Biomedicina
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 923.00
Duração e Periodo NOTURNO
8 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
A UNIGRAN oferece uma ampla infraestrutura na área de saúde, proporcionando aos acadêmicos do curso de Biomedicina uma gama completa de laboratórios, onde podem desenvolver durante a formação todas as atribuições necessárias para o exercício desta profissão.

Além do laboratório escola de análises clínicas, existem setores específicos para experimentos na área de bioquímica; hematologia; microbiologia; imunologia; entre outros, todos montados com equipamentos avançados e precisos.

Muitas vezes confundida com a medicina, pelo fato de ambas lidarem com a saúde humana, são carreiras bem distintas, com o biomédico sendo responsável por identificar e estudar os organismos responsáveis por doenças e assim, determinar sua origem e contribuir com a elaboração de alternativas de tratamento. Já o médico é o que lida diretamente com os pacientes e só ele pode diagnosticar enfermidades e receitar medicamentos, porém, para executar suas funções, necessita da mão de obra do biomédico, que entre outras contribuições, realiza os exames e interpreta seus resultados.
Aspectos morfológicos dos diversos sistemas. Introdução ao estudo da Anatomia – Visão do corpo humano, seus planos e eixos, posições de descrição anatômica. Estudo anatômico-funcional dos Sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Nervoso, Sensorial, Circulatório, Linfático, Respiratório, Digestório, Endócrino, Urinário, Reprodutor.
Histórico e métodos de estudo da célula. Origem e evolução celular: células e vírus. Biomembranas: composição, especializações, sinalização e transporte celular. Aspectos gerais, morfologia, ultra-estrutura, composição e fisiologia dos componentes e organelas celulares. Sínteses celulares: proteínas e lipídeos. Organização e fisiologia do núcleo. Divisões celulares. Conceitos gerais em genética. Genética humana e padrões de herança genética. Bases cromossômicas da hereditariedade. Tipos de heranças gênicas. Genética e câncer.
Apresenta a historia da Biomedicina e os aspectos legais que regulamentam a profissão, dando ênfase às diversas possibilidades de atuação profissional; aborda as resoluções emanadas do Conselho Federal de Biomedicina e a Responsabilidade técnica de Instituições ligadas a Biomedicina. Aborda os princípios básicos de biossegurança e as principais técnicas e normas utilizadas para proteção pessoal e do meio ambiente. Introdução da prática Biomédica em Laboratório de Análises Clínicas incluindo instrumentação, controle de qualidade e auditoria. Abordar as diversas tecnologias utilizadas nos laboratórios de análises clínicas, enfatizando aspectos técnicos, seus fundamentos, aplicações e noções de manutenção. Elucidar os programas de controle de qualidade e auditoria em analises clinica; Banco de Sangue, Coleta de Materiais biológicos, Aferição de pressão e Glicemia Capilar
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Noções preliminares. Teoria atômica e estrutura. Classificação e propriedades periódicas. Ligações Químicas. Interações intermoleculares. Cálculos estequiométricos. Soluções.
Abordar a interdisciplinaridade dos conteúdos já trabalhados pelos acadêmicos tendo foco em reprodução humana assistida e genética aplicada utilizando de instrumentação biomédica.
Aulas teóricas e práticas sobre morfologia e histofisiologia dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso e dos seguintes sistemas: circulatório, imunitário, respiratório, digestório, urinário, endócrino, pele e anexos.
Conceitos teóricos e práticos sobre equipamentos utilizados na área de diagnóstico por imagem, como Tomografia Computadorizada, Ressonancia Magnética, Mamografia, Densitometria e Ultrassonografia: definições de grandezas e unidades físicas específicas; principais protocolos; limitações e características operacionais de cada método. Introdução à anatomia radiológica: planos ortogonais, cortes axiais e reconstruções multiplanares.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
Introdução à análise química qualitativa e quantitativa. Teoria clássica das reações ácido-base. Equilíbrio ácido-base em soluções aquosas. Soluções tampões. Hidrólise salina e produto de solubilidade. Reações dos cátions e reações dos ânions. Reações de precipitação e complexação. Sistemas de medidas e unidades de concentração. Métodos da química quantitativa. Substâncias padrão. Gravimetria. Volumetria de neutralização. Volumetria de complexação. Volumetria de oxi-redução. Volumetria de precipitação.
Conceitos de saúde e doença. Processo saúde-doença. Causalidade das doenças. Conceitos de Epidemiologia. Indicadores de Saúde. Estudos epidemiológicos e medidas avaliativas de risco. Distribuição das doenças no tempo e no espaço. História das políticas públicas de saúde. Sistema Único de Saúde.
