Pólo Japão
UNIGRAN Notícias
Terça-feira, 27 de Julho de 2010

Gincana mobiliza acadêmicos de Fisioterapia


Atividades foram desenvolvidas com exercícios teóricos e práticos, com base no Enade

Com a proposta de integrar os acadêmicos de Fisioterapia, períodos matutino e noturno, uma gincana com testes de conhecimentos gerais e específicos foi preparada nesta segunda-feira pelo monitor de estágio Alex Basilho, para testar o aprendizado dos conteúdos dados em sala de aula. As questões foram elaboradas pelos professores do curso, com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No período da manhã as atividades foram desenvolvidas com os estudantes do quarto, sexto e oitavo semestres e a noite participou da gincana apenas a turma dos calouros. Os acadêmicos foram divididos em grupos e separados por cores diferentes. A proposta das atividades consistia em escolher uma pessoa de cada equipe para ler uma pergunta e nela seguir as instruções para obter a resposta.

Como a gincana era dividida em conhecimentos gerais e específicos de Fisioterapia, a soma do aprendizado dos integrantes de cada equipe contribuía muito na hora de desenvolver as atividades. Eles tinham que realizar tarefas respondendo perguntas do tipo aberta (teoria) e apresentar habilidades e propor tratamento adequado a pacientes virtuais (prática).

Na parte prática cada grupo escolhia uma pessoa para ser o paciente e recebia do monitor Alex Basilho uma tarefa a ser cumprida. Entre os casos clínicos, por exemplo, os acadêmicos tinham que fazer o teste muscular para verificar o estado de saúde do paciente – se o músculo estava com o seu tônus em equilíbrio. Eles tinham ainda que discutir o diagnóstico do tratamento. Tudo era avaliado pelos professores.

A gincana não teve como proposta eleger vencedor e de acordo com Alex Basílio todas as tarefas desenvolvidas pelos estudantes serviram para promover a integração e a troca de conhecimentos entre acadêmicos de diferentes turmas. (FV)

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados - Todos os Direitos reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 – Jd. Universitário
CEP 79.824-900 – Dourados/MS - Fone: (0xx67) 3411-4141 / Fax: (0xx67) 3411-4167