24/04/2007 - 20:41
Mulheres indígenas aprendem a diversificar receitas com mandioca.
Um ID_CURSO de culinária realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato Rural de Dourados, e apoio da OSCIP Amigo do Índio e da UNIGRAN, ensinou um grupo de índias a diversificar refeições caseiras à base de mandioca. O ID_CURSO de 40 DATA_HORAs-aula foi ministrado na cozinha do núcleo de extensão da Instituição, na Aldeia Jaguapiru. Segundo Bernadete Otterbach, educadora do Senar, coordenadora do ID_CURSO, as índias têm o produto à disposição até com certa abundância. Porém, faltava a elas conhecimento sobre como diversificar os pratos, de uma forma simples, barata e com alto valor nutritivo. “Elas se mostraram muito interessadas e, com certeza, os objetivos foram alçados”, disse Bernadette. Entre as receitas trabalhadas durante a semana, as alunas aprenderam a fazer pães, cucas, tortas, chipas e bolos de preparo rápido e fácil. De acordo com a coordenadora do NAM, Maria Dolores Bortolanza, “esse ID_TIPO de evento traz grande satisfação à comunidade indígena e diversifica as atividades do núcleo”, disse ela. (AV – JR)