Fundamentos da Biomedicina Estética. Áreas de atuação do Biomédico Esteta; Fisiologia da Pele; Cicatrização; Avaliação e Classificação da Pele; Avaliação e Classificação do Envelhecimento Cutâneos; Fotoproteção; Acnes; Discromias Faciais; Estética na Gravidez; Fibro Edema Gelóide; Estrias Atróficas.
Aminoácidos e proteínas. Enzimas. Carboidratos. Lipídeos. Hormônios. Vitaminas. Metabolismos.
Noções de ciências sociais. Sistema social. Instituições sociais. Desigualdade na sociedade. Organizações formais. Mudança social. Cultura.
Estudo da unidade fundamental. Funcionamento dos organismos seus sistemas e suas inter-relações. Manutenção da homeostase do meio interno. Bases fisiológicas e de biofísica aplicadas à prática laboratorial. Fisiologia Integrada e Comunicação Celular; Fisiologia e Biofísica da Transmissão Neuromuscular; Bioeletrogenese; Fisiologia do Sistema Nervoso Central e Autônomo; Fisiologia e Biofísica do Sistema Cardiovascular; Fisiologia e Biofísica do Sistema Renal, Fisiologia e Biofísica do Sistema Respiratório, Fisiologia do Sistema Digestório, Regulação do Metabolismo e Fisiologia do Sistema Endócrino. Equilíbrio Ácido base.
Conceitos básicos ligados à formação dos líquidos orgânicos, incluindo formação, função, renovação e excreção. Análise particular de cada líquido, respeitando os aspectos técnicos e clínicos, buscando a compreensão do desenvolvimento, diagnóstico e evolução clínica das doenças em geral.
Morfologia. Fisiologia e genética bacteriana. Patogenia de infecções por microorganismos. Isolamento, identificação e importância das bactérias, vírus e fungos patogênicos ao homem. Métodos físicos e químicos de esterilização. Análise microbiológica da água. Mecanismo de ação dos antimicrobianos em geral. Métodos de isolamento e identificação bacteriana.
Introdução à química orgânica. Funções orgânicas (nomenclatura, propriedades físicas e forças intermoleculares). Estrutura e reatividade, efeitos da estrutura sobre a acidez e basicidade, efeito indutivo, grupos aceptores de elétrons, grupos doadores de elétrons. Estereoquímica (fundamentos, moléculas quirais, isomeria óptica, enantiômeros). Reações de substituição e eliminação nucleofílica.
Avaliação clínica facial e corporal. Elaboração de ficha de anamnese e TCLE. Dermocosmética. Peelings Químicos e Mecânicos. Microagulhamento. Dermoabrasão. Carboxiterapia. Radiofrequência. Laser. Luz Pulsada. Lipocavitação. Criolipólise.
Introdução à bioquímica clínica, metabolismo dos carboidratos, metabolismo dos lipídios, metabolismo das proteínas, nitrogênio não proteico, regulação e interação metabólica (hormônios e vitaminas), enzimologia clínica (cardíaca, pancreática, hepática e renal).
Interação entre patógenos e hospedeiro: Principais mecanismos de reação imunitária, específicos e inespecíficos contra agentes agressores externos. Aplicações práticas da Imunologia. Distúrbios associados ao sistema imune. Aspectos básicos dos métodos empregados em Imunologia clínica e experimental.
Método e conhecimento. Normas para Trabalhos Acadêmicos. Elaboração de relatórios. Normas da ABNT. Citações. Instrumentos de coleta de dados. Projeto de pesquisa. Artigo Científico. Resumo e resenha.
Estudo bacteriológico dos principais agentes de infecções humanas: morfologia, citologia, fisiologia, mecanismos de patogenicidade, tratamento e medidas de controle das doenças relacionadas. Estudo dos métodos de diagnósticos de doenças de origem bacteriana baseados no isolamento e identificação microbiana.
Introdução e conceitos gerais. Lesão e adaptação celular. Morte celular, necroses celular e tissular, apoptose. Inflamação aguda e crônica. Reparação tissular. Transtornos do crescimento e diferenciação celular. Perturbações hídricas e hemodinâmicas. Neoplasias. Introdução a Citologia oncótica, Morfologia Celular, Alterações celulares benignas e Neoplasias do Colo Uterino.
Composição química dos alimentos e as propriedades físico-químicas e funcionais dos componentes alimentares. Reações de escurecimento enzimático e não enzimático nos alimentos. Reações de deterioração de óleos e gorduras. Amostragem e preparo de amostras para a análise de alimentos. Princípios e métodos de análises físico-químicas dos alimentos.
Disfunções dermatológicas estéticas. Endocrinologia e nutrição funcional. Intradermoterapia. Classes de Medicamentos para Fibro Edema Gelóide, Lipodistrofia Localizada, Estrias e Flacidez Tissular. Preenchedores Cutâneos Temporários, Semipermanentes e Permanentes. Ácido Hialurônico. Bioplastia. Toxina Botulínica.
Espectrofotometria aplicada à bioquímica clínica; Controle de qualidade; Regras de westgard; gráficos de Levey-Jennings; balanço hidroeletrolítico; metabolismo dos sais; equilíbrio ácido básico; diabetes tipo I , II, insípido; Dislipidemias; eletroforese de proteínas.
