UNIGRAN
Início
Unigran Capital
Pós-Graduação
Cursos Livres
Vestibular

GESTÃO DE E-COMMERCE

E-commerce: a transformação do físico para o digital

Postado em 17/06/2025

imagem noticia blog

 

Com as vendas de lojas físicas caindo e o digital crescendo, nasce uma nova oportunidade de investimento e uma transformação para se manter no mercado. O E-commerce, ou comércio eletrônico, visa todas as transações comerciais por meio de ferramentas online promovendo então mais agilidade, praticidade e conforto para os compradores. Mas como acompanhar essas mudanças que acontecem de forma tão rápida?


Bom, ficar por dentro do assunto é o primeiro passo. Então, acompanhe o artigo para entender melhor.

 

Afinal de contas, o que é um e-commerce e para que ele serve?

Apesar do termo inglês, o e-commerce não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, é muito provável que você seja um dos grandes clientes desse formato de negócio que virou uma grande tendência graças a pandemia que impossibilitou muitos de saírem às ruas para fazer suas compras. Assim, o e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, nada mais é do que os negócios que realizam todo seu processo de compra e venda on-line. 

 

Não resumindo-se exclusivamente a um site de vendas, o e-commerce trata-se de um empreendimento que se diferencia justamente pela estrutura de funcionamento, desde a venda até o atendimento ao cliente. A partir disso, ele abre as portas para outras automações, como marketing, controle de finanças e até o estoque, facilitando assim o trabalho de gestão. Mas, por outro lado, também tem como efeito o maior peso estratégico na questão da logística, visto que os concorrentes no digital são muito maiores em volume. 

 

Tendências para o e-commerce

Entendendo como o e-commerce funciona, torna-se ainda mais fácil enxergá-lo no nosso dia a dia e, além disso, vê-lo como o futuro para o mercado. Afinal, as compras online facilitam não apenas a vida dos consumidores, como também abrem novas oportunidades para aqueles que desejam abrir o próprio negócio e ainda não contam com recursos suficientes para uma loja física. 

 

E, é fato que o crescimento para as vendas online tende aumentar. Mas, apesar dessa visão otimista e, de certa forma, inegável para o e-commerce, os empreendedores e gestores devem ficar atentos aos desafios para os próximos anos. Então, que tal conhecer alguns deles?

 

Integração entre físico e digital

Permitir que os usuários comprem na loja online e retirem o item no ponto físico é uma das alternativas que se encaixam nessa integração, uma vez que a presença do cliente no ponto de venda tem inúmeras vantagens. Pense só, no ato de retirada de um produto, a partir de uma boa estrutura e disposição dos demais itens, o consumidor pode se sentir instigado a conhecer outras coisas e fazer uma nova compra. Essa integração é poderosa, mas o importante mesmo é mostrar ao cliente que ele tem suas opções e que comprar na sua loja é viável seja online, presencial ou de forma integrada entre as duas possibilidades. 

 

Investimento em logística

Pode parecer que logística só está relacionada com o ponto de venda físico, mas a verdade é que ela é uma questão fundamental quando se fala em e-commerce! Você, com certeza, já deve ter visto muitas marcas sendo criticadas por uma entrega que demora demais ou um produto que foi mal embalado. Assim como deve ter visto avaliações positivas a uma loja por cumprir o prazo e ter um cuidado com o envio do produto. 

 

Isso é logística e ela impacta nas suas vendas, não é à toa que marcas estão investindo em fretes mais baratos e com prazos mais curtos. A ideia principal é otimizar a experiência do consumidor e garantir que a jornada de compra digital seja cada vez mais próxima do que é proporcionado em lojas físicas: agilidade e praticidade.

 

Uso das redes sociais

Não há dúvidas de que a presença no meio digital foi e continua sendo uma excelente forma de abrir as portas de um negócio, fazê-lo crescer e se aproximar do seu público. Muitas empresas nasceram com uma conta simples no Instagram, principalmente durante a pandemia. Então, é fundamental que as marcas passem a utilizar as redes sociais como plataformas para interação com os consumidores já atrelados a marca, mas também com os clientes potenciais.


As alternativas não faltam! O TikTok, por exemplo, tem uma aba preparada para esse tipo de estratégia. Seu objetivo é promover vídeos e fazê-los parte do conteúdo estratégico da marca. Nessa produção, influenciadores do segmento tendem a aparecer, mas ao invés de só publicarem em suas contas pessoais, os vídeos são postados na própria conta da marca. Assim, é possível adicionar o link do produto e/ou o próprio botão de compra que já traz ao seu lado uma imagem do item que está veiculada ao site. 

 

Como criar um e-commerce?

Para criar um e-commerce existem alguns pontos que são cruciais, como:

  • Escolher o seu nicho de mercado;
  • Definir o seu produto ou serviço;
  • Entender quem é o seu público-alvo;
  • Escolher meios de pagamento e envio;
  • Preparar canais de atendimento;
  • E se especializar com uma boa graduação! 

 

Gestão de E-commerce te abre os olhos para pautas indispensáveis para quem deseja começar a investir. Essa formação garante não apenas um melhor preparo profissional, como também um melhor posicionamento de mercado, gerando mais confiança aos seus clientes. Conheça mais sobre o curso acessando o nosso site. O E-commerce visa todas as transações online promovendo então mais agilidade, praticidade e conforto para os compradores.


 



Últimas notícias

A história por trás da Mona Lisa

ARTES VISUAIS

A história por trás da Mona Lisa

Fique por dentro de todas as publicações e novidades do nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos diversos sobre assuntos relevantes para sua vida acadêmica e profissional.

unigran_logo

Centro Universitário da Grande Dourados

Fone: (67) 3411-4141

Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

CNPJ: 03.361.110/0001-77

Todos os direitos reservados

Estude na Unigran

ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
REDES SOCIAIS

UNIGRAN PRESENCIAL

REDES SOCIAIS

UNIGRAN EAD

EMECSelo IES