02/09/2008 - 11:24
AmI e UNIGRAN comemoram o mês dos pais, no NAM da Bororó.
Com o objetivo de integrar as famílias indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, a OSCIP Amigo do Índio, com a parceria da UNIGRAN, realizou duas festividades em comemoração ao mês dos pais. A primeira foi na Aldeia Jaguapiru, dia 23, e a outra aconteceu sábado passado (30), no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM), da Aldeia Bororó. Atividades culturais, brincadeiras para as crianças e bingo com o sorteio de prêmios marcaram os eventos. A comemoração ao dia dos pais foi realizada em estilo de grande festa. Na abertura das atividades o Grupo de Dança da “Dona Teresa” fez a benção “Niandesy”, de acolhida aos participantes do encontro. Na varanda do NAM vários jogos de meses foram montados para receber as famílias que puderam ainda conferir atividades culturais de grupos indígenas da Reserva. Trazendo a cultura do rap para aldeia, os irmãos Veron, Bruno e Clemerson, e os amigos Kelvin e Charles formam o grupo “Bru MCs” e retratam na letra da música as dificuldades enfrentadas pelos indígenas na reserva de Dourados. Eles apresentaram cinco das 12 músicas que juntos compuseram. “Nosso sonho é gravar um CD, comprar uma mesa de som e ver nosso trabalho reconhecido”, disse Bruno. Uma das músicas preferidas do grupo é a “Humildade”, cuja letra é cantada em português e guarani. Um grupo de violeiros também esteve presente e animou à tarde do NAM ao ritmo do pop rock. Além de se apresentarem no palco reservado na varanda, eles formaram rodas de música, e junto a outros jovens passaram a cantar em vários grupos de pessoas formados por eles. De acordo com a presidente do Amigo do Índio e coordenadora do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN, Érica Kaneta Ferri, esse é o primeiro evento da Aldeia Bororó que procurou congregar toda a família. “Temos um projeto de reuni-los sempre que houver datas festivas importantes do calendário nacional, a exemplo do Dia dos Pais, Mães, Criança, além da comemoração do Dia do Índio”, disse Érika. “Queremos que os pais acompanhem os filhos nas atividades sócio-culturais desenvolvidas no NAM”, explica. Para garantir diversão às crianças, acadêmicos de Educação Física e Enfermagem levaram bolas, pula-pula e prepararam o lanche em comemoração ao mês dos pais. Mas a atenção da tarde recreativa se voltou para os prêmios do bingo. Foram sorteados uma bicicleta, um aparelho de DVD e um rádio toca CD. Cartelas em mãos, os indígenas ficaram concentrados a cada pedra que era cantada. Mais do que ganhar o prêmio, eles queriam se divertir. Francisco Alves da Silva ganhou a bicicleta. “É muito bom passarmos a tarde reunidos, rever os amigos e ver todos se divertindo”, comenta o ganhador do prêmio. A mesma opinião compartilha Ramão Oliveira. Pai de cinco filhos, disse que a tarde de lazer no NAM é gratificante por reunir várias famílias, oferecer brincadeiras as crianças e por serem bem recebidos pelos professores e acadêmicos da UNIGRAN. O NAM da aldeia Bororó é um centro de referência de atividades culturais da Reserva Indígena “Francisco Horta”. Aulas de violão para os jovens e alfabetização às mulheres são desenvolvidas todos os dias, neste núcleo de extensão da Instituição. (FV)