Princípios Gerais de Farmacologia. Farmacocinética. Parâmetros farmacológicos. Mediadores Químicos e Receptores. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e Central. Autacoides e anti-inflamatórios não esteroidais e esteroidais. Farmacologia dos sistemas digestório, cardiovascular e renal. Farmacologia aplicada a dermatologia.
Introdução ao estudo da hematologia. Fisiopatologia e diagnóstico das principais doenças dos eritrócitos, plaquetas e leucócitos. Outras doenças de interesse hematológico. Imunohematologia e hemoterapia. Técnicas laboratoriais.
História da Psicologia. Teorias psicológicas. Elementos e conceitos da psicologia aplicados à área da saúde. A disciplina de trata de fenômenos e situações que envolvem questões relacionadas às ações e ao comportamento humano. Conceitos de saúde e saúde mental. Promoção de saúde e a prevenção de doenças. O atendimento multidisciplinar. Atuação e saúde do profissional da biomedicina
Análises Toxicológicas; Determinação em material biológico; Métodos de análise toxicológica.
Introdução a bioestatística. Conceitos básicos. População e amostra. Séries estatísticas. Gráficos estatísticos. Distribuição de freqüência. Medidas de posição. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Testes estatísticos.
Estrutura de ácidos nucléicos. Organização gênica em procariotos e em eucariotos. Elementos genéticos móveis. Replicação de DNA. Síntese e processamento de RNA. Código genético e síntese de proteínas. Controle da expressão gênica em procariotos e em eucariotos. Introdução às técnicas de Biologia Molecular. Temas atuais em biologia molecular. Introdução à biotecnologia.
Contextualização histórica da ética. Problemas da ética. Bioética. Privacidade e confidencidade. Deontologia.
Fisiopatologia e diagnóstico das principais doenças dos eritrócitos, plaquetas e leucócitos. Outras doenças de interesse hematológico. Imunohematologia e hemoterapia. Técnicas laboratoriais.
Introdução à micologia. Estrutura, multiplicação dos fungos e suas relações com o hospedeiro humano. Fungos contaminantes. Micotoxinas. Etiologia, diagnóstico e tratamento de micoses de interesse médico: micoses superficiais, cutâneas, sub-cutâneas, sistêmicas e oportunistas. Estrutura, multiplicação, vias de transmissão, profilaxia, tratamento, patogenia e diagnóstico laboratorial de vírus de importância médica.
Parasitologia humana e animal; definição e termos técnicos em parasitologia; estudos dos principais protozoários, helmintos e insetos transmissores de doenças.
O trabalho científico acadêmico. Produção do texto científico acadêmico. A tarefa de redigir. A linguagem da redação científica. A estrutura do texto científico: o projeto de pesquisa. Fases da pesquisa. Tipos de pesquisa. Tipos de métodos de pesquisa. Técnicas para elaboração de monografia. A ciência e a pesquisa científica na sociedade contemporânea. A pesquisa científica e a capacitação acadêmica. Métodos e técnicas de pesquisa nas ciências da saúde. O processo da pesquisa científica. O produto da pesquisa científica. A ética no contexto da pesquisa biomédica.
Estágio teórico-prático em Hematologia Clínica, Bioquímica Clínica, Parasitologia Clínica, Urinálise, Microbiologia Clínica, Imunologia Clínica e Ambulatório Clínico
Estágio Supervisionado em Biomedicina Estética ou Estágio supervisionado em Laboratório de Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem em ambiente Hospitalar.
Conceitos básicos de meio ambiente referentes da água, ar e esgoto. Interpretação e aplicação de análises ambientais. Elaboração de relatórios e laudos em saúde pública e ambiental. Estudos sobre análises ambientais, bem como aplicação de normas e legislação pertinentes. Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde
Elementos Pré-Textuais, Textuais e Pós-Textuais. Elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, dentro das normas estabelicidas pela IES-UNIGRAN. Ilustrações. Artigo Científico. Modelo de carta de encaminhamento do TCC para banca final. Regulamento do trabalho de conclusão de curso.
Tópicos avançados em Economia e Administração Laboratorial e Clínicas; Programas de Controle de Qualidade; Tópicos Avançados em Anatomia Radiológica e Imaginologia
Interpretação de exames laboratoriais; Observação de exames de Imagem; Correlações clínicas de exames laboratorias e Imaginologia; Estudos de casos clínicos.
Estágio teórico-prático em Hematologia Clínica, Bioquímica Clínica, Parasitologia Clínica, Urinálise, Microbiologia Clínica, Imunologia Clínica e Ambulatório Clínico.
Estágio Supervisionado em Biomedicina Estética ou Estágio supervisionado em Laboratório de Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem em ambiente Hospitalar.
Tópicos avançados em Biomedicina Estética, Patologia Humana e Biologia Molecular

