Portal do Aluno
Notícias
12/04/2017 - 08:03
UNIGRAN realiza curso de Prevenção ao Suicídio em Dourados

O suicídio é considerado um problema sério de saúde pública, o que demanda atenção quanto sua prevenção e controle. Pesquisas apontam que a prevenção envolve uma série completa de atividades e, pensando nisso, o curso de Psicologia da UNIGRAN realizará entre de 6 de maio a 26 de agosto um curso de Prevenção ao Suicídio em Dourados.

As atividades do curso serão ministradas pelo capelão hospitalar e capitão do Corpo de Bombeiros, professor Edilson dos Reis, que já trabalha no combate e prevenção ao suicídio em Mato Grosso do Sul. Segundo a coordenadora do projeto, professora de Psicologia da UNIGRAN, Rosemeire Pereira Souza Martins, o principal objetivo do evento é ampliar as possibilidades de aprendizado dos acadêmicos e profissionais sobre o tema em questão.

“A Psicologia tem uma relação muito estreita com esta temática. É um tema envolto de muito tabu. Nós temos que saber como lidar nessa situação. O suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens. Não tem classe, idade, escolaridade, quando o sujeito se cansa do sofrimento e decide tirar a própria vida”, menciona a professora.

Rosemeire ressalta que a importância desse curso é para identificar alguns sinais, alguma situação e propensões, há a necessidade de orientação e capacitação. “A grande preocupação é que ‘nós’ não estamos escutando, ouvindo o que as pessoas estão dizendo. O professor Edilson utiliza uma ótima didática de como lidar, como fazer essa escuta ativa e sensível. É um curso inédito, essa discussão é urgente e necessária nas famílias, nas escolas e em todos os espaços sociais”, garante.

O Estado de Mato Groso do Sul, se destaca no cenário brasileiro com alto índice de suicídio, principalmente nas populações indígenas e com um aumento gradual na taxa de atos consumados nas áreas urbanas, sobressaindo neste contexto a população jovem. O autor do projeto e acadêmico de Psicologia da UNIGRAN, Sandro de Toledo, cita que a ideia é trabalhar a temática da prevenção e promoção de saúde mental.

O curso vai abranger a provisão das melhores condições possíveis para congregar crianças e jovens por meio de um tratamento efetivo dos distúrbios mentais, e até mesmo um controle ambiental dos fatores de risco. “O intuito é criarmos uma rede de alternativas quanto ao tema e indicar um caminho de conhecimento, compreensão e métodos de auxílio aos que estão passando por uma situação de crise e veem o suicídio como sua única saída”, assegura Sandro de Toledo.

Profissionais de saúde, da segurança pública, de educação, universitários, residentes, preceptores, tutores e docentes, religiosos, além da comunidade em geral, podem participar do curso. Inscrições e informações na coordenação de Psicologia da UNIGRAN pelo telefone (67) 3411-4109, e-mail: psicologia@unigran.br ou no blog: http://cursoprevdourados.blogspot.com.br/

» Acompanhe
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167