Radiologia
Habilitação TECNÓLOGO
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 500.00
Duração e Periodo NOTURNO
6 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
Com duração de seis semestres, o curso de Tecnologia em Radiologia da UNIGRAN, possui ampla infraestrutura, com laboratório de radiologia, laboratório de interpretação radiológica, além do setor de radiologia das clínicas da veterinária e da odontologia. Os estágios supervisionados são realizados tanto nas dependências da Instituição, como também nos diversos hospitais conveniados ao curso.

O curso inicia com muitas disciplinas relacionadas a biologia e a anatomia, mas as noções de radiologia estão presentes na carga horária desde o início, de modo que são introduzidas de forma gradual na aprendizagem. A compreensão da física nuclear e de todas as propriedades da radiação, são trabalhadas de forma que este profissional tenha pleno conhecimento das potencialidades desta tecnologia.
Fundamentação teórico-prático da anatomia no conhecimento do corpo humano. Introdução ao estudo anatômico. Sistema Ósseo. Sistema Articular. Sistema Muscular. Sistema Nervoso. Sistema Circulatório.
Origem e evolução das células. Aspectos fundamentais da estrutura e função celular, genética humana e sua aplicabilidade na saúde. Formação dos tecidos. O material genético. Hereditariedade e principais síndromes. Gametogênese. Desenvolvimento da vida intra-uterina. Anexos embrionários. Teratologia. Efeitos biológicos da radiação. Mutação.
Estudo radiológico e técnicas em medicina veterinária. Equipamentos de radiologia veterinária. Manejo seguro com animais. Proteção radiológica em radiologia veterinária. Exames especiais em medicina veterinária.
História da radiologia. Noções básicas dos métodos diagnósticos por imagem. Equipamentos e acessórios da radiologia convencional. Fundamentos de Física radiológica, produção e propriedades dos Raios X diagnósticos. Formação e registro da imagem. Qualidade da imagem radiográfica. Procedimentos de Câmera Escura. Manipulação e Processamento do filme.
Linguagem como representação da realidade. Estratégias discursivas para a produção de textos orais e escritos. Teoria da linguagem. Funções da linguagem. Estrutura e funcionamento da comunicação. A coerência e a coesão textual. Dissertação: exposição, argumentação e conclusões a partir de tema que mobilize pesquisa.
Sistema respiratório, digestório, urinário, genital feminino e genital masculino, endócrino e sensorial. Aspectos gerais de anatomia dos membros superiores e inferiores através de imagens radiológicas convencionais.
Qualidade da imagem radiográfica. Equipamentos e acessórios da Radiologia computadorizada e digital dos principais métodos por imagem. Noções básicas de Radiologia Digital. Procedimentos em exames especiais. Princípios físicos dos equipamentos que utilizam radiação ionizante e radiação excitante. Documentação de exames.
Constituição Federal (1988) da seção a saúde artigos 196 a 200. Introdução ao sistema de saúde. Introdução à ética (ética versus moral). Questões éticas, deontológicas e legais. Tomada de decisões. Autonomia e direitos do paciente. Estudo de casos. Ética na pesquisa em saúde. Bioética. Código de Ética dos profissionais em radiologia. Legislações básicas CRTR. Educação das Relações Étnico Raciais para o ensino da História e Cultura Afro Brasileira e indígena.
Fundamentos da física da radiação.Noções básicas de óptica, ondas, calor. Princípios elementares da eletricidade e magnetismo (eletromagnetismo) necessários para a compreensão dos raios X. Avaliação dos efeitos da interação da radiação com a matéria, principalmente no tocante à atenuação.
Conceitos básicos de Matemática. Porcentagem. Funções. Estatística descritiva. Aplicações na saúde.
Terminologia radiológica; posicionamento do paciente e técnica radiológica convencional (raios-X), dos membros superiores e inferiores, tórax e abdome (técnica habitual e especificidades para pacientes politraumatizados, pacientes restritos ao leito e em procedimentos cirúrgicos). Reconhecimento de anatomias através de incidências e imagens radiográficas.
Visualização e interpretação de imagens presentes na radiologia convencional. Crânio e pescoço. Tórax e abdômen. Membros superiores e inferiores. Sistema urinário e sistemas reprodutores masculino e feminino.
Estudo bioquímico da célula. Bioquímica de aminoácidos, peptídeos e proteínas. Enzimas e Coenzimas. Bioquímica dos Carboidratos. Bioquímica de Lipídios. Bioquímica dos Ácidos Nucléicos. Metabolismo e Regulação Hormonal.
Histórico, conceito e importância dos raios-X. Filmes e processamento radiográfico. Princípios físico-químicos na produção dos raios-X. Princípios da formação da imagem radiográfica.Efeitos biológicos e higiene das radiações. Conceitos e técnicas radiográficas intra-orais.Radiografias panorâmicas. Radiografias extra-orais.Métodos de localização radiográfica. Erros na obtenção das imagens radiográficas. Interpretação radiográfica.
