Portal do Aluno
Notícias
11/12/2017 - 08:27
UNIGRAN sela parceria com Google e aprimora ferramentas pedagógicas
Professores e alunos terão acesso às mais modernas ferramentas de metodologia ativa disponíveis no mundo

Dando continuidade à política evolucionista da Instituição, a UNIGRAN desta vez firma parceria com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google, que passará a fornecer todas as ferramentas da inovadora plataforma ′′Google for Education′′, um sistema integrado de softwares que potencializam a capacidade pedagógica do Centro Universitário. Essa novidade possibilita que alunos e professores deem um salto didático considerável ao ingressarem de forma efetiva na ′′metodologia ativa′′, que é nova concepção de ensino na qual os estudantes são, de fato, os protagonistas do processo educacional.

São muitos os recursos disponibilizados pela plataforma, um dos que mais chama a atenção é o ′′Classroom′′ (Sala de Aula), um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente pelo celular, tanto aqueles com sistema operacional Android, como também os iPhones. Nesta ferramenta a interação entre professores e alunos é estimulada e facilitada, sendo possível compartilhar e criar conteúdos, corrigir trabalhados, estabelecer chat, entre outras facilidades. Como de costume em todos os sistemas Google, o Classroom é integrado aos demais, de modo que datas para entrega de trabalhos, por exemplo, aparecerão para o usuário na agenda Android do dispositivo. Ou seja, fará o ensino se integrar de forma simbiótica ao smartphone, assim os alunos poderão estudar sem precisar desgrudar do telefone.

A parceria também possibilita uma armazenagem irrestrita de conteúdo, o qual os usuários terão acesso de forma rápida em uma interface intuitiva. Vídeos e fotos em alta resolução estarão ao acesso de todos em um clique, o que será muito útil especialmente para os cursos que lidam cotidianamente com imagens, como Publicidade e Propaganda, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo, etc.

De acordo com Rodrigo Vale, representante do Google que esteve na UNIGRAN apresentando a novidade aos professores, a suíte de aplicativos coloca a Instituição na vanguarda da tecnologia, ao criar mecanismos que possibilitam a prática da educação colaborativa, um método que incentiva os alunos a trabalharem em conjunto para desenvolverem pesquisas ou debaterem sobre determinado assunto. Nos últimos anos a Instituição fez diversos investimentos a fim de romper paradigmas na esfera das práticas de ensino na educação superior, assim, este foi mais um passo para a perene elevação do nível de qualidade.

O Diretor de TI da UNIGRAN, Adriano Câmara, celebra a consolidação desta parceria, que inicialmente será disponibilizada ao corpo docente, que posteriormente de forma gradual, porém, intensa, fomentará o uso também pelos alunos. "Hoje em dia vivemos a era da metodologia ativa e por isso estamos nadando junto com esta maré, que é uma tendência contemporânea que está mudando o ensino para melhor, ao maximizar a assimilação do conteúdo. Dentro desta tendência há a vertente da ′′sala de aula invertida′′, cuja proposta são aulas menos expositivas e mais produtivas e participativas, colocando os alunos como protagonistas. Assim, acreditamos que as novas gerações irão se interessar ainda mais pelos estudos, que diante desta nova realidade tecnológica deixa de ser uma obrigação e passa a ser também um prazer", salientou.

E para quem deseja provar dessa nova tecnologia já no próximo ano letivo, pode obter informações sobre o Vestibular 2018 através dos (67) 3411-4194 e 9222-5948 (WhatsApp) e também pelo site www.vestibularunigran.com.br.

» Acompanhe
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167