24/04/2007 - 19:36
Equipe argentina filma jogos de futebol no núcleo da UNIGRAN, na Reserva Indígena.
Uma produtora de TV de Buenos Aires, Argentina, esteve presente, na semana passada, em Dourados, onde filmou um torneio de futebol de crianças e adolescentes indígenas, no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN (NAM), da Aldeia Jaguapiru. A equipe composta por um fotógrafo, três cinegrafistas, um produtor e uma jornalista veio fazer um documentário sobre a vida do jogador de futebol Lucas Pezzini Leiva, que atualmente joga no time do Grêmio, de Porto Alegre. “Como um dos objetivos do trabalho é também mostrar aspectos da cidade do jogador, nós optamos por registrar o futebol, aqui, na aldeia”, disse a jornalista Maria Pía Quiroga. Segundo o produtor Fernando Augustin Gaffi, “o lugar é diferente e é muito importante mostrar uma outra realidade latina”, disse. O documentário está previsto para ser exibido no final deste mês, pelo Canal Fox Sport e pela Rede Globo. Para o professor de Educação Física do NAM, Anderson Mamede, “as atividades esportivas desenvolvidas na aldeia são uma forma de integrar os indígenas na sociedade de uma maneira saudável”. O professor destaca que torneios como estes são freqüentes na Aldeia e, além do futebol, o núcleo de extensão da UNIGRAN proporciona outras modalidades, como voleibol e ginástica. Segundo a organização do evento, participaram do torneio aproximadamente 150 índios. (AV)