16/04/2007 - 20:49
AmI e UNIGRAN promovem atividades lúdicas para comunidades indígenas.
A OSCIP “Amigo do Índio” (AmI) promoveu mais um sábado de atividades no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, da Aldeia Jaguapiru, anteontem. O evento é realizado uma vez por mês e tem o intuito de integrar as comunidades indígenas terena, guarani e kaiowá. A integração inclui também os acadêmicos da UNIGRAN, que têm a oportunidade de complementar suas cargas horárias de estágio com uma importante experiência cultural. A programação de atividades contou com a presença de estudantes de Serviço Social, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Matemática, além dos professores das aldeias, como a pedagoga indígena Vânia Rodrigues, formada pela UNIGRAN, e moradora da Aldeia Jaguapiru. Ela agora trabalha em sua comunidade de origem, com o intuito de estimular cada vez mais as crianças, para que se desenvolvam da melhor forma possível. As atividades são preparadas por diversos ID_CURSOs, que oferecem várias opções de lazer. Jogos como dominó, futebol e de lógica são os mais procurados pelos meninos. As pinturas, desenhos no rosto e músicas divertem as meninas. O professor da Escola Tangatuí Marangatu Josias Aldo Marques afirma que “a iniciativa é de extrema importância para a socialização deles; como ocorre uma vez por mês, eles ficam ansiosos esperando, é bonito de ver como se divertem”. Karina, 9 anos, indígena da Jaguapiru, confirma a expectativa. “Eu adoro vir pra cá, a gente se diverte bastante e ganha lanche gostoso”. Já os acadêmicos destacam que “o projeto é maravilhoso”, pois, permite conhecer como vivem os índios de Dourados e o que as crianças gostam. O NAM conta com espaços para artesanato, alfabetização e sala de ginástica para as mulheres, pista de corrida e campo de futebol e quadras de vôlei. (reportagem de Clarissa Josgrilberg e Milena Cardina / JR).