06/06/2006 - 16:54
Projetos do NAM abrangem da educação ao lazer para a comunidade indígena.
A UNIGRAN e a OSCIP “Amigo do Índio” estão desenvolvendo, no Núcleo de Atividades Múltiplas da Instituição, na Reserva de Dourados, onze projetos de atividades e ID_CURSOs de extensão que visam ao desenvolvimento de habilidades profissionais e artísticas, à educação escolar e ao lazer de crianças, jovens e adultos das comunidades indígenas do Município. Os projetos contam as parcerias de empresas locais como a Seara Alimentos, o Supermercado Chama e os Refrigerantes Tony, de entidades como a “Brazil Foundation”, organização com sedes em Nova Iorque (EUA) e no Rio de Janeiro, além da própria UNIGRAN e do Ministério da Educação. Atualmente, mais de 600 pessoas estão se beneficiando das atividades, segundo disse a coordenadora do NAM, Maria Dolores Bortolança. As atividades são oferecidas através de projetos que se realizam na brinquedoteca, na Escolinha de Esportes e Atletismo e nas Oficinas de Fantoches e de Artes Manuais, nos ID_CURSOs de Informática, e por equipes de professores e acadêmicos que atendem à comunidade com trabalhos de Arte Terapia, Psicopedagogia e de orientação de tarefas escolares. Um novo ID_CURSO de tecelagem e outro de língua guarani devem se iniciar em breve. A Oficina de Artes Manuais, coordenada pela professora de Pedagogia Lúcia Eugênia Pittas e pela voluntária Joselita Mendes Bezerra funciona o ano todo, praticamente desde a inauguração do NAM, há cinco anos. Em diversos casos, a produção de bordados e crochês tem ajudado a aumentar a renda familiar das índias que participam das aulas. “Esse projeto é bom, a gente aprende mais. Eu participo desde o ano passado para um dia ter algum lucro com isso”, disse a dona de casa Cesamara Freitas, da etnia terena. Pelo menos em um sábado por mês, acadêmicos de vários ID_CURSOs da UNIGRAN reúnem-se no NAM para levar às crianças e jovens das comunidades lazer e recreação. O objetivo dessa proposta é possibilitar aos alunos conhecerem melhor os modos de vida e a cultura indígenas. (AF–JRA)