10/04/2003 - 11:51
Acadêmicos pesquisam potencial que a Internet oferece às empresas de Turismo.
Com a contínua expansão da Internet no mundo todo, pode-se transformar um computador em um escritório virtual para a realização de negócios reais. No Brasil, a maioria das grandes corporações já ingressou no chamado comércio eletrônico, “E-Commerce”, em inglês, conquistando clientes de regiões distantes de sua base operacional. Isso está sendo possível em razão das novas tecnologias utilizadas no desenvolvimento de sites, as quais possibilitam incorporar várias formas de mídia – imagens de TV, voz, fotografias, infográficos e textos etc – em uma página de Internet. Ademais, nos últimos anos, os sites ganharam muitos reID_CURSOs de segurança, interatividade e a parceria das operadoras de cartões de crédito. Hoje em dia toda essa tecnologia está acessível também às pequenas e médias empresas, sendo que um dos setores que mais pode beneficiar-se delas é o de Turismo. Para um grupo de acadêmicos do ID_CURSO de Turismo da UNIGRAN, as agências de viagem, hotéis, companhias de transporte de passageiros, restaurantes e as prefeituras, particularmente as de municípios turísticos, devem utilizar mais e melhor os potenciais oferecidos pela da Internet para aumentar sua competitividade. “Achamos que as empresas turísticas não aproveitam nem dez por cento das possibilidades oferecidas pela Internet”, avalia a acadêmica Fernanda Spessatto. “É um jeito mais direto e fácil de se alcançar o consumidor. É um mecanismo moderno que a gente tem que aprender a explorar mais”, acrescenta Inajara Moraes. Elas e os colegas do 2º de Turismo Gabriel Henrique Leite de Almeida, Carolina Rolim, Gina Mara Moreira Vasconcelos e Aline Panussi apresentaram ontem um trabalho de pesquisa feito para o professor Airton Pinto de Moura, da disciplina de Marketing Turístico, que indica a formação atualizada que os estudantes de Turismo vêm recebendo, de forma a contribuir efetivamente para o desenvolvimento das atividades turísticas em Mato Grosso do Sul e no país. “O trabalho do grupo foi muito bem produzido e merece ser divulgado para motivar os alunos nesse caminho”, disse o professor Airton.