensamento administrativo. Enfoques explicativos de administração e das empresas no ramo de estética. O administrador e seu ambiente. As organizações. Plano de negócio. O marketing e a qualidade total empregada no tecnólogo.
Conceitos básicos de Nutrição. Nutrientes. Alimentação Saudável. Nutrição nas Diferentes Etapas da Vida. Nutrição Estética. Alimentos funcionais e fitoterápicos em estética.
Traumas cirúrgicos. Incisões cirúrgicas e linhas de tensão. Abordagens e Procedimentos dos cuidados Pré e pós-operatório. Avaliação estética pré-operatória. Avaliação estética Pós-operatória. Protocolos dos diversos tipos de cirurgias plásticas faciais e corporais. Tratamentos estéticos para cicatriz.
Conceitos de saúde e doença. Processo saúde-doença. Causalidade das doenças. Níveis de atenção a saúde. História das políticas públicas de saúde. SUS. Saneamento básico. Vacinação. Saúde do trabalhador, do idoso e das crianças. Epidemiologia Descritiva. Epidemias atuais. Sistemas de informação em saúde.
Abordar temas relacionados às novas tecnologias em estética e suas aplicações. Abordar inovações em cosmetologia e eletroterapia para aplicação em estética.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

Na última década somente no ano de 2015 o setor mostrou uma leve retração no Brasil, naturalmente em virtude da crise, contudo, em 2016 já se recuperou com vigor. Além das conhecidas e crescentes necessidades estéticas femininas, o mercado masculino é o nicho a ser explorado.

Somente no Brasil os homens representam mais de 100 milhões de habitantes, em 2014, a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético) apontou que homens passaram a representar aproximadamente 20% do mercado, ante os 10% da mediação anterior.

Este profissional é requisitado em salões de beleza, centros de estética, hotéis, spas, academias e afins. Há também a opção de implementar o próprio negócio ou ser representante de vendas de produtos cosméticos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

A área de estética facial é uma das que possui maior demanda, para ambos os gêneros. Mas também há muito campo de atuação em outros segmentos, como a podologia, responsável por diagnosticar e tratar enfermidades ligadas aos pés. A massoterapia, que é o coletivo de terapias através de massagens, podem tanto proporcionar uma melhor disposição física, como evitar e sanar diversas dores corporais.

A maquiagem profissional, para televisão, cinema, propagandas de TV e ensaios fotográficos também é um segmento que constantemente necessita desse tipo de mão de obra. Contudo, o campo de abrangência é vasto e durante a formação o acadêmico conhece na plenitude todo o espectro de possibilidades.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Claudia Regina Rodrigues Beloni

(67) 3411-4231

beloni@unigran.br

Horário de atendimento

MATUTINO

Segunda-feira 07:00 às 11:30

Terça-feira 07:00 às 11:30

Quarta-feira 07:00 às 11:30

Quinta-feira 07:00 às 09:30

VESPERTINO

Segunda-feira 13:30 às 17:00

NOTURNO

Segunda-feira 19:00 às 22:40

Terça-feira 19:00 às 22:40

Quinta-feira 19:00 às 22:40

Sexta-feira 19:00 às 21:00

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran