Portal do Aluno
Notícias
10/08/2017 - 08:07
Diretor Fotográfico com experiência internacional realiza oficina em Dourados
Paiva atua como consultor em diversas empresas, dentre elas Globo, BBC e National Geographic

A área de conteúdos audiovisuais expande a cada dia e é um desafio para profissionais acompanhar as mudanças no mercado, alinhando o artístico ao técnico, para alcançar cada vez mais o público. Os vídeos são destaque na área, podendo alcançar milhões de pessoas através da internet. Pensando no aprimoramento profissional, a UNIGRAN recebeu o diretor fotográfico Pedro Paiva para uma oficina sobre cinematografia digital para suas equipes de Dourados, Campo Grande e do ensino a distância.

A oficina abordou questões teóricas e práticas da direção de fotografia, para aprimorar as abordagens artísticas dos profissionais. Com didática participativa, a oficina propicia uma conversa em grupo sobre as realidades profissionais, experiências e situações vividas, fomentando discussões que desenvolvam conhecimento para todos.

Experiência

Pedro Paiva destaca que a área da direção fotográfica é muito artística, mas que a técnica adequada, como iluminação, por exemplo, garantem um resultado muito acima do alcançado apenas com intuição e olhar. E foi assim que suas consultorias começaram. “Fui adquirindo conhecimento técnico e durante os trabalhos eu falava com as pessoas que estavam trabalhando comigo, que me perguntavam, tiravam dúvidas e, de repente, eu via que estava todo mundo me ligando para tirar dúvidas sobre equipamentos”, destaca.

Assim, ele alinhou a experiência e visitas a feiras para conhecer novidades e tendências, aos conhecimentos de equipamentos e começou seu primeiro workshop. A primeira turma aprovou a experiência, indicou ao mercado e Paiva passou a dar consultoria para a Globo, por exemplo.

UNIGRAN

Paiva conta que apesar da grande experiência, essa é a primeira vez que ele atua com educação e treinamento para produção de vídeo aulas, uma das abordagens da oficina. Porém, o diretor fotográfico destaca que não muda critérios de trabalho e técnicas de outros produtos audiovisuais. “Aprimoramos a técnica que estava sendo utilizada para iluminar o estúdio, remodelamos as luzes e o resultado é a melhoria”, afirma.

O diretor ainda comentou que a publicidade vai cada vez mais trabalhar com nichos, com empresas desenvolvendo estúdios próprios, como o caso da Instituição, que entrega um vídeo para a sua audiência, e que isso é visto muito mais vezes do que se fosse um texto ou uma foto, ou seja, alcança, ainda mais os acadêmicos.

Para Haruyoshi Hara Junior, diretor de vídeo da UNIGRAN, a oficina tornou possível expandir a visão dos participantes, desde compreender o comportamento do cliente, e o do profissional diante dele, até ter autoridade/voz para liderar equipes para produção dos materiais. “A técnica explorada na oficina exige bastante atenção e vontade de aprender, porque além da teoria, a prática caminha junto e é muito importante ver um profissional que não mede esforços para ensinar o que sabe”, destaca.

» Acompanhe
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167