10/03/2007 - 16:33
22 índios já concluíram a graduação na UNIGRAN pelo convênio com a Funai.
O Programa de Apoio ao Estudante Indígena (PAEI), que é formado por um conjunto de ações afirmativas de iniciativa direta da Mantenedora da UNIGRAN para as comunidades indígenas do sul do Estado, e realizadas em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), já formou 22 profissionais índios em um ID_CURSO superior – alguns, até já concluíram especializações. Esse era um sonho impossível para os índios antes de 1999, quando foi instituído o PAEI – programa pioneiro no mundo todo de inclusão do índio no ensino superior. E neste ano, 47 acadêmicos indígenas, dos quais 12 são graduandos, estão em busca do mesmo sonho, que é também o de suas comunidades. “Eles ‘são’ futura liderança nossa”, disse com seu jeito simples o cacique guarani Catalino Aquino, “e a gente agradece muito pelo esforço da UNIGRAN para os índios, que é importante porque muitos indígenas estão se desenvolvendo, ajudando muito a comunidade, e a gente espera que continue daqui para mais”, falou. Aquino foi uma das lideranças comunitárias presentes na reunião da semana passada, entre os acadêmicos índios e as gestoras do convênio Luciana Jacobsen e a pró-reitora de Ensino, Terezinha Bazé, da parte da UNIGRAN, e Doralice de Carvalho, representante da Funai. Doralice considera positivos os resultados alcançados até aqui, mas entende que é preciso ir mais longe. “Principalmente na área da educação, todos os formados estão atuando na própria Aldeia; para nós, isso já é um grande avanço, mas como a comunidade é grande, o número de alunos beneficiados também é”, disse a representante do Departamento de Educação da Funai no encontro. O convênio possibilita a concessão de bolsas de estudos integrais aos acadêmicos indígenas. As bolsas são pagas pela própria UNIGRAN e pela Funai, 50% por cento cada, sendo que a inclusão do índio, em qualquer dos ID_CURSOs da Instituição, se dá por vestibular. A partir de 2008, conforme anunciou a Funai, as novas bolsas serão abertas apenas em número igual ao de alunos formados no ano anterior. A quantidade de vagas anuais do programa variou entre 100, no início, e 60, nos últimos anos. Dentre os graduados entre 2001 e 2006, nove se formaram em Pedagogia. Em Direito, Ciências Contábeis, Administração de Agronegócios e Biomedicina formaram-se dois, em cada ID_CURSO; e um em Fisioterapia, Psicologia, Letras e Educação Física. Entre os graduandos com alguma pendência de disciplina, quatro estão no ID_CURSO de Educação Física, dois em Pedagogia, e um – em cada graduação – nos ID_CURSOs de Fisioterapia, Psicologia, Administração de Empresas, Direito, Letras e Administração de Agronegócios. (JR)