Administração
Habilitação BACHAREL
Reconhecimento Curso Nota 4
Investimento R$ 633.00
Duração e Periodo NOTURNO
8 semestres

* Valor da mensalidade com desconto de pontualidade, válido somente para pagamento até o dia 10 de cada mês.
VESTIBULAR INSCRIÇÕES ABERTAS INSCREVA-SE
É uma das profissões mais abrangentes, com o administrador exercendo atribuições estratégicas em pequenas empresas e também em grandes corporações multinacionais, independente de setor econômico que atuem. Por esse motivo a UNIGRAN oferece uma formação com estudo de diversas áreas do conhecimento, de modo a garantir as vastas possibilidades de atuação do administrador.

Por trás de toda empresa longeva e de sucesso, há nos seus bastidores administradores que garantem o adequado funcionamento da empresa em diversos setores, como na gestão de pessoas, já que possui o conhecimento necessário para determinar quem é o funcionário com as habilidades mais adequadas para determinada função. Também asseguram a sustentabilidade da empresa no presente, mas com o olho no futuro, antevendo as oportunidades e também as dificuldades.

Assim, este profissional age em diversas frentes para aprimorar a lucrativamente. Dada esta amplitude profissional, existem dezenas de segmentos nos quais o futuro administração pode se especializar, tais como: gestão de pessoas; gestão de negócios; administração pública; gestão em marketing; logística; finanças; gestão estratégica; gestão de turismo e hospitalidade; gestão de saúde; gestão no desenvolvimento de produtos inovadores; comércio exterior, entre outros.
Desenvolver conhecimentos das contas patrimoniais, apuração do resultado, princípios contábeis e Escrituração contábil e o método das partidas dobradas.
Fundamentos teóricos do conceito de empreendedorismo. Conceito de Empreendedorismo. Tipos de Empreendedorismo: empreendedorismo e intra-empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo. Perfil do empreendedor. Requisitos para o trabalho como empreendedor. Identificação de oportunidades de negócio. Avaliação e seleção de oportunidades de negócio. Definição de um novo negócio. Planejamento de um novo negócio.
O administrador e seu ambiente. As organizações. A administração. Tipos de estruturas organizacionais; Sistemas Administrativos e Processo de Tomada de decisões; Desenvolvimento Gerencial; O processo de Comunicação nas Organizações; A vida e os Conceitos de Peter Drucker.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Matemática Básica, Raciocínio lógico. Proporções. Divisão proporcional. Operações sobre mercadorias. Juros e descontos simples. Juros compostos.
Relações entre qualidade e produtividade; Importância, dinâmicas e estratégia da produtividade (sobrevivência e produtividade); Evolução dos conceitos e das práticas de gestão da qualidade; Princípios da qualidade; Técnicas e ferramentas de gestão da qualidade e produtividade nas operações de produção; Qualidade em serviços; Família ISO.
Leitura, interpretação e produção de textos multimodais, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais.
Noções Gerais do Direito. Pessoa natural e jurídica. Bens móveis e imóveis. Dos fatos e atos jurídicos. Obrigações. Responsabilidade Civil. Introdução ao Direito do Consumidor. Noções de Direito do Consumidor: conceito de consumidor e de fornecedor; relação de consumo. Política Nacional das Relações de Consumo: objetivos; instrumentos; Princípio da Vulnerabilidade. Direitos Básicos do Consumidor: conteúdo; rol exemplificativo. Responsabilidade pela qualidade de produtos e serviços: fato e vício do produto e do serviço. Das Práticas Comerciais: publicidade; informações; práticas abusivas; cobrança de dívidas. Banco de dados e cadastros de consumidores e fornecedores. Proteção contratual: contratos de adesão; cláusulas abusivas.
Juros compostos, Taxas e valores. Rendas certas e anuidades I e II. Empréstimos e Sistemas de amortização ,taxa real, taxa real e taxa de inflação.
Introdução à psicologia. Teorias da personalidade e suas aplicações nas organizações; Psicologia do trabalho. Relações humanas no trabalho; Psicologia organizacional; O empreendedorismo. Motivação; Liderança. Relações de grupos; Mecanismo de prevenção ao stress.
Terminologia utilizada em custos. Classificação dos custos. Esquema básico da Contabilidade de custos. Materiais diretos. Mão-de-obra direta.
Estatística descritiva. Probabilidade. Regressão e correlação linear.
Introdução ao estudo da filosofia e da lógica. As grandes questões da humanidade. A formação da consciência crítica. Ética da administração e do administrador.
Introdução a economia. Evolução do pensamento econômico. Introdução a microeconomia. Demanda, oferta e equilíbrio de mercado. Produção e custos. Estruturas de mercado.
Organização, sistemas e métodos. Principais instrumentos. Delegação, descentralização e centralização. Estruturas organizacionais. Metodologia de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação de métodos administrativos.
Introdução à teoria da administração. Administração: conceito e importância. Os primórdios da administração. Antecedentes históricos da administração. Abordagem clássica da administração. Administração científica. A obra de Taylor. Enfoques Explicativos e transversais de administração e das empresas rurais. Princípio da administração cientifica. Apreciação crítica da administração cientifica. Teoria clássica da administração. Organizando a empresa. Abordagem humanística da administração. Teoria das relações humanas. Abordagem neoclássica da administração. Teoria neoclássica da administração.
Critérios de rateio dos custos indiretos. Custos para tomada de decisão. Ferramentas utilizadas para apuração de custos. Alguns problemas encontrados em custos. Gestão estratégica de custos. Sistema estratégico global de custos.
A importância dos sistemas de informação na carreira do administrador. Fundamentos, conceitos, componentes e tipos dos sistemas de informação nos negócios. Competindo com os sistemas de informação, desafios gerenciais e sistemas de apoio à tomada de decisão. Internet, aplicações de negócios eletrônicos e e-commerce voltados à estratégia empresarial. Desenvolvimento, Implementação e tendências em sistemas de informação.
Setor Externo. Crescimento Econômico, Subdesenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Econômico.
A Organização do trabalho acadêmico. A ciência. Natureza do conhecimento e tipos de conhecimentos e como elaborar um seminário. Leitura. Resumo e resenha, fichamento e citações. O Projeto de pesquisa. Citações. Trabalho científico: parte do processo científico.
Sociologia e Organização Social. Cultura, poder organizacional e novas formas de gestão. Relações humanas no trabalho: o homem, organização econômica e do trabalho e suas implicações no mundo do trabalho.
Modelo burocrático da administração. Origens. Abordagem comportamental da administração. Teoria comportamental da administração. Abordagem sistêmica da administração. Tecnologia e administração. Principais conceitos, cibernética. Teoria da informação. Abordagem contingencial da administração. Teoria da contingência. Origens, ambiente e tarefas. Novas abordagens da administração. A era da informação, influências e desafios. Soluções emergentes. Qualidade total. Reengenharia.
Evolução histórica da administração da produção. Modelos de transformação. Sistemas produtivos. Administração estratégica da produção. Projetos em gestão da produção: projeto de bens e serviços, arranjo físico, capacidade, tecnologia de processos e medida do trabalho.
Administração de recursos patrimoniais; Compras; Previsão de demanda; Dimensionamento e controle de estoque; Curva ABC; Custos de estoques.
O ambiente das organizações. Fundamentos da Administração de Recursos humanos. Tipos de organizações e níveis de Administração de RH. Planejamento de Recursos humanos. Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Subsistema, políticas e técnicas de suprimento de recursos humanos: Recrutamento e Seleção.
A função financeira nas empresas. Análise das demonstrações financeiras. Análise de Custos para Tomada de Decisão. Custo de capital.
Conceituação da administração de marketing. Planejamento dos programas de marketing relativamente a produto-serviço e preço. Planejamento dos programas de marketing relativamente à distribuição e a comunicação. Organização, implementação e controle de marketing.
Gestão do planejamento e controle de estoques; Gestão de projetos; Gestão do MRP; Gestão de melhorias de produção e prevenção de falhas; Cadeias produtivas e de suprimentos; Gestão do planejamento e controle do sistema Just in Time (JIT); A gestão da qualidade na Administração da Produção; Os desafios da produção criando estratégias para obter vantagens competitivas.
Just in time; Logística; Gestão da cadeia de suprimentos; Transporte; Armazenamento; Custo de armazenagem; Gestão patrimonial; Codificação de materiais.
Gestão estratégica de recursos humanos. Política de descrição e Avaliação de Cargos. Política de Avaliação de Desempenho. Empowerment. Políticas de Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal. Políticas de Manutenção: Remuneração, salário, pesquisa salarial. Cultura organizacional. Gestão de Equipes.
Avaliação e alternativas de investimentos. Planejamento, controle e uso de orçamentos. Fontes de financiamento. Administração do capital de giro.
Análise das oportunidades de mercado. Seleção dos mercados-alvo. Estabelecimentos de estratégias de marketing para produtos e serviços.
O estágio curricular supervisionado. O ambiente das organizações. Formulários de estágio. Regulamento de estágio. Etapas do estágio. Relatório de estágio. Metodologia de pesquisa em estágio.
Definição do conceito de gestão ambiental. Pessoas como agentes de mudanças. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Responsabilidade socioambiental e produção. Divisão territorial do Brasil. Regularização das atividades produtivas. Sistema de gestão ambiental. Gestão dos recursos naturais e produção. Resíduos sólidos. Alternativas de produção e praticas conservacionistas. Oportunidades para os produtores rurais e administradores. Gestão ambiental integrada.
A importância do conhecimento básico sobre a legislação trabalhista voltada para o administrador: Hierarquia das normas jurídicas trabalhistas. Eficácia da lei trabalhista no tempo. Eficácia da lei trabalhista no espaço. A formação da relação de emprego. Alteração das condiçoes de trabalho. Extinção da relação de emprego. Dispensa do empregado. Justa causa do empregado. Justa causa do empregador. Salário. Equiparação salarial. Salário mínimo. Correção do valor do salário. Tipos especiais de remuneração. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Jornada diária de trabalho. Descanso semanal remunerado. Férias. Trabalho do menor. Trabalho da mulher. Empregado rural. Empregado doméstico. Representação comercial autônoma e vendedor empregado.
Conceituação do planejamento e estratégia. Elementos essenciais do planejamento. Análise da empresa e do ambiente. Forças e Vantagem competitiva. Estudo de casos.
Cooperativismo e Agronegócios, Coaching, Marketing de Relacionamento, Gestão de Serviços, Empreendedorismo e Economia Local e Regional, bem como as temáticas atuais e futuras perspectivas da administração, Tecnologia e inovação, Comércio eletrônico, Logística verde e sustentabilidade, a importância das redes sociais na atualidade e Rede de contatos.
Introdução. Elaboração de relatório de análise de pré-viabilidade.
O estágio curricular supervisionado. O ambiente das organizações. Formulários de estágio. Regulamento de estágio. Etapas do estágio. Relatório de estágio. Metodologia de pesquisa em estágio.
Noções Preliminares. Direito Financeiro e Direito Tributário. Legislação tributária. Vigência e aplicação da Legislação Tributária. Interpretação e integração. Princípios constitucionais tributários. Competência impositiva. Limitações constitucionais ao poder de tributar. Normas gerais do direito tributário. Obrigação tributária. Fato Gerador. Sujeitos Ativo e Passivo. Crédito tributário: constituição, suspensão, extinção e exclusão. Administração tributária. Impostos federais, estaduais e municipais. Contribuição social. Taxas. Contribuição de melhoria. Legislação esparsa.
Significado e a importância da LIBRAS, Código de ética do intérprete. Intérprete e o professor regente. LIBRAS e seus parâmetros. Surdez, tipos e graus de perda auditiva. Diagnóstico precoce. Surdo e sua cultura. Datilologia; Legislação específica de LIBRAS. Abordagens educacionais. Principais estudiosos da área.
Conceitos históricos e precursores do comércio exterior (COMEX) aos Blocos econômicos. Protecionismo legal vs entraves ao COMEX. Termos e organismos nacionais e internacionais, relacionados ao comércio internacional no Brasil.
Temas atuais relacionados à gestão estratégica, competitividade, negociação, empregabilidade e perfil profissional, definidos junto aos estudantes, de acordo com a relevância e interesse para a formação acadêmica, atuação junto ao mercado e realidade regional.
Cooperativismo e Agronegócios, Coaching, Marketing de Relacionamento, Gestão de Serviços, Empreendedorismo e Economia Local.
Elaboração e desenvolvimento de estudo de viabilidade para implantação de projeto de negócio.

NOTA DO ENEM

Você pode utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – dos últimos 05 anos para fazer um curso superior na UNIGRAN.

PORTADOR DE DIPLOMA

Quem já possui curso superior não precisa participar da prova do Processo Seletivo. É preciso se inscrever pelo site www.vestibularunigran.com.br e comparecer no Núcleo de Apoio Acadêmico com os seguintes acadêmicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, reservista (sexo masculino), foto 3X4, documento que comprove a conclusão do ensino médio, diploma da Graduação.

PROVA AGENDADA

Vagas remanescentes (aquelas que ainda não foram preenchidas na prova tradicional de Vestibular) acontecem com agendamento prévio.

PROVA DE VESTIBULAR

Há provas tradicionais, marcadas pela UNIGRAN.

TRANSFERÊNCIA

Em desenvolvimento

PERFIL PROFISSIONAL

Acima de tudo o administrador precisa possuir a tão comentada ‘visão empreendedora’, habilidade que deve ser desenvolvida para que possa visualizar todas as camadas e todos os processos de uma empresa, para posteriormente diagnosticar as deficiências e traçar um plano de metas viável e objetivo para que o funcionamento seja otimizado. Ao final o objetivo é sempre a elevação dos índices de lucratividade, aliado é claro a satisfação de funcionários e clientes.

Além do olhar estratégico, a capacidade de liderança e de comunicação são habilidades inatas do administrador, pois boas ideias que não encontram seguidores, são palavras ao vento. Assim, um dos maiores desafios deste profissional é atingir um nível de sintonia e credibilidade com a equipe, que seja suficiente para que seus planos saiam da teoria e se transformem em efeitos práticos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

As competências generalistas o capacita para trabalhar em diversos ramos da economia, como: indústrias; empresas do sistema financeiro; empresas varejistas; prestadoras de serviço; instituições de ensino; órgãos e empresas públicas, entre outras.

Atualmente também tem florescido um novo tipo de assessoramento, com o administrador trabalhando de forma autônoma, prestando assessoria para uma ou várias empresas, em amplos setores. Com a profusão do surgimento de novas e pequenas empresas, muitas ainda não possuem condições ou até necessidade de ter um administrador exclusivo, contudo, precisam desse tipo de mão de obra. Assim, o futuro profissional tem um mar de oportunidades a serem exploradas.

Programa Institucional

O estudante tem desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Para se inscrever, o aluno procura o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preenche ficha própria. De acordo com a disponibilidade de vagas.

Programa Institucional

O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida

Programa Institucional

Funcionários de organizações cadastradas têm desconto nas mensalidades. Consulte no RH da sua empresa a disponibilidade ou na Tesouraria da Instituição

Programa Institucional

Para os alunos que pagam em dia suas mensalidades, possuem vantagens na UNIGRAN. Informações na Tesouraria

Programa Institucional

Formados pela UNIGRAN possuem desconto de até 50% nas mensalidades para fazer outra graduação na Instituição. Consulte condições na Tesouraria.

Programa Institucional

Familiar de primeiro grau de quem já estuda na UNIGRAN possui desconto nas mensalidades. Para saber mais procure a Tesouraria e saiba como participar.

Programa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES - é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. O processo seletivo é feito pelo site do programa

Documentação necessária Download

Programa Institucional

Acadêmicos da UNIGRAN que utilizam transporte diário para se deslocar entre as cidades da região para Dourados ou para Campo Grande possuem desconto na mensalidade. Informações na Tesouraria.

Programa do Governo Federal

É um Programa do Governo Federal, que concede bolsas de 50 e 100% de desconto. O processo seletivo é todo feito pelo Governo. Para participar, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. O Prouni exige que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre.

Documentação necessária Download

Programa do Governo Estadual (MS)

Programa em que o estudante cumpre 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. O processo de seleção é feito pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul (http://www.sedhast.ms.gov.br) sempre no início do ano. O participante é contemplado com 90% de desconto na mensalidade do curso superior, sendo 70% concedido pelo Governo e 20% pela UNIGRAN

Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Valdir da Costa Pereira

67 3411-4110

adm@unigran.br

Horário de atendimento

NOTURNO

Segunda-feira 19:10 às 22:40

Terça-feira 19:10 às 22:40

Quarta-feira 19:10 às 22:40

Quinta-feira 19:10 às 22:40

Sexta-feira 19:10 às 22:40

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran