Apresentação

Caro leitor,

Um novo ano.

Um novo encontro.

Uma nova conversa. Mas não qualquer conversa. Pois como assinala René Descartes, "A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram seus autores, e é uma conversa estudada, na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos" (Discurso do Método).

Na caminhada de divulgação do pensamento jurídico, o ano de 2012 se destaca por trazer mudanças importantes para a Revista Jurídica da Unigran.

Na busca diária de fortalecer sua linha e política editorial, para se firmar ainda mais no espaço de produção científica e acadêmica na área jurídica, estabelece uma maior rigidez qualitativa, ao mesmo tempo em que assegura a observação cada vez mais rigorosa e consistente do processo de avaliação double blind peer review, contando com consultores permanentes e ad hoc de diversas instituições de ensino nacionais, com titulação acadêmica e notável saber jurídico.

Este número traz contribuições signifi cativas e debates atuais com o objetivo de provocação para novos estudos - que esperamos, em breve, disponibilizar neste espaço - notadamente no campo do direito constitucional, ambiental, penal, trabalhista, processual e civil em um rol de ensaios e artigos que abordam matérias que envolvem o Direito e a Cidadania. Traz artigos de autores locais e de outras unidades da federação, atendendo ao critério de exogenia.

Outra inovação é a inauguração de duas novas seções. Uma para a publicação de Comentários de Acórdãos, que abordará, através de análise Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 14 | n. 27 | Jan./8 ./Jun.2012. científi ca, a posição dos Tribunais brasileiros, e outra para publicação de resenhas da literatura jurídica. Este número conta com uma obra indispensável na biblioteca, cuja leitura remete-nos ao Direito Romano Clássico para apresentar como se dava a legitimação processual coletiva.

O sucesso de mais um volume é resultado de um trabalho conjunto. Agradecemos especialmente aos autores, aos pareceristas e à toda equipe responsável pela editoração da Revista.

Boa leitura,

E até o próximo encontro!

Me. Ana Cristina BARUFFI - Editora Responsável pela Revista Jurídica da Unigran

 

 

Baixe a apresentação aqui

Downloads