Unidades de Radiação. Noções de química geral. Estudo da natureza das radiações nucleares e suas características. Estudo dos modelos nucleares e das propriedades dos núcleos. Radioatividade e tipos de decaimentos (α, β e γ). Cálculos de decaimentos radioativos. Inverso do Quadrado da Distância. Atividade de fontes. Reações nucleares. Fissão e fusão nucleares. Noções de Radiobiologia. Energia nuclear e suas aplicações. Lei de Beer-Lambert.
Conhecimentos histológicos fundamentais sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, adiposo, cartilaginoso, ósseo, nervoso, muscular, sangue, hemocitopoese, órgãos dos sistemas circulatório, tegumentar, digestório, respiratório, imunitário, urinário e endócrino do corpo humano.
Aspectos introdutórios da microbiologia (bactérias, fungos e vírus). Classificação dos microorganismos. Microbiota normal. Transmissão de infecções. Infecção hospitalar. Medidas de controle das doenças. Princípios de imunologia. Resposta Imune. Radioterapia x imunidade. Radiação no controle de microorganismos. Princípios da Resistência microbiana.
Terminologia radiológica; posicionamento do paciente e técnica radiológica convencional (raios-X), dacabeça, pescoço e coluna vertebral (técnica habitual e especificidades para pacientes politraumatizados, pacientes restritos ao leito e em procedimentos cirúrgicos). Reconhecimento de anatomias através de incidências e imagens radiográficas.
Introdução à biossegurança; EPIs e EPCs; estrutura e organização da área de trabalho; tipos de riscos na área de saúde; mapa de risco; manuseio e descarte de produtos químicos; biossegurança no uso de radioisótopos; gerenciamento de resíduos biológicos; métodos de desinfecção e esterilização; boas práticas em serviços de saúde; manuseio de perfurocortantes; principais doenças ocupacionais em profissionais da saúde; roteiro de inspeção de segurança; noções de primeiros socorros; prevenção e combate a princípios de incêndio; ética profissional. Educação Ambiental.
Fisiologia dos sistemas e sua relação com a radiologia. Fenômenos biofísicos. Bioeletrogenese. Conceitos da física clássica que estão internamente ligados aos fenômenos biofísicos do corpo humano. Contração do músculo estriado esquelético e liso. Sistema cardiovascular. Sistema nervoso central e periférico. Fenômenos elétricos das células (potencial elétrico, potencial de repouso, origem do potencial elétrico, difusão de transporte ativo, conceituação iônica dentro e fora da célula, potencial de ação), Biofísica da visão. Processos biofísicos relacionados à vida; Biofísica dos sistemas funcionais; Teoria dos receptores; Tópicos de energia (bioeletricidade); Biofisica das radiações.
Teorias e técnicas de administração geral. Gerenciamento de serviços radiológicos integrados às sofisticações tecnológicas. Relação entre as equipes interdisciplinares e multidisciplinares. Organização hospitalar. Organização dos serviços de manutenção. Gerenciamento da tecnologia. Custos.
Ações básicas de enfermagem: reconhecimento dos sinais vitais e suas alterações: Pressão Arterial, Pulso, Frequência Respiratória, Temperatura; noções de infecção hospitalar: Higienização simples das mãos, calçar e descalçar luvas estéreis; meios de desinfecção e esterilização de materiais e manuseio de materiais estéreis: Desinfeção de baixo, médio e alto nível, Esterilização à calor seco e úmido, Esterilização à Oxido de Etileno; técnicas de administração de medicamentos: Adm. Via Oral, Via Intradérmica, Via Subcutânea, Via Intramuscular, Via Intravenosa; Cateterismo venoso; manuseio de pacientes politraumatizados.
Noções sobre tópicos como estrutura da matéria, radiação eletromagnética, radioatividade, interação da radiação com a matéria, efeitos biológicos das radiações ionizantes, princípios de segurança e proteção radiológica, princípios de detecção da radiação, gerência de rejeitos radioativos, transporte de materiais radioativos, bem como ações de resposta a incidentes e acidentes radiológicos são fundamentais para a condução, com segurança, de atividades envolvendo substâncias emissoras de radiação ionizante em diversas áreas de atuação profissional. Noções gerais sobre radiobiologia.
Introdução à Psicologia. Estudos do comportamento, percepção, personalidade, desenvolvimento individual, formação do grupo social, comunicação e relacionamento. Relação profissional/cliente. O homem como ser bio-psico-socio-cultural. Aspectos psicológicos na área de saúde. Relacionamento interpessoal.
Conceitos teóricos e práticos sobre a construção das imagens produzidas em um equipamento de Tomografia Computadorizada como: definições de grandezas e unidades físicas específicas, principais protocolos, limitações e características operacionais deste método.
Atividades relacionadas à geração de imagens diagnósticas humanas ou de equipamento, abrangendo todos equipamentos (MAMO, RMN, Radiologia Contrastada e Radiologia Convencional e Digital), realizado em Instituições externas.
Farmacocinética, farmacodinâmica e os aspectos toxicológicos das substâncias utilizadas no auxílio da visualização das estruturas anatômicas. Meios de contrastes radiológicos. Contrastes paramagnéticos. Reações adversas e inter-relacionamento de drogas. Primeiros socorros. Protocolos de exames contrastados vias oral e venosa.
Noções Gerais de Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia de meios de contraste usados na radiologia e reações adversas.
Estudo radiológico e conhecimento das técnicas para a realização dos exames e avaliação anatômica da mama.
Introdução a Patologia; saúde e doença; métodos de análise; lesão, adaptação, crescimento e diferenciação celulares; causas; evolução; distúrbios hídricos, hemodinâmicos e funcionais; alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas circulatórias; regeneração e reparo; neoplasia; doenças nutricionais. Imagens Radiológicas associada ao processo patológico.
Princípios físicos da RM (eletromagnetismo, Formação da imagem, Spin, Precessão, Campo Magnético, Emissão de Sinal, Conceito de Ressonância, Recebimento do Sinal de Ressonância, Relaxamento, Conhecimento de Campo Magnético). Espectroscopia, ressonância magnética funcional, sequência de pulsos, técnicas e protocolos de exames e planos de corte em RM. Segurança em RM.
Conceitos de saúde e doença. A saúde como um reflexo do equilíbrio homem x meio social e ambiental. O processo de adoecimento. Níveis de prevenção e atenção à saúde. Programas de Saúde. Conceito de epidemiologia. Noções de saneamento básico e saúde ambiental. Compromisso do profissional de saúde na promoção de saúde individual e coletiva.
Atividades relacionadas à geração de imagens diagnósticas humanas ou de equipamento, abrangendo todos equipamentos (MAMO, RMN, Radiologia Contrastada e Radiologia Convencional e Digital), realizado em Instituições externas.
História da Medicina Nuclear. Geração de Aparelhos em Medicina Nuclear. Técnicas de obtenção de imagens em Medicina Nuclear. Física da Medicina Nuclear. Decaimento radioativo. Atividade de uma amostra radioativa. Meia vida física, efetiva e biológica. Exposição e Contaminação. Radioproteção em Medicina Nuclear e Dosimetria. Introdução à Radiofarmácia. Detectores de radiação gama. Principais radionuclídeos de uso clínico em Medicina Nuclear. Diagnóstico e terapia em Medicina Nuclear. Controle de qualidade em Medicina Nuclear. Legislação aplicada à Medicina Nuclear: Normas CNEN e ANVISA. Protocolos clínicos em Medicina Nuclear: Exames realizados na área de Cardiologia, Endocrinologia – Radioiodoterapia, Samarioterapia e Oncologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Urologia, Pneumologia, Mastologia. PET CT: Técnicas de Obtenção de imagem, Farmacologia do FDG e protocolos utilizados.
Princípios de funcionamento do sistema PACS,DICOM, RIS e HIS, processo de digitalização e formação da imagem digital (pixel e voxel). Realização de exames de hemodinâmica, intervencionista e fluoroscopia. Exames pediátricos e no centro cirúrgico.
Princípios físicos e cuidados necessários nos principais procedimentos industriais que utilizam as radiações ionizantes a fins diagnósticos e ensaios não destrutivos em meios líquidos, sólidos e gasosos. Segurança, radioproteção, Planos de radioproteção, Manutenção, teste e acessórios. Armazenamento de fontes, Gerência de Rejeitos Radioativos. Transporte de Material radioativo.
Radioterapia superficial. Unidades de cobalto. Aceleradores de elétrons. Aceleradores de outras partículas usadas em radioterapia. Grandezas que caracterizam a penetração de um feixe num meio homogêneo. Parâmetros que especificam a qualidade dos feixes. Detectores Controle da qualidade dos equipamentos. Protocolos de calibração de dosímetros no ar e na água. Objetivos da radioterapia. Definição dos volumes e planejamento em diferentes locais do corpo humano. Radioterapia conformada tridimensional. Radioterapia por modulação de intensidade. Radiocirurgia. Cuidados com paciente em radioterapia. Aspectos psicológicos nos cuidados com o paciente.
PET Scan, novas tecnologias por imagem, tomografia de feixe cônico, novas formas de proteção contra a radiação.
O princípio do pulso, equipamento ultra-sonográfico, transdutor, Artefatos, Efeito piezoeletrico, Efeito Doppler, Técnicas de exposição. Aplicações clínicas da ultrassonografia. Introduzir os conceitos fundamentais e a aplicação dos princípios do exame Densitométrico no diagnóstico precoce da Osteoporose. Apresentar a aplicação dos principais protocolos na aquisição de imagens densitométricas.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

Na área da saúde, é fundamental que saiba operar com precisão e responsabilidade aparelhos de radiografia, mamografia, tomografia, entre outros que fazem uso da radiação para obtenção de imagens. Neste segmento, os resultados auxiliam na identificação de patologias em órgãos internos, logo, lidar com a vida é algo que requer o máximo de atenção de qualquer profissional. Os cuidados para garantir que a exposição à radiação não seja nociva para si próprio e também para os pacientes também é essencial.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

As atribuições na área da saúde compreendem apenas um dos segmentos de atuação deste profissional, que também pode trabalhar no setor de engenharia, ao passo que pode rastrear e identificar problemas nas estruturas metálicas de edifícios e outras construções, como também na manutenção de aeronaves.

Na indústria farmacêutica e na alimentícia é elemento chave na operação de equipamentos de esterilização através de métodos radioativos. E na indústria de forma geral também há uma grande demanda por esta mão de obra, pois a medida que o nível de qualidade cresce, há a necessidade de equipamentos cada vez mais precisos, como balanças atômicas, que devem ser operadas por profissionais capacitados e legalmente habilitados para este ofício. O setor de vigilância também necessita de técnicos em radiologia, que controlam, por exemplo, os aparelhos de raio X em portos e aeroportos.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Fábio Rodrigues de Souza

(67) 3411-4178

radiologia@unigran.br

Horário de atendimento

VESPERTINO

Segunda-feira 14:00 às 17:00

Segunda-feira 21:00 às 22:00

Quinta-feira 14:00 às 17:00

NOTURNO

Terça-feira 17:40 às 22:40

Quarta-feira 17:40 às 22:40

Quinta-feira 18:00 às 21:00

Sexta-feira 17:40 às 22:40

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran