SEGURANÇA PÚBLICA
Postado em 25/06/2025
Com tantos casos de violência, você já refletiu sobre a segurança pública? Você sabe o que é, qual a sua função e quais órgãos são encarregados por proporcionar segurança à população?
É sobre isso que vamos falar neste post! Continue lendo para saber mais sobre a segurança pública no Brasil e conhecer uma especialização para profissionais da área!
Segundo o artigo 144 da Constituição Federal Brasileira, a segurança pública é um dever do Estado, assim como um direito e responsabilidade de todos os cidadãos. É um serviço universal exercido para preservar a ordem pública e a integridade das pessoas e do patrimônio.
Ela é fundamental para assegurar também que os cidadãos convivam harmonicamente, respeitando os direitos individuais do próximo. Além disso, esse serviço atua para prevenir e reprimir delitos, procurar criminosos e auxiliar o poder judiciário, investigando e fornecendo informações.
Você sabe qual é o número de profissionais que compõem o efetivo desses órgãos de segurança pública? Confira os dados fornecidos pelo Data Crime:
Polícia militar: até 2023, era composto por 404.871 membros.
Polícia civil: 95.908 membros.
Guarda municipal: possuía um efetivo total de 95.175 membros.
Polícia federal: contava com 12.900 cargos em 2023.
Em outras palavras, o efetivo total da segurança pública no Brasil até 2023 era de mais de 796 mil profissionais para lidar com as demandas e desafios dessa área.
A violência ainda é um problema e um medo presente no cotidiano da população. Segundo dados de uma pesquisa SIPS (Sistema de Indicadores de Percepção Social) realizada em 2012, a sensação de insegurança no país é grande.
Os participantes manifestaram um elevado grau de medo em relação a serem vítimas de atos violentos comuns no país. Ao serem questionadas sobre o grau de medo em cada situação tivemos resultados não tão surpreendentes.
Em outras palavras, todo mundo perde quando a segurança não é efetiva. Para superar desafios, profissionais da área podem — e devem — buscar conhecimento e especialização. Você provavelmente está pensando: “mas o medo é muito subjetivo!”, e você está certo!
No entanto, medir a percepção de medo é importante porque impacta diretamente a qualidade de vida da população. Além disso, os negócios e a economia também sofrem. Afinal, empresas de diferentes portes podem desistir de atuar em determinadas cidades e estados devido ao elevado índice de violência.
Profissionais que já atuam na área podem ampliar seu conhecimento com uma graduação específica. O curso tecnólogo em Segurança Pública, por exemplo, ajuda a aprimorar e capacitar profissionais para atuarem nas demandas essenciais ao cumprimento de medidas penais.
Ao longo do curso, você vai estudar diversos tópicos que vão fazê-lo refletir sobre esse serviço universo, assim como o seu.
Você vai aprofundar seu conhecimento sobre:
Se você tem interesse ou já atua nessa área, que tal aprofundar seus conhecimentos e se especializar? Conheça todos os detalhes da graduação em Segurança Pública acessando nosso site.
Fique por dentro de todas as publicações e novidades do nosso blog!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos diversos sobre assuntos relevantes para sua vida acadêmica e profissional.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados