30/04/2015 - 07:25
Jornada Acadêmica aborda Cidadania, Educação e Sustentabilidade na Psicologia

A XIII Jornada Acadêmica e III Mostra Científica do curso de Psicologia na UNIGRAN discutiu durante esta semana o tema “Cidadania, Educação e Sustentabilidade”. Acadêmicos e profissionais da área se reuniram para palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.

A palestra de abertura, ministrada pela psicóloga e pedagoga Euricléa Azevedo Nogueira, trouxe a temática “Psicologia e educação: O que se produz? O que se espera da Psicologia na Escola?”. Euricléa falou sobre a demanda cada vez maior da presença do psicólogo na escola.

Recentemente, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou um projeto de lei que institui o Programa de Acompanhamento Psicoeducacional nas unidades de escolares integrantes da Rede Municipal de Ensino da capital sul-mato-grossense. A palestrante comentou que “a aprovação dessa Lei é um grande avanço, pois a demanda cresce a cada dia. Nós esperamos que outras leis como essa possam ser aprovadas em nosso país”, afirma.

Euricléa Azevedo Nogueira destacou ainda a importância da colocação desse profissional no ambiente escolar. “O psicólogo tem muitos papeis dentre da escola. O profissional vai contribuir com o funcionamento psicológico das pessoas, esse é o objeto inicial, porque enquanto o objeto do professor é o ensino, o do psicólogo é esse funcionamento, a subjetividade da escola”, considera.

Apresentação de pesquisas

Na III Mostra Científica os estudantes, pesquisadores e profissionais expuseram trabalhos com diversas temáticas, como alienação parental, ansiedade, questões de personalidade, psicopatologias relacionadas a adolescência, questões comportamentais de consumo, pesquisas com perspectivas da Psicologia tanto Humanista, quanto Psicanálise ou Comportamental.

Vivian Simões Garbeline, acadêmica 9º semestre, apresentou a pesquisa “Interferência da Depressão Pós-parto na Relação Mãe e Bebê”, com o objetivo de saber qual é a grande dificuldade da depressão pós-parto, entre o vinculo efetivo adicional da mãe e seu bebê.

A estudante avalia que foi uma grande oportunidade participar da Jornada e da Mostra. “As palestras colaboraram com nossa fundamentação teórica de estudos, os minicursos foram essenciais para nossa formação como complementação da base teórica para ser usada na prática. Vejo o meu trabalho como uma complementação dos estudos de cinco anos e uma referência para o meu futuro profissional”, menciona Vivian.