10/09/2003 - 21:25
Palestra sobre responsabilidade social abre o I Encontro de Empresas Juniores.
Com uma programação de palestras, mesas de debate, apresentação de experiências de empreendedorismo(cases)e workshops, que acontecerão no Teatro Municipal de Dourados e no Alphonsus Hotel, a empresa de consultoria júnior da UNIGRAN, a UniJúnior, realiza o “I Encontro Sul-Mato-Grossense de Empresas Juniores”, ESMEJ, de sexta-feira (12) até domingo. Assim como nas parcerias firmadas com o setor empresarial de Dourados, o “I Esmej” é aberto à participação de empresários e universitários de todos os ID_CURSOs da UNIGRAN e de outras Universidades. As inscrições estão sendo recebidas pela Internet, através do site www.unigran.br/esmej/index.html, e na própria sede da UniJúnior, no Prédio 2 da UNIGRAN. O telefone é 411-4119. Os valores das inscrições variam de R$ 10,00 a R$ 70,00. O evento será aberto depois de amanhã, às 19h, em uma solenidade no Teatro Municipal. Na seqüência, Gustavo Baraldi, coordenador do Prêmio Ethos/Valor – conID_CURSO nacional que incentiva acadêmicos e professores universitários assumirem diversos papéis sociais, na busca da igualdade de oportunidades na sociedade – ministrará a palestra “A Responsabilidade Social das Empresas e os Desafios das Empresas Juniores”. As propostas do ESMEJ são integrar as empresas juniores e fortalecer o Movimento Junior no Estado. Empresas como a UniJúnior, que são apoiadas por suas respectivas universidades, constituem-se canais de intercâmbio direto entre o saber acadêmico, a pesquisa e o mercado empresarial. Por meio delas, estudantes de todas as áreas podem ajudar no crescimento de pequenas e médias empresas, principalmente, enquanto angariam experiências profissionais e se introduzem no mercado de trabalho. “É um laboratório que permite o aprendizado, a iniciação profissional e o intercâmbio entre universidade e empresas, com a orientação e o auxílio de professores”, como definem o organizadores do ESMEJ, no site do evento. PROGRAMAÇÃO DO “I ESMEJ”. DIA 12/09 16h00 - Credenciamento 19h30 - Solenidade de Abertura 20h30 – Palestra: "Responsabilidade Social - o desafio das Empresas Juniores”. Instituto ETHOS de Responsabilidade Social. 22h00 - Coquetel oferecido aos congressistas. DIA 13/09 9h:00 - Palestra “Motivação e comprometimento: o desafio para o sucesso das Empresas Juniores”, com a psicóloga Rosemeire Navarro. 10h00 – City Tour – Conhecendo as potencialidades turísticas de Dourados:“O Projeto NAM da Unigran”, na aldeia indígena de Dourados. 12h00 - Almoço 13h30 – “Cases” - Apresentação de experiências de sucesso em Empresas Juniores. 15h30 - Coffee Break 16h00 – Palestra: “Empreendedorismo e a Elaboração de Planos de Negócios”, professor-mestre Narciso Bastos Gomes. 17h00 - Apresentação de ações de sucesso sobre Incubadoras de Empresas em Dourados. Mestra Janete Soares Lima, gerente da Incubadora de Empresas FENIX, da UEMS. 19h00 – Palestra: “A Realidade das Empresas Juniores no Brasil”. Juliano Pastorelli Dutra, mestrando em comunidade Virtual (UniCamp); ex-presidente da FEJESP e da CONPEC; empreendedor fundador da “Brain WEB”. 21h00 – Jantar 23h00 – Noitada Dia 14/09 8h30 - Workshop – A realidade das Empresas Juniores – Momento de discussão em grupos. 10h00 – Workshop – “Como montar uma Federação – Rede Brasil” 10h30 - Definição para o próximo encontro.