15/09/2003 - 10:12
Artigo: Escolher ou ser tolhido?
Convivendo no meio universitário e ministrando aulas em ID_CURSOs da UNIGRAN, venho analisando alguns comportamentos dos pretendentes a acadêmicos, que confesso me preocupam. Então, vejamos: é sabido que, dentre cada três pré-vestibulandos, um apenas decidiu o caminho a trilhar rumo a graduação. O processo para essa escolha é formado pela vocação, pelo conhecimento do candidato sobre a profissão e, também, acerca do conteúdo programático das disciplinas ministradas ao longo do ID_CURSO superior. Pois bem. Quase 70% dos pretendentes a acadêmicos não utilizam essas regras básicas para o sucesso universitário. E aí acontecem os desalentos, as angústias, as derrotas pessoais, criando pessoas sem esperança, rançosas e mal amadas. A proposta é saber escolher sua profissão, é criar o empreendedor, uma vez que emprego é algo em extinção. É fazer o que gosta, é ir materializar seu sonho. Mas como fazer? É o mercado que comanda a economia? É a família que sonha em seu lugar? Breve seremos Centro de Cultura, pólo tecnológico e criadores de cérebros, mas talvez estejamos pulando uma etapa nesta “linha de montagem”. Necessitamos diminuir as alturas dos degraus entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. As universidades deverão abrir suas portas aos seus futuros alunos e mostrar-lhes o que vem a ser as três colunas: graduação, pesquisa e extensão, com prioridade para esta última. Mostrar o que é o “Terceiro Setor”, voluntariado, filantropia. Isso tudo formando o cidadão critico e competente, consciente de seus deveres antes de seus direitos. Acredito que tendo esta formação cidadã, advinda do Ensino Médio, fica muito mais fácil para o acadêmico produzir na universidade e não ser tolhido no processo de aprendizado, por não ter tido informações prévias sobre o árduo caminho da graduação superior.