01/08/2006 - 14:49
Aula ao vivo pela Internet marca volta das férias nos ID_CURSOs EaD da UNIGRAN.
Neste segundo semestre do ano, os acadêmicos da UNIGRAN terão mais colegas espalhados por Mato Grosso do Sul e outros Estados. Marcando o retorno das férias com uma verdadeira mostra de como a instituição está ampliando o acesso à educação superior, a UNIGRAN realizou, nesta segunda-feira (31), a aula inaugural de dois novos ID_CURSOs de graduação via internet – Letras e Ciências Contábeis –, e de novas turmas de outros cinco ID_CURSOs a distância, já em andamento: o bacharelado em Administração de Empresas, a licenciatura em Pedagogia, e os tecnológicos em Agropecuária, Gestão Imobiliária e Publicidade e Marketing. Estudantes presentes nos pólos da Instituição em todo o Estado e em Mato Grosso puderam assistir à aula em tempo real e interagir com os professores via internet. A aula foi ministrada pelo professor Marcelo Ioris Koche, coordenador de EaD e diretor da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da UNIGRAN, e pelo analista de sistemas Adriano Câmara, administrador do “UNIGRANET”, o ambiente virtual de ensino e aprendizagem da Instituição. Câmara explicou aos novos alunos sobre como utilizar os reID_CURSOs da plataforma para receber as aulas, enviar trabalhos e interagir com os professores e colegas por meio da Internet. Ele também apresentou a equipe técnica que desenvolveu esse sistema, considerado um dos mais completos e confiáveis do país, segundo avaliadores do Ministério da Educação. Já o professor Marcelo Koche deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a organização do currículo, dos prazos e formas de avaliação não-presenciais e presenciais de cada disciplina e respondeu a diversas perguntas dos alunos que estavam no estúdio e nos pólos. Ele explicou que a UNIGRAN está credenciada pelo MEC a oferecer graduações EaD (através da Portaria 4.070/05), e que os ID_CURSOs têm a mesma validade legal dos presenciais. Koche disse que a UNIGRAN não possui os chamados ID_CURSOs vagos e enfatizou a necessidade de os estudantes terem disciplina nos estudos. “O fato de não precisar vir à faculdade todos os dias, não quer dizer que vocês (acadêmicos) não precisam estudar, muito pelo contrário”, disse o professor. Para os novos alunos, principalmente, a aula foi uma demonstração não só de como a tecnologia pode impulsionar a sua formação acadêmica, mas também de confiabilidade na modalidade ensino a distância. “O sistema transparece seriedade e, realmente, a gente vai ter que se dedicar bastante, e acho que isso fortalece e me incentiva mais ainda a fazer o ID_CURSO”, disse Leonildo Bigatão Filho, de 37 anos, calouro do ID_CURSO tecnológico em Agropecuária. Leonildo já atua na área e busca melDATA_HORAr suas qualificações profissionais. Entretanto, para ele, é difícil conciliar trabalho com as aulas diárias na faculdade. Essa também é a razão da maior parte dos estudantes de ID_CURSOs superiores a distância. A professora de 1ª a 4ª séries Cristiane Gonçalves de Souza, 28, disse que a modalidade vai resolver os seus problemas de horário para cursar Pedagogia. “Estou precisando de um ID_CURSO de graduação e achei esse ótimo”, falou. Para Natalie Castro, de 19 anos, é a chance de dar continuidade a um ID_CURSO que precisou interromper por dificuldades seus horários. “Eu parei no primeiro semestre de Gestão Imobiliária porque eu não estava podendo vir à noite para a faculdade, estava difícil para mim, então, preferi terminar o ID_CURSO a distância”, disse a estudante. O ingresso nos ID_CURSOs de graduação EaD é feito por meio de processo seletivo. Os candidatos aprovados devem apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio para fazer matrícula, além dos documentos pessoais. (JRA)