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

Como todos os profissionais da área da saúde, precisa compreender bem o funcionamento do corpo humano, bem como o ambiente onde as pessoas vivem, para que possa detectar os mecanismos de atuação dos microrganismos causadores de doenças. Precisa também acompanhar atentamente as evoluções e mudanças de paradigmas pelas quais o setor da saúde passa constantemente.

É necessário que o biomédico entenda o seu papel dentro da saúde e trabalhe de maneira sincronizada com os demais profissionais deste ramo, sempre com o objetivo de garantir a saúde da população.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Além das conhecidas atribuições na área de análises clínicas, também trabalha no setor de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, sendo um profissional com alta demanda dentro da indústria farmacológica. O controle de qualidade de produtos produzidos a partir de biotecnologia é outro ramo de atuação que está em plena expansão. Seus conhecimentos também podem ser úteis até na esfera de perícia criminal, ao auxiliar na elucidação de crimes realizando as analises dos diversos vestígios orgânicos que comumente são encontramos na cena.

É importante destacar que o biomédico possui ainda outras oportunidades dentro da saúde, tais como: acupuntura; análise ambiental; análises bromatológicas; biomedicina estética; biofísica; biologia molecular; bioquímica; citologia; embriologia; genética; histologia; hematologia; imunologia; microbiologia; parasitologia; patologia; psicobiologia; sanitarista; saúde pública e toxicologia.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Luis Fernando Benitez Macorini

(67) 3411-4136

biomedicina@unigran.br

Horário de atendimento

MATUTINO

Segunda-feira 08:00 às 12:00

Terça-feira 08:00 às 09:00

Quarta-feira 08:00 às 12:00

Quinta-feira 08:00 às 12:00

VESPERTINO

Terça-feira 13:30 às 15:30

Quarta-feira 13:30 às 15:30

NOTURNO

Segunda-feira 18:30 às 22:30

Terça-feira 18:30 às 22:30

Quinta-feira 19:00 às 22:00

Sexta-feira 19:00 às 21:00

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran